O post é único, mas os assuntos são distintos, ok? Então vamos separá-los aqui dentro…
1) Lady Gaga é, sem dúvida, o maior expoente pop já há algum tempo… ela “ataca” realmente por todos os lados e, relacionando-a ao NOSSO mundo do rock e metal, o que vimos foi ela envolvida com o Kiss, que até falamos por aqui…
Agora, durante uma apresentação dela na edição 2010 do Festival Lollapalooza (Chicago), em 06/agosto/2010, ela chamou ao palco a DJ Starlight (que vem a ser, segundo a própria, uma DJ rock and roll), para juntas relembrarem os tempos em que dançavam ao som de rock e metal…
A música escolhida? Metal Militia, faixa 10 do disco Metal Up Your Ass Kill ‘Em All, do MetallicA.
Para nossa sorte, a coisa acontece logo no começo do vídeo abaixo (digo isso para vocês darem o devido “pause” ao final):
Agora se imaginem neste show, por um minuto (sem trocadilhos) apenas (sei lá, com sua esposa ou “amiga”, vai). Você lá, de saco cheio (bom, eu estaria) e, de repente, ouve aquele primeiro e familiar acorde da música. Aí, depois, tem o prazer de ouvir um pouquinho deste clássico do thrash metal… salvaria a noite um pouco, vai?
Ah! E o mais atentos devem ter ouvido pela Lady Gaga/observado a tal DJ Starlight com a camiseta do The Final Frontier, novíssimo do Maiden …
Me pergunto também qual o interesse musical do público presente para essa música do MetallicA… se bem que, para a maioria deste público, o que vale é “ver e estar lá“, né?
Enfim, aí você vê como o dinheiro fala realmente mais alto… (e sim, esta é a parte do post para a categoria “Tá de Sacanagem!“).
________________________________________________
2) Agora vamos falar de uma outra artista que eu respeito bastante, considerando o mundo “dela”: Shakira. A baixinha colombiana, muito competente em termos vocais e, claro, mestre em dança, já conhecida por fazer um ou outro cover do AC/DC, agora atacou também de MetallicA, mais precisamente a faixa 8 do disco homônimo da banda (o conhecido também como Black Album):
Apesar da música editada e da ausência dos “instrumentos característicos” de uma real banda de metal, essa “homenagem” eu já gostei bem mais… e aqui vou eu divagar novamente: ela é um dos nomes mais cogitados para a próxima edição do Rock In Rio – e, como minha esposa adora, talvez lá estarei eu nesta noite. Seria bom ela manter isso no set, não? 🙂
________________________________________________
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:AC/DC, Artistas, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Iron Maiden, MetallicA, Off-topic / Misc, Tá de Sacanagem!
Minuto HM – Retrospectiva 2023
22º Podcast Minuto HM – 04/dezembro/2015
Não há comparação entre um evento e o outro. Enquanto a Lady Gaga coloca o Metallica como pano de fundo para uma desnecessária demonstração “circense” que nada tem a ver com a sequência de seu show, a Shakira se propõe a trazer uma versão ” andina” utilizando alguns instrumentos característicos da cultura colombiana e concordo, achei bastante razoável a versão de Nothing Else Matters, aliás, bem melhor que a sua interpretação em Back in Black.
Quanto a esta possibilidade de manter a música no repertório, certamente será o ponto alto para algum de nós que venha a encarar a inusitada tarefa de acompanhar algum familiar num show da Shakira.
CurtirCurtir
Sim, B-Side, concordo plenamente com seus comentários.
[ ] ‘ s ,
Eduardo.
CurtirCurtir
Sempre me espantei com isso, o pessoal do pop/dance esbarrando em rock e etc.
Durante algum tempo pensei ser uma pontinha de gosto e admiração pelo gênero, ou então ser fruto de instrução de alguma assessoria zelando por imagem e maior popularidade, mas aos poucos fui mudando de opinião.
Lady Gaga é um fenômeno mundial da música, estejamos de acordo e aprovando-a ou não, e nessa posição, qualquer coisa que faça, mesmo que seja um mero gosto pessoal ou algo que “deu vontade”, vira moda, é aplaudido, agrada alguém ou algum grupo ou tribo. Britney Spears é o melhor exemplo disso.
Infelizmente, acho muito difícil que haja algum sentimento ou gosto aqui…
Acredito que seja também uma demonstração circense!
Deu vontade e ela fez. Porque quis ou para agradar alguém.
Aliás, de uma figura ímpar como esta, quem pode dizer o que é real, o que é sentimento, o que é verdade e o que é cosmético, make up, fake, marketing consumista/populista, “Poker Face” (trocadilho intencional)?
[ ]’s
Julio.
CurtirCurtir
Pois é, Julio…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir