Cobertura Minuto HM – Big Four nos cinemas – Shopping Eldorado – SP – parte 7 (final) – MetallicA + Big Four

Galera,

finalizando mais essa cobertura que o Minuto HM fez ao-vivo, trago um pouco do que foi o headliner da noite em Sofia, Bulgária, que aconteceu nesta terça-feira, dia 22 de Junho de 2010: MetallicA! Mas principalmente trago minhas impressões sobre o evento.

Comentários / análises:

– achei muito legal o show via broadcast. OK, não era ao-vivo, não tivemos o show completo das bandas, cinema não é show de verdade, foi caro, foi uma terça-feira e principalmente, o som estava HORRÍVEL … mas:

– o fato de não ser ao-vivo não foi o mais relevante, apesar do Twitter querer estragar sempre a festa (já estavam divulgando por aí o que aconteceu no show e eu, de maneira proposital, nem abri o “passarinho” no celular;

– não tivemos o show completo, mas foram 4 horas ininterruptas de show. Quer dizer, quase ininterruptas, pois tivemos um bate-papo em forma de documentário contando com Lars (MetallicA), Scott (Anthrax) e Mustaine (Megadeth). Esse trio voltou a aparecer antes do show do MetallicA, fazendo uma justa homenagem o Dio, contando histórias que os 3 tiveram com o insubstituível “patrãozinho” ao longo destes últimos 30, 35 anos. E mais: SIM, como se podia esperar, será lançado um DVD do show… Big Four estará efetivamente eternizado;

– cinema não é show de verdade, CLARO, mas foi muito legal ver a reação da galera, todos realmente amantes do metal (convenhamos, ir ao cinema ver uma gravação é uma coisa meio… nerde? Pode ser, mas que tem isso no sangue, entende… quem não tem, não há como explicar). A galera, nova ou não, estava ali realizando um sonho do estilo thrash metal, que era ver este quarteto juntos, tocando em uma mesma noite;

– sim, foi muito caro. Por ser uma sessão única, fica fácil para quem está por trás do evento cobrar por isso. Uma pena, pois haveria demanda por nossas sessões lotadas e a preço mais realistas acessíveis. Uma pena. E terça-feira é realmente complicado… mas OK…;

– o que considero único ponto negativo da noite, e tenho certeza que tenho o apoio do Renato e Marcus nesta oponião, é o som. Já no Anthrax, já achamos baixo e sem qualquer grave, ou seja, só ouvíamos as guitarras, caixa e pratos. Baixo, bumbo, tons, nem sinal. O som melhorou no Megadeth (com muita chuva lá em Sofia), mas nada de graves. E, de repente, o som simplesmente SUMIA parcialmente, ou seja, algumas caixas do cinema ficaram MUDAS. Aí, voltava. Aí, saia. Aí, voltava. E nada de grave. E isso aconteceu principalmente no show do MetallicA, inclusive durante a execução do Big Four no cover do Diamong Head, a “Am I Evil?”.

Bom, isso, você leu corretamente: durante a execução de “Am I Evil?” pelo BIG FOUR!

Hetfield (MetallicA), Mustaine (Megadeth) e Joey Belladonna (Anthrax) se revezaram cantando, com vários membros das bandas tocando os respectivos instrumentos e se divertindo.

As fotos e vídeos abaixo contarão para vocês:

Big Four em Am I Evil?

Big Four em "Am I Evil?"

Big Four 2
Big Four 3

Aqui o vídeo de “Am I Evil?”:

E aqui o vídeo da mesma música, só que feito por mim, diretamente da tela do cinema, contando com algumas “expressões orais” que mostram um pouco a felicidade dos caras do Minuto HM que estavam no cinema: Renato, Marcus Batera e eu. E desculpem, de verdade, pelo pleonasmo “momento histórico da história”, a emoção era grande demais… enfim, vale o registro amador e a eterna lembrança deste “momento histórico da história”, hehehehe…

Shawn Drover, baterista do Megadeth, comentou:

“O que aconteceu noite passada no palco em Sofia, Bulgária, é algo que guardarei para sempre. Tenho que dizer, de onde eu estava, eu nunca tinha visto tanta gente num palco com um sorriso tão grande em nossos rostos. Melhor ainda para mim foi ter meus filhos indo ao cinema assistir e me falarem o quanto gostaram. Aquilo significou muito pra mim. Droga, eu mesmo adoraria ir assistir isso no cinema. De qualquer modo, apenas aparecendo para contar pra vocês que estamos nos divertindo muito aqui. Espero que todos vocês que viram o show ao vivo ou nos cinemas tenham gostado também.”

Abaixo, uma tabela com o setlist completo da noite versus o sellist que foi transmitido nos cinemas:

SETLIST COMPLETO: SETLIST CINEMAS:
Creeping Death Creeping Death
For Whom The Bell Tools For Whom The Bell Tools
Fuel
Harvester Of Sorrow Harvester Of Sorrow
Fade To Black Fade To Black
That Was Just Your Life
Cyanide Cyanide
Sad But True
Welcome Home (Sanitarium)
All Nightmare Long
One One
Master Of Puppers Master Of Puppers
Blackened
Nothing Else Matters Nothing Else Matters
Enter Sandman Enter Sandman
********************************************* *********************************************
Am I Evil? (BIG FOUR) Am I Evil? (BIG FOUR)
Hit The Lights Hit The Lights
Seek & Destroy Seek & Destroy

Por fim, uma galeria de fotos do show do MetallicA, também diretamente do cinema. Basta usar o “slideshow” para visualizar as fotos…

Este slideshow necessita de JavaScript.

O vídeo da reportagem da Rede TV sobre o Big Four pode ser conferido aqui.

No livro da história do metal, um marcador de página estará nesta página…

Eles fizeram história ontem.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Anthrax, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Discografias, Entrevistas, Megadeth, MetallicA, Resenhas, Setlists, Slayer

15 respostas

  1. O primeiro rumor do lançamento do show está no ar…

    O lançamento deverá acontecer em setembro/2010, tanto em DVD duplo quanto em Blu-ray, e contará com o evento na íntegra, incluindo duas horas de MetallicA e uma hora para cada uma das outras três bandas, além de cenas dos bastidores.

    Fonte: http://www.bravewords.com/news/141494

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. O excelente blog curitibano “Arquivo Metal” publicou nossa nota em destaque no site:

    http://arquivometalcwb.blogspot.com/2010/06/big-four-video-fotos-e-detalhes.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  3. Excelente cobertura, Eduardo, de um evento memorável e sem precedentes na história do Trash Metal…
    As fotos “falam” por si, tomara que isso se torne dvd

    Curtir

    • B-Side, obrigado pelas palavras.

      Curto muito fazer essas coberturas ao-vivo, mesmo que de maneira mais “simples” (são pelo celular), mas acho que registrar O MOMENTO que é legal… e depois voltar e re-ler…

      Sobre o DVD, pode ficar feliz: vai sair, foi confirmado no próprio show… comentei isso neste post. Bom demais, não vejo a hora de comprar meu blu-ray do Big Four!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. E aqui o vídeo que abriu a transmissão dos shows do Big Four: MetallicA, Anthrax e Megadeth falando um pouco sobre Dio:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Aqui o suposto motivo de Tom e CIA do Slayer não terem ido ao palco na Am I Evil?

    http://www.roadrunnerrecords.com/blabbermouth.net/news.aspx?mode=Article&newsitemID=157091

    Desculpem a franqueza, mas achei isso uma besteira… acho que é mais um arrependimento do que o alegado, APESAR DE concordar com ele: a música do Kill ‘Em All teria sido a escolha perfeita mesmo!

    Mas aí acho que o Mustaine seria o que não toparia… lembremos aqui da The Mechanix!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Uma bobeira, realmente. O momento era único, e ficaria muito mais bonito com todos no palco . Uma pena, sem dúvida…

    Curtir

  7. Excelente!!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. Bandas do Big Four recebem disco duplo de platina:

    “The Big Four: Live From Sofia, Bulgaria” foi certificado como disco duplo de platina em 17 de Dezembro de 2010 pela Recording Industry Association of America (RIAA) por vendas superiores a 100 mil cópias. (Nota: Pelo fato de ser um disco duplo, ele foi elegível para o certificado de platina após a venda de 50 mil cópias; para discos simples, o certificado de platina é dado para vendas superiores a 100 mil cópias)

    Fonte: http://www.metalremains.com/news/2649.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Pré-venda do “The Big 4 Live From Sofia, Bulgaria” « Minuto HM
  2. Operação-padrão versus brilho nos olhos: entendamos para valorizar mais o que é merecido – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.