Yes and Friends (Marillion, Steve Hackett, UK, Queensrÿche e outros) – 2º Cruise To The Edge

O Yes convidou dezenas de bandas de prog-rock para um cruzeiro pelo Caribe, de 07 a 12 de Abril de 2014 e que passará por Honduras e Cozumel. Esta será a segunda edição do evento, após o sucesso da edição de 2013.

Já entrei no mailing list, só por curiosidade… responderam que ainda várias outras bandas se juntaram ao lineup. O cruzeiro terá shows das bandas em vários palcos no navio, encontros com os músicos, jam sessions… já imaginaram?

Confiram a página do Facebook aqui e, abaixo, o flyer com os nomes confirmados.

Cruise-to-the-Edge-2014-poster

Agora a pergunta: quanto vocês pagariam pra irem neste cruzeiro?

Abilio.

Contribuiu: Eduardo.



Categories: Agenda do Patrãozinho, Artistas, Curiosidades, Marillion, Queensrÿche, Yes

45 replies

  1. Abilio, como já lhe disse “por fora” do blog, é muito bom ver este seu post de “estreia” no blog. Anos e anos de muito papo via e-mail, aqui estamos hoje, com você sendo mais um autor do Minuto HM, uma grande privilégio deste seleto grupo de amigos que são vocês, tão conhecedores.

    Fazer cruzeiros é uma forma que parece que vem dando certo, pois vários artistas estão nessa (sem contar o “Rei” aqui no Brasil, hehehe). O Kiss está nessa (claro), a gente já falou também do Motorcycle Rock Cruise (https://minutohm.com/2010/12/27/motorcycle-rock-cruise-metal-em-alto-mar/), entre outros.

    Este é interessante não só pelo lineup, mas o roteiro turístico é igualmente maravilhoso…

    O preço? O que posso dizer é que, para mim, ainda não dá, hehehe. Mas estou aceitando cobrir o evento DE GRAÇA!!! Quem quer me mandar? 🙂

    E repetindo o que também lhe disse por e-mail: por favor, não pare neste post – continue nos trazendo suas análises, pois sei que você pode agregar MUITO por aqui, principalmente quanto a vertente prog.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  2. O line up é realmente incrível,mas é preciso saber como estão essas bandas hoje, eu confesso meu desconhecimento sobre o momento musical de bandas como Renaissance, por exemplo.
    O Yes vem bem, pelo que sei, mesmo sem o vocal original.
    Abílio, se voce puder , sei que entendimento você tem, poderia nos trazer um paralelo de como estão essas bandas ( as 7 primeiras do list) ?
    E qual é o QR que vai, do Tate ou do lado da banda?

    De qualquer forma, pra quem gosta, é imperdível. Eu mesmo gostaria de estar por lá.

    Pensando nas jams que vão rolar , imagina o Portnoy, que já vai tocar com o Transatlantic, ” de bobeira” por lá ? Do jeito que ele é , vai querer participar de todas as jams…

    E por fim, que legal ter você por aqui,Abílio, traga o Cláudio de volta para cá também…

    Alexandre Bside

    Like

  3. Abilio,

    seja bem-vindo. Realmente esperamos seus textos por aqui. O local que é hiper-democrático, vai ganhar muito com sua participação, tenho certeza.

    Em relação ao programa de viagem, é realmente um sonho. Ouvir uma música maravilhosa, em alto-mar e como disse o Eduardo, em um roteiro de tirar o fôlego (de felicidade), é realmente motivador.

    Tenho as mesmas dúvidas do BSide com relação ao momento que vivem estas bandas uma vez que atualmente tenho acompanhado mais de perto as bandas de prog metal, ou seja, filhas do movimento mais genuíno do progressivo.

    Um grande abraço e mais uma vez seja bem-vindo entre nós.

    Daniel Junior

    Like

  4. Eu conheço bem praticamente todas as bandas do poster, e posso dizer que Marillion está numa fase ótima; o UK, apesar de desconhecido por aqui, é uma banda que existe desde os anos 80 e lançou o neo-prog movement ao lado do Marillion, e eu gosto muito do material mais recente deles; o Steve Hackett lançou recentemente o “Genesis Revisited II” aonde regravou magistralmente várias músicas das fases áureas do Genesis (realmente imperdível), além do também recente “Squacket” que é a banda do Steve Hacket com o Chris Squire do Yes (totalmente imperdível!). O Queensryche, creio eu (ou espero muito) que seja o VERDADEIRO (not the Tateryche garbage…). SAGA, Tangerine e Renaissance, são clássicissimos, mas também não sei como andam (vou até correr atrás). Sound of Contact é a nova banda do Simon Collins (filho do Phil Collins), que canta e toca batera muito assim como o pai, mas achei que as composições deles são um prog-rock forçado e genérico e com letras fracas (sorry to be honest), mas é um ótimo som mesmo assim, os músicos são excelentes. Moon Safari e Lifesigns são bandas novas, que ouvi por cima mas achei bem legais.

    Terá tamém a exposição de obras do Roger Dean (artistá gráfico que fez todas as capas do YES e outras bandas). E será apresentado por este Jon Kirkman que é um radialista/escritor/presentador britânico voltado ao prog.

    Espero muito que ainda confirmem outras bandas, como o Pendragon, uma das que mais gosto atualmente, até sugiro aqui vocês “adquirirem” os albuns “Pure” e “Passion”. Eles também, ao lado do Marillion e UK, são os first neo-proggers, e apesar de um início de carreira bem + ou -, os mais recentes discos que mencionei são excelentes, um prog-metal muito bom!

    Vou ficar de olho no mailing list do Yes Cruise e retorno com novidades!

    Like

  5. Abílio, me surpreendi com o seu post! Afinal de contas não achava que o Rock Progressivo ainda tivesse toda essa força e publico para um evento desse porte. Não que eu não goste, pelo contrario, sou um grande fã do progressivo e principalmente do chamado Neo-progressivo.
    Parece que o cast ainda esta se formando e concordo integralmente com você em relação ao Pendragon, esse grupo e’ extraordinário! Particularmente acho “The Window of Life” e “The Masquerade Overture” discos formidáveis e sempre estão presentes no meu aparelho.
    Bem, se você me permite… dos grupos que você não citou no seu comentário, uma grata surpresa no cast foi o Strawbs, quando eu tinha uns 16/17 anos ouvia “Hero and Heroine” todas as noites antes de dormir, recentemente fiquei sabendo que eles fizeram um “remake” deste disco com o sugestivo nome de “Hero & Heroine in Ascencia”, infelizmente ainda não consegui encontra-lo, mas estou ansioso para poder ouvi-lo.
    Já o Presto Ballet e’ um projeto liderado pelo Kurdt Vanderhoof guitarrista e fundador do Metal Church, com músicos da sua banda solo Vanderhoof, o som tenta seguir algo na linha Neo-prog, tenho o primeiro trabalho da banda “Peace Among the Ruins” mas ele não me chamou a atenção, nunca mais o escutei. O moon Safari já e’ bem mais novo e pelo pouco que ouvi deles achei bem interessante, meio sinfônico meio acústico, com vocais e hamonias bem prog dos anos 70.
    Um abraço.

    Like

  6. Um novo e importante update/esclarecimento: o Transatlantic está na verdade confirmado para outro cruzeiro, o “Progressive Nation at Sea 2014”, que sai de Miami em 18 de Fevereiro de 2014 e vai para as Bahamas… Difícil dizer, mas este cruzeiro, pelo momentum em que vivem estas bandas, está bem mais interessante, vejam que line-up de primeira:

    Transatlantic / Portnoy, Sheehan, McAlpine, Sherinian / King`s X / Spock`s Beard / Pain of Salvation / Devin Townsend’s Project / The Flower Kings / Riverside / Bigelf / Jon Anderson / Andrew Belew’s Power Trio / Beardfish, e outros (com muitos ainda a confirmar):

    http://www.progressivenationatsea.com/lineup/

    Like

    • Abilio, eu também não tinha achado o Transatlantic nas informações do cruise do post, mas achei que estava em algum dos e-mails que você tinha recebido.

      Valeu pelo esclarecimento e post atualizado por mim.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

    • Esse é o primeiro vídeo com aúdio razoável e imagem nem tanto do Progressive Nations at Sea 2014. Nada menos que o Sr Jon Anderson juntando-se ao Transatlantic para um medley de Long Distance Runnaround e And you and I, clássicos do Yes . A voz de Jon está dando umas pouquíssimas ” rateadas “, mas achei bem legal num geral e o instrumental do Transatlantic me agradou demais .

      Enjoy !

      Like

      • Valeu pelo video B-Side!

        Realmente é um line-up de ouro, o instrumental está em cima e Jon cantando como o esperado, levando em consideração sua idade e a dificuldade dos vocais em questão.

        E enquanto abril não chega, posto aqui um teaser da “Cruise to the Edge 2014” com Pamela “Sister Mary” Moore falando um pouco sobre sua carreira, Queensrÿche e o que podemos esperar de suas performances no cruzeiro do Yes deste ano (gostei do som dela, por sinal):

        keep cruisin’

        Abilio Abreu

        Like

        • Abilio e B-Side, valeu pelas dicas e pelos vídeos. Pelo jeito, parece que o lance “overseas” vem dando certo e o mercado vai se estabelecendo – cada vez mais as pessoas querem coisas “diferentes”, e os sedentos pelo diferente são atendidos com eventos como estes, não é mesmo?

          [ ] ‘ s,

          Eduardo.

          Like

  7. Pelo jeito , o melhor é viver em alto mar entre fevereiro e abril do ano que vem…

    Alexandre

    Like

  8. Primeiro update oficial no “Cruise to the Edge 2014”. Colei os textos mais relevantes que recebi através do mailing list do evento:

    Dear Cruise to the Edge Fans,

    It’s the moment you have all been waiting for…the first update for Cruise to the Edge!! Get ready for your own personal slice of heaven as we roll out one of the greatest lineups in Progressive Rock history!! Your host, YES would like to make it official and invite you to the party! We are ready to go so let’s prepare you to reserve your place aboard!!

    In order to provide advanced information prior to the opening of our cruise reservation center, here are some important details about the cruise and the reservation process.

    7 Reasons Cruise to the Edge is the World’s Greatest Prog Rock Cruise:

    1. At least 18 New Bands (more TBA) including MARILLION, Queensrÿche, Three Friends, Renaissance, LifeSigns and more! All bands will sail for the entire cruise!!

    2. 5 returning classic favorites including YES, Steve Hackett, UK, Saga and IO Earth! All bands will sail for the entire cruise!!

    3. World’s newest and most amazing floating festival ship, the MSC Divina…with the best sound and venues.

    4. 5 night itinerary…see real Caribbean ports, not just the Bahamas.

    5. Prices start at $799 USD per person, based on double occupancy. Cruise includes stateroom, meals, concerts, events and more!

    6. Only $100 per person deposit holds your reservation with special 4-payment plan!

    7. International travelers can save up to $500 per cabin with the exclusive AIRPASS PROGRAM!

    The Ship

    Divina AtriumThe spectacular new MSC Divina is the site for Cruise to the Edge. This incredible state-of-the-art superliner has the world’s largest and finest performance theater and will soon feature the largest deck stage ever built…just in time for YES and our all-star lineup! But don’t take our word for it, check out this link:

    What’s Included

    Practically everything is included: stateroom, meals, concerts, events, activities, selected band meet and greets and more. Most featured bands and artists will be performing at least twice during the cruise…the music never sleeps! Please note that all featured bands will be sailing for the entire cruise! THIS IS A FULL SHIP CHARTER WITH MUSIC FANS ONLY. THIS IS NOT YOUR GRANDMOTHER’S CRUISE…NO BINGO, NO NAPKIN FOLDING, NO BALLROOM DANCING, ETC!!

    Itinerary

    We have selected the perfect itinerary for our 5-night voyage as we visit the pristine waters of Isla de Roatan, Honduras and the white sandy beaches of Cozumel, Mexico. Enjoy great music and new friends while exploring two enchanting ports! It all begins on Monday, April 7th, as 2014’s Most Anticipated Progressive Rock Event departs from Miami, Florida!!

    Full Website Launch

    Please note that the Official Cruise Website, http://www.CruiseToTheEdge.com will go live on or before Thursday, August 22, 2013, at 2 pm Eastern. This will allow you time to review all the details before Priority Booking and General Reservations begin as described below.

    Like

  9. Rapaz, isto é tentador. Gosto muito de viajar e sempre avaliei a possibilidade de fazer um cruzeiro pelo Caribe. Mas sempre temia cair num tour de idosos, recheado crianças barulhentas e festas com clássicos do Rei ou dance music. Agora uma tour desse calibre seria tentador. Ao ler este post já falei para minha esposa, aqui em casa: “Achamos um cruzeiro que podemos ir sem medo”. O problema que já tenho planos para viagens para todo 2014. Pergunto então: este tipo de evento é repetido? já aconteceu antes? será que pode vai rolar novamente em 2015? quanto ao preço: achei pagável!

    Like

  10. E olhem quem está falando agora do Progressive Nation At Sea 2014:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

    • Pelo tom do mailing list do Cruise to the Edge (“2014’s Most Anticipated Progressive Rock Event”) e este lance do Transatlantic tocar um show só de clássicos do YES com o próprio Jon Anderson no “Progressive Nation at Sea 2014”, sendo que Jon Anderson, após ser demitido bruscamente da banda, falou publicamente mal do ultimo disco do YES, o “Fly from Here”(http://www.rollingstone.com/music/news/ex-yes-frontman-jon-anderson-opens-up-about-getting-fired-20110706) e após a saída do vocalista Benoit David (por motivos de saúde deste), não foi chamado de volta ao grupo, que hoje tem o “jovem” Jon Davison como vocal, parece que há uma certa disputa entre os dois cruzeiros…

      Tendo assistido ao YES em Maio de 2013 em Curitiba, posso dizer que o Jon Davison está fazendo um excelente trabalho e a banda está, como sempre, instrumentalmente perfeita, mas vislumbrando Portnoy e sua turma tocando os clássicos com o vocal e compositor original, este será realmente um evento fantástico.

      Sorte do Pete Trewavas, baixista do Marillion e Transatlantic, que vai viajar e tocar nos dois cruzeiros e ainda ganhar uma graninha…

      E quanto ao preço, essa frase “prices start at USD 799” me deixa um pouco ressabiado… deve ter algum truque por trás… Sem contar que precisa ir até Miami, e portanto, fazer toda a corrida com visto pros USA…

      Like

      • Abilio, ótimo resumo da situação do Yes e os 2 atuais eventos em alto mar. Um dia destes ouvi na Kiss FM um dos seus apresentadores comentando exatamente o que você trouxe aqui sobre o novo vocal, ainda que o cara tivesse comentado que o lance da saída “por saúde” possa ter sido apenas uma desculpa e que, na verdade, ele só havia pedido “um tempo” (e que seria bem rápido) e a banda aproveitou para logo retirá-lo do posto.

        Sobre a questão do preço, eu acho que não tem muita “pegadinha”, não, ainda mais nos EUA. Claro que o preço inicial deve ser com várias restrições de acomodação, etc. Sobre o visto, bem observado, é sempre bom olhar toda a rota porque senão quem for não fará um passeio maior que pelo porto…

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Like

  11. Mais um e-mail recebido hoje do “Cruise to the Edge”:

    Adições ao line-up:
    Patrick Moraz (tecadista conhecido por seu trabalho com o Yes no LP de 1975 “Relayer”);
    Stick Men (feat. Tony Levin of Peter Gabriel / King Crimson);
    PFM (Premiata Forneria Marconi) – uma das bandas mais clássicas do forte movimento de Prog Rock Italiano dos anos 70;
    The Pineapple Thief (banda que não conheço ainda, mas que foi indicada a ‘band of the year’ no Progressive Music Awards UK 2013)
    Soft Machine (Legacy);
    Pamela Moore (para quem não lembra, ela é a nossa querida e original “Sister Mary” do “Operation Mindcrime” e certamente cantará ao vivo com o Queensryche – até já vi no youtube ela cantando na última tour);
    E também esclarecem que a banda Three Friends é formada por membros da excelente e extinta Gentle Giant;

    O texto do e-mail assim diz:

    “No need to hesitate, you can reserve your cabin for as little as $100 USD per person with 3 convenient payments over the next few months. So, get ready for the vacation of you life, go to http://www.CruiseToTheEdge.com, beginning at 2pm Eastern, (7 pm BST) today, Thursday, August 29, 2013. The faster you book, the better the cabin placement and seating assignment for the main theater shows. We want you there…join the Cruise To The Edge family and get ready for the best 5 days you’ve ever had!

    Thanks…See you aboard!

    Your Cruise To The Edge Team”

    Keeping you posted!

    Abilio

    Like

  12. Olha aí galera, mais um cruzeiro foi lançado: O “Monsters of Rock Cruise”, com grandes nomes do metal dos 80, como “Quiet Riot”, “Tesla”, “Ratt”, “Cinderella”; também contando com a presença da não-menos-famosa “The Winery Dogs” e de diversas outras bandas que confesso nunca ter ouvido falar na vida…

    Segue o link com o line-up: http://monstersofrockcruise.com/the-artists/

    Abraços,

    Abilio

    Like

  13. Essa notícia nada tem a ver com o cruzeiro, mas farei deste o espaço “Yes News” dentro do MinutoHM:

    O Yes foi finalmente indicado ao Rock ‘n Roll Hall of Fame de 2014, mesmo ano em que também são indicados Deep Purple, Peter Gabriel, Cat Stevens, The Zombies, dentre outros:

    http://www.progrockmag.com/news/yes-finally-nominated-for-the-rock-and-roll-hall-of-fame/

    Engraçado notar que houve um lobby de Democratas e Republicanos para que isso acontecesse…

    Também interessante o fato de que poderá ser uma reunião (ainda que forçada) de Jon Anderson com a banda…

    Abraços

    Abilio

    Like

  14. Novidades na “Cruise to the Edge” que estará zarpando em menos de duas semanas:

    Acabei de receber por e-mail a notícia que o Marillion está em fase final de ensaios para as apresentações no cruzeiro, mas a notícia mesmo que eles querem dar é a que o baterista Ian Mosley não poderá estar presente devido a problemas médicos (notem que não achei na internet nenhuma notícia sobre qual seria a doença/cirurgia…), vejam o texto na íntegra:

    “27 March 2014 Cruise To The Edge Update:

    We are back in the studio making final rehearsals for Cruise To The Edge. We regret to announce Ian Mosley will not be able to cross the pond with us for the Cruise To The Edge due to a routine medical procedure that will require bed rest and no travel. Ian is doing fine and expected to make a full recovery but it was an invasive procedure and his doctors have determined he’s not allowed to fly.

    In over 43 years of playing drums professionally, Ian has never missed a gig through illness and is understandably very disappointed. He’s looking forward to getting back to full fitness for the Latin American dates in May. His replacement for the cruise will be Leon Parr, who is sounding great in rehearsal!

    We look forward to seeing some of you on the boat…

    h, Mark Pete Steve”

    Mais uma vez fica aqui a preocupação, e a lembrança que nossos ídolos são de carne e osso e a qualquer momento poderão nos fazer falta… Mas pelo menos há a previsão que Mosley estará presente na tour na América Latina.

    E agora vamos aguardar pra ver como soará a banda neste cruzeiro com um baterista diferente pela primeira vez em muitos e muitos anos!

    keep cruisin’

    Abilio Abreu

    Like

  15. Minute-men,

    Já tendo sido consumado o “Cruise to the Edge 2014”, ando procurando videos das performances na internet, mas atá gora não achei nada…

    Por enquanto, sugiro verificarem o link do cruzeiro no facebook, que tem um monte de fotos e informações bem interessantes: http://www.facebook.com/cruisetotheedge

    keep cruisin’

    Abilio Abreu

    Like

    • Bem legal mesmo o link…

      Interessante como nestes eventos menores / mais específicos, temos bem menos vídeos – ou seja, é a galera específica dedicada a ver o show mesmo (bem diferente dos shows maiores / mais populares, onde o efeito das redes sociais age forte e temos material em abundância)…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  16. Abilio, Eduardo,

    Seguem alguns vídeos do cruzeiro :

    -Queensryche ( o ” real ” ) :

    Uma filmagem mais profissional , em preto e branco, com Pamella Moore, levando uma das faixas do novo álbum, A world without:

    -Yes and Friends ( sensacional, diga-se de passagem…)

    Um encontro incrível para uma cover conhecida:

    -John Wetton, Chris Squire e Steve Hackett

    Outro encontro marcante :

    – Patrick Moraz e Annie Haslam , num dueto da faixa Soon, do Yes

    – Marillion , tocando duas do Clucthing at Straws:

    Renaissance, levando uma clássica ( impressionante a afinação de Annie)

    E tem muito mais, pra quem quiser dar uma checada na internet

    Alexandre

    Like

  17. Aqui, um outro lado da moeda : Participantes do cruzeiro, músicos amadores, fazendo uma espécie de jam com vários clássicos ( entre outras ) do progressivo. A banda parece ter um certo time de ajudantes profissionais, mas os vocalistas são claramente pessoas amadoras , entre outros instrumentistas, variando de música para música. É claro, há erros, mas o clima de brincadeira , aliado a ver verdadeiros talentos entre os que arriscam, valem a empreitada , e muito. E no meio disso , coisas lindas como várias do The Dark of the Moon, Subdivisons do Rush e a maravilhosa Firth of fifth , do Genesis..

    Pra mim, muito legal a idéia …

    Alexandre

    Like

  18. Outro cruise – Monsters Of Rock – com lineup interessante: Tesla, Europe, Queensrÿche (acho que o “real”), Extreme, Lita Ford, The Winery Dogs, Stryper, entre outros: http://monstersofrockcruise.com/the-artists/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  19. Minuteiros,

    Com mais de um ano de antecedência, já foi divulgada a data da “Cruise to the Edge 2015”. Será de 15 a 19 de Novembro de 2015; portanto, com bastante folga pra quem quiser planejar umas boas férias a bordo de um super transatlântico com as melhores bandas de Progressive Rock tocando ininterruptamente.

    Infelizmente o line up completo das bandas que participarão, ainda não foi divulgado, apenas confirmado o Yes, que já por sí só vale a viagem, e Allan Holdsworth, Caravan, Banned from Utopia, Anathema, Messenger, IO Earth, Lifesigns, Airbag, Nektar, Jolly e Bigelf.

    Aqui segue o link: http://cruisetotheedge.com/comingsoon.html

    keep cruisin’ to the edge

    Abilio Abreu

    Like

Trackbacks

  1. Heavy Metal e Progressive Rock – Passado, futuro e presente « Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: