Minuto HM, 10 anos: vem aí o Minuto HM 3.0!

Fala, galera!

Com o tempo de todos cada vez mais curto e 2019 voando baixo, quero aqui lembrar a todos que este (continua) sendo um ano especial para o blog – afinal, completamos nossos primeiros 10 anos e apesar das ótimas comemorações, devemos seguir em frente!

Sim, devemos seguir em frente e nos atualizando para suportar da melhor forma o volume e o “tamanho” do blog que, apesar de poucos acessos, possui uma “infra” digna de grandes sites em termos de conteúdo, biblioteca de arquivos e recursos.

Ao longo destes 10 anos, vimos o blog ganhar uma versão 1.5 com uma mudança de cor / tema, voltar atrás, até que, em 2013, ele receber um verdadeiro upgrade – vamos chamar esta de 2.0. Saímos do serviço 1.0 / básico do WordPress, com 3GB de dados, para + 10GB e um montão de novos recursos. Assim, de lá para cá, fizemos muitos ajustes no tema comprado (que é “nossa cara” até hoje) e nos tais recursos aqui e ali, envolvendo nosso podcasts, serviços de redes sociais, chat, enfim, diversos. Recordar é viver:

Enquanto isso, o blog seguiu ganhando “corpo”. Os smartphones evoluíramos junto com o blog. A internet virou um mar de vídeos e streamings. As fotos ficaram com tamanho maior. O Rolf virou uma máquina de posts. A tal “web 2.0” deu lugar a serviços como WhatsApp e os tentáculos adicionais do Facebook, como o Instagram. Mas, mesmo assim, o blog seguiu – e a ideia aqui é continuar crescendo.

E, assim, os primeiros sinais começaram a aparecer. O próprio WordPress, que possui hoje mais de 30% do serviço de hosting mundial de sites no mundo, foi reagindo também para se adaptar. Hoje vivemos a era das assinaturas de serviços (tudo é serviço e tudo é cobrado – e cobrado caro). O WordPress vive também este fenômeno.

Faz uns 3 anos que ando monitorando os planos do serviço e no melhor estilo “a espera de um milagre”, que nosso plano atual recebesse “gratuitamente” um upgrade de espaço. Liguei a luz amarela ali no 70%, fomos para 80%, 85%, e nada. Hoje estamos (estávamos) em 91% da capacidade e, no ritmo que estamos, estaríamos logo no teto. Era hora, então, de pensar o que fazer.

Migrar de serviço? N/A – o WordPress continua, de longe, o melhor serviço. Desativar o blog no .com e ter uma infra local? No time, no money. Então, era hora de esperar alguma promoção, que chegou agora.

Assim, o Minuto HM foi “upgradeado” hoje do serviço “Premium” para o serviço “Business” do WordPress. E isso significa muita coisa: além de tudo que já tínhamos, agora temos espaço ilimitado para o Rolf arquivos, melhor opções internas para arquivos de áudio e podcasts, possibilidade de usar plugins (isso é muito poderoso), e muitas e muitas ferramentas avançadas de administração de um verdadeiro site profissional – SEO Tools, Google Analytics, e-mail personalizado, enfim, tudo que os nerds gostam (algum aqui?). Além disso, podemos escolher qualquer tema/template, e até mesmo criar um nosso. Podemos tirar a marca do WordPress também, por exemplo. Ainda existe o modo eCommerce, onde poderíamos até ter a tão sonhada “MHM Store”, um shopping online completo! Hahahaha… deixemos esta ideia para sei lá quando 🙂 .

Bom, e daí com tudo isso? E daí que agora temos, além do que já existe, um montão de novos recursos a explorar e testar. A melhor coisa é, claro, o tal espaço ilimitado, que nos ajudará também com os podcasts, já que o serviço atual paralelo, grátis, já está também em torno de 60%. Os plugins, então, permitirão aparecem uma coisas bem interessantes por aqui. Sobre termos um novo tema? Eu, particularmente, vejo o atual ainda como excelente e o vejo sempre sendo atualizado com os recursos tecnológicos, sendo responsivo e bem interessante ainda.

Então é isso, galera. Com o tempo reduzido, vou testar muitos recursos de maneira devagar. Vocês deverão ver coisas aparecendo e desaparecendo, coisas que talvez não funcionem no início, mudanças de recursos de posições no blog, etc. Vou tentar aproveitar para alterar ou mesmo desativar recursos menos usados do blog. Portanto, não estranhem. Ou estranhem e me avisem caso gostem ou não 🙂 ! E vou buscar comentar aqui neste post sempre que possível as mudanças mais relevantes…

Um único tema mais “sensível” é sobre os investimentos para esse upgrade. O plano “Business” tem realmente um valor “business” e, assim, é provável que eu também explore recursos de doações espontâneas ou mesmo monetizações para o blog. A ideia, obviamente, não é ter lucro, mas suportar os tais investimentos pessoais. Mas, para deixar claro – 1) não, não se preocupem com isso (de verdade) e 2) eu geralmente não gosto de modelos de monetizações em sites, portanto, apenas serão habilitados se eu entender que são pouco intrusivos e se realmente forem nece$$ários.

Particularmente falando, quero na verdade agradecer a todos os leitores deste espaço. Sei que há vários “leitores silenciosos” do blog. Mas, especialmente, quero agradecer aos amigos que tanto contribuem aqui com os posts, comentários, ou participando da forma que conseguem. Ver tudo isso em 10 anos é, verdadeiramente, surreal!

Long Live Minuto HM… Long Live Minuto (vindouro) HM 3.0!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Curiosidades, Minuto HM, Off-topic / Misc

15 respostas

  1. #NowBanging (chat interno do Minuto HM – tlk.io/minutohm) – atualização em 24/julho/2019 – Minuto HM 3.0, 10 anos: recurso desativado do blog por falta de uso.

    https://minutohm.com/2015/07/04/nowbanging-o-live-chat-do-minuto-hm/#comment-58762

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. É impressionante como não fazemos ideia do trabalho que o blog gera nos “bastidores” da manutenção do “espaço “. Todo o acompanhamento da disponibilidade dos recursos e agora a análise dos mesmos me parece algo que você que tem muito a ver com seu perfil tecnólogo

    Bom, 2019 tem sido um ano de muito divertimento pra mim baseado na oportunidade de postar. Seus ajustes são fantásticos e com isso eu sigo feliz. Agradeço sempre por você manter o nosso blog lá operando e up and running isso é muito importante. Muito obrigado

    Curtir

  3. Eu não entendo nada e admiro cada vez mais a capacidade do Eduardo em administrar esse espaço tão generoso conosco.
    Endosso o muito obrigado do Rolf

    Alexandre

    Curtir

  4. Vida longa ao MinutoHM! Realmente toda essa atividade de “administração” do blog toma tempo e recursos, financeiros e de tempo! Parabéns por manter esse espaço!

    Eu ainda mantenho o site “brother” do MHM, mas com muito menos atenção e acessos! Hehehehehe

    Abraços! E que venham os 20 anos!! Hehehehe

    Curtir

  5. Updates do dia:

    1) nova mensagem no footer customizado sem a marca do WordPress – agora 100% Minuto HM.
    2) menu “Mídias Sociais” renomeado para “Conecte-se”, com novo item para os links de feeds de RSS (posts e comentários).
    3) menu “Agenda (Shows / Eventos)” renomeado para “Agenda” apenas. Com isso, nos celulares com telas menores, o menu deverá ficar melhor posicionado, facilitando a leitura de todos os itens do menu.
    4) retirada do widget lateral “RSS Feeds” dado item 2.

    A intenção continua sendo deixar a home page mais organizada e “limpa” visualmente, melhorando também (ainda mais) o tempo para carregar o blog, especialmente no acesso inicial, além de manter o foco nos conteúdos principais / mais usados.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Mais um: eu olho, analiso, mudo, mas acabo vendo que os widgets das 4 colunas inferiores na home page já estão em posições bastante lógicas e são todos interessantes.

      A mudança de hoje foi apenas mover o “USUÁRIOS ONLINE NO MOMENTO” da quarta para a terceira coluna (olhando da dir para esq), deixando visualmente os widgets mais homogêneos e agrupando os itens referentes a acessos online.

      Continuo olhando se vale ou não a pena mover estes códigos para páginas dedicadas, mas ainda não gostei de nenhum teste que fiz… então, caso o próprio template do blog não seja alterado nestas mudanças que venho realizando, devemos ficar assim, ali…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  6. Como seria o blog hoje no template de quando começamos, 10 anos atrás:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  7. O que quero saber agora é: CADÊ OS SENHORES QUE ME CHAMAM DE “MURO” AQUI?

    Espero que estes senhores estejam vendo os comentários acima…

    Hahahaha…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. Mais mudanças no widgets inferiores, da esq para dir: a terceira coluna fica dedicada a acessos online (dois primeiros) e histórico de acessos (os outros dois). A quarta coluna fica para notícias do RSS que temos do maior portal de metal do mundo, além do widget de homenagem e de mais informações (links e páginas) do blog.

    Não sei se gostei, talvez por estar acostumado com a outra ordem. Vamos ver se os olhos acostumam e faz sentido.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  9. Mais recursos nos bastidores:

    – Pinterest (não muito usado) reconectado para indexação;
    – Botão de “Follow blog” colocado como último item do widget inferior da esquerda, a fim de não confundir com o “follow” via e-mail (para cadastro de e-mails, localizado no primeiro item deste lado). Esse botão serve para quem também tem relacionamento com o WordPress e quer ler mais facilmente o conteúdo do Minuto HM. Não estranhem esse botão sendo movimento ou mesmo removido depois de um tempo – deixarei para ver se vale a pena.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  10. Mais – agora para os webmasters 🙂 :

    – SEO Tools para Google e Bing configurados (acho eu), com sitemap e diferentes domínios, e com integrações das redes sociais.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  11. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  12. Adicionado widget da conta do Instagram do blog (www.instagram.com/MinutoHM) nas colunas ao final da página do blog.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Minuto HM – Retrospectiva 2019 – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.