89.1 FM, A Rádio Rock, estaria voltando. Mas será mesmo? [Atualização: SIM!]

Quem aqui que mora em São Paulo não se lembra do: “oiiitenta e nooove, aaaa rááááááádio rooooock?”

Vi o tweet abaixo e fiquei até emocionado…

A Rádio Rock voltou. Ou não…

A verdade é que a coisa está bem nebulosa. E, por favor em nuvem, é justamente isso: a Rádio Rock está disponível na Internet no momento, neste link. Tem até promoção para ganhar um ingresso para o show do Kiss (mais informações do show na nossa agenda).

Sintonizei nesta noite o dial de meu receiver algumas vezes na ex-clássica frequência 89.1 FM e o que ouvi por lá não é o que esperava, ou seja, somente “putz putzes” da vida, entre outras coisas que não são foco deste espaço. Fui atrás para entender.

Algo que vi neste site: “o grupo que controla a emissora resolveu aproveitar estes últimos dias para lançar um novo projeto. O de uma rádio online chamada a Rádio Rock. Se acessar agora o site que foi divulgado durante o fim de semana (e ainda aparece na programação da emissora eventualmente), www.radiorock.com.br, poderá voltar uns anos no passado e ouvir algo próximo do que foi a programação da 89 FM, incluindo Guns, Kiss, Foo Fighters, Pearl Jam, Gorillaz, entre outras bandas.”.

Já nesta outra fonte, com alguns grifos do Minuto HM:

“Nas faixas horárias das 10h00 às 14h00 e também das 19h00 às 21h00 a 89 FM é comandada por Tatola Godas, radialista que teve passagem por esse período e atualmente comanda uma atração esportiva na 89 FM, com execuções de músicas e vinhetas que marcaram essa fase da 89.1 FM em São Paulo. Acompanhe o caso:

Durante essa programação especial a 89 FM promove seu novo projeto: “A Rádio Rock” via internet. Tatola pedia para que a audiência da FM paulistana “curtisse” a página da A Rádio Rock na rede social Facebook, ultrapassando a marca de 5 mil fãs por volta das 14h00 de hoje. A intenção é promover o novo projeto do grupo que controla a 89.1 FM, uma webrádio que deverá tocar em frente à fase de “rádio rock” que era transmitida no dial paulistano até 2006. A Rádio Rock pode ser conferida pelos internautas através de uma “fan Page” no Facebook e também por um portal próprio da estação que está em construção, mas já contem o áudio on-line da webrádio. Tatola citou ouvintes e agradeceu parceiros que participaram da trajetória da 89 FM.

Nos últimos dias a 89 FM também promoveu outro projeto de webrádio do grupo que a controla. Trata-se da Flex FM, emissora que já está no ar via internet e ganhou um programa especial na grade da 89.1 FM, também com a finalidade de aproveitar a atual audiência da 89 FM para popularizar esse novo canal via internet. O mesmo procedimento foi adotado nesse final de semana com a webrádio “A Rádio Rock”, sendo que a programação especial comandada por Tatola voltará ao ar no período da noite de hoje (das 19h às 21h) e também no domingo (das 10h às 14h e também das 19h às 21h). Das 14h às 19h a 89 FM retoma sua grade normal, executada a partir do Gran Plaza Shopping, onde possui um estúdio montado no local”.

Há ainda citações que esta frequência poderá dar lugar a uma programação de caráter religioso. Ou seja: não dá para saber o que vai acontecer na rádio mesmo…

Em tempos que o máximo de tecnologia no nosso país eram XTs dando lentamente lugar a 286s e depois aos caríssimos 386s da vida, acessando-se quando muito BBSs, nós tínhamos nesta rádio a melhor opção para ouvirmos músicas de nossa predileção na maior cidade do país. Eu escutei, e muito, a 89 FM e ela foi fundamental no meu caminho para descobrir o rock e o metal. A aprender a diferenciar Nirvana e MetallicA, que sei lá como eu nunca aprendia a diferenciar quando criança. Foram fitas e fitas de REC, STOP, FF e RW e, mais para frente, contando até com o fantástico auto-reverse do fantástico duplo deck da JVC conectado ao valvulado Greynolds quadrifônico de 1979 do meu pai (ainda totalmente funcional, diga-se de passagem). Na verdade, história e histórias não faltam.

A rádio também organizava, em seus aniversários no final do ano, alguns shows com grandes bandas. O aniversário de 13 anos da rádio, por exemplo, em 1998, tivemos em uma das maiores chuvas que já tomei na vida Raimundos + Helloween (tour do Better Than Raw) + Iron Maiden (ainda com Blaze).

Não vou nem entrar na parte comercial da coisa por aqui, pois sabemos como com a Internet e tudo mais hoje em dia, além da farta gama de produtos para celulares, é muito fácil consumir música direcionada por streaming (isso sem contar MP3 e tudo mais) – assim como é inversamente proporcional obter-se receita. Nós mesmos temos a Rádio Minuto HM… 🙂

Só nos resta acompanhar e torcer para que esse post não acabe virando apenas um post de algo esperançoso e que vá morrer em breve. A Kiss FM é a única rádio genuinamente rock and roll da cidade – e, hoje em dia, podemos dizer em nível nacional que os paulistas são sortudos em tê-la – a Kiss FM está sempre de parabéns. As antigas Brasil 2000 e Mix também encerraram atividade / mudaram programação, respectivamente. E todos os mercados precisam de concorrência – ela faz muito bem para nós, o público.

O que será que teremos? O fim da 89 FM, sendo alterada para temas de religião? O fim FIM mesmo? A Rádio Rock ficaria apenas online? Ou o retorno triunfal da saudosa rádio de maneira integral?

E para o pessoal do Rio, quem sabe um dia a Maldita (Fluminense FM) não entra nesse jogo também? :-)___________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO EM 21/DEZ/2012: SIM, galera: o UOL acaba de anunciar o “naming rights” e a rádio está de volta, inclusive no dial, com a programação focada em rock!

Bem-vinda de volta, 89! Agora vem o mais difícil: se manter lucrativa (afinal, é um negócio, claro) e conseguir realmente fazer frente à excelente Kiss FM.

Ter concorrência é sempre bom e quem ganha somos nós…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Curiosidades, Off-topic / Misc, Rumores, Sepultura

25 respostas

  1. Isso seria um grande sonho!!! A 89 FM foi a trilha sonora de muitos momentos da minha vida no início dos anos 90. Sem contar que ela patrocinava muitos shows inesquecíveis e não tocava apenas classic rock, mas também explorava a cena roqueira contemporânea. Ainda lembro de uma espécie de “top 10” que, se não me engano, rolavam às 6 da tarde durante a semana, ao mesmo tempo que rolava uma promoção premiando quem acertasse qual banda estava em primeiro lugar. Lembro da noite que dormi escutando a transmissão de um show ao vivo do INXS, com Michael Hutchence ainda vivo….cara…que lembrança maravilhosa e toda aquela época grunge misturada com glam rock dos anos 80….meu Deus…que saudades disso tudo. Agora lembrei…hahahahaha…inesquecíveis episódios de Sobrinhos do Athaíde e da Sheila amiga….

    Curtir

    • Histórias que envolvem essa rádio, para nós, paulistanos, não faltam mesmo! Foram shows e shows mesmo. Sim, tinha o TOP 10 do dia e era bem legal na época escutarmos isso, né? Sobre os “Sobrinhos”, eu vou aqui contar mais uma rápida história: o famoso “uhulll” que o Petherson Foca fazia é meu som de chegada de e-mail até hoje… me lembro que na época que arquivos .wav era a única forma de ser ter o também recente CD no computador (uma música, quase 100 MB em época de HDs de 120 MB), eu peguei esse .wav com um chefe (!) da época. É sensacional esta lembrança para mim e, claro, tomo muito cuidado para não perder este pequeno arquivo – aliás, se tiver mais algum bobo aqui que queira, é só avisar… 

      Continue conosco, cara.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Muito confuso isso tudo… a rádio existe hoje em dia no dial paulistano mas não como rádio rock? É isso? E aí agora ela quer voltar como rádio web mas que será rádio rock, como antigamente, somente por algumas horas da programação, tipo 10h as 14h e 19h as 21h?

    Aqui no Rio, pelo que me lembro, a extinta Rádio Cidade tinha uma parceria com a 89 paulista – este mesmo show do Iron com o Helloween teve por aqui com promoção da Rádio Cidade. Até os logos eram parecidos, apesar de a programação, nem tanto…

    Mas São Paulo está bem servida de rádio rock com a Kiss FM. Acho qe a volta da 89 como rádio rock para o dial seria mais como uma forma de matar saudades mesmo porque me parece, pelo pouco conheço das duas, que a programação da Kiss é bem mais legal que a da extinta 89…

    Curtir

    • Su, sensacional sua associação pelo logo entre a 89 FM de SP com a Rádio Cidade do Rio. Sim, não há dúvidas, você matou a xarada mesmo! Respondendo sua dúvida: a frequência e o nome da rádio nunca mudaram, mas ela foi vendida e, de rádio rock, passou a ter a programação de músicas pop + eletrônica, seguindo a tendência do aumento das também crescentes “baladas” na cidade na época. Virou uma rádio de músicas “putz-putzzzz”, como brinco de chamar música eletrônica.

      Agora, sem dúvida a Kiss FM é sensacional. Se é melhor que a antiga 89? Não sei dizer, de verdade – talvez sim. O que eu queria mesmo era não só o resgate saudoso da rádio, mas sim concorrência, fazendo com que tenhamos mais opções e que elas sejam cada vez melhores!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  3. Volta 89FM – A Rádio Rock!!!! Foi uma época muito boa … lembro muito dos Sobrinhos do Athaíde! Eu escutava muito o Wilber !!!! Peterson Foca … Waleska (Ahh Sheila Amiga!!!!) …

    Curtir

    • Chris, está sendo legal ver como todos têm mesmo lembranças e mais lembranças, principalmente da época de vida, e como são boas recordações quando o assunto é a rádio.

      Será que estes quadros de humor fariam sucesso hoje? Tenho lá minhas sérias dúvidas…

      Mas mais importante que isso é a programação MUSICAL e espero que ela volte, também!

      Que este post não vire um item saudosista apenas…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. São Paulo, como sempre , na vanguarda do que interessa musicalmente, ou pelo menos, com acesso para diversos estilos . Aqui, Eduardo,no Rio de Janeiro, eu infelizmente duvido . Um pena…

    Curtir

    • B-Side, realmente São Paulo tem um potencial maior mesmo – assunto que já falamos inúmeras vezes aqui. Mas em termos de rádio, o desafio está sendo refletir potencial em receita…

      As pessoas não consomem mais música por rádio como antigamente e, com o advento dos smartphones, ainda menos do que 2, 3 anos atrás.

      Há espaço para uma concorrente da Kiss FM? Sim, há. E eu acharia ótimo!

      Quanto ao Rio, concordo com você… o buraco é mais fundo…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  5. Galera, quanto a radio ser online não refresca nada, a radio cidade que tinha quase a mesma programação da 89 daqui já está online desde a época em que parou de tocar na FM, e sua programação ainda é show de bola como pode ser conferida em :
    http://cidadewebrock.ig.com.br/
    Mas precisamos da radio via FM aqui em SP, então colabora galera e ouve a radio nos horários em que a programação é rock, compartilha com os amigos, que se rolar um barulho a rádio volta!

    Curtir

    • Daniel, obrigado pelo comentário por aqui!

      Realmente ficar apenas na internet de nada adianta, concordo com você. Eles mesmos sabem disso, pelo que ando escutando pela rádio online. Eles estão usando o canal online como forma de ganharem “adeptos” e mostrarem aos investidores que há potencial de mercado (negócio, MONEY) para o retorno.

      Em resumo: dêem like no Facebook, botem nos TTs do Twitter, etc, tudo isso para mostrar que há mercado para investidores.

      Vamos juntos nessa. Por aqui, no blog, o post está entre os mais lidos e o link para a rádio é o link mais clicado desde a criação deste post!

      Eu acredito que, se existe uma cidade no país para isso, é São Paulo mesmo. Então, boa sorte e ficamos na torcida!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  6. sintonizei ontem 03/11/2012, e estava como radio rock. segundo a apresentadora ela vai voltar de vez

    Curtir

  7. Não sinto saudade alguma da Rádio Cidade FM carioca como ela terminou e ignoro a versão web. A programação era muito burra, cheia de jabás… Seria ultra ter uma rádio rock DE VERDADE, como foi a Flu FM, mas tocando o que há hoje, lançando gente… Se a 89 FM viesse novamente como rede, mas tendo uma programação séria, eu tava junto, com certeza! Aliás, tem toda uma trintada e uma quarentada esperando algo assim.

    Curtir

  8. A Kiss além de São Paulo também existe em Campinas,em Santos e Brasília e a muito tempo se fala sobre eles estarem com um sinal teste no Rio.

    Curtir

    • Guil, receba as boas-vindas ao Minuto HM! Obrigado pelo comentário.

      É verdade, a Kiss não está apenas na capital, sua programação também está presente em outros municípios paulistas. Sobre o Rio, não sabia dos tais rumores, mas fico na torcida pelos amigos fluminenses / cariocas.

      Continue conosco.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  9. Press release recebido via e-mail do pessoal da “The Ultimate Music – Press”:
    ___________________________________

    Andreas Kisser, renomado guitarrista do Sepultura e primeiro artista brasileiro homenageado no Muro da Fama ao lado dos Beatles, Rolling Stones e Queen, estreia, neste domingo (02/12), programa na 89 FM. Mais informações abaixo.

    Andreas Kisser estreia programa na 89 FM

    Após coluna musical no Yahoo!, guitarrista agora traz o melhor do rock mundial às rádios de SP (…).

    Andreas Kisser, renomado guitarrista do Sepultura e primeiro artista brasileiro homenageado no Muro da Fama ao lado dos Beatles, Rolling Stones e Queen, é a mais nova atração do dial em São Paulo. Ao lado do filho Yohan Kisser, o músico estreia neste domingo (02/12), o programa “Pegadas de Andreas Kisser”, na 89 FM, que novamente volta a apostar no Rock.

    Depois de 25 anos de carreira levando fãs ao delírio, o artista agora traz todo seu know-how para um programa totalmente novo e atual. Com entrevistas interessantes, notícias e uma trilha sonora especialmente selecionada com o melhor do cenário do Rock/Metal mundial.

    O programa vai ao ar todos os domingos, a partir das 19h, com transmissão simultânea pelo site http://www.radiorock.com.br.
    ___________________________________

    [ ] ‘ s ,

    Eduardo.

    Curtir

  10. Mas a 89 voltou!!!

    Estou sintonizada nela agora!!!

    \m/

    Curtir

  11. Para os cariocas:

    Espero que seja melhor que a irmã de SP… por aqui, não anda arrancando suspiros e perde feio para a concorrente…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Não me parece ser o perfil dos usuários do Minuto HM, nunca foi , de verdade. O problema é que ainda assim deve estar com uma programação muito melhor que a maioria das suas concorrentes do Rio. Aí é duro…..

      Alexandre

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.