Minuto HM – Retrospectiva 2021

Vamos chegando ao fim de mais um ano. E, novamente, é impossível não falar de algo que “estourou” em 2020 e que falamos no nosso post de retrospectiva. Assim, para fins de histórico, realmente, deixo novamente a mesma foto abaixo.

Aliás, enquanto este post começava a ser escrito, o Kelsei publicou o seu agradecimento ao ano, trazendo inclusive um relato pessoal, além de resumos / comentários de álbuns lançados em 2021 – aqui está. Valeu, Kelsei!

O vírus, visto por um microscópio

Mas sem mais delongas, vamos para um resumo deste ano – um ano onde os shows voltaram (voltaram a ser adiados ou cancelados, também, hahahaha). Sim, voltamos a ter shows nacionais e internacionais por nossas terras, mas em escala bastante diminuta – em resumo, os grandes nomes realmente não voltaram ainda. Ano que vem? Vai ter de tudo, assim esperamos: Kiss, MetallicA, Iron Maiden / Rock in Rio, etc.

Enquanto isso, seguimos todos na luta de conciliarmos o blog com nossas agendas pessoais / profissionais. Notadamente, o desafio passa a ser maior a todos a cada ano que passa. “Compete” ainda com o blog outros canais que “sugam” o tempo ou prioridade que poderia ser dada mais para esse lado, mas este assunto é velho :-).

Então vamos começar a retrospectiva com alguns KPIs (certo, Rolf?) – datas de corte: 29/dez/2021):

  • Em 2020, tivemos a surpresa de superarmos os 80.000 acessos no ano, marca esta que foi superior ao que tivemos em 2019, em 2018 e em 2017, mesmo com os blogs cada vez mais em desuso na internet. Um dos fatores, sem dúvida, foi o início do lockdown. Entretanto, em 2021, vamos fechar entre 50.000 e 51.000 acessos, o que é uma redução bastante significativa (a maior em mais de 10 anos!). Um pouco disso já foi mencionado acima – todos com menos tempo, portanto temos menos posts também, e as pessoas estão cada vez usando menos blogs – talvez como “mini Wikipedias”, apenas. De qualquer forma, vejo que nossos posts de coberturas de shows e eventos fazem muita falta e a diferença aqui. A média diária, portanto, ficou em 139 acessos e 1.71 visualizações de posts para cada acesso real. Vale lembrar mais uma vez também que já há alguns anos não estamos fazendo qualquer tipo de divulgação em canais de massa, nem propagandas, nada – quando muito, são republicações em outros blogs / sites pelo mundo do nosso conteúdo.
  • Março foi o mês com o maior número de acessos no ano – e dezembro caminha a passos largo para se consolidar como o pior.
  • O blog fechará o ano com um pouco menos de 1.375.000 visualizações desde sua criação.
  • Os 3 posts mais acessados no ano de 2021 no blog foram: Relembre as edições brasileiras do (Philips) Monsters Of RockCuriosidade: clássica Twist And Shout não é original dos Beatles, como (mais de) meio mundo acha…, e Vozes masculina e feminina em uma mesma música (em estúdio), sendo os 2 primeiros já figurinhas desde 2019 neste mini-ranking.
  • 92 países acessaram o blog em 2021 dos 172 países que já o acessaram pelo menos uma vez (+ 2 novos países no ano). Brasil, Estados Unidos (suspeitando aqui, claro, de VPNs e afins), Portugal, UK e Argentina lideram o ranking do ano de acessos.
  • De momento, 2021 teve: 39 posts (com este, 40), com 461 comentários (média de quase 12 por post), 22 likes, 62.288 palavras (sem este post – chupa, WhatsApp) – média de 1.597 palavras por post). 
  • Domingo foi o dia mais popular do ano em termos de acessos, sendo 1’h00 o intervalo de hora mais popular em 2021 (F1 ou futebol acompanharam?).
  • No total, temos 11.069 itens publicados em nossa biblioteca de mídia (99% fotos) usando 13,8 GB de dados. O blog continua usando o pacote “Business” do WordPress para suportar essa volumetria toda, já bem superior ao espaço antes “free”, além da renovação anual do domínio (www.minutohm.com).
  • O post mais comentado do blog continua sendo o “Iron Maiden – The Book Of Souls – primeiras impressões“, com 174 comentários.
  • Continuamos sem uma forma automatizada de medição, mas nossa Agenda de Shows e Eventos no Google continua sendo atualizada, com muito sacrifício, com os principais acontecimentos por todo o Brasil, e 2021 marou a volta de tentar manter a rotina – colocar tudo, atualizar tudo, e depois ter que alterar e/ou remover os eventos com os adiamentos e cancelamentos. O recurso continua em avaliação para continuidade no futuro, mas deixo um agradecimento especial ao Kelsei, que está ajudando a manter a chama da esperança viva para este trabalho…

Nas redes sociais, continuamos com as mesmas contas, com o Twitter contando como nosso “carro-chefe” ; potencializamos o nosso canal no YouTube com novos conteúdos e também o Instagram potencializado com acesso a materiais próprios, fotos, vídeos, piadas, etc.

Vamos então ao conteúdo no blog!www.minutohm.com

_____________________________________________Podcast_Minuto_HM_logo

Nossos podcasts:

Nossos podcasts trimestrais continuam acontecendo sem falhas desde sua criação. Esse ano, mais uma vez, a galera pode estar juntas apenas em momentos muito específicos – quem sabe em 2022 a gente consegue? 

Além disso, como parte do crescimento e atualização constante do blog, os teasers, sempre preparados com a maestria única do B-Side, passaram a ser disponibilizados para streaming em diversos outros serviços, como pode ser visto nos posts. Estamos em todas as partes, galera!!

Para 2022, vamos ver que software vamos seguir usando… o velho Skype ainda respira, mas por aparelhos.

_____________________________________________

Discografias em andamento:

  • MetallicA (promoção do ano: pode me apedrejar por 10 vezes, pagando apenas por uma! Olha aí, freguesia…)
  • Rush
  • Iron Maiden (“finalizada”, faltando o Senjutsu, que o Kelsei esperará pela tour para poder ter o material de praxe). Deixo meus parabéns ao Kelsei – falou, cumpriu, e sobrou na discografia. Trabalho primoroso!!! (Não, não aprendo com ele).

Direto dos bastidores: Kelsei deve atacar de discografia nova no ano que vem. Aguardem!!!

_____________________________________________

Alguns dos posts por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Coberturas e Resenhas de shows / eventos pelo Brasil:

Não quis tirar esta seção, justamente para deixar marcado. Não tivemos nenhum show ou evento em 2021 dada a pandemia da COVID-19.

_____________________________________________

Especial – Coberturas / Posts Internacionais:

Idem acima – e pior ainda, claro.

—————————————————————

† Prestamos também aqui uma homenagem aos grandes nomes que nos deixaram em 2021 – sem qualquer ordem e lista não exaustiva: Alexi Laiho (Children Of Bodom, morte anunciada no início do ano), Mick Bolton, Gerry Marsden, Michael Fonfara, William ‘Jesus’ Jellett, Marsha Zazula (co-fundador da Megaforce Records), Tim Bogert, Sylvain Sylvain, Hilton Valentine, Chick Corea, Louis Clark, Tony Hendra, Ethel Gabriel, Brett Bradshaw, Jim Steinman, John Hinch, Tawny Kitaen, Florian Pilkington-Miksa, Johnny Solinger, Dusty Hill, John Lawton, Jeff LaBar, Gary Corbett, Robby Steinhardt, Joey Jordison, Mike Howe, Don Everly, Charlie Watts, Roger Newell, Alan Lancaster, Francis Stueber, Alan Hawkshaw, Peter Makowski, Mick Rock, John Miles e Michael Nesmith.

Teve também a do Phil Spector, mas deixo separada esta para cada um refletir e ter opinião como achar que deve…

E deixamos ainda nossa homenagem a todos que perderam amigos, familiares e entes queridos.

—————————————————————

Votos que já venho fazendo nas retrospectivas passadas, mas que repito: “que o próximo ano seja marcado por menos WhatsApp, Facebook e afins e por mais mais pelo blog e encontros pessoais, ou pelo menos virtualmente (áudio e vídeo, não mensagens). Muita saúde e que os aparelhos de sons continuem no volume 11”.

—————————————————————

Slideshow – Fotos de 2021:

Este slideshow necessita de JavaScript.

—————————————————————

Mais vídeos de 2021:

—————————————————————

Por fim, e nunca menos importante, quero dedicar este post a todos que participaram do blog neste ano, cada um com sua contribuição. Obrigado a todos, mas um parabéns especial ao Kelsei novamente, que continua sendo nosso desbravador e “puxador” de muitas iniciativas legais por aqui!

E também (continuar) dedicando este post ao Daniel, que tanto faz falta por aqui e com certeza estaria contribuindo tanto com este espaço.

—————————————————————

Valeu, galera! “Heavy” 2022!!!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:AC/DC, Angra, Artistas, Backstage, Bandas Independentes, Black Sabbath, Blaze Bayley, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Deep Purple, DIO, Discografias, Dream Theater, Green Day, Guns N' Roses, Helloween, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Living Colour, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Motörhead, Off-topic / Misc, Pink Floyd, Queen, Queensrÿche, Quiet Riot, Rainbow, Resenhas, Rolling Stones, Rush, Scorpions, Sepultura, Shaman, Slipknot, Tá de Sacanagem!, The Beatles, Trilhas Sonoras, UFO, Viper, Whitesnake, ZZ Top

3 respostas

  1. Um feliz ano novo para todos os leitores do blog e a minha meta pessoal é conseguir aparecer mais nesse novo ano aqui no blog, visto que o tal vírus me tirou alguns privilégios em 2021.

    E bora começar outra discografia! Vai que anima o autor da discografia do MetallicA!

    Curtir

  2. Cheguei bem atrasado aqui, mas novamente me impressiono com a quantidade e qualidade de dados estatísticos e metalmáticos acima.
    Cabe aqui um justo parabéns e agradecimento ao Kelsei e o Eduardo, que foram aqueles que realmente movimentaram o blog neste ano. Acrescento, é claro, aos demais que sempre nos ajudaram e a eles eu também só posso agradecer. Cláudio, JP, Flávio, Rolf, Schmidt, entre tantos que nos trazem tanto conhecimento.
    Eu torço para que em 2022 eu consiga estar mais presente no blog. O segundo semestre de 2021 particularmente foi bem confuso para mim. E esse ano já começa tão confuso quanto, com a sequência do Covid.

    Um melhor ano em 2022 para todos nós, é o que espero !

    Alexandre

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: