Minuto HM: upgrades e “nova cara” no ar

Faz mais de 4 anos que este blog nasceu e, desde lá, principalmente de 2010 para cá, colecionamos conquistas. A maior delas, sem dúvidas, envolve a capacidade que este espaço tem em (re)unir pessoas, na maioria absoluta das vezes bem distantes fisicamente. E isso faz com que a qualidade do que vemos por aqui, que sempre foi alta, continue aumentando…

Nossa “casa” é o WordPress – assim como mais de 10% da internet, ficamos hospedados neste serviço. Já nos arriscamos a fazer uma troca de “pele” lá trás, em 2010 – troca esta que durou 3 dias. Simplesmente não era a hora de fazermos aquilo, apesar de, em termos técnicos, a evolução ter sido boa para a época. Dando um claro exemplo de como o espaço é democrático por aqui, sem qualquer vergonha voltamos ao tema antigo.

Em paralelo, tivemos uma grande evolução tecnológico de 2009 para cá. Quando o blog foi inaugurado, ter um smartphone – um iPhone, o revolucionário aparelho de 2007 – aqui no país era algo de luxo. Hoje, os smartphones não só já são maioria nas vendas como praticamente são tão indispensáveis como se ter um computador em casa. Surgiu também o iPad e, com isso, o mercado de tablets. Ainda, a internet brasileira participou da migração do orkut para o Facebook e novos serviços de imagem, como o Instagram. Do lado dos blogs, a reação foi a criação de integrações com estes serviços e com “responsible web design“.

Já no Minuto HM, sempre acreditamos que o que importa mesmo é o conteúdo dos nossos posts e comentários – sim, comentários, que muitas vezes agregam mais que os posts e nos fazem “viajar” por outros assuntos. Isso é raro – arrisco dizer quase inexistente – em sites ou blogs de heavy metal por aí. Mas com tudo que aconteceu pela internet, o blog começou a ficar defasado em termos de layout, recursos e “pesado” para ser aberto e apreciado.

A primeira providência tomada durante a semana foi o upgrade de espaço, mais que triplicando o que tínhamos de maneira gratuita do WordPress e dando um pouco de conforto neste aspecto para continuarmos postando sem restrições. Mas é com o segundo upgrade que temos uma grande mudança no blog, em termos visuais e “operacionais”, desde a sua criação: a aquisição de um pacote premium que traz, além de recursos, a possibilidade de customização de temas – e a compra de um tema premium, também.

Após um baita “vai-e-vem” de tentativas, escolhi um tema muito bonito, chamado “Avid”, para ser nossa nova cara. Entretanto, apesar de constar na descrição, não havia entendido que o uso de widgets era permitido apenas em páginas fora da home page (página principal do blog), o que inviabilizaria o uso do blog, já que os widgets são um suporte importante para nosso dia-a-dia. Assim, devolvi o tema e a busca por outro começou novamente. Para quem quiser ver como é este tema, dê uma olhada aqui.

Finalmente encontrei um que atenderia nossas expectativas tanto em termos de recursos, quanto com o objetivo de dar uma “repaginada”  no nosso visual e, de quebra, melhorar a velocidade de navegação e uso geral. O tema Opti chamou a atenção por trazer uma mistura de revista, com “jornal antigo” e blog. Customiza daqui, muda dali, briga acolá e voalá: uma migração que começou na última sexta as 22h00 e terminou as 5h00 da manhã do sábado, com direito a ajustes a posteriori, e o blog ganha um novo visual:

A nova "cara" do Minuto HM

A nova “cara” do Minuto HM

O rodapé com 4 divisões de widgets

O rodapé com 4 divisões de widgets

São muitas novidades que os upgrades trazem além do lado visual que, por si só, já justifica o investimento dado. Além disso, abre-se um leque muito grande de opções antes não disponíveis que “customizam a customização”, se é que me fiz claro. Entre estas novidades de recursos “under the hood”, listo algumas:

  • novos formatos agora permitidos, inclusive .MP3 e upload de vídeos HD (usaremos com extrema moderação e continuamos com a “política” de NÃO fazermos upload de música ou qualquer conteúdo que possa ser considerado pirata – inclusive bootlegs);
  • permite usar, assim, formatos de podcasts – mas continuaremos não usando o recurso, por ocupar muito espaço que outros serviços ainda dão gratuitamente;
  • possibilidade de customizarmos cores de fundo e de letra, além da fonte dos textos, quantas vezes e como quisermos;
  • “no-ads” – a cada post, tínhamos pelo menos uma propaganda aparecendo. No more ads – assim, um visual mais limpo e os elementos do fim do post não se “confundem” com nossos artigos;
  • aumento na velocidade de upload de arquivos – com o upgrade, o WordPress comenta que a velocidade de upload será de acordo com a velocidade da internet usada – ou seja, deveremos conseguir mexer mais rápido no blog para mandar fotos.

Já na parte visual e de uso, algumas novidades:

  • antes de tudo: o logo do blog no cabeçalho voltará – peço um pouco de paciência pois a tarefa foi terceirizada, hehehe;
  • os widgets, antes disponíveis apenas na lateral direita, agora ganharam mais 4 áreas no rodapé. Aproveitei para fazer uma grande limpeza, removendo alguns menos usuais, a fim de termos mais organização e clareza: redução de 31 para os 17 mais importantes;
  • o fundamental “search” agora é “nativo” no tema e está localizado no cabeçalho. O melhor é que a busca agora indexa os posts e um elemento gráfico do post, facilitando a identificação;
  • criação de um menu no cabeçalho também. Neste menu, foram sintetizadas algumas opções antes disponíveis por widgets. Também foram criadas duas páginas: Parceiros e Fale Conosco.
  • o novo tema, por ser “responsivo”, nos possibilitou voltar a exibir mais posts na home page: de 10, fomos para 5 no tema antigo. Agora, pela exibição apenas parcial do post (título, uma featured foto – que pode ser escolhida pelo autor e pode estar ou não no post – e um excerpt – um trecho que pode ser o início ou algum que o autor também pode escolher), no momento estão os últimos 12 posts sendo exibidos, sendo o mais recente em destaque;
  • uma das coisas que, particularmente, sempre quis: o uso total da tela para conteúdo, sem espaços vazios (aquela antiga barra esquerda de antes). Com isso, foi possível aumentar o tamanho da fonte, deixando a leitura bem mais confortável que antes. Além disso, os elementos gráficos, como fotos e vídeos, também ganharam mais possibilidades em termos de tamanho em tela – como padrão, tudo ficou “maior” e mais confortável de ser visualizado – inclusive o campo para novos comentários. A barra lateral direita também cresceu, quase dobrando de tamanho, o que possibilitou explorarmos mais com menos espaço vertical;
  • novo widget para mostrar nossas twittadas, do próprio serviço, que permite, entre outras coisas, visualizar fotos navegar dentro do próprio widget para ver mais conteúdo; dar RT, “favoritar” ou responder pelo próprio widget, além do botão “follow”;
  •  dentro de um post, também estão mais claros o nome do autor, data, número de comentários, enfim, todos os elementos que identificam um artigo. Ao final, logo abaixo da parte “social” (avaliação do post, dos botões das redes sociais e do “like”), há agora 2 interessantes recursos: seletor de navegação para o post anterior e próximo post e uma seção chamada “Related Articles”, onde serão exibidos, como o nome sugere, os posts relacionados ao assunto que o autor acabou de ler.

Então é isso. O blog Minuto HM deu um importante passo neste final de semana, com um ar mais profissional – digo “ar” pois a seriedade e o conteúdo daqui sempre foram de altíssimo nível – aliás, muito mais que o que se observa por aí.

Ao ChaoticSoul, nosso antigo tema, um “thank you ‘heavy’ much” pelos ótimos serviços prestados e por nos ajudar a criar uma identidade.

O espaço, como sempre, está aberto para comentários. Na verdade, já falei com a maioria dos leitores e autores frequentes daqui e a aprovação foi geral até o momento – mas agora, com a possibilidade de customizarmos tudo por aqui a hora que quisermos, fiquem a vontade para se manifestarem – seja hoje ou daqui 4 anos de novo…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Minuto HM

35 respostas

  1. curti a nova cara. Mais moderna, mais leve, mais agradável para ler ainda mais. Parabens !

    Curtir

  2. Eduardo, o resultado ficou excelente. é impressionante como além do de todo comprometimento que vc tem com o blog, com as pessoas e com o aspecto musical, você ainda possui um expertise desse de dar essa mega repaginada no “front-end” do blog. é surpreendente. Esse deve ter sido um das centenas de desafios que o blog trouxe esse ano
    Achei que o aspecto de elencar os posts com “icones” – com certeza deve haver um nome técnico pra isso – foi extraordinario e a navegabilidade do blog ficou nota 1000.
    Me orgulho muito de ainda poder ter a oportunidade de deixar aqui uma mensagem e espero que o nosso gênero musical continue sempre sendo celebrado no blog, ou, mesmo quando um mi maior distorcido sair de algum amplificador e isso nos fizer fazer o tradicional horns up, que esse espirito sempre esteja por aqui como sempre esteve. grande abraço e parabéns

    Curtir

    • Rolfístico, só posso agradecer, de verdade. Todo o “board” do MHM aprovou as mudanças, então o resultado foi mesmo atingido. Na verdade, fico feliz pois toda a galera se mostrou muito positiva ao upgrade, o que mostra o passo certo dado.

      Sim, fazia um certo tempo que estava estudando isso. Olhava daqui, olhava dali, e nunca conseguia achar. Dessa vez, acho que tudo foi encaixado. Alguns ajustes ainda virão, um menu aqui, um widget ali, e nosso logo que voltará em breve também. Mas o melhor é que agora temos a possibilidade de mexermos com mais flexibilidade nas coisas a hora que quisermos, ou seja, daqui um tempo novamente, se necessário, damos outro passo.

      Sobre o final do seu comentário, não há nada a comentar a não ser concordar e saudá-lo…

      Obrigado!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  3. Realmente quero aqui deixar os meus parabéns pelo novo “Look & Feel” do blog!! Ficou muito bom e realmente acabou com aquilo de termos uma área não utilizada e que espremia os textos do post, entre outras melhorias.
    Não creio que haverão reclamações pois ficou muito bom!
    Como sempre … vou analisar o tema e fazer uma repaginada no Maple Leafs Brasil!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Abs

    Curtir

    • Chris, quantas e quantas vezes você e eu conversamos disso para os blogs, não? Você sabe bem do meu incômodo anterior com aquela área “inútil” e como tentei fazer para matá-la… mas resolvi o problema indiretamente, já fazendo um upgrade geral.

      Fico feliz que tenha gostado e que o MHM continue trocando figurinhas com o MLB, hehehehe. Considere o upgrade Premium do WordPress, é um pouco salgadinho, mas o resultado vale. Qualquer coisa, me dá um toque.

      Obrigado!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Quisera eu ter toda essa paciência e dedicação com esse aspecto da Consultoria do Rock. Acredito que a funcionalidade do Minuto HM é um grande trunfo: há bastante informação na tela, mas não é difícil se localizar em meio a todas elas. Acho que o mais importante é o fato de que nada parece inalcançável, algo que precisa ainda ser trabalhado na CDR, pois algumas seções que estão meio de lado há tempos acabam ficando meio “escondidas”.

    Curtir

    • Diogo, obrigado por comentar por aqui. O “Consultoria do Rock” é um dos pouquíssimos lugares no Brasil que efetivamente eu gosto de ler e tenho o maior prazer em poder ter esse contato contigo. O Minuto HM é mesmo um blog de conteúdo extenso, e a questão visual tornou-se importante para organização e possibilitar ao leitor um “ambiente” mais agradável para leitura e comentários.

      Se você me permitir, tenho humildemente duas sugestões: o CDR está com o recurso de “Infinite Scroll” habilitado, o que é uma coisa que, particularmente, eu não sou muito fã, pois o usuário chega ao final da página e nem sempre quer ler mais. Por isso, prefiro a opção dele ter que clicar para ler mais, caso queira. E a segunda seria dar um destaque maior para o menu principal, para não ser confundido com advertisement.

      De resto, o CDR melhorou também profundamente a questão do “look and feel” e a leitura está muito agradável – sem contar o conteúdo, sempre feito com muita qualidade!

      Obrigado novamente e no que puder ajudar, conte comigo. Parabéns pelo trabalho!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

      • Cara, muito obrigado pelas sugestões. Vou transmitir suas opiniões pro pessoal. Geralmente o aspecto visual é meio deixado de lado tanto por quem faz o site quanto por quem comenta, que acaba focando mais no conteúdo editorial propriamente dito. Isso não é errado, longe disso, mas proporcionar uma boa experiência visual sempre é mais atraente e agrega novos leitores.

        Curtir

        • Diogo, é realmente um prazer poder ajudar. Concordo com você sobre a questão visual, quem me conhece sabe que eu sou um cara extremamente “desencanado” quanto a esta questão – sou daqueles que ligo para o “funcional” muito mais… mas chega uma hora que a questão visual ajuda, como você mesmo disse, a proporcionar uma experiência melhor. E, por aqui, estava na hora.

          [ ] ‘ s,

          Eduardo.

          Curtir

  6. Muito legal o novo layout! Embora eu gostasse bastante do pretinho do outro tema, este, além de ser mais agradável aos olhos no que se refere à leitura, com o fundo mais claro e o texto ocupando um maior espaço na tela, a adição da barrinha de menus logo alí no início permitiu deixar mais a nossa vista coisas que ficavam muito escondidas em meio a letras pequenas e um monte de widgets no outro tema como a agenda e os links para os podcasts.

    Outra coisa que gostei bastante também foram os related articles, algo que sempre senti falta aqui no blog.

    Minuto HM cada vez mais profissional! Parabéns pela sua dedicação, Eduardo. Agora só falta o logo e o reloginho pra ficar mais lindo ainda 🙂

    Abraços,

    Su

    Curtir

    • Su, no fundo, todos nós gostávamos do tema anterior até porque ele criou uma identidade visual para o blog. Era entrar que já dava para saber onde estávamos. Eu mesmo me lembro de uma situação engraçada: estava andando por uma sala lá da minha ex-empresa e reparei uma telona preta com um logo vermelho. Não resisti e me aproximei da mesa da pessoa (que eu não conhecia) e vi que era mesmo o Minuto HM. Foi engraçado. Mas era chegada a hora de darmos uma repaginada, até porque nosso tema antigo já foi “retired” pelo WordPress, ou seja, não tem mais suporte e atualizações.

      Sim, os elementos ficaram mesmo mais claros e mais “localizáveis”, afinal, agora há o menu superior, a barra lateral direita com o que é mais relevante mesmo, e as 4 áreas inferiores com os widgets que podemos chamar de “suporte”. Os “related posts” vão aparecendo de acordo com as categorias, já que não usamos tags nos posts – já está bem indexado, funcionando bem, e tende a melhorar a cada novo post.

      O logo está em andamento. Como disse, foi uma tarefa “terceirizada” (mas terá a assinatura “Bianchi Rolim” – ficou fácil agora, hehehe) e as expectativas são as melhores possíveis para ficar realmente profissional. Peço só um pouco de paciência, nos próximos dias o teremos de volta.

      Obrigado a você pelos elogios e ajuda de sempre – a agenda, que você tanto me ajuda, está ali, item # 1 do menu…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  7. Entrei no sábado de madrugada para publicar o post parte 1 do atual Queensryche e tomei um baita susto! Achei que era algo envolvendo o navegador, o notebook que estava usando não era o que normalmente utilizo, enfim, na minha ignorância tecnológica não imaginei mesmo que o blog estava sofrendo essa troca de pele.
    Depois, com os olhos menos cansados, afinal era mais menos umas 3 da manhã, somente de manhã pude então perceber essa mudança e ficar muito satisfeito com a nova cara do blog!
    Os posts agora nos deixam mais curiosos ao ler o inicio na tela inicial. E evidentemente, com essa ótima sacada, podemos ver mais informações logo ao abrir a página inicial.
    Eu pouco entendo dos detalhes técnicos, mas aprovei bastante tudo que já observei por aqui.
    Tá faltando só a marca registrada, mas pelo jeito isso é questão de tempo.
    Agora é encher o blog de textos e comentários !

    Alexandre

    Curtir

    • B-Side, também fiquei bastante preocupado na hora que vi que você estava postando (eu estava mergulhado na console de administração e de repente, saiu um post, que ficou no cabeçalho que eu estava mexendo. Imediatamente lhe enviei um e-mail para você não se assustar, hahaha.

      Fiquei especialmente preocupado com você e seu irmão. Na mudança anterior, lembro que apesar de também ter ficado mais “moderno”, a preferência pelo tema antigo era clara. Dessa forma, na época, voltei o tema que ficou conosco até 28/junho/2013.

      Ter o feedback da “velha guarda” do blog é, para mim, fundamental – sem vocês “aprovando”, eu também não aprovo! Fico muito feliz que você tenha gostado.

      Sobre encher o blog de posts e comentários, acho que a migração pouco tem a ver, pois até nos e-mails ou mesmo em um “papel de pão” o conteúdo por aqui sempre foi o grande diferencial. Agora, com o tema nova, a coisa só tende a facilitar para tal…

      Obrigado!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  8. Sem dúvida alguma o blog ficou muito mais atraente e até “gostoso” de se escrever e ler. Parabéns, Dudu, mais uma vez. Acredito que a MHM Family ganhou um baita presente, e lógico, os leitores também!

    Curtir

  9. Excelente Eduardo! Eu gostava do formato anterior, mas confesso que o atual layout do site ficou muito melhor, mais bonito, mais fácil de visualizar as matérias e porque não, mais agradável de ler.
    Aproveitando este post, gostaria de agradecê-lo pela dedicação em nos manter unidos através do Minuto HM e pelos longos momentos de entretenimento, realmente e’ extremamente gratificante poder partilhar experiências, conhecimentos, ideias, aqui no site. Para terminar, gostaria de dizer que me sinto privilegiado em poder conviver, mesmo que virtualmente com todos vocês. Mais uma vez Eduardo, meus parabéns por mais essa evolução!
    Um grande abraço!
    Longa Vida ao MINUTO HM!!!!

    Curtir

    • Mestre J.P., meu muito obrigado a você também, que já faz parte da casa! Todos nós tínhamos um “carinho” pelo tema antigo, pelo fato dele ter criado a identidade do blog e ter ficado conosco desde o nascimento. Mas era hora de seguir em frente, como disse no post, e a responsabilidade grande está se tornando uma grande satisfação com a aprovação de pessoas como você.

      Mas ainda mais importante que lhe agradecer pelos comentários do look and feel do blog é ler o segundo parágrafo, que foi, é e continuará sendo mesmo o grande objetivo deste blog. Acho impressionante também a capacidade que este espaço tem em “encontrar pessoas” e, ainda bem, tê-las por aqui. Realmente é um grande prazer ver isso efetivamente acontecendo e fortalecendo os laços.

      Eu demorei muitos anos até conhecer pessoalmente, por exemplo, a dupla Remote e B-Side, que também atendem pelos nomes de Flávio e Alexandre, até finalmente nos encontrarmos várias vezes. Não conheço ainda você pessoal e outras pessoas, como o Daniel, que está sempre conosco também. Mas, mesmo virtualmente, estabelecemos todos um ótimo contato e a sensação de “proximidade” existe muito fortemente – e verdadeiramente.

      É difícil ver isso acontecendo e o blog ser o “meio” para isso é que faz a gente seguir em frente. Sem contar as “aulas grátis” que ganho de vocês todos… :-);

      Muito obrigado e Long Live Minuto HM!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  10. Mais feedback chegando:

    Valeu!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  11. Eu também já aprovei via twitter ou email, mas aprovo nos comments – depois de tanta trabalheira e informação o que gostei mais é que tem mais posts na 1a pagina – a galera só comenta(va) os posts mais recentes que aparecem na 1a pagina e logo os posts (mesmo razoavelmente novos) eram esquecidos
    Ah e o Visual está ótimo, organizado, mais claro – Show.
    Mas o que vale aqui e continua valendo é a informação e a troca de idéias – continuo achando neste quesito o MHM imbatível…
    Abraçso

    Curtir

    • Remote, o comentário que fiz mais acima para seu imão é para você também. Sim, a organização na primeira página (home page) realmente facilita novamente vermos rapidamente os posts mais recentes – e o botão ao final da página (“Older posts”), antes do rodapé com os widgets, vai carregando os posts mais antigos.

      Mas ter apenas uma foto e um trecho do post (como disse no post, trecho este que pode ser o início do post ou mesmo um texto escrito para tal, a parte do post) realmente organiza melhor, faz o blog ficar mais fluído em geral e ajuda o leitor a escolher o post com mais facilidade.

      A questão visual aprovada fecha o ciclo, e se você dá sua benção, amém.

      De resto, é o mesmo espaço e blog de sempre, com os mesmos valores. Assim, concordo com você, este espaço é único – e muito graças a você em especial.

      Muito obrigado.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  12. Gostaria de registrar aqui também um agradecimento à minha irmã que topou o “desafio do logo” e já entregou uma versão muito legal, ideia dela, em “degradê invertido” (aliás, teve que fazer algumas versões para podermos finalmente entender o posicionamento do logo e como ele ficaria). O efeito ficou ótimo, pois suas extremidades emendam com o a cor exata do background (viva o recolhimento de cor, certo?), até encontrar com o preto para o HM, de Heavy Metal… isso sem contar o relógio, que finalmente foi “arredondado”…

    Ela ainda está trabalhando em mais uma ou outra versão para testarmos por aqui e outras versões para as redes sociais, mas já estou muito satisfeito com o resultado atual.

    Assim, Bá, thanks a lot e parabéns pelo seu trabalho, que vai ser parte diária de muitos.

    We’reeee bloood brotheeersssss….

    Eduardo.

    Curtir

  13. É bom vir ao MHM. Porém agora ficou muito melhor. Já passei aqui umas 7 vezes hoje… A harmonia do site tornou-o muito agradável. Mais uma vez parabéns, Dudu, pela iniciativa. Todo mundo está muito feliz com suas escolhas.

    Curtir

    • Daniel, legal isso que indiretamente a nossa nova cara está proporcionando essa vontade adicional de passar mais por aqui, e ficar mais tempo também. Isso também está acontecendo comigo, inclusive nos comentários, ficou realmente bem mais agradável de serem lidos e respondidos (as threads estão bem mais claras e agradáveis visualmente).

      Obrigado!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  14. Ficou show o novo layout!!

    Mais organizado, afinal conteúdo é o coração do blog (e isso temos muito) e agradável de navegar. Os ícones tornam a tarefa mais fácil, principalmente com posts sequenciais (tipo discografias), aliás temos uma seção só pra elas…
    E ter todos os Widgets no rodapé permite que tenham o espaço que cada um precisa (só assim pra ver que já fomos visitados por 141 países, por exemplo) dentre tantas outras infos legais.

    Na minha opinião, em linhas gerais deu um toque de classe, mais profissional.

    Parabéns ao Rolim e todos os envolvidos!
    Live long Minuto HM!!!

    [ ]’s
    Julio

    Curtir

    • Julião, muito obrigado pelas colocações sobre o blog e os elogios feitos, fico feliz que você também tenha gostado. Você, que é um cara super organizado, sabe como isso é importante e o novo template, além de ter melhorado o blog como um todo, ainda contribuiu diretamente com esta questão.

      Sobre o menu das discografias, viu a responsabilidade? Só você, os gêmeos e eu temos coisa por ali (pelo menos por enquanto). E tanto você como eu temos dívidas, hehehehe.

      A área de widgets foi algo que busquei também, principamente um tema que tivesse no mínimo 3 colunas lá embaixo. Este tem 4 e muito bem distribuídas, além da possibilidade da clássica lateral direita do blog – ou seja, 5 áreas para isso (e ainda há uma sexta, do lado esquerdo, que eu desativei por só ser possível configurar por categorias e o objetivo também era expandir a área de visualização total).

      Obrigado novamente pela preocupação em registrar sua opinião por aqui.

      Long Live MHM!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  15. Depois dos ajustes recentes que tive que fazer no blog devido a um plugin horroroso que prejudicou vários componentes do blog, qual não foi minha surpresa de ver que o Minuto HM é um dos blogs que estão como referência no portfólio do template Opti, nosso tema oficial aqui do WordPress?

    Mais:

    https://prothemedesign.com/theme-showcase/opti/

    https://prothemedesign.com/showcase-preview/minuto-hm/

    Essa foi boa!!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Rádio Minuto HM: upgrade total – escute e participe onde estiver! « Minuto HM
  2. 13º Podcast Minuto HM – 02/agosto/2013 « Minuto HM
  3. Aniversário de 5 anos do Minuto HM « Minuto HM
  4. Minuto HM, 10 anos: vem aí o Minuto HM 3.0! – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.