Discografia Van Halen – [PRÓLOGO] – Parte III

Parte III – Michael Anthony.

Mike e sua futura esposa, Sue Hendry (da classe de escola AHS em 1974) - matrimônio ocorreu em 1981, após Sue pedir Anthony em casamento, em um drive-thru de um Mc Donalds...

Mike e sua futura esposa, Sue Hendry (da classe de 1974 de escola AHS) - matrimônio ocorreu em 1981, após Sue pedir Anthony em casamento, no drive-thru de um Mc Donalds...

Um nativo do meio oeste, assim como Roth, Michael Anthony Sobolewski nasceu em 20 de Junho de 1954 no Hospital Saint Joseph, em Chicago. Michael era o segundo de cinco crianças, sendo o menino mais velho. Seu pai, Walter, tocava polka em alguns grupos típicos que se apresentavam no Aragon Ballroom.

A família Sobolewski seguiu o mesmo espírito que norteou os Van Halen e os Roths para o oeste. Em 1966, eles deixaram Chicago, estabalecendo-se em Arcadia, na Califórnia, uma cidadezinha a apenas oito quilômetros de Pasadena, onde Jan Van Halen trabalhava lavando pratos no hospital. Mesmo na nova localidade, Walter continuava a tocar seus ritmos tradicionais, muitas vezes acompanhando eventos típicos que contavam também com danças e jogos. Por este motivo, Michael sempre foi encorajado a tocar trompete também.

E assim aconteceu. Ao entrar no colegial, Michael começou a tocar trompete na banda de sua instituição, participar ativamente dos eventos esportivos, eventualmente indo viajar para outras cidades na disputa do torneio de baseball inter-escolar.

Um dia, porém, sua irmã mais velha, Nancy, trouxe para casa algumas idéias e influências de estilo musical muito diferente dos que Michael havia presenciado, algo como um acid rock psicodélico. Isso fez com que sua atenção se voltasse ao lado mais alto e animal da música.

Ele então aprendeu a tocar baixo e começou a admirar Harvey Brooks, baixista da banda Electric’s Flag, uma de suas principais novas influências. Posteriormente, sua admiração se voltou a Dickie Peterson, do Blue Cheer – um verdadeiro hippie.

Aos quinze anos, com seu irmão mais novo Steve na bateria e o amigo Mike Hershey na guitarra, Mike formou o Poverty’s Children, posteriormente conhecido como Balls. Apesar de jogar baseball como apanhador canhoto (lefty catcher) em seu time local, Michael sempre se considerou ambidestro – na verdade, ele começou a tocar baixo como canhoto mas acabou por trocar de lado já que instrumentos para destros eram mais fáceis de serem encontrados e também mais baratos!

De forma similar a Alex Van Halen, Michael também tocou na banda de seu pai, nas formações de polka, usando o trompete para angariar alguns dólares e ajudar a todos, até a entrada na faculdade.

Alguns links interessantes da vida e carreira de Michael:

Van Halen (Michael Anthony) ROCK Legends (Arcadia Apaches.com)

Biographicon: Michael Anthony – Biography – The Biographicon

Mad Anthony’s Blog – The Official Blog of Michael Anthony and his Crazy Rantings

_________________________________________________

Contribuiu: Eduardo [dutecnic]

[ ]’s

Julio



Categorias:Artistas, Curiosidades, Discografias, Instrumentos, Resenhas, Van Halen

6 respostas

  1. Pessoal,
    Agora que já está tudo azeitado, estamos prontos para a “prata da casa”, entrando nos detalhes dos discos do Van Halen.
    Conto com os excelentes comentários de todos!
    [ ]’s
    Julio

    Curtir

    • Julião, é agora que “o bicho vai pegar”. Espero com bastante ansiedade pelos posts – tenho certeza que vou aprender muito…

      Neste post, como de costume, dei aquela revisadinha (no mês de nascimento dele, por exemplo) e fiz algumas contribuições – espero que goste!

      Enfim, vamos que vamos e que os dias passem rápido para que os posts cheguem!!

      Parabéns!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. MIchael tem uma fundamental importância para o Vh, mas sua presença foi sempre deixada em último plano. O que seria de Lee Roth sem sua valorosa ajuda vocal, em especial ao vivo. Quem tiver alguma dúvida da sua importância , que dê uma ouvida nas músicas do Chickenfoot, e vai entendê-la de imediato. O post foi ótimo, mal posso esperar pelos pratos principais !!!

    Curtir

Trackbacks

  1. Discografia Van Halen – [CAPÍTULO 1] « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.