Quase 2 anos depois de conferirmos a esperada vitória de Stargazer na pesquisa da obra-prima Rising, finalmente chegamos na primeira das 3 séries de votações finais que vai eleger a melhor música da discografia-homenagem a Ronnie James Dio. E o embate acabou novamente dando o esperado…
Na primeira etapa, trouxemos as grandes vencedoras em seus respectivos álbuns: Catch The Rainbow (Ritchie Blackmore’s Rainbow, 1975) ; Stargazer (Rising, 1976) e Gates Of Babylon (Long Live Rock ‘n’ Roll, 1978). Ou seja, 3 músicas que, isoladamente, são verdadeiras representantes da qualidade do Rainbow e podem ser facilmente usadas para quem nunca ouviu a banda como “porta de entrada”. Mas, aqui, só uma sobreviveria…
Por se tratar talvez da versão de estúdio, infinitamente mais “comportada” que a versão do On Stage (*), Catch The Rainbow foi tristemente (e acho que, nestas etapas finais das pesquisas, cada vez mais veremos casos cruéis de degola de clássicos) exterminada, com praticamente 70% dos votos.
A surpresa mesmo ficou no resultado da vitória de Gates Of Babylon na etapa, praticamente um prêmio de consolação para a música do último disco de Dio no Rainbow. Estaria, então, Stargazer ameaçada???
Clique aqui para ver os comentários desta etapa.
A resposta, quando isoladas, foi um sonoro “não”… apenas 16% ousaram em votar em Stargazer – não que isso queira, de forma alguma, contestar Gates Of Babylon. Mas a escolha deveria ser feita entre as duas apenas, e aí não tem jeito mesmo. No final, o resultado esperado desde sempre e temos a primeira grande classificada para a final das finais!
Clique aqui para ver os comentários desta etapa.
A sequência das pesquisas já traz Ronnie no Black Sabbath – em suas 3 encarnações: as vencedoras nos 2 álbuns do início da década de 1980, Heaven And Hell e Mob Rules ; a representante do disco da década de 1990, que marca o retorno de Dio ao Sabbath, Dehumanizer e, finalmente, a última “encarnação” da histórica formação da banda atendendo pelo nome de Heaven & Hell, com a única música que conseguiu ficar invicta em uma etapa considerando TODAS as outras – a representante do The Devil You Know.
A primeira das 3 etapas já está no ar – talvez não tão dolorida como será a segunda e a final prometem ser…
(*) A boa notícia aqui é que, apesar dos gêmeos terem concluído a homenagem prevista com a resenha de todos os álbuns de estúdio, a dupla resolveu, para nosso deleite, continuar o trabalho, trazendo agora os álbuns ao-vivo. E a “reestreia” será logo com a obra-prima On Stage. Então, aguardemos, pois promete…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Curiosidades, DIO, Discografias, Músicas, Pesquisas, Rainbow
É Eduardo não dava para esperar outra coisa. Stargazer era favorita desde o começo, e houve o tal pre-susto na primeira etapa, que imaginei não ir a lugar nenhum, como não foi na final.
Ouso dizer que Stargazer pode ser a finalista de todas as fases, se não vencedora.
Na nova pesquisa (Black Sabbath) também já imagino o final, acho que vai ser mais fácil que esta. Neste momento a coisa esta encaminhando como espero.
Agora um detalhe me chamou à atenção: O Vinil maravilhoso do post – Red Spinning Vinyl (SV), com um diferente corte na distribuição das faixas é de uma edição limitada a 1000 cópias que contém 3 faixas em cada lado, desequilibrando a distribuição de tempo – eu não conhecia, mas ao olhar no youtube a resposta é clara:
The record was just cut that way, there are three songs on both sides.
Então Do You Close Your Eyes foi para o lado B, quebrando a expectativa da entrada de Stargazer no lado.
Vamos à proxima tortura.
Flavio
CurtirCurtir
Remote, sim, no final deu a lógica esperada. Também acredito em Stargazer chegando na grande final das finais, duelando talvez com outra que está em votação neste momento… mas veremos, pois quando entrarmos no Holy Diver, poderemos ter uma surpresa…
Excelente sua observação do vinil… nada como falar com especialista no assunto. Eu coloquei esta versão de propósito, mas não tinha reparado no detalhe da distribuição das faixas.
Espero sinceramente que o senhor esteja votando em TODAS as etapas…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Sim, legal ver e ouvir uma versão especial, para uma semifinal tão especial. Muito bem escolhida, diga-se de passagem.
Em relação a Stargazer, nem o Dream Team em Barcelona 92 tinha tanto favoritismo. Acho que assim Gates até fez bonito, já que como você bem comentou, a versão de Catch the Rainbvow que deveria competir seria a do On Stage. Como lemos e ouvimos muito aqui no blog, ” aí sim!!!”
O post está muito legal trazendo todos os detalhes dessa tortura de quatro semanas que vivemos e a inusitada vitória de Babylon na primeira etapa.
Começamos a nova etapa da tortura chinesa, mas nesse momento não há tanta dor, concordo. Ruim vai ser quando chegar a final, principalmente.
Em relação ao post que vai sair depois desse fechamento de semi-final, quero dizer que desistimos da idéia….
Brincadeirinha, é claro…
Mas esse novo post vai focar o On Stage, é óbvio, mas também trará alguns detalhes de outros três ao vivo do Rainbow.
Até o fim da semana que vem, sai, provavelmente até antes.
E vamos continuando a tortura…
Alexandre Bside
CurtirCurtir
B-Side, obrigado e estou ansioso pelo vindouro post do On Stage, tenho certeza que, dado o apreço que vocês têm pelo disco, será algo marcante por aqui (se isso não for redundante) – ainda mais que trará os detalhes de outros discos da época, sensacional!
Gates fez mesmo bonito, principalmente na primeira etapa… e Catch The Rainbow terá sua valorização mais do que merecida em breve por aqui…
Agora é seguirmos em frente, a tortura continua até o final do ano. A cada duas semanas, uma facada no coração, sem dúvidas…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
gostei sim desse resultado.
não precisarei chamar meus amigos chineses para uma leve hackeada aqui no blog
fiquei feliz
CurtirCurtir
Rolf, excelente o lance dos amigos chineses… olha, cara, é bom deixar seus contatos de pré-aviso, pois está rolando a pesquisa do Sabbath agora, e “I” está no meio e pode ser degolada em uma ou duas rodadas… vai deixar? 🙂
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Participar destas escolhas é uma verdadeira reedição de “escolha de sofia”. Nem tanto pelas músicas que saem vitoriosas quanto pela que ficam no caminho. Duro eliminar “Gates of Babylon” e etc… A fase Sabbath vai ser complicada.
A melhor notícia é saber que a dupla dinâmica (hehehe) analisará os discos ao vivo da carreira da Dio. Já estava começando a lamentar o término desta discografia e agora teremos uma sobrevida!
CurtirCurtir
Schmitt, realmente é uma tortura mesmo. Desde quando começamos a falar de FAZERMOS as rodadas, já sabíamos que seria assim, principalmente nesta fase que entramos agora, trazendo as vencedoras (normalmente clássicos indiscutíveis). Realmente dói o dedo do mouse para aceitar clicar e votar em algo…
E você foi perfeito: o melhor é a continuação da discografia – essa sensação de lamentação é horrível, passamos por isso aqui com as outras discografias, como a do Kiss (e ainda bem que o Kiss lançou alguma coisa e tomara que saia outro disco rápido, hehehe).
Pelo disco? Não! Pelo post deles :-).
O On Stage deverá sair nos próximos dias e é um disco muito querido por todos, por eles em especial. Já imaginou o que deve vir?
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir