Antes (muito) tarde do que nunca já está virando meu baseline por aqui…
Na última visita do Iron Maiden no Brasil, nos presenteando com 4 ótimos shows, foi possível ter um bônus mais que especial: um pré-show do show de Curitiba visitando a Cervejaria Bodebrown, famosa agora por trazer tantos rótulos de cerveja da banda, com direito a uma galera fazendo um verdadeiro “esquenta 100% Iron Maiden” também do lado de fora.
Confesso que não sabia o que esperar no caminho para a cervejaria. O legal de Curitiba (bom, pelo menos para um paulistano) é que tudo fica “a 20 minutos daqui”. Isso não é nada para quem as vezes não consegue cruzar uma avenida neste tempo. Assim, com o “não há nada a perder” e “tudo é lucro”, a expectativa baixa se transformou em uma verdadeira celebração para quem já teve que explicar tanto para pessoas que nunca nem ouviram falar de Iron Maiden na vida e ver uma celebração deste tamanho…
O quarteirão da rua estava fechado com a galera na rua bebendo Troopers e outras, e comendo em food trucks. Havia de tudo: gente que ia no show, acompanhantes, crianças, idosos, cachorros de tudo quanto é tipo, e sons da banda rolando aqui e ali. Do lado de fora, a cervejaria não perdeu tempo e colocou merchan para venda. A loja da cervejaria também estava com uma bela fila para quem comprava não apenas cervejas, mas blusas, camisetas, copos e afins. Homenageando meus amigos cariocas, eu mesmo comprei uma blusa maneiríssima celebrando o lançamento da cerveja “Trooper Aces High Hoppy Ale” com o Bruce Dickinson presente na quarta-feira daquela semana (momento interno Minuto HM: lembrando aqui aos amigos a importância do Piece of Mind frente ao medalha de prata Powerslave, hahaha).
Após as compras de itens de sobrevivência de um fã, ali mesmo na loja dava para comprar o tour da fábrica. A sorte ajudou: era o último horário do dia. A foto abaixo mostra um pouco do que dava para esperar da visita:

Ingresso em mãos, o grupo se reuniu no meio da galera e cachorros na rua. Na entrada, já dava para ver as torneiras para a degustação, com um painel Iron Maiden vs cervejas muito legal:




A tour, para quem já fez alguma do tipo, seguiu bem dentro do esperado, com um guia (neste caso, realmente um dos responsáveis pela Bodebrown, que com conhecimento, carisma e paciência respondeu às perguntas da galera). Passamos pelas etapas de produção das cervejas e é sempre uma oportunidade de lembrar como quem tem carreira em área de exatas deixou de aprender muita coisa interessante da vida :-).
O rolê fechou com a esperada bebedeira ao final e como os amigos aqui sabem, eu não manjo nada de cerveja, e nem bebo no dia-a-dia (cerveja). Então, falar de coisa que eu não manjo, eu não falo, e deixo para especialistas fazerem isso.
Por fim – a tour na cervejaria é recomendável aos fãs da bebida, e também de Iron Maiden, claro! E, imagino eu, já virou point oficial para vermos, quem sabe, a esperada The Future Past Tour, provavelmente em 2024 por nossas terras, e acho muito difícil Curitiba ficar de fora agora da rota da banda por questões logísticas e para o Bruce dar aquela “supervisionada” em sua perna brasileira de um business muito importante para os cofres da banda.
Até lá, bebam com moderação – mas bebam e celebrem a vida!


[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Curiosidades, Iron Maiden, Off-topic / Misc, Resenhas
Cace** muito maneiro esse post. Vou me programar para ir la também!
Muito legal esse post
CurtirCurtir
Ótimas fotos, pelo jeito um ótimo programa ( e olha que você não gosta de cerveja…)
Do post, tudo excelente, exceto a demência sua quando quer considerar o Piece of Mind campeão da discografia Maiden. Nem comento mais nada…
Melhor beber uma latinha e esquecer disso..
CurtirCurtir
Já reclamei em vários posts, mas reclamo de novo: minha mudança de vida, vivendo agora fora do país, me fez perder a leva de shows mais ‘fáceis’ da história. Shows em Ribeirão Preto, RJ e Curitiba são facilmente “atingíveis”, de carro, mesmo em dia de semana. Pra quem já dirigiu por vinte horas e voou pra outros países pra seguir o Iron Maiden, 2022 teria sido uma moleza! 😀
Tive a oportunidade de ver o show em 2022 aqui em Chicago, mas apenas um show por conta dos compromissos profissionais – quase dirigi para os estados vizinhos para mais dois, mas não deu.
E ainda o bônus da cervejaria, algo que realmente me interessa. Eu sou forçado a discordar do comentários sobre “quem é de exatas deixou de aprender muita coisa legal na vida”. Sou engenheiro de formação, pós-graduado em administração (onde mesmo, Presidente?) e com outros cursos de extensão, todos em exatas. E digo: no Brasil, eu fazia minha própria cerveja em casa!
Era uma delícia, um hobby sensacional (e que dava muito trabalho). Tinha os equipamentos, os insumos, me sentia no laboratório da faculdade. Fazer cerveja é pura matemática, acredite, são cálculos e mais cálculos! Sinto muita falta, tive que vender os equipamentos, mas quem sabe no futuro não retomo algo por aqui.
E cá entre nós, entre as Troopers a IPA Brasil foi a mais… modesta, pra dizer o mínimo sem gerar muita crítica.
E uma última curiosidade: o Iron Maiden fez uma outra parceria cervejeira (bem menos badalada que a fez com a Bodebrown) com a cervejaria BrewDog, de Columbus OH (umas seis horas daqui). Apesar de ter saído no site oficial (https://www.ironmaidenbeer.com/brewdog-and-iron-maiden-unleash-hellcat-collaboration/) eu só fiquei sabendo porque estava a venda no dia show em Chicago, tanto tap quanto em lata. É uma IPA, essa sim, bastante digna (apesar de CARA, 16 dólares a lata, no dia do show).
Se me der coragem quem sabe não pego um fim de semana e dirijo até lá, faço um tour e conheço a cidade… aí faço o review aqui! 🙂
CurtirCurtir
Watch: IRON MAIDEN’s BRUCE DICKINSON Visits Brazil’s BODEBROWN Brewery: https://blabbermouth.net/news/watch-iron-maidens-bruce-dickinson-visits-brazils-bodebrown-brewery
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir