Homenagem Minuto HM – banda carioca Água Brava

O grêmio recreativo escola de samba Unidos do Arranco do Minuto Heavy Metal pede passagem mais uma vez na avenida para deflagrar mais uma campanha de alcance global: uma homenagem e um pedido de volta do Água Brava.

Porém, antes de explicar no que consiste isso, eu gostaria de fazer aqui uma breve menção a mais uma descoberta que mudará o mundo: eu descobri mais um flavor do idioma inglês. Sim, incauto leitor das parcas linhas do blog da família do Metal, eu vos trago aqui mais uma proposta de classificação de inglês. Sendo mais pragmático, acompanhe aqui o que isso significa: existem no mundo alguns tipos “diferentes” de inglês. Existe o inglês falado pelo Ozzy, o inglês americano, o inglês britânico, o inglês falado na Irlanda e na Escócia, o inglês texano, o inglês indiano, o inglês do Joel Santana e existe o inglês do Luciano Burti, comentarista da Globo de Fórmula 1, ex-piloto de Fórmula 1 e atual piloto da Stock Car.

Sim, incauto leitor, existe o inglês batizado de “Luciano Burti” que só os pilotos entendem. Para clarear um pouco mais o significado desta descoberta extraordinária e relevante, eu gostaria de ilustrar o ponto. Funciona assim: durante a transmissão da Globo, eles liberam algumas transmissões de rádio entre os boxes e os pilotos nos carros e sai assim pra nós, reles mortais: “%$$##@@ (….barulho de modulação e interferência de rádio…)***&¨%$# jeopardize ****#@!yes ….no $$#@! Thank you#$%¨copy?!@#$” …..essa é a comunicação entre um engenheiro mecânico romeno e um piloto de Fórmula 1 húngaro com ascendência grega… com aquele sotaque animal… aí, entra o Luciano Burti traduzindo tudo com a maior tranqüilidade do mundo ”então Galvão, o piloto falou que aquele leitão a pururuca que ele comeu bateu um pouco mal mas o que está incomodando mesmo é a frieira do dedinho mindinho do pé esquerdo, mas que só fará uma troca de pneu…”. É impressionante como aquele cara consegue entender o que se fala no meio de tanta interferência. É lógico que quando isso acontece no final da corrida, e as congratulações começam, fica fácil até para um asno como eu interpretar o que está se falando, mas aquelas em que minimamente existem instruções associadas, é um negócio impressionante.

Bom, voltando ao assunto inicial, para quem possui menos de 38 anos como eu, fica difícil entender o que foi a banda carioca Água Brava. Tratava-se de uma banda de hard rock nacional criada nos idos da década de 80 – a década perdida paro Brasil mas muito achada pro Metal – formada por Jacaré na batera e vocal, Daniel Cheese na guitarra e Ivo Ricardo no baixo. A banda emplacou um hit chamado “Pressão” que saiu em compacto e que, para mim ao menos, trazia uma crítica ao momento de repressão que o Brasil vivia a luz do regime militar – eu pelo menos via dessa forma – e que aliada a isso possuía todos os ingredientes de um hard bem tocado: refrão, riff, um solo muito bem executado, um quebrada de andamento providencial e uma “volta”.

Havia um clip que eu assistia no BBVideo – programa da década de 80 de clipes de Metal do Billy Bond (ex-integrante do Joelho de Porco e produtor músico-teatral) e do apresentador e locutor Eládio Sandoval “chupe mais peixe” – numa época em que o rádio tinha uma influência extraordinária na vida dos jovens e possuía locutores do quilate de Sandoval, Mansur, Jaguar, Romilson e Marco Antônio.

Eu adorava assistir a esse programa que tocava direto Rush, Judas, Van Halen e Led…quase que repetitivamente os mesmos clipes, mas que nos meus 10/12 anos eu adorava assistir. Junto aos monstros aí, tocava o clipe Água Brava que não lançou um disco, mas tinha um compacto raríssimo já na época e que hoje deve ser item de colecionador.

O Jacaré infelizmente faleceu, mas fica aqui a campanha para os integrantes remanescentes da banda digitalizarem o hit e disponibilizarem para os fãs mais materiais do Água Brava. Quaisquer que sejam. Sejam eles novos ou atuais, ou que de alguma forma o grupo pudesse nos mandar uma mensagem aqui no blog. Os nossos mestre do Metal aqui Flávio e Alexandre me enviaram a gravação de “Pressão” mas seria legal aqui poder prestar essa homenagem a essa banda que possuía esse hit fantástico.

Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Ivo Ricardo e acompanhá-lo no Rosa Radioativa quando eu tocava com o Guilherme na banda que eu fiz chamada Brigada Nacional e quando participamos de um concurso de bandas no extinto Bar Champagne em Copacabana. O Rosa ensaiava num estúdio na Tijuca na Conde de Bonfim que era do Abílio (ex-Picassos Falsos) e que eu vivia lá perguntando quanto custava as coisas na Musical Tijucana, que era em frente a essa galeria do estúdio (antiga Mamute) e não comprava nada!!!! E passava lá para trocar uma idéia com o Ivo. Um cara fantástico.

Bom, portanto, fica aqui a campanha e guardada as devidas brincadeiras, a questão da homenagem e do retorno da banda no sentido de disponibilizar material do Agua Branca digital fica aí. Se por um acaso o Daniel Cheese ou o Ivo Ricardo lerem esse humilde post em homenagem ao Agua Brava, por favor, nos mandem um sinal de fumaça qualquer. Nós aqui do Minuto HM queríamos muito mandar um forte abraço a vocês e dizer que o Metal é a nossa religião e que vocês nunca serão esquecidos enquanto nós estivermos por aqui. Outro ponto também foi saber que o Jacaré faleceu. Foi muito chata essa notícia. É preciso sempre lembrar que não existia nenhum interesse no mercado fonográfico brasileiro no gênero e que as bandas dessa época (Chave do Sol, Harpia, Azul Limão e etc) eram verdadeiras bandas heróicas nesse sentido.

No momento em que eu fui procurar pela milésima vez algo no YouTube, eu descobri esse fato lamentável. Algo realmente muito ruim mesmo de saber. Eu confesso que procurei por várias vezes o clip ou alguma referência da banda no YouTube e pra minha surpresa eu fui descobrir somente hoje que colocaram “Opressão” lá. Até então, até bem pouco tempo atrás não havia nada lá. Fiquei feliz ao ver isso e vou propor aos mestres do Metal Flávio e Alexandre que a gente tente homenagear os caras, quem sabe um dia, gravando esse hit como forma de homenagem, mas ai é outra história… no mais, fica aqui a lembrança a essa banda.



Categorias:Bandas Independentes, Curiosidades, Judas Priest, Led Zeppelin, Músicas, Off-topic / Misc, Rush, Van Halen

29 respostas

  1. Num post o Rolf traz mais pérolas que todos os meus juntos – impressionante. O inglês do Ozzy e o Inglês Britânico – são diferentes é claro – excelente….
    O Burti, jeopardize, Holy S…., Rear Tyres….. sensacional….

    Quanto ao Agua Brava – aceito todas as sugestões:
    1) A execução no ensaio que estamos devendo
    2) A gravação
    3) A campanha para a publicação do que haja ou mesmo de um retorno da Banda, pelo menos num show – com um baterista/vocalista apropriado – coisa, que imagino, vai ser dificil pacas…Aliás lembrei de um que encaixa perfeitamente no cargo: O proprio autor do post – Dr. Rolf.

    Então lanço uma nova campanha:
    Rolf homenageia o Jacaré e refaz o Agua Brava, que tal?

    FR

    Curtir

  2. Mas uma pérola, que só o nosso amigo Rolf pode nos trazer . Embora não tenha entendido qual a relação entre o inglês Luciano Burti com o Água Brava, tanto um quanto o outro foram muito bem descritos no texto.

    E pra lembrar um pouco mais do Água Brava ( e lembrando que neste vídeo aparece logo no inicio os caracteres do BB Video ROll- quem viveu viu..) , descobri algumas cenas de um show no MIstura Fina, em 1985 da banda .
    Do Ivo, a última vez que soube algo foi no show do Rush em 2002 no Maracanâ, onde ele esteve muito próximo da galera que me acompanhava e trocou uma idéia bem legal conosco.
    o Daniel Cheese virou produtor e guitarrista de fusion e jazz, aliás muito bom.

    Quem quiser ver o vídeo , que dê um desconto nas imagens,pois são pra lá de precárias :

    Saudações,

    Alexandre Bside

    Curtir

  3. Também presto meu apoio nesta homenagem!

    Como não escolhi a época em que nasci, certas coisas não tive a oportunidade de conhecer! Pelo menos não em suas respectivas épocas “douradas”. Aí entram Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple… e por que não incluir também o MetallicA e o Iron Maiden nesta lista? Isso porque nasci apenas 1 (UM) ano antes do nascimento do Kill’em All e do Piece of Mind, ou seja, no ano do The Number of the Beast!!! \m/

    Mas a vida me presenteou ao me apresentar ao Eduardo, que chegou até o Mestre Rolf, e que chegou aos outros Mestres Remote e B-Side! Eles não só viveram nesta época de ouro como também viveram ESTA época de ouro em si.

    E aí a gente, e todos aqui no blog, tem a oportunidade, com certeza RARÍSSIMA, de conhecer esses artistas e bandas que a mídia dita especializada jamais nos apresentaria!

    Parabéns e obrigado aos três, por nos brindarem a cada dia com este conhecimento de música e da história musical, que às vezes parece infinito!

    E, se quiserem, eu humildemente me comprometo a fazer a linha de batera desse som, quando formos rolar aquele ensaio!!!

    Abraços!

    Marcus [106] Batera

    Curtir

  4. Rolf, post publicado no Whiplash – espero que ajude no sentido de espalhar sua bela homenagem!

    http://whiplash.net/materias/news_849/133677-aguabrava.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Muito obrigado,há mais de 20 anos procuro algo sobre o Agua Brava e a única lembrança q tinha era a q tava na minha mente desde 1985,aquele riff do Daniel Cheese.Engraçado,sempre achei q era uma ode de leve a maconha,parte da letra de Opressão!

    Curtir

  6. ”tudo que eu queria nesta vida era tocar rock and roll ”valeu rolf lembrar de nossas raizes do metal nacional,numa epoca de pouca divulgaçao de nossos artistas q marcaram uma geraçao. opppresssssaaaaaooooooooo…

    Curtir

  7. Fala galera!!!!! Achei sem querer este blog e fiquei muito feliz e emocionado. Eu e Daniel estamos nos encontrando e levantando o material que encontramos. Temos nos divertido muito e estamos pensando em colocar “ÁGUA” para ferver. Estamos montando uma pag no Face com algumas fotos e matérias da época. Muito obrigado mesmo. Estamos mesmo procurando um batera aqui no Rio para recompor a banda. As influências principais são: Led, Rush, Iron, AC/DC, Dio e Água Brava. Quem se candidatar deve postar uma demo na nossa página do Facebook. Se quiserem tirar dúvidas sobre isso e outras coisas, esse é meu endereço no FB (Ivo Ricardo Santos).
    Abração a todos e até breve!

    Curtir

  8. Ivo, talvez você não se recorde de mim, mas eu tinha banda com o Guilherme – que estudava no GPI e era vocalista. Eu me lembro de encontrá-lo algumas vezes no estúdio da Conde de Bonfim do Abílio e de ver ensaios do Rosa Radiotiva. São mais de 15 anos nessa brincadeira e é bem provável que você não se lembre de mim. Enfim, nós queriamos muito poder homenagear o Agua Brava e foi bom sabermos sobre isso. Podemos ser os primeiros a divulgar essa informação? ou já existe algo na imprensa? se formos os primeiros aqui, queriamos escrever um post específico e divulgarmos para o whiplash, caso este aceite o post. Vamos manter contato por aqui pelo blog se possível
    Rolf

    Curtir

  9. Fala Rolf!!! É claro que me lembro de você. Tudo bem? Gostei muito do blog. Não divulgamos nada para a imprensa sobre a nossa volta e com isso vocês podem ser os primeiros a divulgar. Depois com calma, vamos marcar um papo. Quero me atualizar sobre o cenário HM aqui no Rio e no Brasil.
    Grande Abraço pra você, para quem curtiu e quem irá curtir o novo ”Água”. Novo, mas com a mesma pegada e com a mesma Pressão Danada!!!!
    Valeu!!!!
    Ivo Ricardo e Daniel Cheese.

    Curtir

  10. Vamos fazer uma campanha pela volta do Água Brava!! Podem contar comigo no primeiro show no RIO !!!

    Alexandre Bside

    Curtir

  11. Ivo,

    primeiramente, gostaria de lhe dar as boas-vindas ao Minuto HM. Muito legal que você tenha encontrado este post e tenha gostado do blog que, além de tudo, é uma forma de reconectar amizades, pessoas.

    Espero que aproveite bastante o espaço.

    Agora, gostaria de falar a você, Rolf, Alexandre BSide, enfim, a todos que, no que puder ajudar a viabilizar qualquer ação que envolva a banda, estou dentro.

    Desejo boa sorte a todos da banda nesta volta e contem com o Minuto HM.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  12. Valeu Eduardo!!! Eu e Daniel agradecemos muito o apoio do Minuto HM. A receptividade das pessoas nos surpreende bastante. Após tanto tempo ainda sermos lembrados dessa forma é muito gratificante. Com certeza precisaremos do apoio de todos que gostam do nosso som e estamos nos esforçando muito, para que esse retorno seja da maior qualidade possível, sempre com aquele peso, ousadia e criatividade, só que agora com mais experiência. Até Breve!!!
    Ivo Ricardo / Daniel Cheese. ÁGUA BRAVA

    Curtir

  13. Ivo, é um prazer e uma grande satisfação pra todos nós aqui da família do heavy metal poder divulgar esse evento aqui. Espero que dê tudo certo nos planos de vocês. Mandei um e-mail para você para agilizar a coleta de informações do evento de retorno e se possível, podemos divulgar aqui no blog. um Grande abraço e espero que você mantena contato independente do Água Brava ou de qualquer projeto musical
    grande abraço,

    Você possui contatos com o Guilherme?

    Rolf

    Curtir

  14. carai*****, voces acharam os caras…, só Rolf mesmo, ensaiei muito nesse estúdio também, lembro bem do Ivo, boas lembranças, muitas bandas e como éramos felizes e não sabíamos.

    Se não fosse o meu trabalho me candidatava para entrar no Água Brava, ia ser Heavy.

    Bruno Peartnoy

    Curtir

  15. Bruno, sem querer dar uma de puxa-saco, você ia cair como uma luva na banda, sem dúvida.. Uma pena que suas obrigações profissionais lhe impeçam…Mas tenho certeza que o Agua Brava vai encontrar alguém, vamos ficar na torcida

    Alexandre Bside

    Curtir

  16. Salve galera. Anunciamos aqui em primeira mão o lançamento do diário das gravações no blog http://aguabravarock.wordpress.com

    Acompanhem, visitem!

    Curtir

    • Fala, pessoal… boas notícias mesmo! Parabéns e boa sorte com o retorno da banda. Ficamos felizes também com o blog, que tem inclusive nossa “marca” em termos de layout, hehehehe.

      Aproveito ainda para agradecer por sempre lembrarem da gente por aqui também, publicando o link aqui no post e nos “linkando” na home page do novo blog que, por aqui, também foi “linkado”. Estamos juntos!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  17. Salve Rolf, obrigada pela homenagem, cara.

    Curtir

  18. Caramba!! Muito legal ver isso saindo do papel….Tenho certeza que com a capacidade da banda e com todos os anos de experiência musical adquiridos pelo Daniel e pelo Ivo, esse trabalho vai ficar muito bom!

    Alexandre

    Curtir

  19. Pessoal, saiu o primeiro single do vindouro álbum da banda – trata-se da música Veneno.

    http://soundcloud.com/daniel-cheese-volpini/gua-brava-veneno

    Acessem o post para curtirem o som e terem mais informações do álbum!

    http://aguabravarock.wordpress.com/2012/02/02/o-veneno-que-so-faz-bem/

    Vamos que vamos!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  20. Registrando por aqui, mais pelo contexto do post e a menção ao Chave do Sol…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  21. Putz..um grande guitarrista. Tenho os álbuns da chave com ele.
    Fica aqui minha homenagem. Curti e pra sempre vou lembrar dele nessa canção

    Descanse em paz

    Curtir

Trackbacks

  1. Água Brava – entrevista exclusiva para o Minuto HM « Minuto HM
  2. Minuto HM – Retrospectiva 2011 « Minuto HM
  3. Daniel Cheese e a volta do Água Brava! « Minuto HM
  4. Tributo à Maldita – Água Brava de volta, 27 anos depois « Minuto HM
  5. Cobertura Minuto HM – Água Brava no Rio Rock & Blues Bar – parte 2 (resenha) « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.