Minuto HM – Retrospectiva 2019

Mantendo-se a tradição, vamos aqui “puxar a capivara” do ano de 2019!

Há de se ressaltar que o desafio de manter ativo este espaço é cada vez maior, e sei que posso falar por todos aqui. Entretanto, vejo e fico muito feliz, satisfeito e até realizado ao ver que, mesmo assim, todos nós seguimos fazendo um esforço por algo que tanto gostamos, mesmo com nossas rotinas “matadoras” – aqui estamos, seja com posts, comentários, nossos podcasts, enfim, participando.

O ano de 2019, então, é ainda mais especial que nunca, já que foi o ano em que o blog comemorou (seus primeiros) DEZ ANOS online. Sim, teve festa com bolo e nosso primeiro podcast presencial, teve show, teve ensaio, teve de tudo. Aliás, ainda bem, tivemos mais de um encontro da galera no ano, além de alguns “spin-offs”, como o bônus especial de estar no aniversários dos gêmeos in loco e o encontro que está acontecendo neste final de ano no Rio de Janeiro dos verdadeiros cariocas do blog :-).

Então vamos lá para alguns marcos deste último ano da década de 2010 (data de corte: 29/dez/2019):

  • Estamos registrando 73.706 acessos neste ano até o momento. Muito legal ver que este número é superior ao que tivemos em 2018 e em 2017, mesmo com os blogs cada vez mais em desuso na internet. A média diária, portanto, ficou em 203 acessos e 2,28 visualizações de posts em cada acesso. Vale lembrar que já há alguns anos não estamos fazendo qualquer tipo de divulgação em canais de massa, nem propagandas, nada – quando muito, são republicações em outros blogs / sites pelo mundo do nosso conteúdo. Infelizmente, o WhatsApp e outros mídias de leitura mais rápida e as vezes mais preguiçosa fácil acaba por canabalizar um preciosos tempo que poderíamos trazer para cá, mas esse assunto é agora até velho e, então, vamos em frente…
  • Outubro foi o mês com o maior número de acessos no ano – isso pelo Rock in Rio do ano, sem dúvidas.
  • Os 3 posts mais acessados no ano de 2019 no blog foram: Rock in Rio 1 (1985): o ingresso e um pouco do evento ; Relembre as edições brasileiras do (Philips) Monsters Of Rock e Curiosidade: clássica Twist And Shout não é original dos Beatles, como (mais de) meio mundo acha….
  • 81 países acessaram o blog em 2019 dos 166 países que já o acessaram pelo menos uma vez.
  • O blog fechará o ano um pouco mais de 1.243.000 visualizações desde sua criação.
  • Baseando-se nos 1000 comentários mais recentes do blog, há uma média de 54 comentários por mês, sendo que o horário mais “usado” para comentários é em torno das 20h00 (horário de Brasília), sendo domingo o dia mais “popular”.
  • Com este, foram 106 posts publicados em 2019, com 830 comentários (média de 7,83 por post), 99 “likes” (média de 12%), 90.832 palavras e cada post com média de 865 palavras.
  • No total, temos 10.648 itens publicados em nossa biblioteca de mídia (99% fotos) usando 12,4 GB de dados. Vale lembrar que o ano de 2019 marcou um enorme upgrade nos bastidores do blog, com a compra do pacote “Business” do WordPress, cuja renovação/pagamento é anual, para suportar espaço ilimitado para fotos e novos recursos, que podem ser relembrados aqui.
  • O post mais comentado do blog continua sendo o “Iron Maiden – The Book Of Souls – primeiras impressões“, com 173 comentários.
  • Não há uma estatística – ou pelo menos não achei como fazer – mas nossa Agenda de Shows e Eventos no Google continua sendo atualizada, com muito sacrifício, com os principais acontecimentos por todo o Brasil. Não tenho o número, mas um palavrão no aumentativo cairia bem para dar o tom. Portanto, façam bom uso, eu incentivo… e sim, há um chance dela ser extinta em 2020, ou talvez alterada para algo bem mais macro que hoje…

Em 2019, continuamos a potencializar nossa conta no YouTube com muitos vídeos de shows e eventos – e foram muitos. Conheça / inscreva-se em nosso canal aqui. Outro canal foi o Instagram, que traz o que normalmente não se vê pelo blog (piadinhas, brincadeiras de internet, etc), mas também fotos interessantes por todo o mundo relacionado com música.

Continuando agora com nosso precioso conteúdo…

www.minutohm.com

_____________________________________________Podcast_Minuto_HM_logo

Nossos podcasts:

Assim, além do podcast trimestral continuar acontecendo sem falhas desde sua criação, em 2019 tivemos nossa primeira edição extra presencial que, com certeza, deixou uma baita vontade de repetição do formato.

Além disso, como parte do crescimento e atualização constante do blog, os teasers, sempre preparados com a maestria única do B-Side, passaram a ser disponibilizados para streaming e/ou download no Spotify e Google Podcasts, além do já existente iTunes Apple Podcasts.

_____________________________________________

Discografias em andamento:

_____________________________________________

Alguns dos posts por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Coberturas e Resenhas de shows / eventos pelo Brasil:

_____________________________________________

Especial – Coberturas / Posts Internacionais:

E mesmo assim, continuam faltando faltam MUITOS posts e especialmente resenhas de shows… continuo sendo facilmente o que mais deve por aqui, mas ainda mantendo a tradição criada de trazer informações do clima do pré-show e registrar os momentos com os amigos.

_____________________________________________

Slideshow de fotos publicadas em 2019 no blog – destaques absolutos do ano ficando para o Rolf e Kelsei, que fizeram um esforço danado em trazer sempre conteúdo para todos nós nas andanças deles por aí…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Então, é hora do parabéns – de novo – a todos nós pelo excelente ano de 2019!

—————————————————————

† Prestamos também aqui uma homenagem aos grandes nomes que nos deixaram em 2019, entre eles e sem qualquer ordem: André Matos, Allee Willis, Marie Fredriksson, Ginger Baker, Larry Junstrom, Robert Hunter, Ric Ocasek, Ian Gibbons, Shawn Smithof, Peter Tork, entre tantos outros…

—————————————————————

Votos que já venho fazendo nas retrospectivas passadas, mas que repito: “que o próximo ano seja marcado por menos WhatsApp, Facebook e afins e por mais mais pelo blog e encontros pessoais, ou pelo menos pelo Skype (voz, não mensagens). Muita saúde e que os aparelhos de sons continuem no volume 11”.

—————————————————————

Por fim, e nunca menos importante, quero dedicar este post a todos que participaram do blog neste ano, cada um com sua contribuição. Obrigado a todos.

E também (continuar) dedicando este post ao Daniel, que deixou um buraco enorme por aqui. E ao meu filho, Ivan, que logo mais completará seu segundo ano de vida e já toca fluentemente air drums :-).


Valeu, galera! Vejo todos vocês em 2020, aqui e, espero eu, presencialmente!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Accept, Artistas, Black Sabbath, Blaze Bayley, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, DIO, Discografias, Dream Theater, Foo Fighters, Guns N' Roses, Iron Maiden, Jimi Hendrix, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Living Colour, Manowar, Mötley Crüe, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Off-topic / Misc, Pearl Jam, Queen, Resenhas, Rush, Saxon, Scorpions, Slayer, The Beatles, Trilhas Sonoras, Van Halen, Whitesnake, Yngwie Malmsteen

11 respostas

  1. Faltou fazer um Dashboard com esses números hein hahaha

    Curtir

  2. As retrospectivas mostram o lado técnico do blog mas sempre muito bem acompanhada pelo lado paixão do Rolim em viabilizar esse canal para que possamos apenas contribuir da melhor forma possível. Muito obrigado pela menção nesse ano. Eu só agradeço. Pra mim é uma honra poder vivenciar essa experiência de contribuir para um veículo tão bem organizado falando, entre outras coisas, de rock and roll.
    Particularmente, eu acho fantástico ter essa visibilidade em números (fatos) sobre o que ocorre com o blog.
    Quantos pots foram no ano? Tem isso a mão ? Se não tiver ok

    Curtir

  3. Pessoal, aproveito esse genial post que só o Eduardo é capaz de fazer pra desejar um ótimo 2020 pra todos. Além disso quero agradecer a todos que ajudam a manter a impecável qualidade desse espaço por mais de 10 anos.
    Por fim segue um específico agradecimento ao Eduardo por tão somente tudo.

    Alexandre

    Curtir

  4. Trago pela curiosidade…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.