Rock in Rio 2019: afinal, por que será que o Iron Maiden “pediu” para tocar ANTES do Scorpions?

A verdade é que talvez nós nunca saibamos. Ou talvez possamos ter condições de concluir algo no futuro, por exemplo, se algo no futuro fizer sentido…

Mestre Lobo Zagallo já diria: “AÍ SIM, FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE”. No começo do mês, do nada, chegou uma notícia inicialmente entendida como rumor e que se confirmou: quem fechará a (melhor) noite do metal do RiR 2019 será os Scorpions (anunciados como “Special Guests”), e não o Iron Maiden.

Mas, afinal, por que será isso?

Segundo Matthias Jabs, eis o motivo “oficial”: “Geralmente, a gente fecha os festivais. Já estou acostumado com esse horário. Eu sei, é claro, que o Iron Maiden é a atração principal. Mas os caras do Iron Maiden preferem tocar cedo e pediram que a gente tocasse mais tarde. A gente aceitou, não tem problema.”.

Obviamente, quando isso se confirmou, um verdadeiro bombardeio de perguntas tomou as redes sociais. Aqui o posicionamento da conta oficial do festival – que explica exatamente NADA (e depois eu que sou “muro” aqui):

Eu nunca vi o Iron Maiden “preferindo tocar cedo”. Aliás, pelo contrário: essas bandas SEMPRE querem fechar a noite – afinal, isso se traduz, por definição, em ser headliner. Há tudo envolvido aqui, até mesmo ego – afinal, imaginem uma noite com MetallicA e Iron Maiden – quem cederia para quem?

Assim, pelo menos para mim, essa não colou.

Então, abro aqui para, além de registrar essa coisa esquisita, todos comentarem o tema. Eu tenho a minha teoria:

  • Rock in Rio: a última banda normalmente entra já na madrugada e muita gente está cansada, sem energia, e muitos vão embora. O Iron Maiden, com seu palco especial, não quer tocar para um público menor, com “clarões” na pista, especialmente se tiver planos de gravar algo para lançamento futuro (um novo live no Rock in Rio ou repetir a fórmula dos lançamentos dos últimos ao vivo, pegando uma música de cada show importante).

Veja, caro leitor, que o objetivo do post não é discutir tamanho, legado, respeito, ou nada disso das bandas. Os Scorpions estiveram no lendário Rock in Rio 1985 – junto com o Iron Maiden – e voltam pela primeira vez ao festival depois destes 34 anos. São os Scorpions, afinal.

Agora – que é esquisito, é… e que vai faltar energia para eles, isso eu garanto que vai… acabo de vê-los no Rockfest 2019 em São Paulo e é “outro ritmo” agora da banda. Mesmo para quem gosta das duas bandas, vai ser difícil não dar uma “murchada” ao final de um setlist enérgico como o Iron Maiden fará.

De qualquer forma, será uma grande noite: Torture Squad & Claustrofobia com Chuck Billy do Testament, Sepultura do Brasil, Anthrax, Slayer em sua tour final, Helloween, Scorpions Iron Maiden e Iron Maiden Scorpions, com o encontro do Minuto HM e um ensaio do “Bianchi e os MinutinhoS MetallicoS” na sequência, não há como não ser especial.

Fica aí então registrado o caso de um headliner que não fecha uma noite, de horários conflitantes de bandas clássicas em palcos diferentes, e um festival que não atualiza nem a ordem das bandas em seu site (afinal, o Iron Maiden é o headliner, que não fecha a noite). Vai entender…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Anthrax, Cada show é um show..., Curiosidades, Helloween, Iron Maiden, Scorpions, Sepultura, Slayer, Testament

10 respostas

  1. Realmente não da pra entender Concordo com os pontos da ideia de headliner em relação a ceder só não concordo muito com a ideia de que no show dos headliner haveria “buracos”. Eles são a principal atração da noite e ainda mais com a fidelidade do público metal, acho que jamais aconteceria algo nesse sentido do pessoal rarear ou não ter energia. Bandas como o IM estão acostumadas a tocar em festivais de horas a fio, às vezes dias e sinceramente não acho que seja isso Acho que a única coisa que possa ter pesado é, talvez, um certo jeito se preservarem e optarem por deixar o local mais cedo melhorando sua logística para deixar a cidade do rock optando em sair mais cedo do local e buscando se preservar. Vamos lembrar que estamos Terceiro mundo em uma cidade que a locomoção não funciona. Pode ser um Sinal dos tempos, ou seja, não estão mais levarem muito tempo pra voltar pros hotéis No mais acho que o scorpions vai sim tocar com buracos na plateia talvez

    >

    Curtir

    • Rolf, valeu o comentário e é por aí. Mas reforço o lance dos “buracos” na plateia – há muita gente no RiR que vai embora durante a última atração, que é diferente de quando a banda toca fora dos festivais. Aconteceu no Guns, no MetallicA, no Aerosmith, e no próprio Iron Maiden nas outras edições que estive presente.

      Claro que a fidelidade com MetallicA e Iron Maiden é maior, mas mesmo assim, nota-se a galera indo embora, especialmente da metade do show em diante.

      Concordo totalmente com a hipótese da saída do show, ainda mais se for sem helicóptero. Faz todo sentido.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Sem duvida
    Os “partiers” vão e os “rockers” ficam
    Esse fenômeno de gente indo embora já ocorre desde sempre
    Por que no RIR eles decidem “realizar” a ocorrência desse “fenômeno” é que eu e você não chegamos num acordo

    Se a sua teoria for verdade, o IM não será mais headliner de nenhum festival sob a prerrogativa que vos menciona mas e eu acho que o fenômeno já ocorre há décadas e isso não deveria ser algo preocupante para eles agora muito embora faça todo o sentido

    Curtir

  3. Bem, eu que sou um lesado total em ver o que acontece em volta da gente nos shows ( na verdade um show de uma banda como essas citadas me faz olhar pra frente em quase o tempo todo), pouco vi esse fenômeno do público se mandar antes do fim.
    Vi no finzinho dos shows, pela questão da volta pra casa, mas normalmente no finzinho mesmo.
    A exceção foi o útlimo show do Guns, que foi enorme, mais de 3 horas. Aquilo foi pros que gostam mesmo ( nós, aliás , ficamos todos).
    Se a questão é essa, e se o show do Scorpions tá mais ” devagar” , o tal fenômeno tem tudo para se repetir, o que seria uma pena.
    E é verdade sim que quando uma banda/artista fecha a noite com menos punch traz certo desânimo na platéia. Um exemplo clássico foi um Rod Stewart ” água com açucar ” que tocou depois de um ótimo show de Elton John na última edição. O certo naquele caso era inverter.

    Em relação à justificativa de Mathias, não tem nada menos esclarecedor do que isso… Ou seja, a verdade não é pra ser dita.

    Eu espero ver dois bons shows, e tanto faz quem abre ou fecha. As bandas são históricas e costumam entregar o que queremos.

    Alexandre

    Curtir

  4. Discordo totalmente da sua teoria Umbigo !!! No dia da Anitta e da Ivete Sangalo os cansadinhos vão embora meia noite, mas em uma noite pancada dessa o Iron Maiden, em uma turnê dessa, pode entrar 04:00 que a casa lota!

    Na minha opinião rolou algum impasse contratual …

    Curtir

    • Bom, Kelsei, seu ponto de vista do contrato é interessante. Mas o quê poderia ser que faz sentido um headliner não ser headliner?

      E sobre você não concordar… bom, não sei quantas vezes você foi ao RiR na vida. Posso te dizer como frequentador de todas as edições de 2001 para frente que isso acontece em TODOS os shows – por ser um festival, há muitos “perdidos” também. Os fãs, claro, continuam lá, mas em uma tomada para uma gravação, por exemplo, reafirmo que muitas pessoas vão embora, especialmente da metade do últimos show para frente (de novo: as “pessoas”, não os fãs).

      É ÓBVIO que o dia do metal é o dia que menos “sofre” com isso, mas também sofre – vi no show do MetallicA, por exemplo – quando você vê, já tem muito espaço perto de você – nem precisa estar tão concentrado para “sentir” que tem mais espaço em um show.

      Agora, a história “oficial”, essa não cola para mim…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  5. E não é que eu estava procurando em algum lugar da net para entender o motivo dos Scorpions terem entrado depois do Iron e o Google me brinda com este post do Minuto HM na busca!!!!

    Já vou ler o review do show na sequência.

    [ ]’s
    Julio

    Curtir

  6. Vocês não tem nenhum opinião sobre o Rock em Rio desse ano, que ainda não esgotou os ingressos para a noite do metal?

    Curtir

    • Mateus, tudo bem? O que trarei abaixo é puramente minha opinião, ok?

      Creio que estamos diante de um cenário diferente. Os fãs de Iron Maiden já sabem há muito tempo que a banda passa por outras cidades, sempre, principalmente por São Paulo. O público do Rock in Rio é composto por mais paulistanos que fluminenses. A questão das outras bandas também é conhecida – vão passar por São Paulo.

      Isso não é realidade no mundo pop em alguns casos e acredito que o público de metal em geral é mais interessado em ler sobre música e entender as logísticas e custos envolvidos…

      Assim, na ponta do lápis, uma viagem ao Rio faz pouco sentido para a “prateleira 2” dos fãs que poderão ver a banda em SP ou outras capitais do país – digo isso pois os hard cores já compraram ingresso para o festival antes, via Rock in Rio Card ou nas pré-vendas antes do anúncio do lineup final. No meu caso e da galera aqui, quando o IM confirmou que iria ao RiR, nós já compramos…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.