“Músicas para Acelerar!!”

Olá galera,

Já que surgiu a ideia de fazermos um post sobre “Músicas para Acelerar”, resolvi citar as minhas Top 10 neste quesito.

Creio que este post (e até os comentários que possam ser adicionados) tenha caráter bem pessoal, pelo menos da minha parte citarei apenas músicas que me “influenciaram” de alguma maneira (mas sempre com responsabilidade, até porque não quero de forma alguma fazer apologia à irresponsabilidade ao volante). A música tem a capacidade de mudar o estado de espírito das pessoas de maneira singular, por isso ela também nos influencia quando estamos dirigindo. Quem nunca se arrepiou ou até mesmo se emocionou ao ouvir um acorde, solo, ou qualquer parte de uma música? Creio que isto seja quase que uma unanimidade.

Pois bem, algumas músicas nos convidam “a pisar no acelerador” seja pelo seu ritmo, seus solos, sua melodia, enfim, cada um sabe o que o leva a ter esse desejo quando estamos dirigindo e ouvimos “aquela música”.

Por fim, procurei citar canções que ainda não comentamos aqui no blog (exceto a 2ª colocada), para aumentar o leque de canções que se enquadram nesta categoria. Eis a minha lista, em ordem decrescente:

10 – Hunting High and Low (Stratovarius): Ouvia muito esta canção quando ia pra faculdade (de carro com mais quatro amigos). Ela não se enquadra na categoria “arrasa-quarteirão”, mas mesmo assim eu “viajava” com o seu início “convidativo”.

9 – Living for The Night (Viper): Quem conhece essa música creio que tenha estranhado eu colocá-la como “música pra acelerar”. Ela é bem tranqüila no começo, mas quando ganha peso… Nossa!! Segura!! Outra que eu ouvia com a galera indo pra faculdade (como a maioria das que citarei aqui). O pessoal sacudia o carro… hehehehe… Aliás, ótima música do melhor álbum do Viper, na opinião deste que vos escreve: “Theatre Of Fate” (1989), que conta ainda com as “fora-de-série” “A Cry From The Edge” (tente não se arrepiar com aquele começo!) e “Illusions” (melhor música introdutória que já ouvi na vida).

8 – Paradise City (Guns N` Roses): Não tem como querer ficar parado com os riffs do Slash nessa música, sem contar o refrão: “Take me down to the paradise city where the grass is green and the girls are pretty”, assim como a música toda, é “correria” do começo ao fim.

7 – Fuel (Metallica): Essa se enquadra na categoria “pancada na cabeça”. Mal dá tempo pra respirar, e você vai na onda. “Gimme fuel gimme fire gimme that which I desire”.

6 – Rock And Roll (Led Zeppelin): Bom, o que dizer deste clássico do Led? Conseguiram traduzir literalmente o que é o rock and roll. Canção ideal para se ouvir numa rodovia (de preferência num conversível… rsrs…)! Ahh, deixa eu voltar do mundo da Lua e continuar a minha lista…

5 – Love Gun (Kiss): Dentre as várias músicas “animadas” do Kiss, coloquei “Love Gun” nesta minha lista por me remeter à época da faculdade (novamente!). Ela no último volume é um perigo. Com o ritmo de “metralhadora”, ditado pela bateria, fica difícil ficar parado (ou andar “de boa” no carro).

4 – Big City Nights (Scorpions): Outra “arrasa-quarteirão”. O seu ritmo eletrizante estremece tudo! Impossível ficar parado! Solo incrível! Demais (principalmente a versão orquestrada)!

3 – Freedom Call (Freedom Call): Outra do “Melodic Metal” (estilo que tem muitas músicas nesta categoria). Após a introdução melódica, o “pau come”! Com a bateria a mil, a adrenalina ao volante vai lá pra cima.

2 – Whole Lotta a Rosie (AC/DC): Mais uma “pancada na cabeça”. Tente ouvi-la no último volume no carro e ficar indiferente, não dá…  Procurei outras músicas do AC/DC pra citar, mas não tinha como, pra mim, essa é a música mais “potente” da banda e não poderia ficar de fora.

1 – The Educated Fool (Iron Maiden): Calma, não se assustem. Acho que ninguém tem mais exemplos de “músicas pra acelerar” que o Iron Maiden. Daria pra fazer uma lista extensa nesta categoria só com as músicas da banda, só lembrando assim rapidamente cito outras duas que eu curto muito ao volante: as excelentes “Wasted Years” e “Déjà Vu”, isso pra ficar só no “Somewhere In Time”. Por isso nada mais natural que a primeira posição seja deles. Sobre a canção escolhida, talvez esta seja considerada por muitos, uma das piores músicas de um dos piores álbuns do Maiden. Eu gosto bastante dos discos com o Blaze, principalmente da parte sem ele. Explico: acho fantástico os instrumentais da banda nestes discos. Harris e Cia estavam com a criatividade musical nas alturas pra mim. Ahh… se fosse o Bruce! Mas isto é outra história e não quero entrar nesta polêmica.

Esta música, na verdade, é bem “parada” comparada a quase totalidade das músicas do Maiden. Aí alguém vai perguntar como é que eu a coloquei na primeira posição. Ora, simplesmente porque o solo que começa exatamente aos 3:37 é o mais “pé na tábua” que eu já ouvi na minha vida. Sem contar que o toque anterior vai te preparando para o grande momento! Sem palavras! Só ouvindo no último volume do carro pra entender!

Enfim, creio que qualquer pessoa que goste e conheça um pouco de Metal (rock em geral) poderia fazer uma lista com dezenas de músicas que nos influenciam a “pisar fundo”. Mas limitei a dez, pra não ficar muito extenso. Espero agora a lista do pessoal aqui do blog.

Marco Dias.



Categorias:AC/DC, Artistas, Black Sabbath, Covers / Tributos, Curiosidades, Deep Purple, DIO, Dream Theater, Guns N' Roses, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Manowar, Mötley Crüe, Músicas, Megadeth, MetallicA, Motörhead, Off-topic / Misc, Pantera, Queensrÿche, Rainbow, Rush, Scorpions, Slayer, Van Halen, Viper, Whitesnake

49 respostas

  1. Marco, seu post está EXCELENTE. Gostei muito, cara – você tem muita facilidade para escrever e se posicionar.

    Acabei de acordar e não me sinto pronto para colocar as minhas 10, se é que vou conseguir fazer isso… hehehe… e para mim, rola a questão do “momento”, mas mesmo assim já tenho algum material na cabeça, coisa “fixa” para a lista.

    Olha o que eu vou fazer agora: vou LAVAR O CARRO!!! Que beleza, nunca foi tão bom fazer isso. 🙂

    Volto em breve aqui!

    Obs.: belo listing escolhido por você, mais para frente, depois que a galera colocar também se posicionar, podemos abrir para comentar as opções… e post vai ficar grande… 🙂

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Obrigado, Eduardo. Bondade sua dizer que escrevo bem! Mas os excelentes posts que temos aqui no site (como o seu sobre a história do MHM, por exemplo) servem de inspiração.
      Quanto ao post, o difícil foi escolher só 10 e o pior, só 1 de cada banda. Ficaram várias de fora, e também tem o lance do momento citado por vc. Ultimamente, “All For The Glory” do Kiss tem sido a minha preferida ao volante… hehehe…

      Abraços.

      Curtir

      • Marco, obrigado também pelo comentário, fico muito feliz.

        Ainda não postei as minhas porque comecei a escrever e vi que não estou conseguindo filtrar 10… HAHAHAHA. Pegue o …And Justice For All, do MetallicA: para mim, TODAS, eu disse, TODAS se encaixam na brincadeira.

        Se a ideia é termos uma por banda, vou me esforçar aqui para escolher as tais 10. Logo, logo, eu volto 🙂 .

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Curtir

  2. Olha, voltei de viagem ouvindo muita música e vou igualmente pensar para selecionar as 10 – e já antecipadamente divulgo The Glass Prison, Ace´s High, Highway to Hell e Highway Star – aliás haja High alguma coisa, hein…
    Remote

    Curtir

  3. Minha lista segue abaixo, sem ordem (tarefa muito dificil) e somente com os nomes das proprias e bandas. Acho que elas se explicam facilmente.

    Achilles Last Stand – Led Zeppelin
    In for the kill – Black Sabbath (Iommi Seventh Star)
    The Glass Prison – Dream Theater
    Aces High – Iron Maiden
    Highway to Hell – AcDc
    Freewill Burning – Judas Priest
    Highway Star – Deep Purple
    Blackened – Metallica
    Holy Wars … the punishment due – Megadeth
    Stand up and shout – DIO

    Abraços

    Remote

    Curtir

    • Outra excelente lista de músicas… a minha está ainda sendo refinada, favor aguardar 🙂 .

      Obs.: Remote, fiz apenas um pequeno ajuste de grafia no nome da música de abertura do … And Justice For All.

      A hora que eu colocar a minha, claro, vai ter base no momento, mas haja dificuldade para ter essa compilação (10).

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Galera, a minha lista de músicas muda sempre, mas neste momento, fica praticamente igual a do Flávio, com pequenas mudanças :

    Immigrant Song – Led Zeppelin
    The Glass Prison – Dream Theater
    Aces High – Iron Maiden
    Freewill Burning – Judas Priest
    Highway Star – Deep Purple
    Blackened – Metallica
    Holy Wars … the punishment due – Megadeth
    Stand up and shout – DIO
    Far beyond the Sun – Yngwie Malmsteen
    Hot for Teacher – Van Halen

    E aproveito o espaço para lembrar: Vamos dirigir com responsabilidade ( ainda que acelerando um pouco além ..)

    Curtir

  5. Bom, segue a minha lista do momento… tive uma dificuldade enorme em confeccioná-la, acabei fazendo “alterações de última hora”.

    Uma coisa que procurei fazer foi não repetir nenhuma das músicas já citadas por vocês que já mandaram (por exemplo, Rock And Roll do Led seria uma). Procurei manter o padrão de uma música por banda / artista, além de ter escolhido versões de estúdio para todas as preferências abaixo.

    Cabe ressaltar ainda que a lista não é algo definitivo – pode mudar AGORA, por exemplo, como acabei de fazer. Mas se eu não publicar, não vai sair. Outra coisa: não consigo estabelecer uma “ordem”, mas acho, no momento, que Dyers Eve e Burning In Hell seriam as primeiras colocadas.

    Seguem as 10:

    – Where Eagles Dare – Iron Maiden (meu atual sonho de abertura para uma próxima tour, por que não?)
    – Burn In Hell – Judas Priest (aquele bumbo duplo fora do tempo normal é alucinante para mim, sem contar o final da música)
    – Train Of Consequences – Megadeth (me emociono com o riff inicial, quero quebrar o volante ouvindo-o)
    – Dyers Eve – MetallicA (explicação desnecessária)
    – War Machine – Kiss (outra que o riff inicial e a entrada da bateria me fazem querer quebrar o painel e ir até 7 mil giros)
    – Perfect Strangers – Deep Purple (outra que não requer apresentações e/ou explicações)
    – Cowboys From Hell – Pantera (após aquela intro, a música “abre” de uma forma alucinante, impossível se conter)
    – Thunderstruck – AC/DC (aqui é minha imaginação que trabalha forte, desde o primeiro “thunder” que se ouve ao fundo)
    – Eruption – Van Halen (eu, hein? Preciso falar o quê aqui?)
    – The Mob Rules – Black Sabbath (com Dio dando aquele grito de “cheguei” e o poder do riff da música, acho que é melhor eu parar de explicar por aqui mesmo).

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Listas de respeito por aqui, hein?
    O melhor é que bate aquela vontade de dar uma “conferida” no material da lista de cada um… pelo menos da minha parte ocorreu isso!
    Alguns comentários a respeito da lista dos amigos:
    – B-Side: Na escolha da música do Led fiquei em dúvida entre “Rock and Roll” e… “Immigrant Song”. Realmente muito boa pra se “acelerar”. E, muito bem lembrado, a parte de dirigir com responsabilidade… citei isso no texto também, mas nunca é demais relembrar, com certeza.
    – Remote: Confesso que fiquei surpreso e curioso com a sua citação de “Achilles Last Stand” também do Led. Fui ouvi-la novamente e me pareceu boa pra se ouvir numa rodovia.
    Não pude deixar de notar e achei curioso que, entre as poucas diferenças da sua lista com a do seu irmão, uma delas ocorreu nas músicas do Led, e o fato de vc ter escolhido uma das músicas mais longas da banda e B-Side uma das mais curtas!
    – Eduardo: Interessante a sua colocação de “Where Eagles Dare”. Dentre as várias opções do Iron (com certeza a banda de escolha mais difícil) não pensei nela nenhuma vez, mesmo já a tendo ouvido várias vezes no carro. Por isso que é legal observamos a lista de cada um, pra vermos como cada música toca as pessoas de maneira diferente. Assim como acredito que muitas das que citei na minha lista não “empolgam” a todos.
    “Thunderstruck”, realmente “arrebenta” e foi uma das que eu pensei pra citar do AC/DC também.

    Há ainda aquelas músicas que nos fazem “relaxar” ao volante. Neste caso um CD do “Dire Straits” resolve meu problema… kkkk…

    Abraços.

    Curtir

    • Marco, da sua lista, permita-me comentar algumas …

      a banda Stratovarius não é meu negócio, então não consigo comentar. Paradise City é, sem dúvida alguma, uma música para acelerar e gritar sozinho… excelente escolha… Fuel, bem, o próprio nome é sugestivo, ótima opção, assim como a arrasa-quarteião do Scorpions… e a surpresa The Educated Fools … bom, essa é realmente uma surpresa, nunca tinha analisado a música por esse aspecto e concordo que o solo ajuda o pé direito a fincar o pedal no assoalho do carro … uma boa surpresa para sair do ponto comum.

      Obs.: você ganha um companheiro quando diz bem sobre os álbuns que o Blaze gravou. Eu, particularmente, me simpatizo mais com o Virtual XI (mais cara de Iron Maiden) que com o X-Factor (disco mais sombrio do Maiden). Não sei se você concorda, mas o ponto fraco do Virtual XI (e talvez da história da banda) é aquela “Como Estais Amigo”… é inacreditável como uma música dessa foi aprovada para ser colocada em um disco, ainda mais do Iron Maiden.

      Vamos aguardar a galera colocar mais músicas aí… muito divertido este post!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

      • Realmente, Eduardo, concordo. “Como Estais Amigo”, não dá! Gosto de ambos os discos (X-Factor e Virtual XI), mas mais pelo instrumental dos discos, pois o Blaze “matava na” a banda na minha opinião. “Lord of The Flies” foi uma das Top pra mim no show de 2004, na voz do Bruce, só pra citar um exemplo da diferença entre eles. E vc é um dos poucos que conheço que prefere o Virtual ao X. Aliás, a maioria “detona” o Virtual, que seria tratado como o “The Elder” ou “Carnival of Souls” do Iron, fazendo uma analogia “barata” mas no contexto do que já comentamos aqui no blog, se é que me entende? Talvez vc, mestre em Iron, pudesse fazer um post sobre isso, que tal?

        Abraços.

        Curtir

        • Marco, realmente: lembro-me claramente de estar acompanhando os setlists do Maiden na tour de 2004 e logo pensei: “Lord Of The Flies” será meu momento de descanso físico e mental. Mas não foi – a música me surpreendeu demais ao vivo e acabei, no popular, pirando por ela. A diferença com o Bruce cantando-a foi mesmo BRUTAL.

          Sim, sua ideia sobre falar do Virtual XI é muito boa – acabei de ganhar mais uma pendência… 🙂

          [ ] ‘ s,

          Eduardo.

          Curtir

  7. Nossa, galera! Os lists realmente sensacionais nessa categoria! Só paulada na cabeça!

    Bom, vou tentar fazer a minha lista sem repetir músicas, porque se pudesse repitir a minha lista seria composta de todas as listas acima… SOMADAS!

    Vamos lá (também sem ordem):

    – Disposable Heroes – MetallicA
    – Rapid Fire – Judas Prist
    – Born to Raise Hell – Motorhead
    – Battle Hymn – Manowar
    – Die With Your Boots On – Iron Maiden
    – No Easy Way Out – Survivor (inevitável, sou fã de Rocky) Hehehe
    – Highway Star – Deep Purple (como não colocar essa?)
    – Immigrant Song – Led Zeppelin
    – For Those About to Rock (We Salute You) – AC/DC
    – She Wolf – Megadeth

    Considerando “só” 10 músicas, muitas acabam ficando de fora…

    Depois a gente soma todos os “lists” citados aqui e faz uma coletânea. O que acham da idéia?

    Abraços!

    Marcus [106] Batera

    Curtir

  8. As músicas que eu tenho que tirar do som do carro (pra evitar um PT) são essas:

    Metal Militia – MetallicA
    The Trooper – Iron Maiden
    I – Black Sabbath
    Judas Rising – Judas Priest
    Monkey Wrench – Foo Fighters
    You could be mine – Guns and Roses
    Addicted to Chaos – Megadeth
    Ace of Spades – Motorhead
    Walk – Pantera
    Raining Blood – Slayer

    Alias, praticamente todas as que foram citadas aqui fazem com que o meu carro ande mais rápido… não sei o que acontece, deve ser um defeito do rádio com o pedal do acelerador…. heheheh

    [ ]s
    Renato

    Curtir

  9. Tentando não repetir nada que já foi postado, e saindo do óbvio, minha lista é essa – sem ordem especial:

    Wish – Nine Inch Nails
    Sex On Fire – Kings Of Leon
    Route 66 – Depeche Mode (isso mesmo, a versão do Depeche Mode)
    Beautiful Disease – Duff McKagan
    Too Fast For Love – Motley Crüe
    Stop – Jane’s Addiction
    Digging The Grave – Faith No More
    Hash Pipe – Weezer
    Right Next Door to Hell – Guns N’ Roses
    Rockin’ in The Free World – Pearl Jam

    Comentário pertinente: pra mim a música não precisa ser rápida para dar vontade de acelerar…

    Comentário pertinente 2: como o Edu comentou, isso é hoje. Amanhã muda.

    Curtir

    • Está aí a primeira lista “atípica”, coisas que só nosso grande amigo Leandro pode trazer. Tem coisa aí que confesso: não conheço, mas fico curioso em escutar. Assim que sobrar um tempinho, vou começar minhas peregrinações pelo You Tube!.

      Se tiver alguma versão específica, cara, fique a vontade para compartilhar qual seria.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  10. Olha, vou dar uma chamadinha….
    Vocês estão devendo a Discografia do IM e Metallica. Pensemos em quanto o site ganha com opiniões altamente especializadas como a de vocês.
    Olhemos o exemplo de hoje com a do Kiss.
    Se é por falta de gancho, já temos mais do que comprovado.
    Abraços e vou continuar cobrando, hein…
    Remote

    Curtir

  11. Holy Wars – Megadeth
    Blackened – MetallicA
    Cowboys from Hell – Pantera
    Raining Blood – Slayer
    Painkiller – Judas
    Sabbath Blood Sabbath – Black Sabbath
    Paradise City – GnR
    Replica – Fear Factory
    Uninvited Guest – Mercyful Fate
    Highway Star – Deep Purple

    Não necessariamente nesta ordem !!!

    Abs.,
    Wagnão

    Curtir

  12. Deixo aqui a minha lista de músicas para tocar no carro e pisar fundo no acelerador!!!

    Born to be Wild – Steppenwolf
    Be Quick or Be Dead – Iron Maiden
    Metropolis Part 1 – Dream Theater
    Paranoid – Black Sabbath
    Carry On – Angra
    Detroit Rock City – Kiss
    Poundcake – Van Halen
    Jet City Woman – Queensryche
    YYZ- Rush
    Sweet Lady Luck – Whitesnake

    Abraços!

    Curtir

  13. Uma curiosidade “off-topic” na linha “inversa” deste post… hehehehe.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  14. Marco (puxa, cadê o Marco, hein, galera?) e amigos, post publicado no Whiplash:

    http://whiplash.net/materias/news_854/125340.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  15. Li a matéria no Whiplash e lá vai a minha lista!

    10 – Doctor, Doctor (UFO – Strangers in the Night)
    09 – Purgatory (Iron Maiden)
    08 – Blackout (Six Feet Under cover Scorpions)
    07 – Die Young (Black Sabbath)
    06 – Robot Man (Scorpions)
    05 – Pull Away/So Many Times (Dust)
    04 – Live Wire (Mötley Crüe)
    03 – Breathless (Dio)
    02 – Overkill (Mötorhead)
    01 – Breaking The Law (Judas Priest)

    “A primeira colocada é a mais óbvia do mundo! Juro que quando vi a lista, pensei que seria Breaking The Law…”

    Curtir

  16. Se olharmos pelo lado da composição da música, sim, temos duas faixas dos alemães. Mas como o critério de seleção deixou essa bracha, achei por bem (ou por mal hehehe) incluir esse cover presente no Graveyard Classics vol.1. Mas não me entendam mal não!!! A versão original também é “acelerada”, principalmente se levarmos em consideração o ano (1982) e o “rótulo” da banda (hard rock).

    Ah, ia me esquecendo… sou fã da banda também 🙂

    ABRAÇO!

    Curtir

  17. Caros do MHM,

    Decidi escolher 11 (um time de futebol) ao invés de 10 músicas. Isto porque comecei a listar as músicas insanamente e quando vi já tinham 11 e não queria excluir uma por talvez causar alguma injustiça comigo mesmo.

    Meu método de escolha talvez não seja “Músicas para Acelerar”, mas músicas que quando você tá no seu carro ouvindo uma rádio Rock ou aquele CD com centenas de músicas em MP3 tocando “randomicamente” e de repente toca aquela música que você pensa ou até mesmo grita: “PQ*!!! Essa música é f***!!!”, e então você dá aquela aumentada nos decibéis do seu rádio.

    Bom, tá aí a lista, sem ordem:

    Van Halen – Poundcake
    Yes – Love Will Find a Way
    Journey – Remember Me
    Queensryche – Breaking the Silence
    Sammy Hagar – Winner Takes It All
    Deep Purple – Sometimes I Feel Like Screaming
    Rainbow – Stargazers
    Bon Jovi – Born To Be My Baby
    Def Leppard – Photograph
    Megadeth – Almost Honest
    Rush – Marathon

    Abraços,

    Fernando

    Curtir

    • Fernando, gosto tb de várias dessas e destaco – DP Sometimes I Feel Like Screaming, Q – Breaking the Silence e Rainbow – Stargazer. Todas ja me fizeram emitir o tal PQ*…

      Curtir

    • Fernando, bom te ver comentando por aqui, cara… muito bom mesmo. Olha, só quero saber quem te deu esse direito de ganhar 10% a mais que as outras pessoas, pois vou ter uma séria conversa com essa pessoa… HAHAHAHAHA.

      Sua lista é, como do restante da galera, excelente. Destaco a do VH, preciso aprender mais sobre Queensryche, mas acho que estou pondo esta vergonha em dia, a do Deep Purple (abreviar o nome da banda fica um pouco “estranho”, hehehehe), a do Rainbow é coisa de outro mundo e gosto bastante desta da banda do Dave Mustaine.

      Valeu pela contribuição…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  18. Marco (aliás, Marco, você ainda está conosco? Sua falta é sentida), post publicado no Acervo do Rock: http://acervodorockroll.blogspot.com/2011/03/minuto-hm-blog-compila-musicas-para.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  19. Esta nova música do Megadeth parece que foi feita para entrar na lista de músicas deste post… em todos os sentidos!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Motörhead: Ace Of Spades versão “Slow the Pace” + documentário “Lemmy” + novo álbum “The World is Yours” « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.