Minuto HM em Toronto, Canadá – Iron Maiden: Winston Churchill + Powerslave + Toronto 2019

Em outras andanças pela Europa, eu já havia me deparado com homenagens a Churchill. Como em Londres, em que tive a oportunidade de visitar a War Room de onde ele comandou o esforço de guerra Ingles contra os nazistas.

Sempre que eu me deparo com alguma coisa em relação a Winston Churchill ou Iron Maiden, isso me emociona. O ex-primeiro-ministro britânico se encantou pelo nascente gênero musical no final da vida, na primeira metade dos anos 1960, e a relação entre o rock and roll e esse incrível líder parece ser nenhuma.

No entanto, a eloquência de um dos grandes líderes do século XX combina muito bem com a força e posicionamento de algumas das melhores bandas de heavy metal de todos os tempos. Essa relação já rendeu uma homenagem a Churchill pelo Iron Maiden.

A banda inglesa, que muitas vezes utiliza a História como tema de suas músicas, faz de um dos mais inspiradores discursos do político a introdução de Aces High, música de abertura que, para mim, é o melhor álbum da banda: Powerslave, de 1984.

A música celebra a atuação e a bravura dos pilotos da Força Aérea Britânica (RAF) na defesa do Reino Unido contra os bombardeios dos caças da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O famoso discurso que Churchill fez quando tomou posse como primeiro-ministro, em meio ao avanço alemão sobre a Europa, é pano de fundo pra abertura desse primoroso álbum.

Fã do Iron e da grande história de Churchill, me deparei, durante uma viagem a Toronto, no Canadá, com uma estátua em homenagem ao britânico. Junto à imagem, uma placa reproduzia as encorajadoras palavras do político que o Iron usa ainda hoje em seus shows. A lembrança de Aces High foi imediata.

Disse Churchill ao povo do Reino Unido:

“Devemos lutar até o fim. Devemos lutar na França. Devemos lutar nos mares e oceanos. Devemos lutar com confiança e força no ar. Devemos defender nossa ilha qualquer que seja o custo. Devemos lutar nas praias, devemos lutar nas pistas de pouso. Devemos lutar nos campos e nas ruas, devemos lutar nas colinas. Não devemos nos render nunca”.

Foi o que os britânicos fizeram. À força deles, de Churchill e tantas outras nações, devemos a possibilidade de viver hoje em um mundo onde a democracia ainda prevalece.

Obrigado, Churchill!

Obrigado, Iron Maiden!

Obrigado, Toronto, pela homenagem.

A lá Kelsei:

Beijo nas crianças

Rolf “Dio” Henrique



Categorias:Curiosidades, Iron Maiden, Off-topic / Misc

4 respostas

  1. Muito legal essa passada pela homenagem canadense ao Churchill. Há de certo uma admiração da minha parte pela sua condução política, coragem entre tantos outros atributos, mas também uma menção de cunho emocional ao seu discurso que abrilhanta uma das mais brilhantes canções do Iron Maiden. Aces High é chover no molhado, um clássico do melhor álbum da banda, um single como poucos na carreira da donzela. Eu diria muito poucos.

    Rolf, valeu cada palavra e imagem aí acima.

    Alexandre

    Curtir

  2. Caro Rolf Dio “Posts Machine” Henrique, excelente passeio e posts da viagem… e sim, quem diria, EXCELENTES FOTOS!

    E cara, sensacional o tema, a ideia do post, os comentários e a iniciativa de mais este passeio mesmo. E quem sou eu aqui para falar deste discurso, um dos grandes da história da HUMANIDADE MODERNA? Melhor que o discurso, só Aces High… ou melhor, só o Piece of Mind :-).

    Brincadeiras à parte, acho que o blog ganhou mais um post desta lenda que merece sim nossas reverências e homenagens… muito bom mesmo.

    Quando é a próxima viagem? Vamos sentir falta!

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Meu amigo
      A viagem foi excelente mesmo.
      Sobre as fotos eu me surpreendi com a sua avaliação, afinal, considero suas fotos como estas sim excelentes e ler isso foi muito legal
      Muito obrigado

      Sim. Um dos maiores momentos da história moderna.

      Churchill e Powerslave são referências de infância. Memória afetiva e isso nunca pode passar desapercebido.

      Valeu pelo comentário

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: