Agenda de Shows e Eventos do Minuto HM agora no Google Calendar

Fala, galera!

Conforme comentado aqui, um dos recursos que esteve sob “ameaça” aqui no blog era a Agenda de Shows e Eventos – o “moradores” mais antigos desta casa também conhecem tal recurso como “Agenda do Patrãozinho”, nome de uma das categorias mais antigas e clássicas do blog também.

Recurso que existe no blog desde 2011, a agenda – que cresceu também para contemplar eventos como feiras musicais, peças teatrais, exposições ou mesmo nossos podcasts – foi idealizada como recurso de suporte ao blog com alguns objetivos claros:

  • minimizar ao máximo posts sobre vindouros shows, já que o blog não tinha e não tem como objetivo ser um blog de “notícias”;
  • organizar – como sempre – e reunir em um único local informações “tabeladas” dos shows (e eventos) por todo o Brasil. Como sabem, muitos fazem isso, mas sem nenhuma padronização. Muitas vezes não encontramos importantes de um espetáculo como nome da tour, horário de abertura da casa, quantos dias faltam (ou quantos dias se passaram), local com endereço, se haverá banda de abertura ou não (e que horas), se haverá pré-venda (e por qual meio e com datas de início e fim), data de início das vendas, link do site de vendas e do show e mais detalhes gerais, como por exemplo a compra de meia entrada). Tudo isso sempre de fontes oficiais e com direito a estatísticas. Sinceramente, não conheço nenhum local que consegue – de maneira tabulada, novamente – ter tudo isso.

Para isso, nasceu a agenda em formato de planilha, usando-se como ferramenta o Google Sheets, recurso ainda embrionário do Google e que melhorou bastante ao longo do tempo. De 2011 a 2015, houve um esforço enorme para manter tudo atualizado praticamente instantaneamente. A partir daí e dado ao alto número de eventos que o Brasil vem recebendo, sem contar a dificuldade de ler todas as fontes, padronizar e checar veracidade das informações, manter tudo atualizado (especialmente para eventos menores frequentemente alterados / cancelados), somados a falta de tempo e sempre buscando manter tudo padronizado, a coisa começou a ficar impraticável. E, para “piorar”, sempre que perguntei à galera mais chegada do blog ou mesmo aos leitores sobre seu uso real, o feedback sempre foi mínimo – para não dizer beirando nulo em termos práticos.

Assim, nos últimos meses fiquei pensando em alternativas. A mais forte sempre foi “aposentar” o recurso e voltar a usar outras formas como nosso Twitter para divulgar eventos mais relevantes. Entretanto, isso faria com que a pessoa recebesse a informação (isso se a visse na timeline) e não pudesse facilmente encontrá-la depois. Então, comecei a testar o Google Calendar e, conforme fui aprendendo alguns “detalhes”, vi o potencial para poder iniciar uma transição.

Assim, hoje, 02/abril/2017, nasce a Agenda de Shows e Eventos do Minuto HM no Google Calendar!

Antes de trazer um pouco do que muda tecnicamente com o recurso, quero começar com o que creio ser o mais importante, independente da ferramenta usada: infelizmente, pelas dificuldades expostas acima, realmente não há mais como reunir informações de tantos shows e eventos por todo país. Então, aproveitando a transição, anuncio que agora serão trazidos shows e eventos com a seguinte “metodologia”:

  • artistas ou bandas de grande porte e/ou grande relevância para a trinca rock-hard-metal, por todo o país.
    • como o critério “relevância” é bastante subjetivo, tento explicar: são artistas e bandas mais tradicionais e conhecidas – artistas e bandas mais “de nicho” não farão parte (*).
  • eventos (como festivais) de grande porte, normalmente aqueles realizados em estádios, ou que sejam realmente grandes, também dentro da trinca rock-hard-metal, por todo o país.

(*) Artistas ou bandas de portes menores ou “de nicho”: serão trazidos sempre quando possível, somente nas capitais estaduais.

Colocadas tais mudanças, vamos à nova agenda:

Bom, aqui há muita coisa a ser dita para se aproveitar o que essa migração proporciona. Tentarei trazer o que vem à cabeça – vou começar com os três que são os mais interessantes, em minha opinião, já que são inclusive independentes do acesso ao blog:

  • RECURSO RECOMENDADO: por ser uma agenda pública, todos podem se inscrever e adicioná-la como agenda em sua conta do Google. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
    • entre em sua própria agenda no Google com sua conta;
    • clique na setinha da direita em “Outras Agendas” e escolha a opção “Adicionar por URL”
    • copie (não o digite, copie) e cole este endereço em negrito (link ICAL):

https://calendar.google.com/calendar/ical/65592s31flk6ro2cv70kkt491s%40group.calendar.google.com/public/basic.ics

    • Pronto, a “Agenda (Shows/Eventos) do Minuto HM” já estará adicionada em sua conta, com a vantagem de ser atualizada / sincronizada automaticamente!
      • Para ler mais sobre como adicionar uma agenda no Google, veja esse link.
  • RECOMENDADO: você também pode usar o mesmo link ICAL acima em negrito para adicionar (somente leitura) a agenda em outros aplicativos de e-mail com suporte a agenda, como o Outlook ou Apple Mail.
  • PARA SER USADO COM CAUTELA: é possível usar o recurso “copiar para minha agenda” para os eventos desejados. Assim, tal evento ficará em sua agenda pessoal (da sua conta) também e você poderá personalizá-lo como quiser. Entretanto, alterações no evento original da agenda do Minuto HM não serão refletidas em sua agenda particular.

Além disso, para quem quiser continuar acessando o blog para ver a agenda, é claro que isso é possível – e também recomendado. Foi criada uma nova página especialmente para isso, e veja como é fácil: www.minutohm.com/agenda. Você pode colocar este link em seus favoritos, em seu desktop ou como atalho na tela dos seus dispositivos móveis, tendo a agenda a literalmente um toque – de mouse, teclado ou de dedo!

Além disso:

  • Não é necessário ter uma conta no Google para visualizar a agenda e os detalhes do evento, bem como poder aproveitar recursos de importação ou inscrição. Entretanto, para quem tiver uma conta Google, a integração é ainda mais fácil e completa;
  • O layout de agenda que facilita a navegação, inclusive em dispositivos móveis. Aliás, foram algumas horas e centenas de testes para realizar testes em diferentes dispositivos, de diferentes sistemas e tamanhos de tela. Se você tiver um smartphone com tela menor que 4,7″, provavelmente terá um pouco mais de dificuldade de usar a agenda em tal dispositivo, mesmo com o celular em modo “paisagem”. Entretanto e tentando atender à maioria, quem não tiver esta restrição poderá ver a agenda completa e com muita facilidade de visualização independente de onde a estiver acessando, sempre usando o dispositivo em modo “paisagem”. Note que para visualizar os eventos na agenda, a recomendação é clicar no dia e ver os detalhes específicos;
  • perde-se a visualização “por evento” e mesmo recursos de “busca” na planilha, mas ganha-se visualização mais clara por mês, semana, compromissos e os respectivos detalhes;
  • é possível imprimir a agenda, ver a previsão do tempo (dia atual e próximos 3 dias), ver detalhes do local do evento já integrado com o Google Maps, links também ficam mais claros para mais detalhes;
  • muitas personalizações de notificações – entre elas, receber e-mail ao se cadastrar, alterar ou excluir um evento ; e-mail diário consolidado dos eventos do dia, entre outras.
  • fácil compartilhamento do evento com outras pessoas através do link do evento, podendo ser por e-mail, comunicadores como WhatsApp, redes sociais etc.
  • abre espaço para, se alguém quiser se aventurar comigo, também possa facilmente atualizar a agenda – para isso, basta se manifestar :-).

Aos mais nerds, aqui estão mais detalhes técnicos da agenda:

  • ID:

65592s31flk6ro2cv70kkt491s@group.calendar.google.com

  • HTML:

https://calendar.google.com/calendar/embed?src=65592s31flk6ro2cv70kkt491s%40group.calendar.google.com&ctz=America/Sao_Paulo

  • Para colocar a agenda “embarcada” em seu blog, site ou outros meios, basta copiar o código que está nos comentários e mudar o tamanho (altura e largura) no final do sintaxe de acordo com o desejado.

Para os mais saudosistas – e para quem quiser ver histórico e estatísticas (que perderemos com o Google Calendar), fica aqui o link para a planilha da Agenda de Shows e Eventos, especialmente atualizada até o ano de 2016, já que o link principal no menu do site já foi atualizado para a nova versão. E, pouco a pouco, vou fazendo a transição dos eventos deste ano e dos novos que vão sendo anunciados.

Espero que todos gostem e aproveitem a novidade – inclusive mais do que antes.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Minuto HM

15 respostas

  1. Código para colocar a agenda “embarcada” em seu site / blog – personalize o tamanho modificando os valores de “width” e “height”. Para funcionar, remova também os três asteriscos do início e final da sintaxe.

    ***[googleapps domain="calendar" dir="calendar/embed" query="title=Agenda%20%28Shows%2FEventos%29%20do%20Minuto%20HM&height=360&wkst=1&hl=pt_BR&bgcolor=%23FFFFFF&src=65592s31flk6ro2cv70kkt491s%40group.calendar.google.com&color=%23000000&src=pt-br.brazilian%23holiday%40group.v.calendar.google.com&color=%23125A12&src=p%23weather%40group.v.calendar.google.com&color=%23865A5A&ctz=America%2FSao_Paulo" width="550" height="360" /]***

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. Eduardo, eu confesso não ter entendido nem metade desse linguajar que pra mim é muito acima do que eu poderia absorver.
    Mas tem uma coisa que funcionou , de forma simples, e resolveu essa história de acesso à agenda do blog: copiei a url do minutohm/agenda para a minha página inicial deste navegador. Ou seja, sempre que eu abrir este notebook, eu acessarei a agenda nova ( que aliás, eu gostei bastante)
    O formato está super aprovado e eu estarei sempre atualizado com as informações.
    O resto, desculpe, I’m afraid…..

    Alexandre

    Curtir

    • B-Side, dá para facilmente fazer um resumo do post:

      – agenda migrada de formato planilha (eu particularmente sou mais fã de planilha, mas a ideias é ser algo mais acessível) para formato agenda, tudo no Google;
      – pode-se acompanhar a agenda pelo endereço que você mesmo já colocou como página inicial – uma ótima ideia de uso;
      – pode-se, através do link que chamo de ICAL, colocar a agenda específica do blog como agenda secundária em cada conta Google pessoal ; assim, se tem a agenda integrada e atualizada nas agendas particulares. Ou seja, a sua conta do Google tem uma agenda – e você pode linkar a agenda do blog a sua agenda pessoal. É isso.

      Uma outra opção é a tal cópia dos eventos da agenda do blog para a pessoal – neste caso, não é link, é cópia, ou seja, qualquer alteração no evento específico não é refletida na cópia da agenda pessoal.

      Que bom que gostou. Cada um pode usar da forma que achar melhor. A ideia é deixar o blog ainda com este conteúdo, nesta nova “experiência” que faço.

      Valeu pelo feedback.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  3. Eu espero poder buscar mais coisas aqui
    Muito obrigado pela nossa nova featuring

    Curtir

    • Valeu, Rolf, a ideia é deixar realmente mais fácil em todos os sentidos. Para não desativar a agenda de vez, mudei a estratégia, pois sozinho não conseguia dar conta de todos os shows pelo Brasil e suas atualizações. Vamos ao “melê” deles agora e também de uma forma que é fácil fazer o “input” do dados.

      Colocar o Google Calendar no blog foi fácil, duro foi que, incrivelmente, o Google / WordPress não oferecem o recurso de maneira “responsiva”, ou seja, adaptável independente de qual dispositivo está acessando. Quando testei pelo celular, tinha ficado uma droga.

      Aí entra a velha e boa programação – tive que caçar e adaptar códigos, além de fazer cerca de 100 testes para achar um modelo que atendesse a maioria. Mas aí está.

      Para você, com sua conta no Google, recomendo pegar o link ICAL que está, entrar em calendar.google.com e adicionar o link lá em na parte dos calendários. Isso vai fazer com que você tenha em seu celular a agenda, sem ocupar memória no celular e sempre atualizada / sincronizada. Aliás, todos que usam um celular como o iPhone podem fazer isso desde que tenha conta no Google. No Android, é ainda mais óbvio, já que a conta no Google é obrigatória.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Ainda falta uma parte da “migração” de shows que já estavam na planilha, mas muitos já foram para o novo calendário.

    A URL da planilha continua disponível para visualizar o histórico dividido por ano e também na aba “Histórico 2017” há tais shows ainda não migrados (e alguns deles nem serão migrados, de acordo com a nova metodologia comentada neste post): https://docs.google.com/spreadsheets/d/11AWJJTnuBvT34wb02Qbqbo2KSVFQy-JRWnHtvnYcKkc/edit

    Tirando o B-Side, alguém mais aí gostando e usando? Ou uma das opções, pelo menos? 🙂

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Ja acessei e gostei bem. Inclusive tem shows bem interessantes. Renaissance (nada por aqui) e Steve Vai (bom, não é pra todo dia…)
      Legal, vou verificar o tal linkar à agenda pessoal, eu nunca gostei de agenda, mas sei lá…

      Curtir

  5. Rolim, muito obrigado pelo recurso

    Curtir

  6. Para quem vai no show do Paul McCartney em SP, RS e MG e quer garantir o ingresso, tem que comprar logo, pois a venda inicia-se para cartão ELO, entre os dias 04 e 05 e venda geral, começa dia 08 deste mês.

    Vai ser complicado ir no Paul e no SP Trip, pois os dois vão vender ingressos neste mês. Vamos ver se o sistema não falha e eles resolvem antecipar as vendas pra público geral.
    http://whiplash.net/materias/news_779/261955-paulmccartney.html

    O Testament confirmou apenas duas importantes apresentações: São Paulo (19/08 – Carioca Club) e Rio de Janeiro (20/08 – Circo Voador).
    Os ingressos começam a serem vendidos hoje (03/05/2017) na Galeria do Rock (Loja 255), no site do Clube do Ingresso e pontos autorizados pela empresa na capital paulista, Osasco, São Caetano do Sul, Santo André, Curitiba e Rio de Janeiro (bilheteria do Circo Voador).

    Deep Purple em outubro junto com ZZ Top e Lynyrd Skynyrd?
    Foi o que disse Rickey Medlocke, guitarrista do Lynyrdem em resposta a um fã sobre shows no Brasil.
    Possíveis datas:
    – 21/10: Rio de Janeiro (RJ)
    – 22/10: São Paulo (SP)
    – 24/10: Curitiba (PR)

    Aguardemos….

    Curtir

  7. Accept: locais e datas de shows no Brasil

    De acordo com o jornalista José Norberto Flesch, do Destak, estas são as datas e locais de shows da turnê brasileira do Accept em novembro:

    8/11 Florianópolis (Teatro CIC)
    10/11 Porto Alegre (Armazém)
    11/11 Rio (Rival)
    12/11 BH (Music Hall)
    14/11 Curitiba (Ópera de Arame)
    15/11 SP (Carioca)

    Na parte “Comentários”, o pessoal está falando que o local em POA pode estar errado.
    Estão criticando também o local de Floripa dizendo que todo mundo vai assistir sentadinho o show?
    Críticas também ao local do RJ, tem gente que não sabe nem a localização.

    FONTE: Whiplash

    Curtir

  8. Vital Remains: banda pausa gravações e toca na América Latina em Julho.

    As datas do Vital Remains no Brasil, serão:

    13/07 – São Paulo/SP @Clash Club

    14/07 – Fortaleza/CE @Teatro Boca Rica

    15/07 – Belém/PA @Parque dos Igarapés

    16/07 – São Luís /MA @Fanzine

    Das bandas que participarão do show na Clash Club, o Nervochaos está nesse momento em uma extensa tour pelo Brasil, viajando num tourbus, nos moldes da Europa e EUA, com o Justabeli como suporte na primeira parte, e o Coldblood na segunda. O Nervochaos está divulgando seu novo álbum, “”Nyctophilia”.

    SERVIÇO:

    Xaninho Discos apresenta:

    “Death Night”

    Vital Remains em São Paulo

    Bandas convidadas: Nervochaos, Coldblood e Justabeli.

    Dia: 13/07 (Quinta)

    Horário: 18h (Abertura das portas)

    Local: Clash Club (R. Barra Funda, 969, São Paulo – Próximo ao metrô Barra Funda)
    Ingressos:

    Pista: R$50 (primeiro lote) / R$60 (segundo lote) / R$70 (terceiro lote e porta)

    Camarote: R$80

    Anthares Fest: Vulcano convida fãs para show em julho.

    SERVIÇO:

    Clash Club Apresenta:

    ANTHARES – 30 ANOS NO LÍMITE DA FORÇA

    Bandas convidadas: Vulcano (tocando “Bloody Vengeance” na íntegra!), Warsickness e D.E.R.

    Dia: 15/07 (Sábado)
    Local: Clash Club (Rua Barra Funda, 969, São Paulo – próximo ao metrô Barra funda)

    Ingressos/valores:
    1º lote: R$ 25,00
    2º lote: R$ 30,00
    Bilheteria: R$ 35,00

    Camarote: R$50

    Ponto de venda:

    Mutilation Records (Galeria do Rock Rua 24 De Maio, 62 – 2º Andar – Loja 370 – São Paulo)

    FONTE: Agendametal

    Curtir

  9. Entombed A.D. no Brasil 2017: show em São Paulo confirmado.

    Os mestres suecos de death metal estão de volta! A Cronos Entertainment anunciou uma nova turnê do Entombed A.D. pela América Latina em agosto e setembro de 2017. Confira as datas abaixo.

    Entombed A.D. – Dead Dawn Latin America Tour

    26 de agosto de 2017 – México DF, México w/ Deicide and Dark Traquility
    29 de agosto de 2017 – San José, Costa Rica w/ Testament
    31 de agosto de 2017 – El Salvador, San Salvador w/ Testament
    01 de setembro de 2017 – Bogotá, Colombia
    10 de setembro de 2017 – São Paulo, Brazil
    13 de setembro de 2017 – Cochabamba, Bolivia w/ Suffocation
    14 de setembro de 2017 – La Paz, Bolivia
    15 de setembro de 2017 – Santiago, Chile
    16 de setembro de 2017 – Córdoba, Argentina
    17 de setembro de 2017 – Santa Fé, Argentina
    19 de setembro de 2017 – Buenos Aires, Argentina

    Novas datas e informações sobre os ingressos em breve.

    Este show será no mesmo dia do Ragnarock.

    FONTE: Agendametal

    Curtir

    • Olá Julio, obrigado pelas informações, se quiser contribuir com a agenda, o melhor caminho é pelo “Contato”, assim vamos adicionando os shows e eventos na agenda como no caso destes seus últimos comentários.

      Vejo que você tem o cuidado de checar antes de enviar os eventos, agradeço de verdade a preocupação e a ajuda para deixar a agenda sempre completa e atualizada!

      Muito obrigado.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

Trackbacks

  1. Minuto HM – Retrospectiva 2017 – Minuto HM
  2. Aniversário de 9 anos do Minuto HM – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.