Cobertura Minuto HM – pré-estreia: TV Gazeta conta a história dos The Beatles em especial de 4 episódios

O Minuto HM foi convidado pela TV Gazeta (São Paulo – SP) para participar em primeira mão da pré-estreia para a imprensa (16/junho/2014) da exibição do especial sobre os Beatles (Beatles Especial) – é, pessoal, o Minuto HM chegou lá!

O programa vai ao ar hoje, dia 20 de junho, às 23:30 (aniversário do Rolf Henrique – o nosso Rolfístico Personagem). O especial, que será dividido em 4 capítulos, sempre irá ao ar neste horário às sextas-feira na TV Gazeta (canal 11 em SP ou pela internet). Este programa tem como base contar a história do quarteto de Liverpool em comemoração aos 50 anos da explosão batlemaníaca no Brasil e será apresentado pela Simone Tortato. Este possui depoimentos dos convidados Ronnie Von (cantor e apresentador de TV), Eduardo Araújo (cantor), João Barone (baterista do Paralamas do Sucesso), Kid Vinil (cantor da banda Magazine – “eu sou boy”, lembram? – DJ e especialista em música), João Marcelo Bôscoli (filho de Elis Regina e César Camargo Mariano, irmão da Maria Rita, produtor musical e um dos sócios da Trama), Sérgio Dias Batista (guitarrista dos Mutantes e grande fã do Rock Inglês em geral…um cara a frente do seu tempo, sempre), entre outros. Além dos depoimentos destas grandes personalidades, a banda ZoomBeatles se apresenta no programa interpretando de forma caracterizada – de acordo com as épocas das banda – os grandes sucessos do Fab Four.

Faltavam menos de 10 minutos para às 17:00 quando encontrei com o Rolf Henrique em frente ao prédio da TV Gazeta, no coração da Av. Paulista. Depois de alguns desencontros de informação, encontramos a recepção do evento e havia um coquetel de recepção muito bem organizado. A sala de recepção tinha vários paineis que fizeram parte da cenografia do documentário.

Desde o começo fomos muito bem recebidos pelo pessoal da TV. Após nos identificarmos, recebemos um folder impresso com informações do especial dos Beatles e informações adicionais sobre a programação da TV Gazeta. Ainda, recebemos um impresso sobre o documentário e o CD da banda ZoomBeatles, “Please Please Me 50 anos”. Além do blog da família do Heavy Metal, também estavam presentes representantes de outros blogs como o Aviões e Música e jornalistas, entre eles Airton Diniz, editor da revista Roadie Crew, um dos veículos de maior referência do Metal no Brasil.

Lito e Ana do Aviões e Música

Lito e Ana do Aviões e Música

Antes do início do evento, a TV Gaveta gentilmente convidou a todos a conhecerem a empresa com um tour pelos principais departamentos da emissora e também da Rádio Gazeta. Começamos pelos andares destinados à TV com a sala para receber convidados que possui um painel com rostos históricos e atuais da emissora.

Em seguida, conhecemos alguns sets onde são gravados os mais diversos programas do canal, incluindo jornais, programas de culinária, entrevistas etc. Entre um setor e outro deu tempo até de dar uma “tietada” com o ótimo Flávio Prado.

Passada a parte “mágica” da TV, conhecemos o departamento de acervo de filmes e de jornais! Sim, jornais físicos mesmo, no caso A Gazeta Esportiva. Todas as edições dos impressos, desde os anos 40, ficam armazenados em uma sala em condições climáticas controladas para aumentar sua vida útil. Mesmo assim, a emissora está com um projeto em andamento para digitalizar todas as edições em formato OCR, e estes ficarão disponíveis para todo o público através da rede mundial de computadores. Para se ter uma ideia da importância desta coleção, o registro original da famosa bicicleta de Leonidas da Silva foi feito pela Gazeta, informação esta que nos foi dado graças ao questionamento do nosso Rolfístico amigo. Fazemos um agradecimento especial ao Casemiro, responsável pelo acervo.

Ao sair deste local, conhecemos a área destinada a redação dos programas da emissora. Para nossa surpresa, a área é bem estruturada e as equipes são bem enxutas. Em seguida visitamos a área de operações, onde os controladores são responsáveis por tudo que vai ao ar no canal, incluindo edição de programas, inserção de comerciais etc. É um setor interessante, que mereceria até uma visita exclusiva para os mais aficcionados.

Era a hora de nos aproximarmos do assunto principal da visita. Chegamos à rádio, onde fomos muito bem recebidos pelo Marcio de Paula, que já tinha separado uma incrível coleção de bolachas dos 4 garotos de Liverpool, incluindo diversos compactos (hoje seriam “singles”). Destaque pra o lendário White Album com número de série. Coisa linda! O Marcio também nos mostrou uma incrível coleção de discos, dos mais variados estilos. Entre uma puxadinha aqui e outra ali, conseguirmos encontrar um disco do Heart e uma coletânea do Rock que incluía, entre outros, o Mötley Crüe! Por razões óbvias, foi aqui que os visitantes (nos incluímos) passaram mais tempo durante a visita.

E abaixo, uma raridade – disco de 16 polegadas sendo comparado com outros formatos de vinil:

E foi então que retornamos ao belo auditório do prédio, que foi o ponto de partida do nosso tour. Lá fomos recebidos pela simpática Simone Tortato e pelo produtor do programa. Ela explicou o objetivo do especial, uma mistura de documentário com musical, como ela mesmo definiu. Em seguida vimos o primeiro episódio na íntegra, além de trechos dos 3 outros episódios. O especial traz fatos históricos da banda anteriores à sua formação definitiva, como começou, quem entrou, quem saiu, o que aconteceu na Alemanha etc. Além disso, o programa também traz entrevistas com músicos que citamos acima e profissionais da área que viveram a Beatlemania nos anos 60. A parte musical fica por conta da ótima ZoomBeatles, banda tributo do Fab4. Um detalhe interessante é que o figurino da apresentadora e da banda vai mudando de acordo com a época, um detalhe que aumenta a imersão e a conexão com a história.

Encerrada a exibição, os visitantes tiveram oportunidade de fazer perguntas para os responsáveis pelo programa. Nosso Rolfistico Henrique amigo fez uma pergunta simples, mas provocativa: “Por que Beatles?” – dada toda a relevância da banda e o que já foi exposto sobre a história dos quatro. A resposta foi ainda melhor: “Por que não?” A apresentadora em seguida explicou que queria fugir do óbvio ao falar de Beatles e declarou ser uma grande fã da banda. O resultado agradou bastante aos presentes, incluindo este que vos escreve. Inclusive, como não somos os maiores dos conhecedor do quarteto, já aprendemos coisas novas lá mesmo! Muito bom!

E para encerrar a noite, nada melhor que um Pocket Show com a banda ZoomBeatles, a mesma que participa da iniciativa da TV Gazeta. A banda segue à risca o figurino, a sonoridade, os instrumentos e até os penteados da banda original. Tudo muito bem feito. O set da apresentação trouxe:

1 She Loves You
2 A Hard Day’s Night
3 I Wanna Hold Your Hand
4 Please Please Me
5 You Love Me Too
6 Twist and Shout


Por fim, gostaríamos de formalizar aqui nosso agradecimento à TV Gazeta e seus colaboradores, sempre muito atenciosos, solícitos e bem humorados. Parabenizamos também toda a equipe pela qualidade do programa sobre os Beatles.

O primeiro dos 4 episódios do especial vai ao ar hoje, dia 20/06, às 23:30. Não percam!

Abraços!

Marcus [106] Batera e Rolf Henrique – Rolfístico “RolfDio” Personagem.

Contribuiu: Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Artistas, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Mötley Crüe, Músicas, Resenhas, Setlists, The Beatles

5 respostas

  1. Bem, isso aqui é não menos do que espetacular!!! Antes de tudo, parabéns pela cobertura do evento e foi ótimo que o MInuto HM tivesse o Marcus e o Rolf como representantes do blog na tv Gazeta. Amigos, vocês tiraram de letra essa responsabilidade.
    Vale aqui também celebrar o convite que o blog recebeu da própria Tv para lá estar no evento. É algo pra refletir sobre a importância e o crescimento que o blog vem conquistando, mantendo sua essência.
    Também vamos destacar que a série ao que parece tem um material e conteúdo primoroso, vale checar todos os capítulos. E pra quem não viu, como eu, que somente li este texto quando a primeira parte já havia sido exibido, tem um replay no domingo agora, dia 22/06, às 19:00 hs.
    E por fim vale também checar a página da internet da banda cover que teve a responsabilidade de criar a parte musical do documentário. Os detalhes são de estarrecer, foi excelente a escolha da Gazeta.

    Marcus e Rolf, considerem-se as testemunhas oculares de mais um momento ímpar do blog!

    Alexandre

    Curtir

  2. b-side
    Acho que voce resumiu bem: a visibilidade do blog foi sensacional
    A TV Gazeta tambem caprichou no especial. Eu assisti de novo e adorei

    Curtir

  3. Marcus e Rolf,

    parabéns por representarem tão bem o blog e óbvio, parabéns a todos que contribuem para o “profissionalismo” do MinutoHM. Eu tenho certeza que todos estão felizes e mesmo sob pretensões modestas os lugares alcançados são inimagináveis em primeiro momento.

    Eu sou fã e perdi o primeiro episódio mas vou buscar.

    Abraço,

    Curtir

  4. Bom, quero começar dizendo que o post é mais uma marca de orgulho para este espaço. Fiquei extremamente feliz de ter sido convidado, em nome do blog, a fazer parte deste evento. Quero agradecer ao Marcus mas especialmente ao cara com a agenda mais complicada do mundo, Rolf, pelo esforço em atender ao evento em nome do blog.

    A cobertura está espetacular – as fotos e vídeos, ótimos. Tudo muito interessante e é ótimo ver que tudo foi bem. Tive a oportunidade de conhecer o Flavio Prado quando tinha 10 anos de idade, além do Milton Neves, ainda quando a dupla cobria o futsal às terças-feira em São Paulo. Eu ia com meu pai quase toda terça acompanhar os jogos, especialmente os do Corinthians, claro. Eles leram no ar do extinto canal 16 da TV – UHF (TV Jovem Pan) e filmaram a gente a noite toda. Foi muito legal e o Flavio, que é do bairro da Penha (o mesmo onde nasci), é um cara muito gente boa mesmo, humilde, sincero e imparcial – um jornalista de primeira mão.

    Conforme fui montando este post com tudo, me senti lá dentro. O excelente texto é do Marcus com ótimos e característicos pitacos “rolfísticos”. Gostei demais da parte dos acervos, especialmente do da parte musical.

    Assisti ao primeiro capítulo e achei muito bem montado e produzido, e já estou ansioso pelo segundo depois de amanhã. Um grande parabéns à toda equipe da Gazeta que recebeu o Minuto HM e os outros convidados tão bem, “abrindo a casa” para gente, e também aos excelentes músicos da ZoomBeatles, banda que sempre toca com muita fidelidade à banda mais famosa do planeta.

    Por fim, um agradecimento especial também à Assessoria de Imprensa da TV Gazeta pelo convite e a todos envolvidos nesta produção especial. E, claro, novamente ao Marcus e Rolf por todo o material único que temos por aqui agora.

    Long Live Minuto HM!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Divulgação da banda ZoomBeatles no Facebook para a cobertura do blog:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.