Discografia Scorpions – [CAPÍTULO 23]

{ Sting In The Tail – álbum e tour: 2010 }

Desde Novembro de 2009 no estúdio gravando um novo álbum, que alguns desinformados de plantão creditaram erroneamente como Humanity II, foi em 24 de Janeiro de 2010 que a banda anunciou o novo trabalho: Sting In The Tail (Ferroada no Rabo, em tradução livre e com o perdão da expressão). Além da mais nova obra, os alemães de Hanover anunciaram também que o Sting In The Tail seria o último álbum da banda e a turnê do disco encerraria a carreira dos SCORPIONS.

Em 23 de Março deste ano (2010) o álbum ganhou as lojas e o sucesso de vendas foi estrondoso.

Em 6 de Abril deste ano os integrantes da banda deixam a marca de suas mãos nos moldes de cimento da Calçada do Rock, em Hollywood, Estados Unidos, logo após um breve cerimonial.

O último lineup da banda será sempre lembrado por trazer:

Lineup:

Klaus Meine: Vocal

Matthias Jabs: Guitarra, backing vocal

Rudolph Schenker: Guitarra-base, backing vocal

Pawel Maciwoda: Baixo, backing vocal

James Kottak: Bateria, percussão

Tracklist:

Faixa Título Compositor Duração
1 Raised on Rock Meine, Andersson, Hansen 3:58
2 Sting in the Tail Meine, Schenker 3:13
3 Slave Me Meine, Schenker, Jabs, Bazilian 2:45
4 The Good Die Young¹ Meine, Schenker, Kolonovits 5:14
5 No Limit Meine, Schenker, Bazilian 3:23
6 Rock Zone Meine, Andersson, Hansen 3:18
7 Lorelei Meine, Schenker, Wikström 4:33
8 Turn You On Meine, Andersson, Hansen 4:23
9 Sly Meine, Schenker 5:17
10 Spirit of Rock Meine, Schenker, Bazilian 3:43
11 The Best is Yet to Come Bazilian, Thomander, Wikström 4:33

¹ Tarja Turunen, conhecida por ter sido a vocal da banda Nightwish, por ela fundada em 1996, faz participação especial no backing vocal de The Good Die Young.

A versão japonesa do álbum conta ainda com a música bônus Thunder & Lightning.

Tour:

A turnê do último trabalho dos alemães se chama Get Your Sting & Blackout World Tour, teve início em Março de 2010 e está prevista para durar até 2013.

O Brasil será servido por seis apresentações (em 2010) – tendo a primeira delas sido realizada em João Pessoa em 11/Setembro – e São Paulo, Curitiba, Brasília e São Luiz encerram o circuito nacional.

Avaliação:

Tenham orgulho desta despedida! Rudolph Schenker já havia dito que o Sting in the Tail seria um álbum com músicas iguais a dos anos 80 dos alemães, mas com uma cara de rock atual. E é justamente isso o que ouvimos…

Logo na abertura de Raised on Rock, Schenker soa muito próximo de Virgin Killer (1976) ou Lovedrive (1979). As peças se encaixam perfeitamente com a entrada de Jabs e a voz eterna de Klaus Meine. O “rockmeter” estoura finalmente ao contar com as lendas vivas novamente em ritmo contagiante e melodia agradável.

O álbum soa muito familiar, alías, mais familiar que nostálgico, como supôs Schenker.

Aqui, as baladas rock que tanto fizeram fama na voz de Meine e conquistaram o mundo estão de volta em Lorelei e Sly. Homenagens na letra da primeira à pátria e geografia alemã (Lorelei é uma famosa formação rochosa às margens do rio Reno, tema de diversas lendas e contos do país – ouçam a menção a navios e feitiços nas estrofes de Klaus).

A música título e Spirit of Rock fecham com o melhor do trabalho final, deixando a todos orgulhosos, desde os próprios músicos até fãs quarentões ou ainda na puberdade.

Em entrevista à TV alemã, Schenker foi questionado sobre qual seria a fórmula mágica do sucesso dos SCORPIONS… Com a naturalidade de um moleque no meio dos anos 60, ele olha para Meine, sentado ao seu lado, sorri e diz: “Nós fizemos músicas em inglês e não alemão!”.

Premiações:

Sting in the Tail foi fenomenal até o momento: disco de ouro nos Estados Unidos e Alemanha, figurou entre as dez primeiras posições de virtualmente todos os países da Europa e América do Norte.

Os alemães receberam em 2009 o ECHO Award, prêmico concedido pela Academia de Música Alemã, pelo lifetime achievement.

Os SCORPIONS também receberam a incumbência de testar durante um rally um modelo protótipo de pickup da VW, a qual fora lançada em 2010 sob o nome de Amarok. Para quem se recordar do Capítulo 1, eles utilizavam uma velha Kombi para suas apresentações no início da carreira. Por este motivo, os músicos foram escolhidos como garotos propaganda do produto em toda Europa, utilizando a própria pickup para entrar no palco, inclusive, em alguns shows.

Para seu iPod:

Avaliação do álbum: 4 estrelas ( * * * * )

Ouça: Raised On Rock; Sting in the Tail; Lorelei; Turn You On; Spirit of Rock.

Countdown:

Faltam apenas 5 dias para o último show da carreira dos SCORPIONS em São Paulo, pela turnê Get Your Sting & Blackout World Tour (2010).

Como dito antes, após este capítulo será postado também um interessante apêndice sobre a banda, sob o nome de Epílogo.

Agradecimentos:

Há quase quatro meses escrevendo e postando no Minuto HM (pois já acessava o site desde o início) não poderia deixar de agradecer a todos que leram, comentaram, conversaram, sugeriram, contra-argumentaram e apoiaram a realização deste feito. Foi ótimo poder contar com todos vocês durante nossa viagem de mais de quarenta anos pelo túnel do tempo musical!!

das ENDE.

[ ]’s

Julio.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Artistas, Curiosidades, Discografias, Nightwish, Resenhas, Scorpions

15 respostas

  1. Grande Julio,

    em nome da família Minuto HM, que eu felizmente tenho a oportunidade de fazer parte, gostaria de devolver a você e a todos os colaboradores em dobro, triplo, todos os agradecimentos feitos por você neste post.

    Sei como não é fácil manter o compromisso assumido de publicar, semanalmente, algo de qualidade como tivemos nesta fantástica jornada. E você não só cumpriu esta parte, como nos ofereceu um material único na internet sobre toda a trajetória desta importante banda.

    Novamente, não tenho palavras para agradecê-lo por esta importante contribuição, e saiba que foi um enorme prazer fazer parte disso.

    Que venha o Epílogo, que venha uma resenha do show que veremos (que tal, rola?) e que venha mais materiais de você – será sempre uma honra tê-lo como visitante e colaborador do Minuto HM.

    Nos vemos no domingo, para tentarmos registrar uma foto ao-vivo para o Minuto HM deste que marcará, provavelmente, a última vez que veremos os caras em nossa cidade.

    Um sincero grande abraço e muito obrigado novamente!

    Eduardo.

    Curtir

  2. A discografia termina com a excelência que vi nos demais post, sempre contribuindo em muito no meu conhecimento sobre esta banda. Julio, também gostaria de agradecer pelo prazer que me foi proporcionado a cada novo post que você e seus valorosos colaboradores aqui colocavam.
    Em relação ao álbum, acho que a banda termina (se for verdade mesmo) a sua carreira de forma bastante digna, com um álbum bastante competente e com novas faixas que somam aos demais trabalhos da banda. As músicas que mais me agradam são Raised on Rock e The good die young ( onde o backing vocal de Tarja é discreto, mas de ótima qualidade) .
    Aguardo pelo epílogo, e também engrosso o coro dos que pedem por uma resenha do show.
    Aliás, um ótimo show para todos vocês !!!

    Curtir

  3. Material da categoria “Scorpions” do Minuto HM no site LyricsBrowser.com: http://lyricsbrowser.com/Scorpions/news/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  4. Em novembro/2010, sairá uma edição “premium” deste álbum, com um DVD bônus trazendo 3 vídeos:

    01. Sting In The Tail (live video San Antonio)
    02. The Best Is Yet To Come (live video Prague)
    03. Sting In The Tail (Video Message – EPK)

    Mais informações: http://www.roadrunnerrecords.com/blabbermouth.net/news.aspx?mode=Article&newsitemID=147987

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Cara sou muito fã do Scorpions demais msm , tenho 16 anos mas conheço TODOS os trabalhos do Scorpions , tenho varios materiais originais,etc. Estou sempre procurando na net conteúdo sobre os alemães e gostaria de parabenizar o Site por esse Magnifico material, material de qualidade maior do que o Proprio site da banda ou do que qualquer wikipedia da net!!!

    Ele é completo demais, cita tudo o que se passa no dvd Unbreakable de 2004 que tras um documentario de 2 horas da banda, parabens a toda equipe de edição !!!!

    Curtir

  7. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Discografia Scorpions – [CAPÍTULO 22] « Minuto HM
  2. Cobertura Minuto HM – Scorpions no Credicard Hall (show 2 – SP) « Minuto HM
  3. Discografia Scorpions – [CAPÍTULO 24] – Documentário: História e Farewell Tour « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.