Visitando a Eric Discos em São Paulo

Apesar de ser sempre importante lembrar que São Paulo tem de tudo em um monte de lugares, há sempre aquela questão da referência absoluta – nessa linha, a maioria da gente aqui vai pensar na Galeria do Rock, com mérito, como esse lugar para comprar mídia física de música, especialmente dos artistas e bandas base da predileção deste espaço. 

Entretanto, já tinha anotado há anos conhecer conhecer a loja Eric Discos, no boêmio bairro de Pinheiros. O mais legal foi ter ido com a família e com o “meu” Eric, que se divertiu vendo o nome dele pela loja agora em setembro, 5 dias antes do aniversário de 5 anos dele. Trata-se de um verdadeiro patrimônio e templo do vinil na cidade desde a década de 1970, fundada por um inglês que se enraizou no Brasil à época. A loja foi uma das que serviu de inspiração para o filme “Durval Discos”, filme de 2002 dirigido por Ana Muylaert e protagonizado por Ary França. A inspiração principal para a película, no entanto, foi a Edgard Discos, há muito tempo extinta e que ficava na rua Deputado Lacerda Franco.

Apesar do vinil ainda ser um dos carros-chefe, a loja possui praticamente tudo que você pode imaginar de mídias físicas, incluindo VHS, K-7s, laser discs (!) e, claro, CDs a dar com pau. Além disso, há revistas, livros, fotos, pôsteres, action figures… um verdadeiro acervo de diferentes souvenirs. Além disso, o andar de cima funciona como um estoque, mas ainda tem coisas da “Eric Livros”. Em resumo: tem de tudo.

A decoração da loja merece seu parágrafo à parte. Só por ela já vale o passeio, e é difícil sair de mãos abanando dali.

Deixando o tema da história para a reportagem de jornal fotografada abaixo, o post aqui tem apenas dois propósitos: indicar aos que não conhecem uma merecida visita e não obstante celebrar mais um ícone que sobreviveu a tantos obstáculos em seu meio e em geral mantendo a loja aberta após tantas transformações tecnológicas, pandemia, etc. 

Galeria de Fotos:

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:AC/DC, Artistas, Black Sabbath, Deep Purple, DIO, Helloween, Iron Maiden, Kiss, MetallicA, Queen, Queensrÿche, Quiet Riot, Saxon, Scorpions, The Beatles

2 respostas

  1. Poxa que dica maneira hein! Que lugar legal. Vale muito a visita

    Curtir

  2. Fotos muito legais, que lugar incrível. Eles estão ficando raros, ainda que com a sobrevida do vinil, temos sim de divulgar o máximo. Estando em São Paulo, mesmo colecionando apenas cds, eu tentaria dar um pulo lá.

    Imagino também a reação do seu Eric ao se identificar no nome da loja, essas são coisas que nada paga.

    Muito legal, Eduardo

    Excelente dica

    Alexandre ‘

    Curtir

Deixe um comentário