Comemoração do aniversário de 30 anos do MetallicA – show 1/4

Fala, galera,

em primeiro lugar, é uma pena que o título deste e dos próximos 3 posts desta pequena série não se iniciem com o “Cobertura Minuto HM”.

Falo isso com dor no coração, pois o amigo Marcus Batera e eu cogitamos “dar um jeito” de estarmos nestes shows mais do que especiais, que celebram os 30 anos de carreira do MetallicA. “Dar um jeito” era, no caso, virarmos membros do clube oficial da banda e torcermos pelo sorteio – ou seja, algo que era bastante difícil de rolar. Enfim, pelo menos tivemos o Rock in Rio este ano

Quatro shows exclusivos para membros do MetClub, nas seguintes datas desta semana: 5, 7, 9 e 10 de dezembro – e óbvio que só podia ser em São Francisco (a casa escolhida para acolher este evento foi a Fillmore) foram marcados. Claro também que os (poucos) ingressos foram vendidos como a última Coca-Cola (de garrafinha, hehehe) no deserto…

Mas vamos ao que interessa. Nestas 4 apresentações, já eram esperadas músicas mais “b-sides”, raras, inéditas, ou seja, coisas para fãs mesmo.

E devo dizer que a coisa começou muito bem neste sentido, com várias cerejas adicionadas no bolo. E estas “cerejas” atendem por John Marshall, técnico de guitarra da banda; membros das bandas Diamond Head, Saxon e Apocalyptica. E sabem quem mais? Jason Newsted – que já havia se juntado à banda desde sua saída – e participou desta grande festa!

Segundo esta fonte, tudo começou com um tributo da banda de jazz Soul Rebels. O conjunto de Nova Orleans reinterpretou clássicos do MetallicA, incluindo “Enter Sandman” e “One”. Logo depois, Apocalyptica, fez um set com seus arranjos, incluindo “Master of Puppets” e “Nothing Else Matters”. Ainda segundo a mesma fonte, (…) “Ulrich casualmente passeou pelo público um pouco, interagindo com os fãs, enquanto outros gravaram mensagens para a banda em um estande. Enquanto isso, vídeos de amigos do grupo foram projetados em um grande telão, incluindo nomes como Slipknot, Scorpions e Kid Rock, além de figuras como David Fricke, da Rolling Stone EUA, o chef celebridade Guy Fiery e a dupla Beavis and Butt-Head. O U2 também filmou um pequeno esquete mostrando os integrantes em uma sessão de terapia, satirizando o documentário de 2004 do Metallica, Some Kind of Monster.” (…).

(…) “Em uma parte tocante da noite, Hetfield e o guitarrista Kirk Hammett deram as boas vindas a Ray Burton, pai do ex-baixista do Metallica, Cliff Burton, que subiu ao palco para contar histórias que seu filho compartilhou com ele um dia, sobre como era estar na banda (…)”.

Mais algumas curiosidades e outros materiais que valem a pena serem conferidos (além do que está mencionado no setlist, mais ao final do post):

– The Day That Never Comes:

– No Remorse não era tocada na íntegra desde 31/dez/1985 (!);

– Carpe Diem Baby, do álbum Reload, teve sua “world premièrè” nesta noite:

– a banda tocou uma música que, pelo que vi, é oriunda de uma possível “sobra de estúdio” da época do Death Magnetic. O nome dela é “Hate Train”. Abaixo, a letra e uma versão de estúdio (talvez uma demo), com mixagem crua, que acabou aparecendo na internet hoje:

Hate is a train

That thunders aimless through my head
And hate is the fame
Chained to the wheel until I’m dead

Rage is a flame
Creates a touch to boil the seas
And rage is to blame
Forever sorry I shall be

And from a darkness I descend
Clenching a torch of sweet revenge

You took away tomorrow, still I stand
I ride into the sorrow, still I stand
You took away tomorrow, still I stand
Straight down into the sorrow, but still I stand

Wrath is the name
Branding suffer onto you
And wrath takes the shame
And holds me down until its through

And from a darkness I descend
Clenching a torch of sweet revenge

You took away tomorrow, still I stand
I ride into the sorrow, still I stand
You took away tomorrow, still I stand
I sink into the sorrow, but still I stand

And hate is a train
A beast awakened by your call
And hate is a train
A beast that never slows at all

And from a darkness I descend
Clenching a torch of sweet revenge
Burst into flame, the bitter end
And shake the gates of hell again

I’m left to drown in sorrow…

You took away tomorrow, still I stand
I ride into the sorrow, still I stand
You took away tomorrow, still I stand
You left me here with sorrow, still I stand

Que música, hein? Ouvi apenas duas vezes e já “desceu” muito facilmente. Já estou arriscando cantá-la, hahaha. Boa letra, riffs excelentes, ótimo vocal de Hetfield, andamento geral, solo, enfim, uma música completa e bem alinhada à sonoridade do disco Death Magnetic, mesmo. Segundo Hetfield, a música deve ser lançada na semana que vem no iTunes!

– Please Don’t Judas Me (cover do Nazareth) foi tocada em versão acústica.

– (Anesthesia) Pulling Teeth, tocada pelo competentíssimo Trujillo, também foi uma agradável surpresa. O vídeo abaixo é inclusive de uma brasileira, Paula Menchichi:

“Bass solo, take one”. Cliff, R.I.P.!

– Wherever I May Roam foi tocada com membro do fã-clube, John Dent. Cara de sorte… 🙂 ;

– No Leaf Clover com Apocalyptica. A escolha é até certo ponto óbvia, mas vale a pena reforçar que a combinação é mesmo excelente! ;

– Damage Inc.:

– Seek & Destroy contou com todos os convidados fazendo uma grande jam no palco!

SETLIST – além de (Anesthesia) Pulling Teeth:

Neste primeiro dia, fica registrado a ausência de um convidado que seria realmente muito especial: Dave Mustaine. Será que existe chance dele aparecer ainda em algum dos próximos 3 shows comemorativos? Pelo Killing Road, site oficial da tours do Megadeth, a próxima data de show da banda é apenas em janeiro de 2012. Hum…

Outros possíveis “personagens” que podem aparecer nas próximas noites são Ozzy Osbourne e Lemmy, do Motörhead! Hum 2… 🙂

Fotos (clique para ampliá-las):

Mais fotos desta noite, com ótima qualidade, podem ser vistas neste álbum da banda no Facebook.

Até o segundo show!

Parabéns, MetallicA! E vida longa a todos!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Artistas, Black Sabbath, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Discografias, Instrumentos, Iron Maiden, Letras, Músicas, Megadeth, MetallicA, Motörhead, Resenhas, Rumores, Saxon, Scorpions, Setlists, Slipknot

27 respostas

  1. Sensacional! Pra deixar os olhinhos brilhando! *-*

    E o Jason, vendo de longe, é muito parecido com o Lou Reed hehehe
    Aliás, será que Lou Reed dá as caras também pra tocar algo do Lulu?

    Sobre o Mustaine, acho bem possível ele aparecer sim. Mas chutaria que somente no último show.

    Curtir

    • Nem fala, Su… fui escrevendo e “me projetando” neste show – por isso que abri o texto falando o que falei – pois realmente chegamos a cogitar pelo menos tentarmos o sorteio.

      Sim, realmente, Jason, em uma incrível coincidência do destino, é mesmo a versão de amanhã de Lou Reed, ficamente falando. Hahahaha.

      E bem observado – talvez tenhamos ele pelo menos como convidado para uma música – no que poderia ser uma mistura de “business” com “pleasure”. Veremos.

      Já Mustaine seria algo sensacional e poderia “abrir de vez” as chances até deles se aproximarem AINDA mais. Será que rolou o convite? Se sim, duvido que Mustaine recusaria – ainda mais ele querendo aquele projeto entre Hetfield e Lars + Ellefson e ele. Veremos também.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. No forum do Blabbermouth há um forte rumor de o último show contar com a participação da formação pré-Kill E’m All – Dave Mustaine e Ron Mcgovney – tocando Hit The Lights!!! 😀

    Curtir

  3. Realmente é uma celebração do metal de forma incrível mesmo. 30 anos de Metallica, são 3 décadas alucinando o mundo!! Quem participou deste show e participará dos 3 restantes deve se orgulhar imensamente e eu humildemente fico com inveja desses sortudos, rsrsrs. E eduardo se vc fosse no show, nossa ia ser incrível hein….. e eu claro iria lhe torrar as paciências querendo saber cada detalhe que vc se lembra-se. kkkkk
    Sobre a nova canção “Hate Train”, o riff inicial se não me falha a memória aparecia muito na época dos videos do Mission Metallica.
    Tenho ela aqui no pc q um amigo meu me passou via msn agora de tarde, ficou muito boa mesmo, poderia muito bem ter entrado no cd.

    Curtir

    • Julião, nem fala… eu realmente seria um cara muito feliz se presenciasse pelo menos 1 destes históricos shows.

      Sobre o que você disse de Hate Train e do Misson MetallicA, teria alguma coisa no YouTube sobre que você indicaria?

      E concordo plenamente com você que ela teria fácil, fácil um lugar no Death Magnetic. Já nestas ouvidas, já a achei superior a duas faixas (considerando que ela foi preterida pela razão do tempo / quantidade de músicas no álbum): Cyanide e My Apocalypse.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Mais um rumor que, vindo desta fonte (Eddie Trunk), vira praticamente notícia (e é bem provável, mesmo):

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Excelente post – é para quem pode e sabe tudo da banda. Daqui é só bater palmas
    Alias que set list é esse? Abrir com The Call of Ktulu – é um sonho mesmo – ainda mais na atual fase que eu estou mergulhando na era Burton…
    Só não dá para deixar de registrar que esse seja o primeiro passo para a famigerada discografia…
    O pressão danada……
    FR

    Curtir

  6. Que festa !!! Parabéns pela cobertura, ainda que não tenha sido ” in loco”, infelizmente.
    Vendo os vídeos , é muito bom ouvir novamente uma música com a assinatura MetallicA , essa é para entender nas entrelinhas…. A música é bem legal, diga-se de passagem.
    O solo de Anesthesia emociona, parece até que mexeu com o Hetfield , se repararem bem no vídeo. Ou será que vi demais ?
    O set list também é um sonho de consumo,Inclusive os covers, como o reeditado Motorcycle Man , com o Biff do Saxon.
    Não posso esperar para ver as demais partes da bagunça merecida pelos 30 anos de genialidade da banda..

    Alexandre

    Curtir

  7. Agradecimentos especiais ao pessoal da Galeria do Rock de SP pela divulgação da nossa série de posts tanto via Facebook (https://www.facebook.com/galeriadorock?sk=wall) quanto pelo Twitter:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Olha, galera, escutei o áudio digital do show inteiro e vou dizer… que festa… vale muito a pena, mesmo!

      No final de Please Don´t Judas me, reparem que a banda toca o riff de …And Justice For All e, um tempo depois, Lars ainda faz uma brincadeira com Run To The Hills, do Maiden…

      Hetfield canta como se estivesse realmente em uma garagem, brincando, sem qualquer compromisso com nada. Fica claro com as “n” desafinadas. Já Lars faz tanto o papel de “super host” aos convidados como também usa e abusa do seu lado político, sempre muito forte. Mas, de qualquer forma, ele parece estar se divertindo também – faz parte do “função” dele na banda, até porque a referência hoje ao Hetfield é muito forte.

      Agora, na parte técnica, já sabem minha opinião deste atual Lars…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  8. Vídeo oficial da banda desta primeira noite – alguns momentos:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  9. Muito divertido o vídeo aí de cima. Mesmo tendo ficado um pouco corrido, dá pra ver bastante coisa legal que rolou nessa noite especial, inclusive a participação de um brasileiro na brincadeira de adivinhar o riff (que na primeira tentativa ele erra mas acerta na segunda).
    Emocionante Hetfield com o Apocalyptica em One.

    Espero que este, assim como os vídeos dos outros shows, seja somente um aperitivo para um grande box de todos estes shows na íntegra!

    Curtir

  10. Remote, você em especial precisa ouvir The Call Of Ktulu. Lembrei de você ouvindo hoje esta versão deste show e da distorção, já que você anda estudando mais de perto o Cliff recentemente.

    Achei um pouco exagerada a distorção (estou ouvindo o audio do LiveMetallicA, não do YouTube) e queria sua opinião como especialista…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Comemoração do aniversário de 30 anos do MetallicA – show 2/4 « Minuto HM
  2. Comemoração do aniversário de 30 anos do MetallicA – show 3/4 « Minuto HM
  3. Comemoração do aniversário de 30 anos do MetallicA – show 4/4 « Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.