Minuto HM – Retrospectiva 2013

www.minutohm.comE lá vamos nós nos despedindo deste ano especial para o blog. O ano de 2013 marcou, especialmente, uma das características mais importantes deste blog: a maturidade do conteúdo. Parte do DNA desde sempre, isso ficou ainda mais ressaltado este ano.

Já é muito difícil fazer a retrospectiva do Minuto HM e seus 1.108 posts, com mais de 14.000 comentários (média de 8 por post) já vistos em mais de 701.000 acessos. Mais importante que os números, atualmente o blog é muito mais que o que se vê na internet por aí em geral. Os posts por aqui são as vezes apenas “iscas” (no melhor sentido da palavra) para comentários e comentários que tanto acrescentam. O blog hoje possui muitos tentáculos, como cada vez maiores podcasts e os respectivos teasers, as redes sociais, nossa agenda de shows (listamos 236 shows no país em 2013!), nossa reformulada Rádio Minuto HM, entre tantas outras coisas. Até mesmo uma página com nossa Identidade Visual foi criada.

Mas há alguns destaques que devem obrigatoriamente serem feitos. No final do mês de junho, o blog passou por sua maior reformulação desde seu nascimento: a aparente “troca de pele” trouxe trouxe ao blog um ar muito profissional e foi legal ver a unanimidade da galera com a novidade. Além dos ganhos óbvios e diretos da mudança do tema, há muito mais “under the hood” e que estamos agora colhendo os frutos. Foi o trabalho que mais me deu orgulho no ano, com certeza, fora do âmbito do conteúdos dos posts, claro.

E, claro, nossas discografias. Quem diria que, logo no início do ano, este que vos escreve iniciaria uma dura jornada com a história do MetallicA? Este era talvez a maior das “cobranças” que tínhamos por aqui. Sei que ainda estamos no início dela, e que faz tempo que não sai um post… esperem, pois agora que eu comecei, eu vou até o fim… mas, como eu tanto pedi, paciência é o que eu peço… 🙂

Já a discografia-homenagem ao Ronnie James Dio (bem como as pesquisas que acompanharam o trabalho) é mais um material fantástico que hoje o blog possui – ouso dizer, com toda a tranquilidade do mundo, que é o melhor material que conheço na internet sobre os discos das banda que Ronnie participou. Hats off para a genial dupla Remote e B-Side!

E tem mais: todos nós fomos surpreendidos com os retornos de duas figuras tão presentes nos tempos dos e-mails: Abilio e Claudio. O Abilio entrou em contato com a gente para mostrar a todos seu trabalho, chamado Open Windows To Nonthingness e, depois disso, voltou de vez ao blog, mais ativo que nunca! E o resultado disso é um verdadeiro privilégio ao blog, pois através dele o Minuto HM iniciou mais uma fantástica jornada: a Discografia Rush. E ele fez muito mais pelo blog, fazendo inclusive uma vinheta com uma música-tema, além de uns stamps, como se diz lá no sul, muito “massa”.

Também foi iniciada uma nova série de posts no blog, chamada “Direto do Túnel do Tempo“, onde são trazidos os materiais que estão sendo resgatados antes da criação do blog – os tais e-mails que motivaram o MHM virar mesmo um blog.

Também tivemos três “estreantes” no mundo dos posts do blog (já que o trio sempre foi muito ativo nos comentários): o Daniel, o Glaysson e o Schmitt.

Fizemos também alguns Meet & Greet, como no caso do Dio Disciples e o (re)encontro com Eddie Trunk, sem contar que tivemos convidados do Alice In Chains – Brasil trazendo o encontro deles com a banda!

Vamos então saborear novamente alguns dos posts do ano, incluindo nossas coberturas de shows. É a chance, também, de curtir algum post que tenha passado durante o ano! Deixemos então o Tim “Ripper” Owens saudar o blog antes de tudo :-):

_____________________________________________

Nossos podcasts:

_____________________________________________

Sorteios:

_____________________________________________

Discografia finalizada:

_____________________________________________

Discografias em andamento:

_____________________________________________

Por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Coberturas e Resenhas de shows:

_____________________________________________

Um slideshow com algumas das fotos publicadas no blog neste ano (apesar de algumas não parecerem):

Este slideshow necessita de JavaScript.

Que venha 2014 – que venha o ano que marcará meia década de existência do blog Minuto HM!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:AC/DC, Accept, Aerosmith, Alice Cooper, Alice in Chains, Anthrax, Armored Saint, Artistas, Avenged Sevenfold, Backstage, Bandas Independentes, Black Label Society, Black Sabbath, Blaze Bayley, Cada show é um show..., Cavalera Conspiracy, Chickenfoot, Covers / Tributos, Curiosidades, Deep Purple, Def Leppard, DIO, Dream Theater, Exodus, Faith No More, Foo Fighters, Ghost, Guns N' Roses, Helloween, Instrumentos, Iron Maiden, Jimi Hendrix, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Living Colour, Manowar, Marillion, Mötley Crüe, Músicas, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Motörhead, Nirvana, Off-topic / Misc, Pantera, Pearl Jam, Pink Floyd, Queen, Queensrÿche, Quiet Riot, Rainbow, Rolling Stones, Rush, Saxon, Scorpions, Sepultura, Slayer, Tá de Sacanagem!, The Beatles, The Winery Dogs, Thin Lizzy, Twisted Sister, UFO, Uriah Heep, Van Halen, Whitesnake, Yes

11 respostas

  1. Qualidade, qualidade, qualidade, qualidade – 4 anos de qualidade e cada vez melhor. Eu tenho orgulho de participar disso aqui! Se por um lado, meu tempo não é mais o mesmo, por outro lado temos sempre uma nova galera que melhora o nível do blog, então considero 2013 o melhor dos anos do MHM, que beleza! Nos podcasts também ressalto que só tem fera. O último foi o melhor – é incrível a capacidade de se auto inventar cada vez mais. Abílio, Eduardo Schimit, Cláudio, Daniel, JP, Bside, Marcus, Rolf, e por aí…é muito conhecimento junto – dá para ficar calado do começo ao fim e só ficar assistindo de camarote. E nosso presidente participa de tudo, desde os podcasts, os posts (todos os assuntos), na condução do blog, nas invencionices, com maestria, realmente – basta ver o ultimo capitulo da discografia DIO – o seu comentário que foi correta e inevitavelmente incluído no NR, só nos dá satisfação.
    Revendo o material é impressionante no que se torna esse blog e ainda melhor – os comentários que sempre acrescentam, quase são como novos posts, nos próprios posts, coisa rara de se ver em outro lugar.
    Em resumo que venha 2014 – estamos em excelentes mãos!
    Abraços
    Flavio

    Curtir

    • Remote, agradeço imensamente a você por fazer o espaço aqui ter tanta qualidade, como você destacou. O orgulho é talvez a melhor sensação que podemos sentir ao fazermos parte de algo como um blog ou mesmo da vida das pessoas. Obrigado a você novamente.

      Da lista de amigos, quem sabe em 2014 a enciclopédia JP não nos brinda virando um autor por aqui? Seria um marco, sem dúvidas, para acompanhar a galera que já faz isso. Se os comentários já são um show à parte, os posts seriam a cereja, sem dúvidas.

      Você se manifestar no sentido de incluir um comentário meu na discografia Dio foi um privilégio muito grande. Obrigado.

      Que em 2014 nosso tempo ajude para que este blog continue assim.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Eduardo,

    A retrospectiva é tão sensacional, que me deixou até sem palavras (e olha que isso é bem difícil de acontecer, como vocês já puderam notar!). Que ano!

    Fico realmente emocionado na parte que me toca, em primeiro lugar, por você “acreditar” no meu ultra-solo CD – Open Windows to Nothingness – fazendo um post maravilhoso sobre o mesmo, e o feedback positivo de todos os que ouviram e comentaram. Como já disse, o disco é uma homenagem ao Rock e a tudo relacionado a ele, e isso se aplica a todos aqui!

    Logo após isso, o convite para que eu pudesse dividir o pouco que conheço sobre Metal e Prog, abrindo o espaço para meu primeiro post sobre o assunto.

    Daí em diante, fui me envolvendo cada vez mais com as excelentes resenhas, informações e discussões nos milhares de posts já existentes e que eram lançados no blog, e posso afirmar que tudo aqui é muito inspirador! Foi só eu ler o post sobre o Rush que o Bside havia escrito, que imediatamente caiu minha ficha: preciso escrever a Discografia Rush!

    Daí, na semana que antecedeu o 14º podcast, veio a ótima idéia e corri para aprontar o “tema do Minuto HM” – “Mad Hatter’s Punch”, a tempo de lançarmos o mesmo durante o podcast – missão cumprida!

    E por sinal, o podcast foi um dos meus momentos mais felizes do ano! Como foi legal conhecer “em voz” a galera que tanto gosto, estes mestres do Minuto HM, e também reencontrar o Claudio, que foi quem me colocou no grupo dos emails da época da “Insane List” lá em 2007 – sem o qual eu aqui não estaria.

    Consequencia disso, em sincronicidade total de pensamento, iniciamos os resgates “Direto do Tunel do Tempo”, que justificam o porque da existência desse espaço até os dias de hoje!

    Nem parece que estou “de volta” ao grupo há apenas 6 meses, que foram intensamente vividos, e “digo ao povo que fico!” Me aguardem, pois terei várias surpresas para 2014!

    Quero parabenizar a todos os autores e convidados do blog pelos excelentes posts e coberturas, que tanto me adicionaram em conhecimento e entretenimento! O conteúdo que há aqui é algo sem precedentes!

    E por fim, o mais importante é essa nossa AMIZADE, todos conspirando por um ideal comum, ou seja, o ar que respiramos, esse tal de ROCK N’ ROLL!!!!

    Um grande abraço e ótimo 2014 a todos do MHM!!!!

    keep bloggin’

    UP THE MINUTOS!

    Abilio Abreu

    Curtir

    • Abilio, fiz questão mesmo de destacar o seu retorno, pois além do próprio fato de termos mais um amigo e grande conhecedor por aqui, suas contribuições com / para o blog foram muito marcantes nos últimos 6 meses.

      Reconheço um enorme esforço seu em por as “pendências” pelo tempo ausente em dia e em querer contribuir e ajudar com tudo, sempre com muita boa vontade e respeito. Obrigado mesmo, não por mim, mas em nome do blog, que é o que une essa galera de tempo tão escasso e distâncias físicas que poderiam atrapalhar, mas não atrapalham…

      Parabéns pelo trabalho em 2013, pelo disco “ultra-solo” e boa sorte com ele em 2014. Você precisa “queimar” mesmo umas mídias físicas dele e fazer o trabalho de divulgação, como disse, por canais como o “Heavy Lero Indica”. Seu trabalho merece.

      Que em 2014 tenhamos muito prog, Rush e mais que você possa nos brindar.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  3. Eu aqui só agradeço pelas ” aulas” recebidas durante um ano onde o tempo foi muito curto e teve de ser ” cavado ” à força. Terminado o ano, ficam as realizações que o blog eternizou, o fechamento da discografia do Dio , o encontro no Rock in Rio, os sons que a gente levou, os podcasts cada vez mais sensacionais, as coberturas de shows, as notícias, as trocas de informações.
    Mais uma vez é um privilégio trocar conhecimentos com feras como o J.P.,o xará do Sul Schimdt, o Daniel.
    Mais uma vez foi ótimo estar em contato com o Rolf, com o meu irmão Remote, foi muito legal ter conhecido o Glaysson, ter novamente lido algo do Renato, e do meu amigo Chris. Agora no fechamento do ano, que post espetacular o trazido pelo Eduardo e pela galera do fã clube do AiC!
    Eu espero não esquecer ninguém, mas isso é talvez impossível, foi muito legal rever a galera do Paraná, o Cláudio recentemente também no Rio ( deve ter ficado surdo, provavelmente…) e o Abílio, que hoje tem a responsabilidade compartilhada de desenvolver as discografias no blog com o Eduardo. Mas ele vai tirar de letra, pois o homem é uma máquina plugada em um milhão de volts….
    E por fim, Eduardo, obrigado por concordar com todas as doideiras que todos nós inventamos e por viabilizar este espaço que vai cada vez melhorando mais. Esse foi o melhor ano do blog, mas ano que vem, eu tenho certeza, ainda vai ser melhor!!

    Um muito obrigado por tanto conhecimento que adquiri, agradeço cada um de vocês!

    Até 2014, com muito rock and roll!!!

    Alexandre

    Curtir

    • Mestre B-Side, sua humildade em fazer agradecimentos pelas aulas por aqui diz muito de você mesmo. Quem tem que agradecer somos nós, na verdade. Muito obrigado.

      O ano de 2013 marcou grandes feitos mesmo para o blog, como você disse. E que agradeço pelas contribuições, indicações, discussões e ideias e que a fonte nunca seque…

      Agora, com o Kiss em banho-maria e com a Discografia Dio finalizada (ou não?), qual a próxima meta dos gêmeos por aqui?

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Pessoal, segue também o tradicional relatório anual do WordPress (login necessário): https://minutohm.com/2013/annual-report/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Grande Eduardo.
    Parabéns pelo excelente trabalho concatenando toda aquela bagunça.
    Grande abraço.
    Cláudio

    Enviado via iPhone

    >

    Curtir

    • Claudio, seu retorno junto ao do Abilio foi um grande momento de 2013 e espero que agora continue – sua participação no podcast foi excelente, assim como do amigo. Obrigado ainda por ter me enviado sua preocupação quanto ao funcionamento do blog em dispositivos móveis, avisos como estes me ajudam a identificar possíveis problemas e tentar melhorar sempre por aqui.

      Que a bagunça dos e-mails continue por agora neste espaço, pois a essência é a mesma de sempre…

      Valeu!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  6. Eu quero agradecer pro ter conhecido este site e por ter sido recebido de braços abertos pela família HM.
    Não vou citar nomes para não esquecer de ninguém, mas como já foi falado acima, o que se destaca aqui é a imensa qualidade dos posts e dos comentários. Cada vez que confiro os novos textos fico impressionado com o nível das informações que se encontra aqui.
    Espero poder continuar fazendo parte desta turma “tri legal” em 2014.
    Abs.
    Eduardo Schmitt

    Curtir

    • Schmitt, falo por mim e tenho certeza que por todos neste caso, que sua chegada no blog, assim como de tantas pessoas legais – J.P., por exemplo, mas toda a galera que escrevre por aqui, fortaleceram muito o espaço em todos os sentidos. Além da natural questão do gosto, as opiniões e discussões são sempre muito enriquecedoras e respeitosas. Com esta fórmula, o sucesso é garantido de qualidade.

      É um prazer ter caras como você no Minuto HM e já termos nos encontrado por mais uma vez em shows, mesmo sem querer.

      Aproveito seu comentário para agradecer novamente a toda a galera – 2014 está só começando mas já tem tanta coisa legal rolando que mostra como o ano vai ser legal – ou melhor, “tri legal”.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.