Resultado Poll # 13: Mr. Dave Murray, o guitarrista predileto do Iron Maiden

Para quem achava que ia dar Adrian Smith, a surpresa do resultado...

Para quem achava que ia dar Adrian Smith, a surpresa do resultado...

Olá e Up The Irons!

Galera, fechando mais uma pesquisa Minuto HM, que tratou de perguntar quem era o guitarrista preferido da galera no Iron Maiden. Para a minha e de muitos surpresa geral, o resultado foi: Mr. David Michael Murray, ou Dave Murray, para os mais íntimos.

Incrível. Apostaria dinheiro alto que o Adrian Smith iria levar essa fácil, fácil. Eu e mais meio mundo, tenho certeza. No começo da votação, Adrian havia disparado, confirmando o assumption inicial. Mas a virada e depois “goleada” do “queridinho do Maiden” o posicionou próximo da metade dos votos de todos os outros guitarristas.

Murray é o preferido no Maiden, segundo nossa pesquisa

Murray é o preferido no Maiden, segundo nossa pesquisa

Outra surpresa da pesquisa: 18% dos votos para guitarristas praticamente esquecidos na história da banda, ou até sem (qualquer) muita relevância...

Outra surpresa da pesquisa: 18% dos votos para guitarristas praticamente esquecidos na história da banda, ou até sem (qualquer) muita relevância...

Muitos de vocês devem ter se questionado o motivo de eu ter inserido todos os guitarristas que tiveram passagem pela banda, mesmo que de forma mínima, sem muita relevância… mesmo aqueles que ficaram dias como “membros” do Maiden.

A intenção aqui foi totalmente colocar, em forma de curiosidade, todos os nomes que ergueram uma guitarra para Steve Harris sob o nome da Donzela.

Tirando os 3 atuais da banda, acredito que Dennis Stratton seja o mais conhecido de quem estudou a banda. E aí, mais uma surpresa: na certeza que ele teria o quarto lugar garantido na pesquisa, Paul Cairns e Bob Sawyer (aquele que sempre queria se destacar perante Murray nos primórdios da banda) o venceram pela contagem mínima. Mas venceram.

Ainda acredito que se essa pesquisa fosse feita em uma amostra maior, digamos, em um grande portal, Adrian Smith venceria. Seu estilo único, sua sonoridade, ainda contariam a favor. Mas não posso deixar de registrar aqui que Dave Murray também tem seu estilo próprio, sua sonoridade única. Quando Dave pluga sua guitarra, você sabe que é ele também. E ele é, sem dúvida alguma, uma marca fundamental, desde o início, lá em 1975, do Iron Maiden. Arrisco soltar aqui que Dave Murray é o ponto de equilíbrio da banda e que, sem ele, talvez a banda não superasse as dificuldades iniciais (ego e tudo mais).

Quem me conhece, sabe que sou muito fã do Dave. E sim, não tenho problema algum em falar que meu voto foi dado à ele. Adrian Smith é um guitarrista de muita “pegada”, um gênio e a dupla perfeita para ele. Mas a melodia da guitarra de Murray sempre me emocionou demais.

Ah! Seria um prazer ver comentários dos amigos que optaram por votar nos “outros” guitarristas, fora do eixo Murray-Adrian-Gers… o que levou vocês a esta decisão? Ou seriam votos, digamos, “aleatórios”…?

Long live para a dupla Murray-Adrian. Tomara que não haja novas interrupções, como no final dos anos 80.

Sobre o Gers: também possui um papel importante na banda hoje – é um equilíbrio na relação entre os guitarristas, mas principalmente na relação Harris-Dickinson. Tem sua marca de “palhaço” da banda, mas é um ótimo músico também. Não há, entretanto, como compará-lo com Murray ou Adrian – nem percam tempo, é besteira. Mas sua guitarrinha “suja” também é referência quando se ouve Iron Maiden. Os puristas podem negar e querer a banda de volta com a clássica dupla Murray-Adrian. Eu não – gosto de ver os “los 3 amigos”, como se chamam, juntos, se respeitando e nos alegrando.

Espero que eles ainda produzam grandes músicas para o Iron Maiden. Sim, estamos esperando e acompanhando.

Obs.: essa pesquisa quebrou, e bastante, o recorde de votações no Minuto HM: foram 141 votos, contra o recorde anterior de 36 votos. Valeu, galera.

Até a próxima pesquisa. Como sempre, fiquem à vontade para comentar sobre esta e sugerir o tema para a próxima pesquisa!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Artistas, Curiosidades, Iron Maiden, Pesquisas

8 respostas

  1. Eu esperava uma votação favorável ao Dave Murray, pelo histórico de contribuição ao Maiden desde os primórdios da banda. Eduardo, concordo inteiramente quando você cita que o estilo de Dave é instantaneamente reconhecido, mas hoje reconheço o autor de qualquer solo do Iron Maiden praticamente nos primeiros segundos de uma audição, o que é muito bom, pois nos traz músicos que se complementam e não guitarristas competindo entre eles.Só não concordo com a sua preferência pela fase com os “três amigos”, sem dúvida a fase Smith-Murray é pra mim inquestionável.
    Eu votei no Adrian, pelo mérito do mesmo tem se desenvolvido durantes todos esses anos como guitarrista de uma forma maior que o Dave Murray, e também pela sua fundamental participação como compositor, mas fico feliz pelo resultado final, está em muito boas ( e talentosas) mãos

    Saudações aos Maidenmaníacos,

    Alexandre Bside

    Curtir

    • B-Side, eu sinceramente esperava uma vitória esmagadora do Adrian… mas a vitória está em ótimas mãos, sem dúvida.

      E concordo que hoje podemos ouvir o Maiden e instantaneamente saber qual dos 3 está tocando. Cada um tem seu estilo…

      Quanto a dupla clássica Smith-Murray x a formação atual com “los 3 amigos”, deixe-me apenas deixar uma coisa bem clara: para mim, a formação atual é a melhor para que a banda permaneça junta, unida. Talvez se Gers não estivesse na banda, não teríamos o retorno (e permanência) do Bruce à banda, em 1999.

      Sem dúvida, é ótimo ver o Live After Death apenas com a dupla, no que é para mim o melhor registro da banda, nos “Golden Years”. Mas atualmente, me agrada ver os 3 juntos, no maravilhoso registro do “Flight 666”.

      Como aqueles tempos não voltam mais, hoje, prefiro os 3 juntos.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Olá galera, tá meio corrido as coisas pra mim por aqui… mas assim que der voltarei com mais assiduidade.

    Em relação a eleição de Dave Murray, também fiquei surpreso. Votei no Adrian Smith e imaginava que ele seria o vencedor também. A favor de Murray, talvez conte o fato dele (ao lado do “manda-chuva” Harris, obviamente) ter participado de toda a história da banda… Embora ache os 3 guitarristas do Iron excelentes, creio que o Smith se destaque mais, com Murray em segundo e Gers em terceiro. Embora, ao vivo, a presença de palco seja inversamente proporcional, com Gers sendo praticamente um malabarista e Adrian praticamente uma “estátua”. Mas, como bem dito por vcs, o título ter ido para o simpático Dave acabou ficando em ótimas mãos.

    Curtir

    • Olá Marco!

      Sem dúvida, é bem por aí mesmo. Dave tem muita carisma ao-vivo também e tem aquela “cara” de quem ainda faz as coisas com amor. Adrian é mais “na dele”, quietão, apesar de em alguns riffs dá para perceber que ele faz aquela cara do tipo “puts, isso é demais mesmo” e ele sente também a emoção.

      E Gers é literalmente (e no bom sentido!) o “palhaço” da banda… em algumas músicas, ele faz apenas algumas “sujeiras” no som (principalmente as dos anos 80), mas se você pegar o Brave New World, bem como o registro ao-vivo do “Rock In Rio 3”, verá que ele tem uma enorme participação. Mesmo assim, eles encontraram uma boa fórmula de divisão dos solos, e vemos Gers solando em Hallowed By Thy Name, por exemplo.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

Trackbacks

  1. The Soundhouse Tapes: uma parte importante da mal contada história do Iron Maiden « Minuto HM
  2. Dave Murray e seu melhor solo de guitarra em Powerslave « Minuto HM
  3. Iron Maiden – “The Trooper” – uma involução de solos « Minuto HM
  4. Cobertura Minuto HM – Iron Maiden e Anthrax em Santiago (Chile) – parte 3: resenha – Minuto HM

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: