Resultados Polls # 65, 66, 67 e 68: Bible Black eleita melhor música do The Devil You Know, The Dio Years e Tournado Box Set

Foi no dia 16/maio/2010 que Dio nos deixou. A dor naquele momento foi grande, ainda mais por ter sido algo inesperado. Dio estava na luta contra o câncer e, apesar de não termos notícias concretas de que efetivamente estava melhorando, não tínhamos até então uma sinalização real que ele poderia falecer. Depois desta data e de conversas que tivemos para, de alguma forma, procurarmos um pouco de consolo, surgiu até a ideia de fazermos mais papos e gravarmos (o que acabou virando nossos podcasts). O Minuto HM (como blog) tinha um pouco mais de 1 ano de vida e, assim, registrou tudo que aconteceu desde então.

Um ano depois, além do lindo texto publicado na data para homenagear Dio, foi iniciada neste blog uma longa série de pesquisas de cada disco que Dio teria participado a partir de sua entrada no Rainbow, abrangendo o que consideramos de mais importante em seu extenso legado: Rainbow, Black Sabbath / Heaven & Hell e, claro, sua carreira-solo. As pesquisas se dividiriam em várias etapas e, ao final, teríamos a resenha do disco em questão.

Mais de 2 anos se passaram (com 51 pesquisas realizadas) e chegamos ao final das últimas etapas inicialmente programadas, fechando com o Tournado Box Set, o The Dio Years e, claro, o álbum que marcou o retorno de uma formação histórica do Black Sabbath, atendendo pelo nome de Heaven & Hell (devido ao processo de Ozzy x Iommi pelo nome do Black Sabbath) e entregando o último trabalho de estúdio de Dio com Iommi, Butler e Appice, o The Devil You Know. Mas logo teremos a resenha que trará muito disso tudo.

Então, voltando às pesquisas, cada etapa durou pelo menos duas semanas (“pelo menos” pois as vezes tínhamos empates e deixávamos tais pesquisas no ar por mais um tempo até termos o desempate) e, dentro de algumas fases muito sofridas, outras menos (e, sejamos sinceros, algumas bem menos), tivemos alguns resultados esperados, mas muitos inesperados! Então vamos conferir os últimos das 4 pesquisas mais recentes…

A primeira etapa traria, então, as 14 músicas desta época, para que se eliminassem 4 delas. A principal desta etapa era ver se alguma das 4 faixas menos conhecidas, ou seja, as do The Dio Years e do Tournado Box Set resistiriam frente ao ótimo tracklist do The Devil You Know. E o resultado final mostrou que apenas uma acabaria caindo, já mostrando que elas tinha força e qualidade para uma briga com as faixas mais fortes.

Assim, apesar de parecer simples eliminar 4 das 14 músicas disponíveis, o sofrimento observado principalmente até o Dehumanizer voltou, e como voltou!

Esta fase foi especialmente difícil por reunir ótimas músicas, ainda que talvez não no nível dos 3 álbuns anteriores de Dio no Sabbath, mas sem dúvidas a nova reunião de Dio com os 3 companheiros novamente proporcionou que seu talento fosse melhor explorado – afinal, ficou claro nesta discografia do blog de como o baixinho de grande voz rendeu muito mais quando acompanhando, principalmente, de um grande guitarrista.

No início da votação, vimos apenas 1 música ser muito votada, dando claros sinais que seria a primeira que cairia, a qual eu concordo como a mais fraca mesmo da turma: Double The Pain. Ela acabaria empatando, no final, com Electra, música mais desconhecida, porém de qualidade superior. Somadas, as duas puxaram as primeiras posições com 26% dos votos.

Eating The Cannibals e Neverwhere também se desprenderam do bloco das músicas intermediárias e, com Rock & Roll Angel e The Turn Of The Screw, disputavam as duas vagas restantes da degola. Correndo por fora, Ear In The Wall. Mas, no final, as duas primeiras mencionadas saíram com 22% dos votos e a vantagem mínima de votos para suas concorrentes.

Mas o maior destaque desta etapa era mesmo observar a briga das menos votadas: 5 delas ficaram unânimes por bastante tempo, todas elas do The Devil You Know: as 3 primeiras faixas, Follow The Tears e Breaking Into Heaven. Ao final, todas receberam poucos votos, mas Bible Black, de maneira inédita, conseguiu a tão esperada unanimidade. Sim, nem nomes como Stargazer, Heaven and Hell ou Holy Diver conseguiram o que a terceira música do disco conseguiu!

Breaking Into Heaven, Follow The Tears, Fear e Atom & Evil deixavam claro que a disputa seria mesmo com elas – todas juntas somaram apenas 6 votos, ou 8% do total. E Atom & Evil, aos mais antigos do blog, trazia na bagagem sua vitória em pesquisa anterior do blog.

resultados-poll-65-etapa1

Obs.: cliquem aqui para ver esta etapa e os comentários que fizemos durante a votação dela.

A segunda etapa, para variar, trouxe algumas surpresas com seu escopo diminuto: as 3 faixas do The Dio Years, que resistiram na primeira etapa, agora começaram a ser incomodadas. Entretanto, apenas uma delas caiu: Ear In The Wall, com 16% dos votos. The Turn Of The Screw, até mesmo uma incógnita em como resistiu à primeira etapa, dessa vez foi degolada com 19% dos votos, tendo uma liderança absoluta e, digamos, de “ponta-a-ponta”.

Na disputa das menos votadas, novamente Bible Black era o destaque, resistindo por alguns dias até receber seu primeiro e único voto do período e determinando, dessa forma, seu favoritismo absoluto. Atom & Evil, sua rival, perdeu no embate pela diferença mínima de votos para The Devil Cried, do The Dio Years, e empatou com Shadow Of The Wind, do Dio Years, e  suas colegas Follow The Tears e Fear.

O cenário era mesmo disputado voto-a-voto, sendo que a diferença entre a última desclassificada (Breaking Into Heaven perderia um pouco espaço e já deixaria a votação) e o bloco das 4 classificadas era novamente determinado por apenas um voto, mostrando a uniformidade e força geral das músicas…

resultados-poll-66-etapa2

Obs.: cliquem aqui para ver esta etapa e os comentários que fizemos durante a votação dela.

A penúltima etapa novamente eliminaria quatro músicas para termos a final. Os primeiros dias de votação, apesar do equilíbrio geral, já indicavam que a dupla Atom & Evil e Bible Black permaneceriam com o rótulo de favoritas, mesmo ambas recebendo um voto cada logo no início da etapa. Assim, o álbum de inéditas The Devil You Know conseguiria colocar duas para a final, como se esperava no início. Apenas Shadow Of The Wind conseguiria, ainda que recebendo o dobro de votos da faixa de abertura do álbum do Heaven & Hell, incomodar no começo, mas perdendo força ao final.

A grande surpresa da etapa foi o número de votos para Follow The Tears, favorita de alguns deste blog (eu na lista), recebendo o mesmo número de votos de Shadow Of The Wind (19%). Fear e The Devil Cried foram as mais votadas e, somadas, levaram praticamente metade do total de votos.

resultados-poll-67-etapa3

Obs.: cliquem aqui para ver esta etapa e os comentários que fizemos durante a votação dela.

A Final

O subtítulo é apenas ilustrativo neste caso, já que marca um grande trabalho de mais de 2 anos ininterruptos de votações quinzenais no Minuto HM. O resultado da final com as duas faixas do The Devil You Know foi predominantemente o esperado desde o que se observou na primeira etapa, ainda que Atom & Evil tivesse chegado a equilibrar as coisas, Bible Black logo viria sua adversária receber uma “senhora chinelada” e levar 3/4 dos votos.

Bible Black, vencedora das 4 etapas da pesquisa e sendo a primeira música unânime de todo o trabalho até o momento, leva o título e consegue se classificar para uma futura disputa onde provavelmente levará “fortes chineladas” também…

resultados-poll-68-etapa4
Obs.: cliquem aqui para ver esta etapa e os comentários que fizemos durante a votação dela.

A sequência deste post trará, mais uma vez, a resenha que abrangerá o retorno do Black Sabbath como Heaven & Hell com Dio à frente da banda, pela última vez, trazendo os detalhes deste período e dando foco também ao álbum The Devil You Know.

Continuação das pesquisas

Como mencionado no post do Master Of The Moon, agora é hora de apresentar rapidamente como serão as próximas etapas da votação, que promete mais 6 (SEIS!) meses de votação…

Vamos, bem devagarzinho, escolher agora a melhor música de Dio nas 3 bandas, mantendo-se a mesma metodologia eliminatória. Será assim:

– Melhor música Rainbow: 2 etapas (3 álbuns);

– Melhor música Black Sabbath / Heaven & Hell: 3 etapas (4 álbuns);

– Melhor música (banda) DIO: 5 etapas (10 álbuns) e

– Ao final das votações acima, teremos a grande “final das finais“, com a melhor música do Rainbow, do Black Sabbath / Heaven & Hell e da banda DIO duelando em mais 2 etapas pelo título de melhor música! Isso se não tivermos uma crise em ficarmos “escolhendo” entre tantos petardos e “travarmos” totalmente, hehehe…

Assim, vamos lá: já está aberta a primeira etapa com as 3 eleitas da fase Rainbow. Recomendo respirar fundo, pedir desculpas às músicas e ter muita força para a votação, disponível na home page do blog e diretamente neste link.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Black Sabbath, DIO, Discografias, Músicas, Pesquisas, Rainbow

7 replies

  1. Antes de tudo, outro trabalho perfeito de estatístico e como eu gosto de escrever, metalmático.
    Aliás, essa etapa , como foram 4 pesquisas, deu pano pra manga, apesar da favorita estar sempre destacada , desde o início.
    A minha favorita chegou apenas a disputar a segunda etapa e por lá ficou. Mas entendo que a votação seguiu de uma forma bem coerente, e mostrou a força da faixa inicial que chegou na finalissima. Tanto Follow the tears quanto as duas mais votadas do Dio years poderiam também ter chegado, certo mesmo era a eliminação da Electra no início.
    O texto está muito legal, trazendo uma análise bem detalhada da disputa , e mostrando o ineditismo da unica unanimidade até agora.
    Podemos considerar que nem Bible Black terá outra chance agora, mas algumas das favoritas que chegam a segunda eliminatória terão alguma chance. Eu penso em Heaven and Hell ou Holy Diver para passarem alguma fase sem qualquer voto. Stargazer já não dá mais para arriscar.
    Aliás, pelo jeito, a final do Rainbow vai ser dura…
    Quanto ao post final dessa primeira etapa, peço um pouco de paciência que ele vai sair.
    O motivo atual do atraso é meu, pela questão visual. Mas de semana que vem não passa.
    E enquanto isso vamos vendo Catch the Rainbow ser degolada…Fazer o que ???

    Alexandre Bside

    Like

    • B-Side, como sempre, agradeço as palavras pelo trabalho, que fecha esta interessante disputa que acompanhamos e abre caminho para mais sofrimento – um sofrimento agudo – que serão estas fases com as eleitas em todas as pesquisas.

      Não sei se teremos unanimidade na disputa a partir de agora, eu não sei se dá para arriscar, B-Side. Digo isso pois se não tiveram em seus próprios discos, como ter entre músicas selecionadas? Claro que as vezes um Holy Diver, The Last In Line, Heaven And Hell, Dehumanizer ou Mob Rules trazem tantos petardos que poderiam inclusive figurar como músicas para as fases finais (hehehe), mas acho difícil. Veja, Stargazer, como pode estar assim? Agora vamos envolver sentimento das pessoas também, e aí fica imprevisível.

      Quanto ao post, já estou muito ansioso, confesso. Mas logo ele sai e tenho certeza que será mais um espetáculo.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Não contesto o resultado da pesquisa #69, mas é duro ver Cath The Rainbow ser degolada…Peço minhas desculpas a este clássico.

    Like

    • Schmitt, ainda amanhã pretendo fechar os resultados das pesquisas com as finalistas do Rainbow. Mas é triste mesmo a degola de Catch The Rainbow do jeito que foi, mas no meio das outras, dá para entender… ainda mais por se tratar da versão de estúdio.

      E agora, abriremos a pesquisa com as 4 de Dio com o Sabbath / Heaven & Hell. Preparemos o estômago, pois vai ser cruel demais…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Trackbacks

  1. Discografia-homenagem DIO – parte 17 – álbum: The Devil You Know | Minuto HM
  2. Discografia-homenagem DIO – parte 18 – Rainbow Ao Vivo « Minuto HM
  3. Resultados Polls # 74, 75, 76, 77 e 78: Holy Diver eleita melhor música da banda DIO « Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: