Cobertura Minuto HM – Exposição Let’s Rock no Ibirapuera, em São Paulo

O Minuto HM esteve presente em duas oportunidades (06 e 08 de abril) na Exposição Let’s Rock, que começou no dia 04/abril/2012 na Oca (Parque do Ibirapuera), em São Paulo. A exposição pode ser conferida até 27/maio/2012.

Na primeira oportunidade, de onde são as fotos ao final do post (exceção para a foto do Bruce, tirada no domingo), o local estava com uma fila grande aos que estavam comprando ingresso na hora. Já a retirada dos ingressos para quem tinha escolhido o canal internet foi bastante tranquila.

A entrada é por um corredor em forma de linha do tempo, iniciando na década de 50 e procurando mostrar os fatos mais marcantes dos períodos como, por exemplo, surgimento das bandas, lançamento de discos, shows emblemáticos e até mesmo as mortes dos artistas. A partir dos anos 60, vê-se uma grande preocupação da exposição em dar visibilidade também ao rock nacional, inclusive chegando a ocupar espaços que poderiam ser usados por outras bandas internacionais que, sinceramente, acabaram não tendo o devido espaço por ali.

Vale deixar claro que isso não significa, de maneira alguma, que o rock nacional não devesse sim estar por ali – e coisas como a Jovem Guarda / Rei Roberto Carlos (com seu clássico “É Proibido Fumar”), passando ao surgimento de outros ícones nacionais, como Raul, Titãs, Os Mutantes e até mesmo os Mamonas Assassinas marcaram presença. E apesar da exposição ser mais genérica quando falamos o termo “rock”, achamos lamentável a ausência de grandes nomes como Black Sabbath e Deep Purple por ali (apesar do Led Zeppelin estar representado em fatos como o lançamento do primeiro álbum e a morte de Bonham na década de 80).

A exposição segue com centenas de lindas fotos de artistas e bandas de rock, com um pouco de hard e metal. Há alguns pequenos probleminhas de logística em poucas fotos x legendas (por exemplo, uma foto do Iron Maiden no Rock in Rio 3, de 2001, identificada como Iron Maiden em 1996 – notavelmente um legenda trocada com o Philips Monsters of Rock, ou ainda uma foto do Axl Rose onde a legenda diz que foi tirada no Rock in Rio 2, de 1991, mas que é na verdade uma foto dele no show em Brasília, em 2010 – nem dá para confundir isso, não? :-)), mas nada que chegue a incomodar de verdade.

O espaço também conta com containers que servem como túneis ligando seções da exposição. Cada container possui referências a uma década específica também, começando nos anos 50. Outra coisa legal destes containers é curtir sons relacionados – muita gente aproveita para dançar  curtir por ali, hehehe.

Há também uma parte da exposição com painéis, onde uma interessante seleção de itens de todos os tipos pode ser conferida, por exemplo, instrumentos, discos, autógrafos, revistas, posters, jornais, roupas e itens de colecionador em geral. Eles são classificados como “Heavy 80”, “Grunge”, “Progressivo”, “Alternativo”, “Invasão Britânica”, entre outros, além dos dedicados exclusivamente a algumas bandas. Apenas achamos que o Red Hot Chili Peppers estava deslocado na parte de “Heavy 80” em detrimento a outros possíveis nomes desta década de ouro para o metal.

No último andar, há a “Experiência Let’s Rock”. Trata-se de uma parte mais multimídia, onde os presentes deitam em puffs e, com fones de ouvido, podem conferir rápidos clipes de bandas e trechos de shows projetados no teto arredondando do local. Entre eles, o riff de Seek & Destroy é marcante. 🙂

Por fim, mais para a saída, há um stand da Tagima, que mostra um pouco da matéria-prima para se chegar ao resultado final de uma guitarra / baixo e, claro, onde o público pode aproveitar para se “envolver” mais com a marca, uma vez que há um espaço grande onde as pessoas podem plugar uma guitarra, por exemplo, em mini-amps e tocar usando fone de ouvidos. E, no melhor estilo parques norte-americanos, as pessoas saem da exposição por uma lojinha com camisetas, posters, CDs, DVDs e outros itens.

Curtir a exposição foi como fazer também uma mini-viagem pelos posts do blog. Como vocês podem conferir nas fotos abaixo, há vários assuntos que já cobrimos por aqui de uma forma ou outra como, por exemplo, a tour do Sabbath por aqui em 1992 ; o The Soundhouse Tapes ; o Philips Monsters of Rock de 1996 ; o show do Kiss em 1983 por nossas terras (mas na exposição fala-se do show no Estádio do Morumbi) ; os famosos M&M’s do Kiss ; Bob Gruen e sua importância no trabalho com o Kissa invasão japonesa do Kiss, entre outros.

A exposição tenta abranger um pouco de cada estilo. Claro que há alguns pequenos “furos”, mas mesmo assim, é um passeio muito divertido a ser feito por todos nós, que apreciamos a boa música. O preço da exposição é justo, a organização em geral é boa e ainda há alguns dias onde palestras e até mesmo shows de bandas nacionais são realizados.

Assim, fiquem abaixo com uma seleta galeria de fotos da exposição, focada nas bandas que mais falamos por aqui no blog:

[ ] ‘ s,

Eduardo e Suellen.



Categorias:AC/DC, Artistas, Black Sabbath, Curiosidades, Deep Purple, DIO, Guns N' Roses, Instrumentos, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, MetallicA, Queen, Resenhas, The Beatles

14 respostas

  1. Twitter oficial da Exposição Let’s Rock divulgando o post – contas do Minuto HM e da Suellen:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. Uma dica legal pra quem foi no Lollapalooza e quer curtir a Let’s Rock:

    Atenção para o detalhe que o desconto não vale para fins de semana!!

    Curtir

  3. Ótima dica, material muito bacana, para quem está em São Paulo, recomendadíssimo…. Apesar dos furos, certamente poderiam ser evitados se tivessem alguém cuidando com mais carinho das informações….

    Parabéns pelo post!

    Alexandre

    Curtir

    • B-Side, obrigado pelos elogios. E sim, os furos poderiam ser evitados com talvez um processo de feito/conferido. Até mandamos para os organizadores o nosso post.

      Sim, quem estiver por São Paulo, é um passeio muito legal a ser feito.

      Obrigado novamente e como sempre.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Muito Legal, e as fotos que vi daqui do Creatures, Dehumanizer e vocês (Suellen e Eduardo) com o DIO ao fundo são arrepiantes…
    FR

    Curtir

  5. Varios furos, nao entendi Madonna e Amy Winehouse (?), acho q faltou destaque para Eric Clapton e Patti Smith por exemplo, senti falta de bandas icônicas como o Yes e Pantera, e a parte de “new bands” (anos 2000, que de novo não tem nada) foi bem menosprezada. A legenda do Axl Rose/Guns de 2010 foi corrigida. No mais, achei bem divertido e o preço honesto! Bjs

    Curtir

    • Oi Debs, sei que você já acompanha o blog de vez em quando, mas bem-vinda formalmente com seu primeiro comentário por aqui.

      O fato da legenda do Guns ter sido ajustada pode realmente ter sido feita depois da leitura do post do Minuto HM, afinal, por duas vezes o bacana pessoal que cuida do Twitter da Exposição nos “retuitou”. Ficamos feliz em poder ajudar.

      Realmente não tem quase nada do ano 2000 para frente mas também, convenhamos: com tanta história para contar x a escassa história deste período, realmente os anos 2000 não era para ter muito foco, mesmo. Também concordo com seus outros pontos.

      Continue conosco.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  6. Agradecimentos especiais ao pessoal do site oficial da exposição por listarem o post do Minuto HM na terceira página de “Imprensa”: http://www.letsrockexpo.com.br/imprensa

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  7. Neste final de semana na Exposição, temos o sábado com o Kiss Day e, no domingo, destaque para o Queen:

    Sábado: http://braziliankissarmy.com.br/site/bka/kiss-day-no-ibirapuera/

    Domingo:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. Uma ótima dica:

    Serviço Sepultura – Let’s Rock – A Exposição
    Data: 16/05, quarta-feira
    Local: Oca – Parque do Ibirapuera
    Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, S/N, portão 3, Moema
    Ingressos: R$ 20,00
    Venda online: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=19918
    Informações: (11) 4003-1212

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.