Série de pesquisas sobre “Instrumentos” – Geezer Butler: escolha seu baixo preferido

Galera, para a continuação da série escolha seu instrumento favorito, vamos ao lendário baixista do Black Sabbath: Geezer Butler.

Geezer Butler

Geezer Butler

Relembrando: o objetivo desta série é que todos aqui escolham um dos instrumentos apontadas na pesquisa ao final do post para ser a sua favorito. O critério é subjetivo, basta escolher um, utilizando fatores pessoais que podem ser beleza, importância, sonoridade, simpatia pela cor, modelo, entre outros inúmeros fatores.

Novamente deixemos claro que alguns dos instrumentos de Geezer não estão incluídos, já que nesta série listamos no máximo 10 instrumentos por pesquisa. Eu espero ter selecionado os mais significativos. Vamos em ordem cronológica, até para evitar algum tipo de preferência.

1) Sunburst Fender Precision 1969

01 Fender Precision 69 Sunburst 000 01 Fender Precision 69 Sunburst 01

Geezer inicia sua trajetória no Black Sabbath com uma escolha clássica – o primeiro baixo elétrico inventado é o Fender Precision. Ele utilizaria este instrumento nos dois ou três primeiros discos e suas tours. Os modelos incluem Fenders de 62 e 69 (utilizado no clipe abaixo).

2) Ampeg Dan Armstrong Plexi Bass

02 Dan Armstrong PlexiGlass Ampeg Dan Armstrong Plexi Bass

O baixo Fender Precision foi “perdido” na alfândega e durante algum tempo Geezer usou um baixo de acrílico transparente da Marca Ampeg Dan Armstrong. Não encontrei nenhum vídeo desta fase e há pouquíssimas fotos, porém encontrei inclusive a venda no ebay por até US $5,889.00.

3) White John Birch

03 Black_Sabbath_Geezer_Butler 04 03 Black_Sabbath_Geezer_Butler 01

Talvez procurando mais versatilidade e adequação as afinações mais graves, Geezer utilizaria baixos feitos à mão nos álbuns e tours de Black Sabbath Vol 4 e Black Sabbath Sabbath Bloody Sabbath. Era um baixo branco muito similar ao Rickenbacker El Dorado, porém feito pelo a mão pelo Luthier Jonh Birch, que já fornecia captadores e instrumentos para Tony Iommi. Era utilizado em forma estéreo, onde os 2 captadores são ligados a amplificadores diferentes. Há um outro detalhe interessante no logotipo no corpo do baixo, está escrito Cocaine, com as letras da Coca-Cola…

California Jam – 1974 – War Pigs – com maior detalhe em 05:15 min:

4) Sunburst 8 string John Birch

04 Black_Sabbath_Geezer_Butler John Birch 8 strings

04 Black_Sabbath_Geezer_Butler John Birch 8 strings 02 04 Black_Sabbath_Geezer_Butler John Birch 8 strings 03
Para os álbuns Sabotage e Technical Ecstasy, Geezer, além do baixo branco anterior, incorpora um baixo “hand made” por John Birch com 8 cordas com pintura “sunburst” semelhante ao seu Precision do começo de carreira. Não encontrei nenhum vídeo, nem referência de quais músicas ele utiliza e há pouquíssimos registros em foto que disponibilizo acima.

5) Fireglo Rickenbacker 4001

05 Rickenbacker Fireglow 1978 - Site 01 05 Rickenbacker Fireglow 1978 - Site
Geezer havia comprado este Rickenbacker 4001 vermelho “degradê” de Glen Hughes (Deep Purple). Ele utiliza mais notadamente na tour de Never Say Die, no concerto que foi filmado e registrado em vídeo abaixo e também numa apresentação nos estúdios da BBC. Há rumores que ele novamente utilizaria mais a frente em outros shows na carreira solo de Ozzy. O Rickenbacker 4001 é outro clássico instrumento, que foi largamente utilizado principalmente nos anos 60/70 por artistas como Paul McCartney, Geddy Lee, Roger Glover, Chris Squire, entre outros.

Geezer aparece em 01:10 min:

6) Natural BC Rich Eagle Bass

06 BC Rich Eagle Live Evil 00 06 BC Rich Eagle Live Evil 03 06 BC Rich Eagle Live Evil 01
Já na fase Dio e também Gillan (Born Again) entre 1980 a 1983, Geezer começaria a utilizar baixos da BC Rich. Entre outros recursos há uma chave de 6 posições que permite grande variação de combinação (com defasamento) dos captadores, além de botões de volume e tom, um instrumento bem versátil para a época.

Veja abaixo no vídeo do nunca lançado DVD do Live Evil (1982) em 1:22 min:

7) Red Custom BC Rich

07 BC Rich Live Aid 03 07 BC Rich Live Aid 02 07 BC Rich Live Aid 01
Para o Live Aid, a banda original é reunida num curto set, onde Geezer aparece com este baixo vermelho, que além de alavanca de tremolo (mostrada na 2a foto acima), é também muito versátil,  tendo várias chaves para ligar e desligar os captadores, além de modificar a maneira (baixo ativo ou passivo), e defasamento entre os captadores. Este baixo foi utilizado somente no Live Aid.

Com maior detalhe em 4:53 min:

8) White Spector

08 Spector White complete  Geezer
08 spector
Na turnê e no álbum No Rest For The Wicked do Ozzy Osbourne ele usou um Spector Branco, provavelmente para dar maior modernidade ao som e também ao visual. Geezer também utilizou um modelo em preto, porém o branco era o mais utilizado.

Ele aparece melhor em 1:33 min:

9) Black Passion bass 5 string Vigier

09 Vigier Bass Black 1992  03
Nos anos 90, Geezer grava com este baixo o álbum Dehumanizer (com Dio de volta) e Cross Purposes com o Tony Martin no Sabbath, além de Ozzmosis do Ozzy Osbourne e mantém seu uso até a Reunion Tour (1999). Ele utiliza baixos Vigier, nos Modelos Passion de 5 cordas, assim como Arpege, todos com simbolo Henry (o anjo no corpo do baixo) e Excess de 4 cordas.

09 Vigier Bass Black 1992  083

Abaixo a utilização em Master of Insanity – o baixo Passion Vigier de 5 cordas. Mais detalhadamente em 0:30 min:

Em 14:12 min, o modelo Arpege de 4 cordas (fora da votação):

10) Black PJ Lakland

10 Lakland Geezer Butler Signature Bass - 2013 02 10 Lakland Geezer Butler Signature Bass - 2013 01
Ja nos anos 2000, no Heaven & Hell e na atual fase, Geezer utiliza varios tipos de baixo Laklands (PJ, Precision, Jazz Bass, Jaguar, etc). A empresa produz e fornece a ele, por sua escolha, instrumentos com um som muito semelhante aos Fenders, em um claro retorno aos primeiros tempos. Neste acima, há a combinação PJ (Precision – Jazz Bass) dos captadores e novamente o símbolo Henry (o anjo no corpo do baixo). Recentemente Geezer lançou o seu modelo (signature) dos captadores EMG que usa nos atuais Lakland.

Como destaque no vídeo abaixo em 11:10 min:

E aí? Qual é o seu favorito?

ATUALIZAÇÃO EM 07/MAR/2015 por Eduardo: pesquisa fechada! E quem venceu de ponta a ponta tem em seu nome as 5 cordas. O Passion Vigier de 5 cordas levou de forma isolada, tendo 1/3 do votos.

Confira os resultados finais abaixo:

Flavio Remote.



Categorias:Artistas, Black Sabbath, Curiosidades, Deep Purple, DIO, Discografias, Instrumentos, Pesquisas, Resenhas, Rush, The Beatles, Yes

16 respostas

  1. Bem, o segundo capítulo desta enquete acerca de instrumentos traz um mestre nas 4 ( e 5) cordas e dez das suas ferramentas principais.
    Interessante é que Butler normalmente não vai nos baixos mais comuns, exceto pelo início da carreira e no uso do Rickembacker comprado de Glenn Hughes ( se não me engano, a negociação se deu durante o California Jam de 1974).
    Há baixos para vários gostos, inclusive um de 8 que deve ter uma sonoridade a qual não me atrevo a tentar entender.
    Já passados alguns dias da votação, e com 10 votos, parece que o baixo que Geezer trouxe para o Brasil na história tour com o Sabbath fase Dio da década de 90 vai caminhando para vencer. Por fora corre o antológico baixo que serviu das gravações do incrível Live Evil. Acredito que os demais não tem chance pra vencer, mas outros 4 baixos já foram citados.
    O post está excelente e o baixista teve durante sua carreira outros tantos baixos que acabaram não entrando aqui, inclusive um listradinho que não acho que iria fazer sucesso também.

    Vamos acompanhando o desenrolar da enquete, até quando ela se segue?

    Alexandre

    Curtir

  2. Este post ta irsdo demais
    Muito maneiro
    Muito bom
    Muito obrigado remote

    Curtir

  3. Gostei particularmente do resultado, pois os meus prediletos estão nos dois primeiros.
    1) O Baixo Vigier Preto de 5 cordas foi o meu escolhido e lembro dele ao vivo no show da dehumanizer tour, na abertura de Master of Insanity, além de ter sido usado em um dos albuns que mais gosto da banda – Dehumanizer.
    2) O BC Rich natural (madeira) é um outro ícone, lembro do LIve Evil e sempre me identifiquei com o modelo, acho muito bonito e também ganha força por ter sido utilizado na Mob Rules Tour – a tourne de meu album predileto.
    No mais destaco também os que empataram em segundo, um bonito baixo branco Spector na fase “mais mordenosa” de Butler e o atual e (pelo contrario) retrô Lakland, num visual classico inspirado num Fender Precision, o mais tradicional do baixo. Acredito que o Lakland ganhou força justamente por ser o atual instrumento de Mr. Geezer.
    E por fim ainda houve votos no (pra mim) esquisito baixo em acrilico, e surpreendentemente não houve nenhum para o vermelho pontiagudo Bc Rich da epoca do Live Aid, que esperava que agradasse a alguns votantes.
    Legal o resultado, a pesquisa, e vamos para a próxima.
    Abraços
    Remote

    Curtir

  4. Flavio,
    Maneiro o post. Deixo a sugestão para pesquisa dos top 10 no geral dos baixistas e também para os guitarristas.
    Valeu!

    Curtir

  5. O resultado, se não era o completamente esperado, era no mínimo bastante coerente. O baixo em questão tem uma importância bastante considerável para a carreira de Butler, além de sua beleza sóbria.
    Talvez o mais esperado fosse que um dos baixos da fase mais tradicional, de mais sucesso da banda, fosse o escolhido. O primeirão , do live in Paris, aquele com o adesivo cocaine, o rickenbacker adquirido a Hughes, que está no oficial mais conhecido com Ozzy e também o lindo BC Rich do Live Evil correriam disputando nesta vertente.
    Mas eu também aprovo inteiramente o resultado e o vencedor.
    Embora tenha votado por um caminho totalmente oposto, pois achei este baixo branco da tour com Ozzy solo, o Spector, muito bonito.

    Em breve, eu espero, teremos mais uma etapa da votação, vamos ver…

    Alexandre

    Curtir

  6. E la vamos com o lado luthier da coisa, pois indico (fortemente) o canal Dave’s World of Fun Stuff para quem se interessar pelo lado construtivo, “manutentivo”. E olha quem apareceu lá – o tal famigerado acrílico. Partes 1 e 2 abaixo:

    Curtir

  7. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. A implacável resenha de “RELENTLESS – 30 Anos de Sepultura” – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.