Cobertura Minuto HM – Paul McCartney em Belo Horizonte – 03/dez/2023 – Got Back Tour – show 1/2 na cidade e 2/8 no Brasil – pré-show e voo de drone no Hot Sound

Vamos para o próximo show de Paul Macca em nossas cidades, a primeira das duas noites na cidade de Belo Horizonte.

E que aqui dar o crédito ao amigo Charles, que tanto já escreveu por aqui de Pal Macca, Hot Sounds… no meio da correria e com tantas e tantas datas se misturando e na cabeça, ele teve o carinho de mandar um e-mail lembrando que hoje faz TRINTA ANOS do meu primeiro show, do meu primeiro show do Paul. Obrigado, Charles, pela lembrança. Ah! E 03/dez também é data do aniversário do meu álbum favorito dos Beatles, o Rubber Soul. Que data! Parabéns aos 58 anos do álbum, que quando vi pela primeira vez, “só” tinha vinte e oito aninhos…

Ah! Com tanta data especial, dedico este post e este show ao meu pai também! Ele também tinha 41 anos, assim como eu hoje, nesse show de 1993 – obrigado à minha mãe que lembrou de mais essa! Haja coincidências!

Mas voltando… ufa…

Aqui o dono do estádio fez um “x” legal – mas esqueceu que ele já chega no dia 3 :-).

——

Para registro apenas – começando com informações gerais recebidas da Eventim – note que, depois do triste acontecimento com uma fã no show da Taylor Swift no Rio de Janeiro, agora tem o assunto “água” para todos os lados:

Horários:

Abertura dos portões: 16h
Início dos show: 20hLocal: ARENA MRV                                          
                                
Classificação etária: 16 anos. Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

 O que não pode levar:

Todas as pessoas que ingressarem na Arena, serão submetidas a inspeções e revista pessoal.

Atenção para os itens proibidos, não autorizados:

Armas de qualquer tipo ou espécie (facas, canivetes, etc); Guarda-chuvas; Roupas ou acessórios com partes pontiagudas que possam machucar; Objetos pontiagudos em geral (canetas), que possam causar ferimentos; Objetos perfurocortantes (tesouras, cortadores de unha, giletes); Balões, malabares, buzinas de ar, pistolas de água; Produtos ou materiais e sprays inflamáveis,e/ou que contenham gases; Fogos de artifício e de estampido (de qualquer espécie); Drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica. Medicamentos apenas com receita médica; Bebidas alcoólicas; Alimentos – destinados ao comércio ou que representem riscos à segurança e saúde; Camisas de torcidas adversárias , bandeiras com e sem mastro; Papéis em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas, cartazes, panfletos e adesivos; Vasilhames, copos , compartimentos de armazenamento de vidro, plástico, metal ou qualquer outro tipo de material; Máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), gravadores, filmadoras, Go-Pro ou similares, Tablets, bastão para tirar foto e gimbals; Cigarros eletrônicos; Desodorante, cosméticos ou perfume em recipientes com volume superior a 90ml; Capacetes de moto ou similares; Lasers, walkie-talkies e drones; Animais – exceto cães-guias identificados e acompanhados de portadores de deficiência visual; Cadeiras ou bancos; Mochilas ou bolsas com medidas superiores a 20x30cm; Qualquer produto para comercialização; Outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação, sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local.

*Será permitida a entrada de água potável para consumo próprio acondicionada em garrafas ou copos de material flexível, que não sejam de vidro, metal ou materiais perigosos à segurança pública. Haverão pontos de hidratação e comercialização de água por todo o estádio.

** O portador do ingresso será submetido a inspeções e revistas corporais
.
*** Os objetos não autorizados serão descartados. 

**** O evento não possui guarda-volumes.

 Informações sobre meia entrada:

Certifique-se de apresentar o seu documento comprobatório do benefício à meia-entrada.

Caso a documentação comprobatória não seja apresentada, o cliente deverá realizar o pagamento da diferença (complemento de meia-entrada) para validação do ingresso. Os métodos de pagamento serão dinheiro ou cartão de débito ou crédito. Não será aceito o pagamento via pix.

Para mais informações sobre a política de meia-entrada, acesse: http://www.eventim.com.br/meiaentrada. Dicas para o show:

Atente-se ao seu portão de acesso;
Certifique-se de ter os ingressos em mãos antes de se dirigir ao local do show;
Recomendamos o uso do transporte público e/ou aplicativos de carona;
Evite filas! Traga somente o necessário para agilizar a revista e o acesso ao evento;
Não compre ingresso de cambistas. Evite dores de cabeça;
Venha com roupas confortáveis e mantenha-se hidratado.

Nos vemos lá! 😍

——

06h45: dia de voo cedo para BH. Ainda não vejo movimento do show pelo aeroporto – talvez ninguém goste de acordar muito cedo. Vamos ver dentro da aeronave. Estou, obviamente, no portão remoto novamente. Nunca meu voo é no andar dos “douuuuze” portões do andar principal de CGH. Hahahahaha.

07h40: passado o bônus do embarque remoto – compra avião, ganhe também passeio de ônibus sem ar – embarcado. Também tenho um sonho de ter vizinhos de poltrona “normais” – sou o azar em pessoa com isso. Cada voo me surpreendo mais com o ser humano.

Bora, vai! 🙂

9h30: “pousado”. Me impressiono, realmente, em como as pessoas são sem educação e sem noção quando um avião pousa. É algo que mostra bem a educação do país.

Tempo nublado e previsão de chuva nesta manhã, mas não há previsão de chuva para o Hot Sound e para a noite. O aeroporto de CNF é mais distante que a média geral de outros aeroportos e um Uber para a cidade é às vezes tão caro quanto um voo comprado com antecedência. Acabo de passar por um outdoor na estrada “Welcome Back to BH, Paul”, mas estava com o celular no bolso. No voo, sim, havia gente vindo para o show, assim como voltando do Primavera Sound.

Após a chegada no hotel antes do horário do check in, larguei as coisas e fui para um restaurante que obviamente vai dividir opiniões… aqui em BH tem o “Sô Madruga” – é isso mesmo: é temático do seriado mais famoso da infância de muitos nos anos 1980/90 no Brasil, o Chaves. Eu, particularmente, acho o Chaves algo que ajuda a criar muitos valores de vida, especialmente sobre o contraste entre ter dinheiro ou não… ainda que, claro, como adulto, não há mais aquela “atração”. Mas sou fã e vejo muito, mas muito valor em vários momentos, e também como diversão pura / comédia.

Aliás, vejam aí uma foto do Madruga fazendo um símbolo que nós conhecemos bem aqui no blog…

Saindo do restaurante, dei uma volta pelo bairro de Ouro Preto e retornei ao hotel. Descansei um pouco e aí veio a do dia (até o momento): a ideia de voar de drone do hotel em direção ao estádio.

Estava bem nublado quando decolei em torno das 15h10, com bastante vento e o estádio há uma distância de 1.6 kms, o que em uma cidade grande já basta para causar bastante interferência. Aqui também é uma zona com certas restrições de altura para voar, as quais foram todas respeitadas. Pássaros também voando me amedrontaram um pouco mais.

Mesmo assim, lá fui eu, até onde “dava”. E deu! Mas chegando mais perto do estádio, mesmo estando bem alto, comecei a ter vários sinais (esperados) de interferência, perdas de sinal parciais e totais, e aí fica difícil controlar o bichinho. Mesmo assim, consegui algumas fotos por cima do estádio e, as 15h30 em ponto é mesmo muito alto (e, claro, sem som), vi Paul empunhar sua guitarra e abrir o Hot Sound.

Coisa de 2 minutos depois, perdi totalmente o sinal do drone e era hora de retorna-lo ao “home point” – a bateria também já estava acabado. Na volta, os ventos aumentaram, mas mesmo assim, troquei a bateria e mandei o drone de volta. Uns 400m de mim, começou uma chuvinha (claro, sou eu) e assim, o drone, que não pode molhar, teve que fazer seu caminho de volta.

Colocarei fotos e vídeos (feitos sem invadir qualquer espaço não permitido) em um outro momento, mas deixo já uma foto da fachada do estádio do Atlético Mineiro antes da chuva.

Mais fotos e vídeos com o drone no início do Hot Sound. Decolei do hotel há 1.6 km de distância pelo ar e tive muito problema com perda de sinal. Mas fica o registro:

E aqui o vídeo do drone. Fui até o limite tanto da conexão, quanto do tempo / chuva. O registro é, realmente, histórico – mas atenção: drone NÃO grava áudio. São imagens apenas.

Agora, cerca de 16h30, é hora de um último descanso antes do show de hoje. E que a chuva passe logo, pois a previsão do tempo aqui errou tudo…

17h30 – 18h30: Uber chamado – veio uma garota dirigindo que mal sabia que tínhamos o show na cidade, achando que era jogo. Muito simpática, acertou um caminho “por dentro” pois “por fora estava tudo agarrado”. Sensacional. Chegamos rápido no caminho alternativo, ainda que eu desci cerca de 450 metros da Arena.

Não gostei do acesso para a arena. Ela fica em região alta, com subidas e descidas, e achei o acesso ruim. Talvez eu ainda não tenha condição também de falar muito. Mas uma vez superadas as subidas, estava tudo bem sinalizado (padrão Paul) como em Brasília. A arena é muito bonita (melhor ainda que é preto e branca, hehehe) e percebi que nem muitos dos atleticanos ainda a conhecem, tendo a oportunidade de vir ao show antes de um jogo. A arena é extremamente parecida com a do Palmeiras por dentro, inclusive no “olhômetro pela capacidade”, mas com mais espaço na área externa. Mas gosto mais das cores daqui :-).

A entrada para a pista premium e comum é a mesma, e na hora que cheguei, foi tranquilo, mas imagino um gargalo logo mais. A rivalidade do futebol está trazida para dentro, com uns doídos gritando pelo rival de cor azul. Eu gritei “Vai Corinthians” e ainda vi umas mãos se levantando, hahaha. Maioria é maioria… e falando em maioria, algumas camisetas do Iron Maiden aqui dentro também – difícil ter mais camisetas que o Maiden no mundo.

Não consegui comprar ainda o chaveiro. Terei mais 6 shows para tentar, hahaha. Pipoquinha de 30 mangos adquirida (tem a de 40 também), posto de água entrega do copinhos gratuitamente (até quando, me pergunto, mas em tom elogioso), agora é aguardar. O estádio já tem bastante gente em todos os setores, e imagino que o barulho será grande.

Final da tarde está espetacular. Baita pôr do sol depois da chuva e temperatura agradável, ainda que o calor prevaleça. É tão legal ver 3, talvez 4 gerações presentes no estádio. Única coisa é que o pessoal em geral não deve ter o hábito de frequentar shows e acaba tendo algumas situações estranhas de gente se batendo, etc. Nada crítico.

De resto, quem sabe aqui, sozinho, eu consiga hoje ver o show chorando menos que meu normal :-).

20h30: muito, muito cheio hoje. Estádio realmente lotado. Show parece estar bem atrasado hoje, o que para um domingo, obviamente, não é legal – bom, nunca é. Nem o DJ apareceu ainda, e depois dele temos ainda as fotos no telão. Vamos ver se algo terá que ser diferente hoje dado o atraso. Estou bem no centro do palco neste momento (em cima dos protetores dos cabos da mesa de som) e o calor aqui “dentro” está grande, ainda mais difícil para muitos “seniores” que estão por aqui aguardando o ídolo máximo. Não há nenhuma movimentação mesmo no palco até agora.

Milton Nascimento também está na área VIP entre as pistas, saudado pelos gritos de Bituca.

20h45: um ou outro roadie no palco. Baixo tocado, e mais nada. Muito estranho esse atraso. Até agora, a galera aplaudiu, levou na boa. Mas agora começaram as primeiras vaias – algo raro, mas entendo que faz sentido. Já tem gente cansada – até eu já tô cansando de esperar (pensando ainda na minha maratona). As vaias se misturam com novas rodadas de aplausos de incentivo, mas em geral a galera já não está sorrindo tanto no momento.

20h45: apareceu de cara o Hofner nos telões. Algo realmente deu errado hoje. Vamos ver se começa na sequência.

20h53: primeiro som saindo da PA, bem baixo. Não consigo reconhecer o quê, exatamente. Vejo testes com iluminação apenas também. Realmente estranho.

20h56: Twist & Shout na PA, sem DJ, versão estúdio deste famoso cover que os Beatles fizeram :-). Assim, fica realmente confirmado que algo deu errado com a estrutura básica de início de show. A música parou para entrar I Wanna Be Your Man – Beatles, não dos Stones :-).

20h59: Oh, Darling.

21h02: começou o playback mais alto com Coming Up remixada. Finalmente!

21h06: Ms. Valderbilt remixada. Espero que ele venha depois dessa… bora, Paul.

21h08: final do Abbey Road. Agora vai!

——

Para fins de registro – Hot Sound na cidade:

——

Clique aqui para ver post com as resenhas combinadas de todos os shows “oficiais” do Paul McCartney pelo Brasil em 2023.

——

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Artistas, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Músicas, Setlists, The Beatles

8 respostas

  1. E ai? Cade a resenha?

    Curtir

  2. Excelente Presidente, haja fôlego…..

    Curtir

  3. Bem, o segundo show veio acompanhado das ladeiras de BH , do atraso e do Drone.
    Hats off para o último, o vídeo e as fotos são excelentes.
    Ainda não há o set list, fui lá catar do set listfm e ao que parece, é o set mais regular:

    Can’t Buy Me Love
    Junior’s Farm
    Letting Go
    She’s a Woman
    Got to Get You Into My Life
    Come On to Me
    Let Me Roll it( (com “Foxy Lady” – Jimi Hendrix )
    Getting Better
    Let ‘Em In
    My Valentine
    Nineteen Hundred and Eighty-Five
    Maybe I’m Amazed
    I’ve Just Seen a Face
    In Spite of All the Danger
    Love Me Do
    Dance Tonight
    Blackbird
    Here Today
    New
    Lady Madonna
    Fuh You
    You Never Give Me Your Money
    She Came in Through the Bathroom Window
    Jet
    Being for the Benefit of Mr. Kite!
    Something
    Ob-La-Di, Ob-La-D
    Band on the Run
    Get Back
    Let It Be
    Live and Let Die
    Hey Jude

    Encore:
    I’ve Got a Feeling
    Birthday
    Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
    Helter Skelter
    Golden Slumbers
    Carry That Weight
    The End

    Sigo para a etapa 3…

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.