Análise das 500 mais votadas da Kiss FM em 2020

Vamos começar do começo: isso aqui não é uma crítica com relação às músicas ou aos grupos votados ou deixados de lado no programa anual produzido pela rádio KISS FM. Também não é uma crítica à emissora, que hoje é um dos poucos meios de comunicação que se dedicam a um estilo que nunca foi comercial em nosso país, independente do que ela toca ou deixa de tocar.

Dito isso, todo final de ano eu me deparo com as 500 músicas mais votadas na KISS FM. Volte e meia eu acabo por ouvir rádio, principalmente no carro, e, por razões óbvias, eu sempre deixo na KISS. E eu sempre falo que vou fazer uma análise das 500 canções mais votadas pelo público ouvinte e nunca faço isso. Esse ano eu tirei essa ideia do papel. Ia fazer essa análise mais para mim mesmo, a título de curiosidade, mas acabei trazendo para o blog, até porque os números que eu queria, não achei em lugar nenhum e resolvi compartilhar.

O programa não tem segredo – quem quiser, entra no site da emissora e vota em sua música predileta. As 500 músicas mais votadas são transmitidas no final do ano, de maneira interrupta. Por ser uma rádio, só vai votar quem ouve a rádio e, consequentemente, não podemos dizer que essa lista é um retrato do que o “público roqueiro” ou “público metaleiro” (principalmente esse segundo) ouve no geral. Com certeza, muita gente que votou são pessoas que ouvem rock não da mesma maneira que nós aqui do blog ouvimos, mas acho importante no começo de 2021 termos uma ideia de como o gênero e as bandas que carregam a bandeira são vistas (e ouvidas) pelo público brasileiro que se dispõe em participar dessa votação.

Então vamos aos números da lista e uma breve análise:

– 172 foram os artistas contemplados nas 500 músicas mais votadas. Importante destacar que alguns artistas acabam por se repetir, já que eles possuem carreira solo. São casos como Bruce Dickinson, Phil Collins, Peter Gabriel, Morrisey e Joey Ramone, por exemplo, que tem contabilização apartada de suas conhecidas bandas Iron Maiden, Genesis, The Smiths e The Ramones. Temos outros artistas aqui nessa situação – eu só mencionei alguns, de exemplo!

– 83 artistas tiveram uma única música colocada na lista e outros 34 artistas tiveram duas músicas colocadas na lista. Pela matemática, então, 55 bandas contribuem com 3 ou mais canções, o que concentra o número de artistas que se repetem de uma maneira expressiva – 55 bandas é muito pouco para um vocabulário musical amplo.

– Tivemos 8 grupos com um número de canções contabilizadas com dois dígitos. E o total dessas músicas soma 100! Ou seja, 20% da lista está dentro de: Van Halen (18), Aerosmith (13), Queen (13), AC/DC (12), U2 (12), KISS (11), The Rolling Stones (11) e Pearl Jam (10).

– Certamente a morte de Van Halen em 2020 contribuiu para que o grupo que leva o nome do guitarrista ficasse na primeira posição e com a quantidade de 18 músicas votadas. Só que o mesmo não ocorreu com o Rush (que teve 9 músicas votadas), sendo que em 2020 nós também perdemos Neil Peart. Talvez isso se tenha dado ao fato da “dor” pela morte do guitarrista estar mais próxima da votação, mas não dá para bater o martelo nesse argumento.

– NENHUM grupo brasileiro entrou no ranking! Nem mesmo as conhecidas Sepultura, Angra e Dr. Sin conseguiram entrar na lista! Inacreditável! Na minha opinião, ao menos o Sepultura deveria estar nela.

– Em relação às novidades, praticamente nada! A grande maioria das bandas são das décadas de 70 e 80. Em termos de coisa “nova”, tivemos o Greeta Van Fleet. Analisando as músicas dos velhos conhecidos, também não tivemos tantas novidades, com exceção do Ozzy (que colocou na lista o seu novo hit Ordinary Man, gravado com Elton John), o AC/DC com Realize (do novo álbum Power Up), Bruce Springsteen com Letter to You, Foo Fighters com Shame Shame, System of a Down com Protect the Land e Pearl Jam com Dance of the Clairvoyants.

– O Manowar não teve uma única música votada. Vamos aguardar a sanidade do público continuar a melhorar e, assim, diminuir as onze músicas votadas dos Rolling Stones.

Nos meios de comunicação oficiais da KISS FM você consegue a lista completa. Por curiosidade, vou colocar as 10 mais votadas abaixo. Não acredito que nos próximos anos a lista vai mudar tão drasticamente, mas espero que possamos ter uma maior diversificação de bandas. Em termos de escolha das músicas, por exemplo, não espero que um Powerslave dê lugar à uma Fear of the Dark (que está entre as 20 primeiras!) e, sinceramente, tomare que isso não aconteça.

10 – BLACK SABBATH – PARANOID
9 – IRON MAIDEN – NUMBER OF THE BEAST
8 – PEARL JAM – BLACK
7 – RUSH – TOM SAWYER
6 – VAN HALEN – JUMP
5 – AC/DC – THUNDERSTRUCK
4 – THE BEATLES – HELTER SKELTER
3 – QUEEN – BOHEMIAN RHAPSODY
2 – METALLICA – ONE
1 – LED ZEPPELIN – STAIRWAY TO HEAVEN

Beijo nas crianças!

Kelsei



Categorias:Curiosidades, Músicas, Resenhas

4 respostas

  1. Bem, Kelsei, eu espero que Powerslave tome o lugar de qualquer música do Iron Maiden. Fear of the Dark, então…..
    É claro, no entanto, que isso é muito dificil de acontecer.
    Da lista de 10, me supreendeu a força de Thunderstruck em contrapartida à faixas como You Shook Me All Night Long, Back in Black, Highway to Hell ou For Those About to Rock, todas que entendo serem mais forte quando estamos pensando em AC/DC.
    Helter Skelter se justifica por ser uma música mais pesada dos Beatles. Imagino que seja isso.
    O post é muito legal, a rádio idem.
    Stairway to Heaven estar em primeiro me agrada bastante. Pensar que uma musica de 1971 lidera uma pesquisa em 2020.
    A lista corrobora para o fato que essa é uma decada meio perdida no mainstream do rock. Infelizmente. Sabemos que há coisa boa no underground. Uma pena que não tenham o espaço que merecem.

    Alexandre

    Curtir

  2. Muito boa sua iniciativa Kelsei. Conheço um pouco a rádio e desse pouco sei que figuram nomes conhecidos desse pequeno universo, como o Gastão Moreira e o Clemente.
    Acredito que o Van Halen ter tido esse destaque comparado ao Rush se deva pelas músicas mais radiofônicas e “acessíveis”.
    Interessante a ausência de algumas bandas como o Megadeth, Anthrax ou Slayer. Muito underground talvez. John Lennon também ficou esquecido. Mas deixar o Manowar de fora é uma falta de sensibilidade hehehe.
    Mas só pelo fato de existir uma rádio dedicada ao nosso amado Rock já é algo louvável.
    Valeu!

    Curtir

  3. Kelsei, primeiro um post delicioso de ler, com aquela pitada de humor, que é marcante nas suas autorias, muito legal.
    Para mim a ideia da rádio é muito legal, entendo que no blog, as escolhas populares agradam uma ala (vamos blindar os clássicos), mas não vão agradar tanto a outra, a que me faço presente. Escolhas mais ousadas não vão aparecer mesmo, eu tenho que me resignar, e as tais 11 do RS, mostram que eu iria ter que “trocar” de estação várias vezes. Pelo menos os besuntados não aparecem…
    Em relação à falta de coisas novas ou brasileiras, precisaríamos entender a faixa etária, ou o perfil dos votantes.
    Das 10 mais votadas e listadas, realmente (apesar de clássicas) as surpresas vão para Beatles e AC/DC (menos um pouco), já que haveria outras apostas mais consagradas. Pelo menos não apareceu o tal! “medinho do escuro”, que (para discussões futuras) eu não considero e também não bateu como a Rock And Roll All Nite da banda
    E apesar de “não aguentar mais” várias delas, gostei do I.M, da presença do Rush e concordo com o Ale, 8 minutos de Led Zeppelin nunca é demais.
    E obrigado pelo parágrafo irônico/indignatório em relação às duas bandas, que nem vou mencionar aqui, me senti representado.

    Curtir

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: