Bandas de rock, hard e metal onde todos cantam e tocam

Fala, galera,

em um dos papos no último show do Kiss em SP (e, posteriormente, também observado na resenha do show da banda no Rio – a história do Kiss ser um “Beatles anabolizado”, comentado por Gene), surgiu uma questão: quais são as bandas de rock, hard e metal que possuem músicos que tocam seus instrumentos e que, pelo menos em uma música (estúdio e/ou ao-vivo), assumem o papel também de lead vocal (ainda que dividindo com outro músico)?

Este assunto surgiu pois o Kiss é uma destas bandas que possui, ao longo de sua extensa discografia, diversas músicas onde os 4 membros da banda cantam – tanto em estúdio, quanto posteriormente ao-vivo, mesmo que não seja o mesmo músico que a gravou.

E aí fiquei pensando quais seriam outras bandas com estas características. Os Beatles vieram facilmente à mente, com 4 músicos que possuem créditos de lead vocal…

E aí tive a ideia de fazer este post, já que este espaço tem o privilégio de contar com uma galera muito especial e conhecedora, para que vocês pudessem ajudar a listar outros casos.

Então vamos deixar clara a brincadeira:

– não se trata apenas de backing vocals: a banda tem que ter, por exemplo, seus guitarristas, baterista e baixista tocando e cantando (lead vocal) em pelo menos algum momento em estúdio e/ou ao-vivo, não necessariamente TODOS cantando simultaneamente na mesma música, mas todos precisam tocar enquanto o lead vocal do momento também cante, mesmo que dividindo a tarefa com outro músico que também esteja tocando;

– não vale citar bandas de outros estilos musicais não relacionados ao rock – e, mesmo no pop, que é mais fácil ter exemplos onde todos cantam, mesmo assim (pelo que sei) não são todos os músicos que tocam instrumentos;

– vale mencionar bandas de qualquer época ou nacionalidade, desde que seja possível dar exemplos que “comprovem”;

Os benefícios de todos cantarem, em termos de harmonia, são facilmente identificáveis em uma música. Mas quais seriam os outros exemplos? Principalmente nos anos 60, devemos ter alguns outras bandas que atendem estas características, dado que naquela época, muitos tentavam copiar se espelhavam no Fab Four.

Compartilhem o que souberem, por favor…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Artistas, Curiosidades, Discografias, Kiss, Músicas, Pink Floyd, Queen, The Beatles

39 respostas

  1. Bem legal você levantar este ponto, Du. Assim de primeira não vem ninguem à minha mente exceto os já citados no post,
    Achar bandas em que pelo menos mais um (geralmente um guitarrista) além do vocalista seja lead vocal é fácil (Aerosmith, Bon Jovi, Alice in Chains…) agora onde todos cantam solo ao menos uma vez, precisarei fazer uma pesquisa no meu ipod.

    Abraços,

    Su

    Curtir

  2. Eduardo, num primeiro pensamento não me lembro de ver outra banda onde todos os músicos cantem,a não ser o Queen, onde tanto Brian May quanto Roger Taylor assumiram em algum momento da carreira, os vocais. Não lembro de saber algo sobre John Deacon cantando, assim talvez esse exemplo também não sirva . Fora o Queen, não conheço nada …
    Mas considerando o KISS, tanto Vinnie Vincent quanto Mark St John nunca cantaram uma sílaba nos discos em que participaram , ainda que tenham feito cada um em apenas um álbum , Lick it Up e Animalize, respectivamente ( Vincent participou também de algumas faixas do histórico Creatures of the Night) . Considerando que o KISS já teve em seu line-up 3 bateristas e 5 guitarristas-solos , fora os patrões Stanley e Simmons, chegamos a um número expressivo de 8 músicos que em algum momento cantaram na banda. Um recorde, será ?

    Alexandre

    Curtir

  3. Su e B-Side, agora comecei a ficar preocupado com este post… depois de ter tido resposta semelhante do Rolf no show do Kiss em SP, e agora a mesma de vocês dois, que são autoridades em termos de conhecimento (ainda aguardo o Remote e o Daniel)…

    Será que esgotamos o assunto? Não pode ser…

    Su, seu iPod é algo sem fim, né? Por favor, use-o mesmo e volte aqui após…

    B-Side, o Queen foi uma banda que veio à minha cabeça antes, assim como você bem apontou, mas bateu na trave, né? As bandas citadas pela Suellen não trazem 3 músicos assumindo vocais, pelo que entendo, mas o Queen, sim… mesmo assim, não atende aos requisitos deste post, hehehe…

    Do caso do Kiss, creio ser mesmo o recorde, visto que os Beatles não tiveram variações e as contribuições do Eric Clapton mais para o final da fase 3 da banda não incluem vocal, certo? Já o Kiss contou com muita gente e todos assumindo papéis de vocal com seus instrumentos em determinados momentos, portanto, deve ser recorde mesmo…

    Pessoal, e o Bee Gees? Não conheço a carreira deles profundamente e nem sei se encaixaria (forçando bastante a barra) como rock, mas sei que o trio canta, correto? Alguém saberia explorar esta banda neste sentido, ou estaria enganado quanto ao meu comentário?

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Eduardo, eu não posso considerar o Bee Gees, independente de sua qualidade que não está em discussão agora, uma banda de rock . Parece-me uma banda pop . Se pensarmos na questão mais pop, há certamente bandas vocais onde os cantores se arriscam nos instrumentos , mas entendo que é um pouco diferente da questão que envolve os Beatles e o KISS, onde seus integrantes sempre empunharam algum.
      O post é de uma idéia genial,e os comentários já vão surgindo abaixo, e com enorme qualidade . Mas se o Queen não vale pela questão do Deacon, tem outras bandas abaixo que não se encaixam. Não precisa ser todos os integrantes pelo menos de uma determinada fase a contribuirem nos vocais ? Vou pedir ajuda, mas não lembro do Pink Floyd ter vocais , por exemplo, do NIck Mason .. Isso aconteceu ? Alguém me ajuda , por favor … o Kid abelha sempre teve o Bruno Fortunato nas guitarras, e acho que ele também nunca cantou…E aí, vale, seu juiz ?

      Curtir

      • Sim, B-Side, também não consigo Bee Gees rock, foi uma última apelação que veio à mente apenas… você tem razão e eu que inventei essas regras malucas, né? Hehehehehe…

        Sim, você está certo, mas vamos aguardar se o J.P. traz os vídeos para a gente tentar conferir e aprender com os exemplos. Do Pink Floyd, também não me recordo de ver Nick Mason assumindo o papel como Ringo e os bateristas do Kiss…

        Por enquanto, o juiz diz aqui que os lances estão todos impedidos, hehehe.

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Curtir

  4. Baita desafio moçada do Minuto HM… Como Dudu havia salientado, forçando a barra, Kid Abelha (Paula, George e Leoni, eles nunca tiveram baterista oficial), não sei se em algum tempo da carreira no Genesis todos cantavam (…), Hanson (forçando muuuuuuito a barra, não eram só backing, tinham músicas individuais), nos Titãs só o Gavin não cantou em estúdio, porque existe registro dele cantando um reggae do Bob Marley no acústivo Mtv, Vímana (Lobão, Lulu Santos e Ritchie, não posso comprovar e acho que ninguém… rsrsrs)… Enfim, desculpe a pobreza do comentário, mas é bem complicado. Beatles e Kiss tem mais coisas em comum do que imaginamos! Mesmo! 🙂

    Curtir

    • Spice Girls, Backstreet Boys (aliás, nem sei se estes tocam estes 2 grupos tem gente tocando algum instrumento ou só cantando mesmo)…

      Daniel, valeu pelo elogio da ideia do post, mas não valeu nenhuma das bandas que você citou, creio que nenhuma delas consegue atender todas as “exigências” do post, por pelo menos algum motivo, hahahaha…

      Agora, realmente, dá para ver que o Kiss bebeu da fonte “harmonia vocal” dos Beatles, aliás, isso não é segredo para nós aqui…

      Vamos continuar tentando…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

    • Daniel, que bom você estar por aqui ….Mas acho que vou entornar o caldo em alguns desses exemplos : Não sei do Titãs, mas certamente o Vímana não tinha todos cantando, até por que o Lobão era baterista e nessa época não cantava. Aliás, ele também foi baterista da Blitz, no primeiro álbum, não sei se todos aqui sabiam disso…No Genesis , não lembro de ver o Mike Rutherford cantando, aliás nem o Steve Hackett . Que eu saiba, rolavam alguns backings, o vocal era todo do Peter Gabriel ou do Phil Collins, até entrar um outro vocal, que lembro direito quem era, sei que durou pouco na banda..
      Acho que a gente deve considerar determinada formação onde todos cantaram. Isso encaixa bem nos Beatles, em toda a carreira, e no KISS, na fase clássica , quando o Eric Carr substituiu o Peter Criss, ainda com Ace nas guitarras e agora , pois o Eric Singer cantava em tour , mas não junto com o Bruce Kulick. Eles gravaram um álbum que não teve tour, com uma música nos vocais do último ex-guitarrista da banda , assim eu acho que não vale .
      Eu lembrei de uma banda , o Transatlantic, todos cantam nessa superformação,até o Portnoy.
      E posso pensar em pesquisar outra, das antigas, o Fleetwood Mac, pois essa teve vários integrantes que cantavam, inclusive acredito que o batera assumia os vocais. Vou deixar essa resposta em suspenso para o próximo comentário.
      Ah, será que o JP pode exemplificar o momentos que essas bandas de progressivo abaixo onde todos cantavam juntos ? De cara acho dificil o Triumph, não me lembro dos vocais estarem a cargo do baixista Mike Levine em algum momento da banda

      Saudações

      Alexandre

      Curtir

  5. Grande ideia do post, pois assim todos poderão interagir e literalmente colocar a cabeça para funcionar. Bem, realmente não e’ uma tarefa fácil lembrarmos de todas as bandas, sem contar que e’ bastante raro um grupo onde todos os músicos cantam. Mas a primeira banda que me vem a memoria neste momento e’ fantástico power-trio King’s X, o disco Out Of The Silent Planet e’ clássico!!! Outro nome que me vem agora e’ de outro power-trio, dos canadenses Triumph, porem não tenho certeza se o baixista Mike Levine faz apenas backing vocals. Por falar em Canada também tem o Zebra.
    Mas se formos mais para o lado do Rock progressivo, ai fica um pouco fácil já que podemos citar: o magnifico Gentle Giant, Pink Floyd, Strawbs (do Nomadness para a frente), Premiata Forneria Marconi.
    Ah, tem o Praying Mantis que teve muitas formações e consequentemente muitos músicos que assumiram os vocais, mas acredito que nunca teve um baterista vocalista.

    Curtir

    • J.P., bom ter você comentando novamente por aqui e obrigado pelo elogio da ideia, foi algo que acabou surgindo sem querer, mas que realmente virou um post legal para trocarmos ideias…

      Cara, você teria como postar os vídeos (YouTube) dos exemplos acima? Seria legal para os que não conhecerem, meu caso, por exemplo, para vários exemplos que você citou, pudessem curtir.

      Sobre o Pink Floyd, agora fiquei na dúvida se o baterista Mason canta algo como lead vocal… você também teria um exemplo de música?

      Valeu pela ótima contribuição e vamos tentar continuar encontrando nomes que atendam aos requisitos…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  6. Pelo que sei Nick Mason gravou os vocais de algumas musicas, como exemplo: Scream Thy Last Scream musica de Syd Barret e participou dos vocais de See Emily Play. Musicas que lembram algo dos The Beatles.
    Quanto ao King’s X, acho que por volta de 92 li uma entrevista de Bruce Dickinson em que ele dizia que as bandas que mais estava ouvindo eram Dream Theater e King’s X, foi ai que conheci o grupo. Me lembro que foi extremamente difícil na época encontrar algo da banda, mas valeu muito a pena!
    Segue abaixo alguns links do Kings X:

    Curtir

    • J.P., obrigado pelos exemplos… como não conheço a banda e os vídeos são em estúdio, deixo a outros especialistas que, como você, poderão fazer um julgamento melhor que o meu…

      Do que ouvi, realmente se ouve mais gente harmonizando com instrumentos em muitas vezes, só não consigo identificar se todos… aliás, ótimas músicas, diga-se de passagem…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  7. Gentle giant

    Strawbs, grupo que contou com Rick Wakeman em suas fileiras.

    Espero que gostem.

    Curtir

  8. Essa é difícil …

    Mas será que o Mastodon não se encaixa?

    Abraço !

    Curtir

  9. Bom, galera, acho que os Beatles e o Kiss são realmente os grandes exemplos, pelo menos por enquanto, mas o que acham dos exemplos abaixo, dos Eagles?

    Aprovo ou não? Muito difícil, pois os outros são mais backing vocals…

    Tem que dar um empurrãozinho, eu sei… o que acham?

    Em resumo: está difícil achar algo tão claro como as Beatles e Kiss…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  10. Estou aqui pensando e ouvindo algumas músicas dos seguintes caras:

    – The Monkees
    – The Eagles
    – The Police
    – Fleetwood Mac
    – The Beach Boys

    Pelo menos eu não achei nenhum exemplo claro onde todas as características propostas no post são atendidas – tem momentos onde só há vocal, ou só backing, sem instrumentos, e tem horas que não vejo todos assumindo o papel de vocalista. Por exemplo, no primeiro caso, Daydream Believer e I’m a Believer, grandes sucessos, não preenchem todas as características, pelo menos em minha opinião…

    Mas a discografia das bandas acima é grande, de repente alguém poderia se inspirar por aqui e comentar algum exemplo? A ideia de listar os nomes aqui é ver se alguém tem algum estalo…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Em relação aos exemplos citados pela enciclopédia que atende pelo pseudômino aqui no Minuto HM de J.P : São ótimas músicas e como muito bem observado pelo Eduardo, vão agregar conhecimento à todos que não conhecem as bandas, nos quais me incluo. Só queria uma identificação mais clara de quando cada integrante canta. Que tal usar um padrão parecido com esse : Na música X , cantam fulando no trecho tal ou na música, na música tal , canta beltrano , assim fica claro de identificar .
      Backings não estão na proposta, então não valem.
      Se o Nick Mason cantar e também o Richard Wright, podemos incluir o Floyd no seleto grupo, mas que tal o fazermos segundo o que propus acima ? Isso está no wikipedia versão inglesa, precisamos apenas confirmar :
      Pink Floyd songs with Richard Wright on lead vocals:

      “Astronomy Domine”, with Syd Barrett (1967)
      “Matilda Mother”, with Barrett (1967)
      “Paintbox” (1967)
      “It Would Be So Nice” (1968)
      “Let There Be More Light”, with David Gilmour and Roger Waters (1968)
      “Remember a Day” (1968)
      “Corporal Clegg”, with Gilmour and Nick Mason (1968)
      “See-Saw” (1968)
      “Summer ’68” (1970)
      “Crumbling Land”, with Gilmour (1969)
      “Echoes”, with Gilmour (1971)
      “Burning Bridges”, with Gilmour (1972)
      “Stay” (1972)
      “Time”, with Gilmour (1973)
      “Us and Them”, with Gilmour (1973)
      “Wearing the Inside Out”, with Gilmour

      Tenho quase certeza que há pelo menos uma canção do Transatlantic onde os vocais cumprem o proposto no post, vou tentar trazer em breve, de preferência mencionando os momentos de cada vocal.

      O Fleetwood Mac até o que pesquisei, ficou de fora dos critérios , assim como os que o Eduardo acima citou. Mas vale mais uma pesquisada.
      E o post que é genial, está ficando sensacional, com esses autênticos conhecedores que aqui comentam…

      Como diria, Arnold, I’ll be back !

      Alexandre

      Curtir

      • B-Side, excelente comentário… realmente postar algo por aqui é um prazer, pois é certeza que os comentários agregarão muitas vezes tanto ou mais que o texto do post!

        Aguardo seu retorno – e da OUTRA enciclopédia J.P. também!

        Dei mais uma fuçada em músicas das bandas que citei e não consegui achar nenhum exemplo claro, então nem coloquei por aqui…

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Curtir

        • Eduardo, obrigado pelos elogios! Enciclopédia e’ exagero, porem vindo de vocês essas palavras me deixa muito feliz. Na verdade já faz muito tempo que acompanho o cenário e por isso vi e ouvi muita coisa.
          Bem, quanto ao grande King’s X, banda da qual gosto muito, ai vão alguns registros ao vivo que mostra que os três músicos cantam e tocam. Particularmente já tinha alguma ideia de onde cada um cantava, pois conheço a carreira solo dos músicos, Doug Pinnick baixo e vocal, Ty Tabor guitarra e vocal (diga-se de passagem gravou dois discos-solo fantásticos) e do batera e vocalista Jerry Gaskill que também gravou no Galactic Cowboys (onde ele também canta algumas vezes).
          Por falar nisso me lembrei do projeto Northern Kings, grupo onde todos cantam e e’ composto por: Jarkko Ahola (Teräsbetoni, ex-Dreamtale), Marco Hietala (Nightwish e Tarot), Tony Kakko (Sonata Arctica) e Juha-Pekka Leppäluoto (Charon). Porem e’ apenas um projeto, não sei se conta.

          Curtir

    • Fazendo um exercício mental pelo menos o The Police pode ser riscado pois com certeza não atende todos os requisitos.

      Incrível como uma ideia simples gerou um post tão ‘denso’, completo e divertido.

      Ótimo!

      [ ]’s
      Julio

      Curtir

      • Julio, muito bom quando você aparece por aqui. Confesso que me surpreendi também com a profundidade que o post ganhou, graças aos excelentes comentários que já temos aqui.

        Mas isso já é uma das marcas deste espaço e que ajuda a fazê-lo ser único na internet…

        E vamos em frente, será que alguém mais trará algum nome?

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Curtir

  11. Mais um exemplo: The Winery Dogs – Mike Portnoy, Billy Sheehan (baixo) e Richie Kotzen (guitarra):

    Elevate:

    Desire:

    E ainda fica a dica para quem ainda não conhecia estes sons…

    E um bônus – Elevate com câmeras em Portnoy – em takes diferentes, pois a camiseta dele vai mudando, hehehe… minha predileta é a do Queen.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  12. Muito legal o som. Portnoy toca fácil. O vocal de Ritchie Kotzen lembra demais o Chris Cornell mas o grande destaque para mim é o Sheehan, especialmente no solo. Dá até gosto de ver.

    Abraços,

    Su

    Curtir

  13. E eles ( The Winery Dogs) estarão por aqui em julho, quem quiser conferir é só dar uma olhada na agenda do patrãozinho…

    Curtir

  14. Galera, sobre os Bee gees minha banda favorita, na qual sou colecionador e conhecedor da obra dos irmãos Gibb, infelizmente eles nunca tiveram um estilo definido, foram uma banda de pop/rock psicodelico nos anos 60 com albuns psicodelicos e puxado ao progressivo como FIrst, Horizontal, Idea e Odessa, muito parecido com Beatles, depois que se mudaram para os E.U.A na metade dos anos 70 mudaram a sonoridade para R&B misturando com black music, mas nunca perderam sua essencia que é o pop/rock orquestral. muitas pessoas que não conhecem a historia da banda criam uma imagem errada dos Bee Gees. Barry Gibb sempre tocou violão e guitarra no estudio e ao vivo, Maurice Gibb ao vivo tocava baixo, piano e guitarra, no estudio era um grande quantidade de instrumentos como Mellotron, orgão, sintetizador etc, Robin Gibb nos anos 60 tocava Mellotron e piano. todos tem varias faixas com musica solo. abraço

    Curtir

  15. Muito legal essa postagem, apesar de já estar um tempo sem atualizar, mas aí vou eu, um suposto desconhecido entre os membros do site, rsrsrs!

    Os Eagles fazem lead vocal em cada música que determinado membro compõe, ou seja, todos da banda fazem lead vocal em alguma música, basta ouvir os álbuns “Hotel California” e “The Long Run” que irão entender perfeitamente o que estou dizendo!

    Outro conjunto famoso, mas esquecido da grande maioria em que todos fizeram lead vocal é o The Moody Blues, só que o baterista Graeme Edge faz lead vocal em apenas um trecho de uma música em toda a história da banda, no caso a música chama-se “Higher and Higher” do álbum “To Our Children’s Children’s Children” de 1969…

    Mais um exemplo de banda onde todos os membros fizeram lead vocal em ao menos uma música, é o The Who, sendo que o baterista Keith Moon fez lead vocal apenas na música “Tommy’s Holiday Camp” da ópera rock “Tommy” também lançada em 1969…

    E cito um outro grande exemplo dessa vez de um power trio onde os três membros fizeram lead vocal, que é o West, Bruce & Laing, banda derivada do Mountain e do Cream! No álbum “Why Dontcha” de 1972, o baterista Corky Laing faz lead vocal na música “Turn Me Over”, vale a pena conferir!

    Já no caso do Queen, o baixista John Deacon nunca fez lead vocal sequer em alguma música da banda…

    No Brasil eu pensei bastante e não consegui achar exemplo algum…

    Curtir

  16. Kiss
    Beatles
    The Who
    Eagles
    Blue Oyster Cult
    Sweet
    The Police

    Curtir

Trackbacks

  1. Kiss discografia 38a parte – Álbum: Monster « Minuto HM
  2. Consultoria do Rock – Melhores de Todos os Tempos – Aqueles que Faltaram: por Davi Pascale, com participação do Minuto HM – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.