Michael Jackson – O Fim de uma Era

Peço licença aos fãs do Metal para prestar minha homenagem ao maior astro pop de todos os tempos – Michael Jackson.

Michael Joseph Jackson nasceu em Gray, Indiana no dia 29 de Agosto de 1958.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de “King of Pop” (“Rei da música Pop”), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller. E este álbum, com mais de 104 milhões de cópias vendidas, permaneceu no Top 10 da Billboard por 80 (sim, eu disse 80) semanas consecutivas. Uma vez que este número foi alcançado em uma época onde a pirataria era menor e a troca de músicas pela internet ainda estava um pouco longe de começar, acredito ninguém, daqui até o Apocalipse, vai vender tantos discos como Michael Jackson fez com Thriller.

Michael Jackson - Thriller

Michael Jackson - Thriller

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller” são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como “Black or White” e “Scream” mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.

Ficam as canções inesquecíveis deste grande artista que este roqueiro metaleiro viciado em MetallicA tanto ouviu ouve e gostou gosta.

RIP Michael,

Marcus.



Categorias:Artistas, Covers / Tributos, Curiosidades, Discografias, Iron Maiden, Músicas, MetallicA, Off-topic / Misc

21 respostas

  1. Marcus Batera: musicalmente falando, compartilho de sua tristeza com a perda de um cara que, em termos pop, só pode ser comparado com Beatles ou mesmo a Madonna.

    Os números que você menciona em Thriller, da fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Thriller , são até 2006. Com todo o lance de pirataria e música digital, seria algo ainda mais surpreendente.

    Um artista que vendeu um disco que supera números como Beatles, Stones, Led, Madonna e U2, apenas para citar outros monstros de popularidade, merece ter seu lugar eterno na história musical.

    Veja que na loja virtual atual mais famosa do mundo, a iTunes Store, a morte dele fez o esperado: ele está “bombando” em vendas: http://macmagazine.uol.com.br/2009/06/25/morte-de-michael-jackson-faz-astro-do-pop-estourar-em-popularidade-na-itunes-store/ .

    Rest In Peace, Michael Jackson. Seu lugar na história é eterno enquanto sempre vai durar.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • E digo mais: é por isso que eu vou em todos os shows que, em vida, os “malditos” dinheiro e tempo permitirem. Vou no Chuck Berry, outra lenda ainda viva do rock, mesmo com mais de 80 anos. Fui em 5 shows do Iron Maiden nesta última turnê 2008/2009 porque, infelizmente, não consegui/consigo ir em TODOS.

      Eu não vi Michael Jackson ao vivo. Não vi e nunca mais terei A CHANCE de ver. Essa é a questão.

      Independente do estilo, lendas como Dio, Ozzy, Paul McCartney, Jerry Lee Lewis, e tantos outros que AINDA temos a chance de ver shows… eu sempre vou, no mínimo, me esforçar para poder estar presente.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Marcus Batera,

    Embora nosso post seja o MHM, realmente cabe o tributo e as palavras. Não podemos ser pessoas alienadas ao talento, mesmo fora de nosso espectro temático habitual. Ainda sobre o fato, devemos ressaltar que albuns como Off the wall e Thriller trazem um quê a mais em quase todos os aspectos musicais , sem dúvidas são materiais de excelente qualidade. Eu me solidarizo com todas as manifestações de pesar, foi uma grande perda para a música e para o meio artístico em geral. MJ pode não ter sido exemplo de pessoa em vários aspectos, mas foi um Gênio em outros tais. Abraços
    Flavio

    Curtir

  3. Galera, leiam isso aqui e vejam… agora que já é tarde demais, algumas verdades aparecendo… http://awkwardstar.wordpress.com/2009/06/27/jordan-chandler-admits-he-lied-about-michael-jackson

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  4. MetallicA tocou um trecho de “Beat It”, grande som com guitarra do Van Halen e que foi uma das influências do Kirk: http://whiplash.net/materias/news_873/091902-metallica.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. Segundo o IML: http://diversao.terra.com.br/gente/michaeljackson/noticias/0,,OI3946833-EI14032,00-Michael+Jackson+foi+assassinado+diz+IML.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Hoje completa o primeiro ano sem MJ…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  7. Hoje está passando o This Is It, do Michael Jackson @ Warner TV NET # 47.

    E é incrível com tem uma cena em Thriller que me lembrou de “The Reincarnation of Benjamin Breeg”, do Maiden. De verdade… será que Harris e CIA se inspiraram, direta ou indiretamente?

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. “Foi colocado hoje no site oficial Hold My Hand, o primeiro single de Michael, álbum póstumo de Michael Jackson. A canção é um dueto com o rapper Akon, gravado originalmente em 2007”:

    Fonte e informações: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/11/15/262331-hold-my-hand-primeiro-single-de-album-postumo-de-michael-jackson-e-colocada-em-site-oficial-ouca

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  9. Tributo ao Michael Jackson por grandes nomes do rock, hard e metal: http://wikimetal.uol.com.br/site/tributo-metal-ao-michael-jackson/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  10. Coincidentemente na semana passada assisti ao “This is It”, achei que ia desistir, mas vi do começo ao fim atentamente. Lamentável ele ter morrido sem ter feito esse show… Ele estava numa boa fase, e a guitarrista Orianthi é realmente fenomenal em todos os sentidos! Imagino a decepção de todos os músicos, bailarinos e produtores ao ver isso ruir… Nunca consumi o som dele, mas, como disse Remote, é inegável sua importância no mundo do entretenimento…

    Curtir

  11. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Semana Minuto HM: números, 1 ano depois… « Minuto HM
  2. 3º Podcast Minuto HM – 24/fevereiro/2011 « Minuto HM
  3. “Heavy” 2nd Birthday, Minuto HM! « Minuto HM
  4. Discografia Van Halen – [CAPÍTULO 6] « Minuto HM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: