Up The Irons! Hoje, 30 anos do “Iron Maiden”, do… Iron Maiden!

Não quero me estender muito no assunto, até porque se eu começar a escrever sobre Iron Maiden, ainda mais nesta fase, na certa, não pararia tão cedo.

Mas a lembrança do meu grande amigo e contribuidor do blog, Renato Coelho, que teve o cuidado de me ligar hoje a noite (thanks, man), jamais poderia “passar em branco” sem um post aqui no Minuto HM: em 14/abril/1980, ou seja, há exatos 30 (TRINTA!) anos, a primeira bolacha que o Iron Maiden traria ao mundo dava suas caras: o álbum “Iron Maiden” nascia no Reino Unido, atingindo a 4a posição no chart (“parada de sucessos”, em uma tradução livre) inglês.

Meus amigos, o resto é história, disponível “a rodo” na internet. Mas gostaria de destacar algumas curiosidades deste fantástico período pelo timeline que montarei abaixo e que iniciou a consolidação de uma das maiores bandas da história do heavy metal (a maior, para muitos):

  • a formação da banda era: o “big boss” Steve Harris no baixo (e vocais, para ele não ficar bravo); Dave Murray (único que lá sempre esteve com Harris) na guitarra; Paul Di’Anno nos vocais (por favor, para quem não manja: pronuncia-se “diano” mesmo, e não “daiano” – o sobrenome é italiano, o querido e excelente músico Clive Burr nas baquetas e Dennis Stratton na outra guitarra;
Clive, Murray, Di'Anno, Harris e Stratton: o Maiden em 1980

Clive, Murray, Di'Anno, Harris e Stratton: o Maiden em 1980

  • 23/fevereiro/1980 – o primeiro single pela EMI, “Running Free”, é lançado e atinge a 34a posição nas paradas inglesas;
  • Desde 1972, com o The Who, uma banda não tocava “totalmente ao-vivo” no Top Of The Tops. Pois o Maiden já mostrava seu valor e exigiu tocar ao-vivo no programa…
  • Em março de 1980, o Maiden já era “special guest” para o Judas Priest e a (maravilhosa) turnê do (maravilhoso) British Steel no Reino Unido;
  • A partir de 01/abril/1980 (é verdade!), seria iniciada uma “maratona” no Reino Unido tendo o Maiden como headliner de 51 noites com, por exemplo, o show no “The Rainbow”….
  • … e incluíram também as 4 clássicas aparições no Marquee Club:
  • 07/junho/1980: single “Sanctuary”, que não está incluso na primeira versão da bolacha, é lançado e atinge a 29a posição na terra da rainha. Rod Smallwood deve ter adorado mesmo o título da música, aproveitando o “embalo” para renomear sua empresa com este nome (a Sanctuary Records…);
  • 23/agosto/1980: maior show da banda, até o momento, é feito para um público de 30.000 pessoas – o Maiden era a banda de abertura para o UFO no tradicional Reading Festival. Uma grande honra já para a banda e principalmente para o Steve Harris, fã assumido dos caras (e uma das influências do próprio);

E agora talvez uma das coisas mais legais de todas daquele ano…

  • Maiden é a banda de abertura para 24 shows do Kiss na primeira invasão em territórios europeus, de 30/agosto/1980 a 13/outubro/1980, tocando para mais de 350.000 pessoas. O Maiden faz questão de agradecer ao Kiss até hoje por estes shows, que ajudaram, e muito, a apresentar o trabalho da banda na época. Obrigado, Kiss – o heavy metal agradece por tudo!

E obrigado Iron Maiden, por fazer parte das nossas vidas todos os dias. Obrigado, Steve Harris, por sua “teimosia” e convicções: sem você ter acreditado no sonho e ter sido um dos principais líderes (o principal, vai) da NWOBHM, estou certo que não teríamos Iron Maiden hoje em dia.

E acabei me estendendo um pouco, né? Hehehehe. Sempre vale a pena ao se tratar de Maiden…

Up The Irons! Maiden rules!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Artistas, Cada show é um show..., Curiosidades, Discografias, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, The Who, UFO

8 replies

  1. É mesmo! Parabéns aos dois pela lembrança! Nunca esqueço dos anos em que os discos foram lançados, mas dia e mês… é demais!!! Só fui conhecer esse disco depois de ter ouvido o Piece of Mind e o Killers, isso em 1983!!! Depois veio o Maiden Japan… e o resto da história vem depois. Em breve, a discografia comentada!!!! Quem se habilita? Vou começar em breve! UP THE IRONS!!!

    Like

    • Franco, pois é … já se vão (mais de) 30 anos … bom, mais de 30 anos o Maiden já tem mesmo, mas 30 anos do primeirão …

      Estou a disposição para ajudar com o que for necessário por aqui. Seria legal ver suas resenhas dos clássicos shows que você comentou que foi…

      Up The Irons!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Bom, sou meio parcial ao comentar álbuns de estreia (costumo valorizá-los ao extremo… hehehe) e não poderia ser diferente neste caso. Se me permitem, alguns cometários mais específicos:

    – Prowler: Grande faixa para apresentar a banda ao mundo! Adoro isso!
    – Running Free: Música que costumo colocar na categoria “Rock sem frescura” tal qual “Rock And Roll” do Led, “Rock And Roll All Nite” e “Let Me Go, Rock ‘n’ Roll” do Kiss, entre outras… Demais também!
    – Phantom Of The Opera: A primeira das muitas que considero épicas do Iron! Show!
    – Transylvania: Que música instrumental é essa? Fera demais…
    – Iron Maiden: Essa não vou nem comentar…

    Sem contar as outras faixas, sem palavras, discaço.

    E já que vai sair a discografia do Iron, já vou aqui pensando no meu TOP 5 da banda… esse aí já é um candidato…

    Abraços.

    Like

  3. Sem dúvida, um ótimo pontapé inicial para uma banda que é praticamente uma unanimidade no gênero. Também gosto muito de todas as músicas, inclusive as mais lentas,como Strange World…

    Like

Trackbacks

  1. Paul Di’anno novamente no Brasil – comemoração 30º aniversário do disco “Iron Maiden” « Minuto HM
  2. Discografia Iron Maiden – Episódio 02: 1980 – Do Metal for Muthas ao primeiro álbum homônimo – Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: