Andreas Kisser no Anthrax: um brasileiro no Big Four

Scott Ian anunciou, já há um certo tempo, que não participaria de alguns shows do Anthrax no mês de Julho para acompanhar a sua esposa Pearl Aday, filha do cantor americano Meat Loaf, no nascimento do primogênito do casal.

Scott estará fora entre 2 e 16 de julho e o guitarrista escolhido pela própria banda para ocupar o seu lugar durante este período foi o nosso compatriota Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

Andreas tocará em 11 datas, inclusive em shows pelo Big Four.

A atitude de Scott de se ausentar para estar presente no nascimento do seu filho é totalmente compreensível e, ao meu ver, a mais correta decisão que ele poderia ter tomado. Porém, alguem consegue imaginar o Anthrax sem Scott Ian?

Scott, além de ser um dos fundadores da banda e excelente guitarrista, é a “cara” do Anthrax. Especialmente por conta de toda essa inconstância no posto de vocalista durante todos esses anos, a associação da imagem de Scott com o Anthrax fortaceleu cade vez mais. Sempre que mencionam o Anthrax, imediatamente me vem a mente a imagem de Scott Ian, sua barbicha de bode e a presença de palco eletrizante.
Independente de se Andreas Kisser dará conta da árdua tarefa em substituí-lo ou não, para mim show do Anthrax sem Scott seria igual Iron Maiden sem Steve Harris, Black Sabbath sem Tony Iommi, Metallica sem Lars Ulrich e até mesmo o atual Sepultura sem o Andreas. As bandas citadas perderiam totalmente suas identidades.

Mas neste caso, em vez de lamentações, acho que só cabe aos fãs apoiar Scott e desejá-lo felicidades nessa nova etapa de sua vida.

Mas e o Sepultura? Comparando a agendas das duas bandas, no dia 9 de julho o Sepultura estará em Ballenstedt, na Alemanha, e o Anthrax em Amneville, na França, no Sonisphere Festival pelo Big Four. E aí? Quem tocará no lugar do Andreas lá na Alemanha?
Aliás 9 de julho é o dia para o qual está previsto o nascimento do bebê Ian, só de curiosidade, rs.
Dia 16 de julho há um novo conflito de agendas mas neste caso creio que isto não traz nenhum problema porque será na mesma cidade e mesmo festival. É só o Andreas trocar de camiseta antes de subir no palco novamente que fica tudo certo 😉

E agora sim, tecnicamente falando, o que vocês acharam da escolha de Andreas para o posto de guitarrista temporário do Anthrax? Guitarristas, por favor, deixem seu parecer.

Como não posso falar da parte técnica, só posso acrescentar que o Andreas é um grande sortudo e que, especialmente nas noites de Big Four, estará ocupando um posto muito cobiçado por vários guitarristas do planeta. Bem legal que seja um brasileiro que esteja ocupando este cargo.

Abaixo, as 11 datas que Andreas tocará pelo Anthrax:

Jul 02 – Veltins Arena, Gelsenkirchen, Germany (“Big Four” show)
Jul 03 – Ullevi, Gothenburg, Sweden (“Big Four” show)
Jul 05 – Komplex AG, Zurich, Switzerland
Jul 06 – Fiera Open Air Arena, Milan, Italy (“Big Four” show)
Jul 08 – Sonisphere Festival, Knebworth, UK
Jul 09 – Sonisphere Festival, Amneville, France
Jul 11 – Garage, Saarbrucken, Germany
Jul 12 – Vega Musikkenshus, Copenhagen, Denmark
Jul 14 – Slottsfjell Festival, Tonsberg, Norway
Jul 15 – Dour Festival, Dour, Belgium
Jul 16 – Zwarte Cross Festival, Lichtenvoorde, Netherlands

E a agenda do Sepultura no mesmo período:

Jul 04 – Blois, France – Chato’do
Jul 09 – Ballenstedt, Germany – Rockharz
Jul 16 – Lichtenvoorde, The Netherlands – Zwarte Cross Festival

Abraços,

Su



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Anthrax, Artistas, Cada show é um show..., Curiosidades, Sepultura

13 respostas

  1. Suellen, a matéria está ótima, como tudo que você costuma trazer por aqui.
    Em relação à minha opinião, tecnicamente não vejo problema ou dificuldade alguma na tarefa de Andreas, pois Scott nos encanta muito mais pela sua presença no palco e composições do que propriamente pela complexidade de sua destreza no instrumento em questão, a guitarra-base. Isto considerado, Kisser,sempre no meu entender, vai tirar de letra.
    A questão não fica apenas no quesito técnico, então aí temos alguns detalhes a serem considerados :
    Não vejo que Kisser possa ser convocado para o Anthrax para ocupar o espaço e presença de palco de Scott nestes shows, até por que acho que ninguém conseguiria. É óbvio que o fã do Anthrax vai sentir a falta da alma da banda, ainda que por um motivo pra lá de justificável.
    Pra nós, brasileiros, o sentimento deve ser de felicidade, ainda mais que todos os Big Four estarão no mesmo palco em três datas, tenho certeza que no dia 02 ( dia de estréia de Andreas no Anthrax) o frio em sua barriga não será pequeno. Kisser sem dúvida será um privilegiado por estar com todas essas lendas e deixar sua marca na história desses encontros.
    O ponto de interrogação vai para a data onde Sepultura e Anthrax estarão tocando em cidades diferentes. Se não houver logística que viabilize a presença de Andreas nos dois shows, no meu entender seria uma falta de respeito com sua banda de ” ofício” sua ausência, por qualquer motivo alegado. Seria melhor até um adiamento de um dos shows, para que não passásemos por esta estranha situação de ver Kisser junto dos outros do Anthrax na França ( ainda que seja no Sonisphere, um festival de grande porte da atualidade) e assim deixando o restante do Sepultura se virando para fazer o show da Alemanha sem sua presença. Espero que o agendamento permita ao músico estar nos dois shos .
    E engrosso o coro da torcida por Andreas na experiência, que deverá ser marcante em sua carreira.

    Parabéns pelo ótimo post!

    Alexandre Bside

    Curtir

  2. Su, o B-Side foi perfeito acima, o seu post está excelente, aliás, conforme esperado.

    Mesmo não tocando nenhum instrumento, também acho que, apenas falando da parte técnica, Kisser consegue “segurar a bronca”. Mas claro que não é só isso que conta ao-vivo, a figura do Scott a frente desta banda é tão importante como a música. Quando pensamos em Anthrax, a imagem dele com sua famosa barbicha vem a mente.

    Realmente é uma honra ter um brasileiro nesta posição e principalmente neste período de reunião das 4 bandas mais importantes do thrash metal. Sim, o frio na barriga deverá sim ocorrer, afinal, mesmo o Sepultura já tendo aberto “n” shows para grandes bandas, desta vez Kisser estará com ainda mais responsabilidades envolvidas, atenção redobrada para ele e tocando material que não é dele. Enfim, um belo desafio.

    Já sobre o conflito de datas, o primeiro, França x Alemanha, não consigo pensar nisso funcionando. Já a segunda data, pelo que entendi, está mais tranquilo, como a Suellen bem observou. Mas como a banda vai gerenciar a questão do dia 09 de julho deste ano? Será que haverá um reagendamento ou, pelo menos, uma brusca mudança no horário do show? Este dia é um sábado e talvez dê para a banda tocar a tarde na Alemanha e ele voar para a França (em todos os sentidos)? Seria isso possível?

    De qualquer forma, um marco para a história do Sepultura, do Anthrax, do metal nacional e internacional e principalmente na carreira do guitarrista brasileiro.

    Boa sorte ao Andreas e aos papais Scott e para a loira Pearl (e ao vovô Meat Loaf).

    Obs.: eu sabia que ia sair o post por aqui 🙂

    Beijos,

    Eduardo.

    Curtir

  3. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  4. Andreas tocando no meio dos monstros do Trash Metal, deve ter sido, sem dúvida um sonho realizado…
    Trata-se da versão de Am I Evil, com Megadeth, Metallica e Anthrax.
    De um lado, Mustaine, Lars Ulrich… do outro, Belladona, Hetfield…
    Imagina a honra estar no meio deles :

    Alexandre Bside

    Curtir

    • B-Side, realmente uma grande honra. Pude ver algumas partes do show do Anthrax e acho que o Andreas se portou excepcionalmente bem. E depois, de quebra, o “prêmio” de dividir o palco com os outros monstros do thrash metal – e que ele é fã declarado.

      Muito bom ter um brasileiro neste meio, com uma grande responsabilidade, e nos representando tão bem.

      Enfim, demais!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  5. O tweet abaixo é imperdível, com vídeos em alta qualidade do Big Four na Suécia.

    No Anthrax, Andreas Kisser segurando, e muito bem, a onda e responsabilidade de substituir Scott Ian.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Cara, muito legal mesmo o link . Não deu pra ver hoje, mas no fim de semana vou ver todos os trechos , sem dúvida. Vi um pouquinho do Anthrax e ficou a nítida sensação de que tê-los no Rock in Rio abrindo pro Metallica ia ser muito bom…Bem melhor que o Slipknot

    Curtir

    • Os vídeos são longos mesmo (creio que temos quase todos os shows por completo, se é que não estão realmente completos) neles. Vi vários trechos de 3 bandas (Anthrax, Megadeth e MetallicA) e gostei bastante – fora a qualidade dos vídeos, excelente.

      Façamos aqui uma rápida reflexão… das 4 bandas, qual a mais difícil de se trazer em todos os sentidos? O MetallicA, claro. O Rock in Rio terá o MetallicA. Conseguiram o “mais difícil”.

      Slayer: acabou de passar por aqui, tocando para um lotado Via Funchal.
      Megadeth: virá para o SWU em novembro. É figurinha fácil no país.
      Anthrax: sua vinda para o Brasil bateu na trave, é um desejo do Scott e banda virem ao nosso país.

      As 3 bandas acima aceitariam FÁCIL vir para o Brasil e para o Rock in Rio. O timing é ótimo (Big Four sobrando na Europa no momento), a antecedência era ótima, o local é convidativo (pô, RIO DE JANEIRO), o país é referência em shows hoje, o festival tem prestígio dentro e fora do Brasil… enfim, é muito, mas muito triste o Medina e CIA terem perdido a chance…

      E sim, que me perdoem os fãs do Slipknot, não gosto e não faço comparações entre bandas, nem farei agora, mas qualquer banda do Big Four seria MUITO MAIS interessante para um verdadeiro dia de metal.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  7. QUE SENSACIONAL…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. Isso que eu chamo de experiência que deixa a marca!

    E a resposta do Scott:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Cobertura Minuto HM – Anthrax & Misfits em SP – parte 2 (resenha) « Minuto HM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: