Aniversário de 8 anos do Minuto HM

Fala, galera! Hoje comemoramos 8 anos do nascimento do blog Minuto HM! E a festa? Bom, o MetallicA toca a noite na cidade de São Paulo!

e_clock_old

Como de costume, é hora de revisarmos um pouco da “saúde numérica” do espaço. Ainda que isso tenha relevância baixa perto do objetivo principal do blog (organizar e especialmente registrar os conteúdos e andamento da vida), sempre nos dá uma direção do que vamos fazendo.

Mas também como sempre é importante comentar em uma data como esta, mais que os números, é agradecer a todos que aqui participam, sejam por posts, comentários, ou como cada um pode. O blog continua sendo o mesmo espaço de sempre e registra com rara e única felicidade o encontro de pessoas que estão em diferentes partes, com diferentes vidas e gostos, mas que quando se reúnem para falar de heavy metal, “magicamente” a coisa funciona.

Vamos lá então…

www.minutohm.comData de corte das informações: 25/mar/2017.

AUTORES DO BLOG

São as pessoas que se dedicam a este espaço ser único como é. Cada um da sua forma, do seu jeito, mas sempre com uma coisa padronizada: a qualidade do que é trazido. Em textos pequenos, médios ou quase sempre muito maiores do que estamos vendo por aí, pouco importa: é a identidade de cada um que vai sendo contada a cada post. E é sempre importante frisar: o convite continua sempre em aberto àqueles que quiserem participar como autor no blog!

De 2016 para cá, saímos de 25 para 26 autores – a “chegada” do Kelsei é uma daquelas a ser bastante celebrada, afinal – AFINAL – está nascendo a famigerada Discografia Iron Maiden no blog. Vale lembrar também aos interessados em contribuir pontualmente com o blog, não há necessidade de “obrigatoriamente” criar uma conta: basta entrar em contato e podemos fazer a publicação com a conta”convidadominutohm“, sempre com os devidos créditos. Apenas como referência, vale destacar o trio principal na relação posts x acessos e também o esforço feito pelo Rolf em publicar com frequência no blog:

  • Eduardo: 896 posts (64%) ; 509.919 hits (49%);
  • Remote e B-Side somados: 165 posts (12%) ; 130.339 (12%);
  • “Rolfístico” Personagem: 51 posts no total, sendo 27 somente entre 2016 e hoje, ou seja, mais que a metade desde o nascimento do blog.

TOTAL DE POSTS: 1.409.

Novamente, quero como sempre antecipar um agradecimento mais que especial a todos que já contribuíram / continuam contribuindo sempre com posts por aqui – vale inclusive para comentários ou para qualquer outro tipo de participação.

CATEGORIAS

O blog continua usando as categorias como forma de identificar os assuntos que estão sendo abordados a cada post. Diferente do “normal” da internet, eu procuro também colocar categorias conforme o assunto se desenvolve também nos comentários – e normalmente é isso que acontece: o assunto vai ganhando “vida” e dificilmente não ganha mais e mais discussões (o que é um dos diferenciais deste espaço aos mais detalhistas). Assim, além de nos ajudar na organização, dá uma dimensão do que estamos abordando. Do ano passado para cá, saíamos de 100 para 105 categorias, e como veremos na comparação mais abaixo das nuvens de categorias desde a criação do blog, continuamos na mesma “pegada” de assuntos, falando mais de Iron Maiden, MetallicA e Black Sabbath em geral, com crescimento do AC/DC e Guns em relação ao ano anterior (crescimento este devido a tantas mudanças que tivemos de 2015 para o ano passado com estas duas bandas, ou seria uma só hoje em dia?), além dos shows especialmente do Guns.

TOP 10 CATEGORIAS x POSTS (com % arredondados no uso delas nos posts)

  • Curiosidades: 924 (66%)
  • Artistas: 687 (49%)
  • Cada show é um show…: 588 (42%)
  • Agenda do Patrãozinho: 533 (38%)
  • Resenhas: 504 (36%)
  • Músicas: 472 (33%)
  • Discografias: 429 (27%)
  • Iron Maiden: 379 (27%)
  • Off-Topic / Misc: 311 (22%) – apareceu no ranking na posição do MetallicA do ano passado
  • Black Sabbath: 306 (22%)

Vamos então ao histórico da cloud de categorias desde 2010. É possível observar como as categorias estão se estabilizando ao longo da linha do tempo – mas precisamos falar mais de AC/DC, por exemplo, que perdeu seu espaço que mantinha desde o nascimento do blog…

TOTAL DE CONTAS DE E-MAILS E FOLLOWERS CADASTRADAS RECEBENDO POSTS DO BLOG: 160 contas (aumento de 28% em relação a 2016) – a saber:

  • 76 contas de e-mails que recebem os posts por este canal;
  • 84 “followers” que possuem conta do WordPress e que também recebem conteúdo;

E:

  • 91 “followers” de comentários no blog.

TOTAL DE COMENTÁRIOS / PINGBACKS: 20.327 (2016: 18.666 ; 2015:16.918 ; 2014: 14.825 ; 2013: 11.574 ; 2012: 8.810 ; 2011: 5.011 ; 2010: 1.506).

Desde o nascimento do blog, de maneira arredondada:

  • média de comentários por dia: 7
  • média de comentários por post: 14 (igual ao ano anterior)
  • total de SPAMs filtrados: 394.121, o que nos traz 280 SPAMS para cada post que publicamos ou 139 SPAMs por dia no blog. Como referência, o histórico é: 2016: 285.003 ; 2015: 256.946 ; 2014: 133.650 ; 2013: 52.725 e, em 2012, 17.476.

TOTAL DE FOTOS E ARQUIVOS: 8.479 (8,9 GB).

TOTAL DE PÁGINAS: 20, assim divididas:

  • Sobre – nossa página que foi apenas renomeada para o português (antiga “About”) e que traz informações gerais do criador do blog e também das premiações do espaço;
  • Contato – é o nosso “Fale Conosco”;
  • Galeria de Ingressos: como o próprio nome já diz, mas com o diferencial de irmos linkando a resenhas dos shows quando existentes.
  • Identidade Visual – página que traz os princiais elementos gráficos do blog, como logo, QR Code, covers para Twitter e Facebook, nosso flyer e até uma “face” para quem possuir o smartwach Pebble ou o Pebble Steel. Usem e abusem desta página para divulgação do nosso espaço;
  • Expressões do Minuto HM – uma página descontraída dedicada a todos que trazem “bordões” e “piadas internas” …
  • Parceiros – links para os sites e blogs que recomendamos – nosso antigo “blood brothers”.

PAGEVIEWS (HITS)

Atingimos nosso primeiro milhão de pageviews no ano em 2016! Dando um deep dive e trazendo ao momento presente:

  • total pageviews: 1.049.767 (2016: 961.555 ; 2015:832.835 ; 2014: 729.316 ; 2013: 592.355 ; 2012: 391.391);

Vamos ao desabafo. Chega a ser deprimente ao ver que as pessoas infelizmente perderam a mão disso, e as consequências são relações cada vez mais vazias e sem conteúdo. E pior: dada a facilidade de uso, ele também “canabaliza” o bom conteúdo, motivo pelo qual este blog foi criado e existe, já que as pessoas não tem freio quando se trata de grupos e afins no aplicativo de propriedade do Facebook. O blog, hoje, perde e feio para o WhatsApp. Ou melhor, os blogs – estão todos na mesma situação. Além disso, canais como vídeos ganharam força nos últimos anos dado a popularização dos smartphones e planos de dados que hoje muitos têm. O blog, entretanto, continua existindo pois não há canal melhor, pelo menos ainda, para textos e lembranças como os nossos. Os vídeos são modas dos últimos tempos e uma tentativa de muita gente tentando se mostrar na internet, já que a tal câmera frontal dos smartphones revelou que todo mundo quer ficar se mostrando hoje em dia. É bem triste, para dizer o mínimo. Isso vai contra os princípios do blog, bom, pelo menos de seu criador. Por aqui, podemos ter vídeos, claro, inclusive dos membros participantes, pois é uma excelente forma de comunicação também, mas nunca com o intuito de aparecer ou tentar ser “famosinho de internet”, credo. Que os Deuses do Heavy Metal ajudem as pessoas que estão cada vez mais distantes dos valores da vida…

Vale a pena deixar registrado que isso não é novidade – segue o texto do ano anterior: “eu continuo atribuindo essa queda diretamente ao tamanho de nossos posts, cada vez mais complexos, cheios de informação versus a tendência que se observa nas redes sociais pela internet: cada vez mais as pessoas lêem menos, gostam de ver apenas uma fotinho com no máximo uma legenda. É a realidade, galera, mas não é a nossa proposta aqui no blog, o que vejo com ótimos olhos”. No último ano, atribuo isso ao WhatsApp também, que prende um tempo que todos dizem não ter, mas que para a tal aplicação, “milagrosamente” existe. Mas, além disso, eu também parei de enviar nossos posts a outros sites e que eram fonte de acessos, basicamente por não concordar com o modelo adotado por eles na maioria (respeito e entendo, mas não concordo). Assim, por esse ângulo, o blog continua se desenvolvendo em números de acessos DIRETOS, ou seja, o blog está maior e mais conhecido, mostrando que muito mais gente vem diretamente ao nosso espaço”.

Desabafo feito e voltando ao que interessa, a tabela abaixo dá uma boa visão histórica (por meses e anos e depois por dia):

TOP POSTS VIEW: são os posts mais acessados até o momento no blog. A Home Page significa um hit direto no domínio primário www.minutohm.com (ou no original www.minutohm.wordpress.com). Aproveitem os links para relembrar / conhecer estes líderes de audiência e de preferência da galera:

Title Views
Home page / Archives More stats 183,987
Rock in Rio 1 (1985): o ingresso e um pouco do evento More stats 19,965
E a Galeria do Rock, em São Paulo? More stats 12,894
Relembre as edições brasileiras do (Philips) Monsters Of Rock More stats 12,767
That Metal Show, o seriado do headbanger More stats 11,005
Desvendando “Empire Of The Clouds” More stats 10,970
Apresentando a banda Ghost B.C. – a novidade do Rock in Rio 2013 More stats 8,560
Iron Maiden no Rock in Rio 1 (1985): o histórico (e atrapalhado) show More stats 8,279
89.1 FM, A Rádio Rock, estaria voltando. Mas será mesmo? [Atualização: SIM!] More stats 8,237
Cabos, canais, alto-falantes e potência: veja aqui como montar seu som More stats 8,107
Avalanche de shows: Avenged Sevenfold ; The Cult e Helloween com abertura do Stratovarius (*) More stats 7,893

TOP SEARCHES: são os principais termos usados nos buscadores da internet (como o Google) e que geraram acesso ao blog:

 

Search Views
avenged sevenfold 4,730
minuto hm 4,005
galeria do rock 2,802
zz top 2,426
kiss 1,973
metallica 1,774
megadeth 1,768
black sabbath sabotage 1,574
metallica logo 1,360
iron maiden 1,355

Conforme o que pode ser visto, o termo “minuto hm” continua muito bem posicionado, o que mostra a força da “marca”. Além disso, continuamos tendo muitas buscas”combinadas” envolvendo o nome do blog e algum assunto de interesse, normalmente exclusivos do blog, como as pesquisas, nossas discografias, Coberturas Minuto HM, entre outros. Isso é sensacional também, pois além de mostrar a força do nome, mostra como nossos artigos “marcam”, seja para quem viu pela primeira vez ou ainda pessoas que indicam as matérias a outras. E há diversas outras variações de termos que são procurados, claro, como “minutohm”, “mhm”, “minuto heavy metal”, etc. Por exemplo, por “minutohm”, mais 555 buscas. Por “minuto heavy metal”, mais 134. Pela URL do site, mais 130. Assim, somando-se apenas estes números citados e fazendo a média, temos cerca de 2 buscas diárias apenas pelo nosso nome.

TOP REFERRERS: esse número representa as fontes que referenciam matérias do blog – outros sites, blogs, redes sociais, etc – basicamente através de links que indicam uma matéria nossa. Pela ferramenta de hospedagem do blog, é possível saber a maioria destes referrers, mas há casos também onde ferramenta não consegue identificar exatamente a origem – ou pela ferramenta não reportar, ou por eu não conseguir ver mesmo, devido ao volume. Os principais são, com o item “Search Engines” (buscadores) aberto para os primeiros itens:

Referrer Views
Search Engines 365,307
whiplash.net 73,960
Facebook 17,966
Twitter 9,390
setlist.fm 4,763
orkut.com.br 1,404
android-app 1,305
ironmaidenbrasil.com.br 1,069
ironmaiden666.com.br 687
google.com.br 536
metalremains.com 519


TOP CLICKS
: são os “objetos” clicados internamente – normalmente, imagens e links (internos e externos).

WordPress.com Media 15,933
whiplash.net 3,274
en.wikipedia.org 2,860
http://www.setlist.fm 1,411
spreadsheets.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AoZ0SA0yTYqedERrYXdaYzR4VVFaQkFwVnlCMkM0dlE&hl=en_US 1,373
http://www.youtube.com 1,164
t.co 1,052
polldaddy.com 860
http://www.facebook.com 739
pt.wikipedia.org 682
escoladeprofissionais.com.br/attachments/Image/somzinhoio9.jpg 676

Como vocês podem ver, o blog também já funciona como uma “fonte” de acessos para outros sites, blogs e serviços em geral. E continua sendo muito legal ver na lista o link da nossa agenda de shows cada vez mais conhecido e usado. Ele é exatamente o próximo assunto do post.

AGENDA DE SHOWS: agenda de shows do blog do blog (a nossa “Agenda do Patrãozinho”) é tranquilamente a melhor forma de saber dos shows no país por aí – basicamente pela forma simples que está organizada. Entretanto, apesar de ter identificado um crescimento em 2015, notei, ao longo de 2016, alguns fatos: (1) ela praticamente parou de ser usada por membros e leitores do blog ; (2) as pessoas não se interessam em saber shows pelo país ou consultar uma planilha, talvez por associar planilha com trabalho, ou a tal preguiça… e (3) infelizmente, o volume de atualizações está superando o meu tempo para atualizá-la – simplesmente não consigo “vencer” para mantê-la atualizada, especialmente dos shows menores que frequentemente são alterados, cancelados, etc. Fiz pesquisas sobre uso dela em 2016 e pedi ajuda, e o feedback foi mínimo, para não dizer nenhum. Dessa forma, mais para frente no post veremos que ela deverá ser alterada ou mesmo descontinuada no futuro. Por enquanto, vamos para as estatísticas: 1557 shows / eventos listados no total (e ainda muitos pendentes) (2017, já temos 121 ; 2016: 222 ; 2015: 314 ; 2014: 343 ; 2013: 236; 2012: 226; julho/2011 até o fim de 2011: 95).

RÁDIO MINUTO HM

Criada em setembro/2011, a Rádio Minuto HM passou por transformações no primeiro semestre de 2015 e agora está no YouTube através de playlists no YouTube e continua sendo uma das opções para conferirmos cada uma das lições de casa nossos podcasts ou criarmos listas do que quisermos, sendo possível ser acessada de qualquer computador ou celular / tablet. E falando em podcasts…

PODCASTS

Já são 27 podcasts realizados. E o mais impressionante: os encontros trimestrais do blog continuam quebrando recordes e recordes de duração. A coisa continua descontrolada :-). E ainda bem: foi com esta ideia que isso nasceu, e é assim que entendo que temos de continuar. Além do clima mais rock and roll possível (não há regras, não há nada estipulado, é uma zona mesmo, e é assim que nos divertirmos), justamente este tempero de “descontrole” faz a gente “varrer” de A a Z tudo do que mais gostamos, seja relacionado a música, ou mesmo, ultimamente, a filmes, F1, futebol, viagens, piadas, o que seja. E fico feliz em ver muita gente participando, dentro das possibilidades e agenda de cada um, pois é como um encontro de amigos em um bar. E mais: a diversidade de cidades, já que praticamente é cada um em um local diferente. Isso é realmente fantástico. Números disso tudo? Continuam impressionando: os podcasts estão em 9,04 GB de dados e para se ouvir tudo (podcasts e teasers), só ouvindo por 8,4 dias ininterruptos! Cabe aqui ainda um registro mais que especial ao mestre Alexandre B-Side que continua de maneira genial fazendo resumos a cada edição, os nossos teasers. Um trabalho formidável, uma incrível dedicação e perfeccionismo para que todos possam ter o gosto de como foi cada edição do podcast. Ao B-Side, meus sinceros agradecimentos, pois a tarefa não é nada fácil, mas ele só melhora e melhora.

PESQUISAS (POLLS): são 92 pesquisas feitas até o momento, dos mais distintos assuntos e muitas em formato de série, acompanhadas de posts.

REDES SOCIAIS: continuamos marcando presença nas principais existentes: Twitter (nosso “braço direito de conteúdo” desde sempre), FacebookInstagram, Google+YouTubeorkutFoursquare, Vimeo, Pinterest Tumblr. Além disso, quem quiser nos ler por RSS (extremamente recomendável para quem gosta da tecnologia), basta cadastrar este feed para posts e este feed para os comentários (ambos permitem inclusive comentar nos posts e responder comentários). O uso da tecnologia RSS é mais do que recomendada para quem quer acompanhar especialmente os comentários, sempre tão fundamentais por aqui.

Sobre as duas redes sociais mais usadas do blog: na nossa página do Facebook, temos 1.580 pessoas que deram um “like” e nos acompanham por lá (2016: 1.607 2015: 1.566 ; 2014: 1.401 ; 2013: 1.033 ; 2012: 159). Entretanto, lembrem-se que o algoritmo do Facebook privilegia quem paga, ou seja, muitos perdem posts nossos por lá nas respectivas timelines. De qualquer forma, caso você goste da ideia e tenha conta por lá, basta dar o famoso “curtir”.

Já o Twitter, que usamos usamos desde 13/dez/2009, é desde então o “xodó” e a rede que recomendamos – continua sendo uma extensão do blog, pois além dos nossos posts, é a principal fonte de notícias quentes para blog. Gosto bastante de poder compartilhar notas rápidas com todos, principalmente de notícias quentes e que não teremos um post mais detalhado por aqui. Temos um widget de Twitter na home page onde o leitor pode conferir, muitas vezes antes da mídia especializada e de outros sites / blogs de notícias nacionais, o que está acontecendo no mundo do metal. De qualquer forma, dado o aumento do número de mensagens na rede, continuamos com nosso foco de publicar apenas o que entendemos ser relevante dentro de algum contexto. Vamos aos números dela:

  • Total tweets (mensagens próprias, replies e RTs): ~ 21.100 (2016: 20.100 ; 2015: 19.072 ; 2014: 18.150 ; 2013: 16.027 ; 2012: 13.932).
  • Média atual de tweets por dia: 7 (2016: 8 ; 2015: 10 ; 2014: 11 ; 2013: 11 ; 2012: 17).
  • “Followers” atuais: 812 (crescimento de aprox. 10% com relação a 2016, o dobro de 2016 para 2015, mostrando que nossos leitores em geral também fogem do Facebook e tem outro tipo de perfil).
COMPARTILHAMENTO DOS POSTS NAS REDES SOCIAIS E OUTROS RECURSOS: são aquelas opcões ao final de cada post, de “share” para algum outro lugar, como o Twitter, Facebook, etc., e agora até mesmo via WhatsApp, ou seja, como deve ser: o link lá, o texto aqui! Ou ainda imprimir / enviar o post via e-mail. Esse recurso, desde sua implementação, já foi usado 10.539 (2016: 10.465 ; 2015: 10.285 ; 2014: 6.876 vezes ; 2013: 3.385 vezes) – o que mostra que cada vez menos as pessoas compartilham grandes conteúdos, ficando realmente presas ao blá-blá-blá do WhatsApp, principalmente.
Abaixo, como fica a divisão destes números:
Name Shares
Facebook 2009
Twitter 1344
Reddit 1131
LinkedIn 1092
Pinterest 1089
Tumblr 1081
Pocket 792
Google 32
Email 22
Press This 20
Skype 5
Telegram 4
Os 5 posts mais compartilhados por estes recursos foram:
Title Shares
E a Galeria do Rock, em São Paulo? 94
Rock in Rio 1 (1985): o ingresso e um pouco do evento 92
89.1 FM, A Rádio Rock, estaria voltando. Mas será mesmo? [Atualização: SIM!] 86
Raridades de 1992 – ingressos Black Sabbath e Iron Maiden em São Paulo (e Porto Alegre) 80
Relembre as edições brasileiras do (Philips) Monsters Of Rock 80


#NOWBANGING – o live chat do Minuto HM

Criado em 2015, o #NowBanging é uma resposta a pedidos históricos, que antecedem as facilidades que temos hoje pelos smartphones. Demorei para achar uma plataforma que funcionasse tanto no blog quanto especialmente nos próprios celulares, de forma rápida e moderna, e que se integrasse a redes sociais mas sem dependência, ou seja, que qualquer um possa usar a qualquer momento e sem complicações. Mas achei. O recurso serve para compartilharmos sons que estamos ouvindo atualmente, mas também pode (e deve) ser usado para um bate-papo mais informal, já que ele guarda histórico de forma limitada.

Entretanto, também veremos uma possível alteração deste recurso, que está em estudo.

RiP / Tribute

Widget criado durante 2016 com o objetivo de prestar homenagem / tributos àqueles que estão nos deixando, ou já nos deixaram. É uma área onde teremos uma foto normalmente linkada à algum texto ou site, além de datas-chave. É uma singela forma que encontramos para pelo menos reverenciar nossos heróis quando não se cria um post específico sobre o tema. As bandas e artistas mais apreciadas por este blog normalmente são das décadas de 1960 ao final da década de 1980, portanto, é algo que realmente precisamos por aqui.

Aproveitando o tema, dedico desde já este post ao grande Chuck Berry, último herói que nos deixou há poucos dias. Que Chuck, um dos inventores disso tudo, tenha seu merecido descanso.

FEEDJIT (Live Traffic Feed)

Recurso onde é possível ver, em tempo real, a origem dos últimos acessos do blog. No widget, é mostrado a cidade, o país e quanto tempo faz que o acesso foi feito. Mas, clicando-se no widget (ou acessando-se esta URL), é possível ver AINDA mais detalhes, como o navegador, o sistema operacional do leitor, os picos de acessos nas últimas horas e qual post que foi acessado.

WHO.AMUNG.US

Recurso onde é possível saber quantas pessoas estão com o blog aberto no exato momento – se o número exibido for 5, quer dizer que há 5 usuários ativos no blog no exato momento. Mais uma vez, clicando-se no botão (ou acessando-se esta URL), outros detalhes podem ser vistos, como um fantástico gráfico de linha de hora-em-hora com os picos de acessos, quais posts estão sendo vistos e mapas interessantes. Os pontos que ficam piscando são dos usuários ativos, os outros, são informações históricas dos acessos mais recentes – últimas 24 horas. Há várias opções de mapa, com belas apresentações gráficas: mapa normal, por onde estão concentrados os acessos, onde é dia e onde é noite no momento no mundo… colocando-se o mouse em cada “pontinho”, vê-se a quantidade total de acessos em cada cidade. Uma das coisas mais legais é ver que o blog tem praticamente acesso de todas as partes do mundo todos os dias. Experimente!

FLAG COUNTER

Recurso que traz o histórico dos acessos do Minuto HM. A cada acesso, o “visitante” coleta uma “bandeirinha” do país do acesso. Esse recurso foi implementado no final de janeiro/2011 no blog e, desde então, 159 países já entraram no blog (2016: 157 ; 2015: 153 ; 2014: 146 ; 2013: 140 ; 2012: 122 ; 2011: 76). Vejam mais detalhes dos 25 países que mais acessam este espaço abaixo:

Country Visitors Last New Visitor
1. Brazil 407,009 35 minutes ago
2. United States 49,485 41 minutes ago
3. Portugal 7,104 17 hours ago
4. Canada 3,056 March 11, 2017
5. France 1,971 21 hours ago
6. Germany 1,837 March 11, 2017
7. United Kingdom 1,577 4 hours ago
8. Argentina 1,404 March 20, 2017
9. Mexico 1,190 March 21, 2017
10. Spain 1,141 March 22, 2017
11. Japan 1,004 19 hours ago
12. China 992 February 9, 2017
13. Italy 911 7 hours ago
14. Chile 911 March 23, 2017
15. Russia 655 March 23, 2017
16. Poland 487 March 15, 2017
17. Netherlands 444 March 14, 2017
18. Australia 439 March 15, 2017
19. Colombia 373 March 15, 2017
20. Belgium 367 December 22, 2016
21. Czech Republic 358 23 hours ago
22. Peru 329 March 1, 2017
23. Sweden 321 March 15, 2017
24. Switzerland 253 March 23, 2017
25. Greece 231 February 3, 2017

Para os países do “primeiro mundo”, é legal navegar pelo site para ver detalhes ainda das regiões de cada país, por exemplo, EUA, onde temos uma visão detalhada por estado. Como ninguém ao certo determina quantos países existem no mundo, vamos adotar o padrão americano para o cálculo: 195. Desta forma, 81% do mundo já acessou o blog pelo menos uma vez. O Brasil representa 83,1% destes acessos (2016: 83,3% ; 2015: 83,7% ; 2014: 84,5% ; 2013: 86% ; 2012: 89%).

—————————————————————————-

E ainda uma última estatística: foram dedicadas quase cinco horas para confeccionar / atualizar este post! 🙂

O blog continua recebendo ajustes “under the hood”, especialmente para manter-se adaptado ao mundo mobile. Nosso tema é 100% “responsivo”, ou seja, se adapta a praticamente todos os dispositivos que tenham um browser para acesso ao nosso conteúdo.

—————————————————————————-

E o que vem pela frente?

Como disse acima, dois recursos estão em estudo aqui no blog: nossa agenda de shows e eventos e o tlk.io/minutohm, nosso comunicador interno.

Agenda: a agenda é sensacional e quem efetivamente já a usou sabe disso. Além disso, o histórico de shows é algo único e que nos dá uma dimensão até mesmo do show business no país quanto a rock e metal. Entretanto, por fatores como escasso tempo para atualização ; muitas alterações, especialmente nos shows menores ; alto volume e dificuldade de reunir informações de fontes (é necessária muita leitura, muitas vezes de conteúdos não interessantes, para se consolidar a agenda). Assim, e aproveitando uma anunciada nova integração WordPress – G Suite (antigo Google Apps for Work), estou revendo o canal e mesmo a forma de atualização. A princípio, a ideia é estudar usar o calendário do Google, não mais a planilha, para atualização. Assim, poderemos ter mais recursos como lembretes no celular, endereço já no mapa, etc. Entretanto, perdemos histórico e estatísticas. E isso seria feito apenas para os shows e eventos de grande porte, não mais para todos os shows e eventos vistos no país. Como disso, tudo está em estudo.

Comunicador: muito pouco usado e totalmente canabalizado pelo WhatsApp pelos membros. A vantagem do recurso é que não somente a galera do grupo do WhatsApp poderia conversar, e sim qualquer leitor. Mas como sem sendo pouco usado, sua manutenção está em estudo e não há planos / interesses de outra forma de comunicação para o blog.

Widgets do blog: também em estudo. Há uma idea que tecnicamente ainda não está funcionando de mover alguns widgets da home page para páginas de apoio (complementares), deixando a home page mais “clean” e ainda mais rápido de ser carregada.

—————————————————————————-

Como venho fazendo todos os anos, o post é dedicado a todos da família Minuto HM – realmente todos, desde aqueles que acessam mas não escrevem, os que comentam mas não fazem posts e aqueles que fazem de tudo um pouco por aqui… quero, entretanto, e não poderia ser diferente, deixar um agradecimento ainda mais especial especialmente ao trio Rolf, Flavio Remote e Alexandre B-Side, precursores e incentivadores do blog desde sempre, e que são meus mestres da matéria por aqui. Meu eterno respeito e agradecimento a eles e todos que fazem este espaço ser o que ele é.

————————————————————————

E abaixo o slideshow de momentos do último aniversário do blog para hoje. Esperem carregar tudo e notem como o ano foi fantástico:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muito, mas muito obrigado.

Long Live Minuto HM!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Curiosidades, MetallicA, Minuto HM

12 respostas

  1. Parabéns!

    Parabéns, Eduardo, pela persistência em organizar o sonho. Esquematizar a vontade. Encaixar as ideias. Consolidar a cavaca. Poucas pessoas nesta parada teriam a competência que você tem para fazer desse espaço um lugar legal, prazeroso, bacana.

    Parabéns, rapaziada.

    Pelo conhecimento, pela variedade e óbvio, pela riqueza, pela maneira democrática de concordar e discordar, pelos biscoitos e pelas bolachas e por mais de “douze” motivos que a gente vai ter pra se encontrar e fazer nossa bagunça organizada.

    Ratifico suas palavras: esse espaço é cada dia mais único e tenho certeza que todos nós somos muito felizes por tê-lo a um click.

    Abraço e heavy birthday.

    Curtir

  2. Long Live Rock’n’Roll!
    Long Live Minuto HM!

    Curtir

  3. Eduardo, agradeço à você e todos que aqui participaram deste novo ano brilhante do blog. As fotos em slide são a pura prova disto. Os números acima, eu realmente não sei como você consegue analisar e publicar tudo isso, mas mais incrível ainda é o seu domínio sobre o instrumento. Tô longe disso, só me resta aplaudir mesmo.
    Em 2017 resolvi lutar contra o tempo e participar mais aqui. Todos deveriam fazer o mesmo. O material que está aqui é algo fora da curva , continua sendo. Espero continuar contribuindo que seja um pouquinho nesses números que sua “metalmática” continua nos mostrando

    Saudações e parabéns para o blog!

    Alexandre

    Curtir

    • B-Side, como está no post, o agradecimento a você e ao Remote são especiais, não há como ser diferente. Seja pelos teasers, pela parceria com o Consultoria do Rock, pelos posts, enfim… seja por tudo, mas mais que tudo, pelo companheirismo e verdadeira amizade / irmandade. Ah, sem contar as aulas a cada “contato”. Muito obrigado.

      O slideshow de 2016 realmente é algo especial, a quantidade de eventos é impressionante. Um ano sensacional.

      O tempo parece que está diferente para mim nos últimos tempos. Os dias parecem serem cada vez mais curtos e a cada dia, parece que algo que aconteceu ontem nem aconteceu – ou aconteceu há mais tempo. É a tal correria, a vida típica de um paulistano com trabalho longe e muita coisa a fazer. Mas o blog continua sendo, além de tudo que é, nossa “válvula de escape”.

      Long Live Minuto HM.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Widget de tradução do blog atualizado. Agora, o recurso é integrado ao WordPress e conta com todas as línguas que o Google Translate suporta, dando mais opções a quem necessita do recurso e melhorando o tempo de resposta para carregar as páginas traduzidas, além da própria home page do blog. Só as bandeirinhas, que eram legais, que se foram…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Cheguei aqui agora
    Olha a minha situação
    Não tinha visto esse post
    Porr*
    Li tudo agora e achei isso aqui excelente

    Curtir

Trackbacks

  1. Cobertura Minuto HM – MetallicA em SP [Lollapalooza 2017 – dia 1] – parte 1 – pré-show – em andamento – Minuto HM
  2. Agenda de Shows e Eventos do Minuto HM agora no Google Calendar – Minuto HM
  3. Minuto HM – Retrospectiva 2017 – Minuto HM
  4. Aniversário de 9 anos do Minuto HM – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.