Ronnie James Dio: série de pesquisas para escolha da melhor música

Marcando também o início de homenagens a Ronnie James Dio aqui no Minuto HM – nosso eterno ídolo e maior vocalista de Heavy Metal de todos os tempos – estaremos abrindo uma seqüência de pools que elegerá a música preferida pelos participantes aqui no MHM, de toda a carreira Hard Rock/Heavy do baixinho de imensa voz.

Para melhor esclarecer a logística desta sequência de pools, estaremos eliminando em duas ou três etapas músicas de cada álbum da carreira, até ficar a melhor do álbum em questão. Depois confrontaremos as melhores de cada álbum, até ficarmos com a escolha da melhor música Hard/Heavy cantada por Dio em todos os tempos. Por favor, prestem muita atenção nos títulos dos pools pois, em cada etapa, o número de músicas a serem escolhidas para serem eliminadas pode variar.

A votação se dará em etapas e por álbum e compreenderá toda a carreira fonográfica em álbuns oficiais de estúdio a partir da entrada de Dio na então recém formada banda de Ritchie Blackmore ao sair do Deep Purple – o Rainbow, com o álbum Ritchie Blackmore’s Rainbow de 1975. Consideramos que a partir deste momento, Ronnie James Dio encontra o seu verdadeiro estilo, e vai desenvolvendo-o nos álbuns e bandas subseqüentes.

Assim, os discos que serão abordados estão logo abaixo. Note que, para se ter acesso às resenhas de cada disco, basta clicar no link abaixo de cada álbum com o botão direito do mouse e escolher a opção de abertura em nova aba/página.

ÁLBUNS EM ESTÚDIO:

ÁLBUNS AO VIVO:

Então vamos lá, a primeira das três etapas da pesquisa (Poll # 17 – Etapa 1/3: Quais as 4 músicas que você MENOS gosta do álbum Ritchie Blackmore’s Rainbow?) já está no ar, disponível para votação aqui no Minuto HM, no tradicional local na direita das páginas do blog.

Contamos com os votos de todos para escolhermos, ao final do processo, a melhor música que Dio já cantou!

Abraços,

Flavio Remote, Alexandre BSide e Eduardo.



Categorias:Artistas, Black Sabbath, DIO, Discografias, Músicas, Pesquisas, Rainbow, Resenhas

33 respostas

  1. Self Portrait, Man on the silver mountain, Black sheep of the family

    Curtir

    • Olá Daniel, bem-vindo aos comentários no Minuto HM. Aproveite!

      Por favor, use a pesquisa ali ao lado direito no blog para a votação, votos mencionados no post não serão computados. Lembro que nesta etapa da pesquisa, eliminaremos 4 músicas MENOS “favoritas” de cada, ok?

      [ ] ‘ s e seja novamente bem-vindo,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Que excelente idéia essa votação. Mais uma vez, e como sempre, vocês mandaram muitíssimo bem.

    Se fosse pra escolher a melhor, assim “na lata”, eu ja teria uma resposta na ponta da língua mas ficarei quietinha aqui votando, acompanhando e torcendo para que a minha favorita seja a grande campeã 😀

    E o mais legal ainda que isto será uma ótima oportunidade pra revisitar toda a obra do Dio pra eu ter total consciência e certeza no que eu estou votando.

    Obrigada mesmo por me proporcionarem “árdua” tarefa.

    Curtir

    • Su, exatamente… é uma grande oportunidade que teremos para revisitar na íntegra a discografia que o baixinho de grande voz nos deixou…

      Obs.: ainda não votei (!), mas vejo que a galera está gostando da ideia mesmo… méritos do Remote, que insistiu em trazer a ideia para cá… vou votar assim que puder ouvir o álbum novamente, coisa que deve ocorrer na semana que vem pela correria que estou.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  3. Realmente ja estou ficando triste…2 das músicas que mais gosto estão ficando de fora nesta primeira etapa ….fazer o que….A voz do povo é a voz de Deus, tenho de respeitar e me conformar…

    Alexandre Bside

    Curtir

  4. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Pessoal, segue um link de um post bem legal onde o autor do blog faz uma pequena resenha sobre cada disco do Sabbath, era Dio.

    http://thegreatsouthernbrainfart.com/?p=10133

    E a opinião bate bem com a da maioria dos leitores aqui do blog a respeito da melhor música do Dehumanizer
    ” “I” has to be the greatest song on this album. ”

    Abraços,

    Su

    Curtir

  6. Tão bonito ver as capas assim reunidas. Arrisco até a dizer que a mais bonita é a The Devil You Know, com Rising e Last In Line como fortes concorrentes.

    A capa do Long Live é simples porem bem legal também. Bem na moda minimalista hahaha
    A do primeiro Rainbow é meio boba. Parece capa de livro infantil.
    A do Heaven And Hell talvez seja uma das melhores capas de todo o Black Sabbath.

    As demais capas do Dio também são legais, principalmente a do Lock Up the Wolves que deve ser mais linda ainda no vinil mas a capa do Devil You Know continua sendo a mais amedrontadora.

    Curtir

    • Verdade, realmente este post ficou muito bonito com todas as capas. E clicando nelas, dá para usar o modo de visualização (além da opção de se clicar com o botão direito nos links, abrir em nova tab/janela e ver a resenha do álbum).

      Concordo que a que dá mais medo é a capa do The Devil You Know. Inclusive, existe uma camiseta à venda no site do Dio, que eu quase comprei, que é da capa e igualmente amedrontadora 🙂 .

      Votar na mais bonita, entretanto, é bastante difícil e eu acho que não tenho uma opinião final… eu gosto muito da capa do Rising, até porque lembro do palco, maravilhoso… as capas do Heaven And Hell e Mob Rules são muito marcantes, a do Dream Evil, bem legal também… a capa do Master Of The Moon é bem bonita, gostaria de ver ela no vinil …

      Mas se é para escolher APENAS uma, eu fico com a do Rising, com Heaven And Hell incomodando bastante.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  7. Ótimo o texto que a Suellen indicou, embora não concorde com as opiniões que o autor tem de Lady Evil ( principalmente) e Slipping Away. Essa seria até uma faixa menos admirada, se não fosse a intervenção fantástica de Geezer. Assim, não encontro faixas ruins na fase Dio do Sabbath. Posso atestar que encontro ligeiramente ( cuidado!!) abaixo da qualidade de costumamos ouvir dessa fabulosa formação no álbum The Devil you Know, mas isso vai ficar para a resenha vindoura.
    Em relação às capas, a minha “all time” favorita é a do Rising.
    Entre as menos cotadas só trago capas da fase Dio : Seriam a do Mágica, do Strange Highways ( onde eu não consigo entender a relação da mesma com o título) e da fase mais clássica, a do Sacred Heart, principalmente comparando com as duas anteriores , que são fabulosas.

    Alexandre

    Curtir

    • Esse blog é bem legal mesmo. O autor tambem faz esta análise para a era Ozzy. E tambem da discografia de outras bandas, como Iron Maiden e Metallica. Bem legal. É só procurar pela tag “Album By Album Challenge”

      Tambem discordo da opinião sobre Lady Evil. Para mim, Heaven and Hell não tem música fraca. E gostei bastante de ele ter mencionado Wishing Well que é sempre meio esquecida e eu adoro.
      E concordo quando ele diz que The Devil You Know fica melhor a cada vez que se ouve. Gosto bastante deste disco. Não deixa nada a dever aos antigos. Mais comentários sobre ele agora só na vindoura resenha hehehe

      A capa do Rising é linda demais mesmo mas ainda prefiro a de Devil You Know por causa do quesito “medo”. E realmente a de Strange Highways não tem nada ver mesmo com o título. Ainda não tinha me ligado nisso…

      Curtir

Trackbacks

  1. Resultados Polls # 17, 18 e 19: Catch The Rainbow eleita melhor música do Ritchie Blackmore’s Rainbow « Minuto HM
  2. Resultados Polls # 20 e 21: Stargazer eleita melhor música do Rising « Minuto HM
  3. Resultados Polls # 28, 29 e 30: The Sign Of The Southern Cross eleita melhor música do Mob Rules « Minuto HM
  4. Minuto HM – Retrospectiva 2011 « Minuto HM
  5. Minuto HM – Retrospectiva 2011 « Minuto HM
  6. Resultados Polls # 31, 32 e 33: Holy Diver eleita melhor música do Holy Diver « Minuto HM
  7. Resultados Polls # 34, 35 e 36: The Last In Line eleita melhor música do The Last In Line « Minuto HM
  8. Resultados Polls # 65, 66, 67 e 68: Bible Black eleita melhor música do The Devil You Know, The Dio Years e Tournado Box Set | Minuto HM
  9. Rádio Minuto HM: upgrade total – escute e participe onde estiver! « Minuto HM
  10. Discografia-homenagem DIO – parte 19 – DIO Ao Vivo « Minuto HM
  11. Resultados Polls # 79 e 80 – FINAL: Stargazer eleita melhor música do Dio no Rainbow, DIO e Black Sabbath / Heaven & Hell « Minuto HM
  12. Discografia-homenagem DIO – parte 20 – Black Sabbath e Heaven & Hell Ao Vivo « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.