Plataforma coursera – cursos online de rock e música em geral

escritamusical1

Tema de trabalhos de conclusão ou cursos de universidades consagradas, cada vez mais vemos (e temos) opções no mundo acadêmico de estudar o que gostamos no mundo online.

Desta vez, a dica, que veio da minha irmã, é a plataforma digital de cursos coursera, que possui parcerias com diversas instituições de renome (universidades, museus, etc) em todo o mundo, e oferece um catálogo de diversos cursos interessantes, com grades bastante interessantes, e com recursos tecnológicos acompanhado-os.

Os cursos são estruturados de forma profissional, normalmente divididos em conteúdos que devem ser cumpridos dentro de cargas horárias pré-determinadas nas semanas, com quizes e provas finais, seguidos de certificados de conclusão. Estes cursos online são normalmente pagos, alguns até “bem pagos”, mas “there’s no free lunch“, como diriam nossos amigos norte-americanos…

A University of Rochester, por exemplo, oferece o History of Rock dividido em Parte 1 e Parte 2, que pode ser cursado em 7 semanas + 1 de prova. Vale a pena ver a forma como o curso está dividido, realmente é tentador.

A mesma Universidade ainda possui, por exemplo, ofertas para cursos como The Music of Beatles e The Music of the Rolling Stones (1962-1974). A University of Florida oferece o Music’s Big Bang: The Genesis of Rock ‘n’ Roll. E a The University of North Carolina (Chapel Hill) traz o The American South: Its Stories, Music, and Art.

E há cursos também de temas mais “técnicos”, como o Survey of Music Technology (Georgia Institute of Technology) e o Fundamentals of Music Theory (University of Edinburgh’s Reid School of Music) ou as interessantes opções da conceituada Berklee College of Music: Introduction to Music ProductionJazz Improvisation, Songwriting ou Developing Your Musicianship.

Do que vi, os cursos normalmente abordam também questões culturais e sócio-políticas históricas, que ajudam a embasá-los e contextualizá-los.

Está aí uma dica legal para quem tiver um tempo para se dedicar, achar um novo hobby ou parar de perder tempo com tanta baboseira online que anda permeando nosso dia-a-dia…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Off-topic / Misc, Rolling Stones, The Beatles

4 replies

  1. É uma excelente plataforma
    Muita coisa legal on line
    Boa pedida, Rolim.

    Like

    • Rolfístico, vale a dica da plataforma, que é consagrada e muito usada hoje pelas universidades, especialmente as americanas. Há cursos de todos os tipos, separados e indexados por categorias, e hoje há inclusive um certo reconhecimento, até mesmo para os cursos de negócios.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Adorei a dica , Eduardo. Certamente vou fuçar as páginas os links selecionados.

    Além disso, vou indicar a especialização em Rolling Stone para o Flávio ( não podia perder a piada…)

    Alexandre

    Like

    • Valeu, B-Side. Vale a pena, assim como vale também indicar para mais pessoas, é uma ótima plataforma.

      Já o Remote, podemos fazer uma “vaquinha” e presenteá-lo… daqui a pouco, ele deve aparecer aqui e vamos ver o que ele acha da proposta :-).

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: