@MinutoHM: ganhamos nossa conta no Twitter!

Boas vindas ao Twitter - @minutohm

Boas vindas ao Twitter - @minutohm

Por ser um amante de qualquer coisa que possa ser considerada dentro do âmbito de tecnologia, vi nascer em 2006 e acompanhei, mas não tão de perto assim como faço com outras coisas, o nascimento do hoje consolidado serviço de micro-blogging chamado Twitter.

Sempre vi potencial no seu uso, como para o blog, mas não me apeguei a usar o serviço pois a maioria dos usuários da época falavam apenas “hoje está trânsito”, “hoje estou com fome” e outras coisas que são de relevância zero no mundo de informações que precisamos gerenciar hoje.

Com a explosão das chamadas redes sociais, principalmente entre 2008 e 2009, o Twitter se consolidou hoje como uma das mais importantes ferramentas de comunicação do mundo. Inclusive dentro das melhores empresas.

Mas vamos cortar para onde interessa, afinal, o blog é de metal, não de tecnologia…  :-). Recomendo a todos que não sabem do que estou falando que pelo menos dêem uma olhada na internet sobre conceitos e funcionamento do serviço – em resumo, não dá mais para ficar de fora, pelo menos de como isso funciona de verdade.

Estava lendo coisas na internet no último domingo pela manhã. Parecia que aquele dia era perseguição: “bla-bla-bla fulano falou no Twitter”, “tra-la-la anunciado show via Twitter” e assim por diante. Parei por um minuto hm e… me rendi.

Sim, criei duas contas  de uma vez: a @dutecnic (www.twitter.com/dutecnic), minha conta particular, para seguir (e ser seguido) por amigos e outras contas – prefeitura, metrô de SP, ESPN, enfim, tudo que tiver interesse. E, claro, a @minutohm (www.twitter.com/minutohm).

O próximo passo seria entender direitinho como a coisa funciona. Já tínhamos algo por aqui no Minuto HM sobre artistas e bandas que já está “tuitando”, mas queria ver como a coisa realmente estava hoje em dia.

E realmente: hoje temos diversas contas oficiais de artistas e bandas do rock e metal, que é o que realmente interessa para nós. Alguns nomes que já adicionei para seguir com a conta do Minuto HM: Axl Rose, Guns n’ Roses, AC/DC, Glenn Hughes, Peter Criss, Bob Kulick, Paul McCartney, Slayer, Anthrax, Megadeth, Dave Mustaine, Dee Snider, Rob Halford, Van Halen, Slash, Ozzy Osbourne, Ace Frehley, Gene Simmons, entre outros…

Fora isso, aproveitei para adicionar revistas, fãs-clubes oficiais e publicações em geral, como a Rolling Stone, The Kiss Army, Metallica Remains, Metallica.com, Kerrang!…

Ao passo que você começa a seguir contas, é opcional que você passe a ser seguido ou não. Abaixo, o Glenn Hughes passou a seguir o Minuto HM (claro que o interesse dele é facilitar a comunicação dele, como informações de tours, etc.)…

Glenn Hughes (@glenn_hughes) seguindo o Minuto HM (@minutohm)

Glenn Hughes (@glenn_hughes) seguindo o Minuto HM (@minutohm)

Quais são as ideias para isso tudo? Bom, na verdade, há várias formas de explorar a ferramenta e seu uso no blog do Minuto HM… primeiramente, uma ressalva: o Twitter não é e nem pretendo que seja o foco do Minuto HM. O foco continuará sendo nossos posts e comentários no blog!

Mas a ideia inicial e básica é a seguinte: as vezes, não temos tempo (ou não há necessidade de) se criar um post no Minuto HM. Ou temos uma notícia rápida de uma banda ou artista. Ou temos fotos, vídeos e alguma informação curta de alguém rolando. É aí que entra o Twitter: basta dar o “RT” (re-enviar um twitter) para que aquele tweete seja enviado para todos os seguidos do Minuto HM e publicados, automaticamente, aqui no blog. E o bom é que isso pode ser feito facilmente através de um celular, por exemplo – estou usando bastante isso e “tuitando” para vocês muitas vezes no metrô, no banheiro 🙂 … onde estiver …

Obs.: ainda estou brincando de seguir artistas, bandas e outros meios que sejam oficiais… indicações são bem-vindas!

Bom, o próximo passo era ativar o widget no Minuto HM: coisa fácil, os mais atentos devem ter visto um novo item no frame da direita do blog do Minuto HM…

Widget do @minutohm

Widget do @minutohm

Rapidamente, uma explicação de como vocês verão as coisas acontecendo pelo blog: “RT”, como vimos, quer dizer que a conta @minutohm está repassando uma informação de outra conta. O que segue, por exemplo, @deesnider, @metalremais é da onde veio o tweet (o texto propriamente dito), que vem normalmente a seguir.

Aí vem outra coisa que, para quem não está acostumado, vai estranhar com certeza: URLs curtas. Endereços de internet começando com http://bit.ly, http://tl.gd … enfim, de novo, para não entrar no assunto de tecnologia diretamente, recomendo uma procurada na internet aos que desejarem conhecer mais sobre isso. Para o Twitter, que limita a 140 caracteres por tweete, é a forma encontrada para facilitar o uso de URLs grandes no texto usado – hoje, esse recurso também vem sendo explorado por empresas, pois pode até mesmo destacar a marca dela. Mas de novo, eu com a tal da tecnologia …

Mas há várias outras formas de usar: a conta @minutohm pode escrever seus próprios tweetes, claro (que aparecerão, por sua vez, aqui no Minuto HM). Vocês podem notar isso na tela acima, onde eu fiz um para o documentário do Orgullo, Pasión y Gloria do MetallicA que estava passando na MTV ontem…

Outra forma bacana é quem já tem contas no Twitter (pessoais) podem fazer RT para a conta do @minutohm. Não é necessário retransmitir, claro, tudo que essas fontes falam… mas o que realmente for nosso foco, vale mesmo a pena. É só olhar agora mesmo: temos coisas do Kiss, Anthrax, Rolling Stones, MetallicA, Guns n’ Roses, Twisted Sister (Dee Snider), Glenn Hughes (que fez shows em São Paulo e Floripa esta semana), AC/DC …

Enfim, há várias formas que estou pensando para explorar a ferramenta. Vejam que interessante: quando estivermos em um show, ou na rua, e quisermos rapidamente colocar algo que esteja acontecendo, podemos usar o @minutohm para publicar de forma imediata o que está acontecendo… inclusive fotos e vídeos. Já testei e funciona muito bem aqui no blog: o Twitter armazena em um servidor “x” a foto e/ou vídeo que podemos enviar através do computador ou celular e faz automaticamente um destes links curtos (tiny URL) para acesso.

Os amigos do Minuto HM que tiverem interesse em usar a @minutohm para fazer RTs ou tweets próprios – que eu considero como segundo foco para o @minutohm – escrever nossas próprias coisas por lá dando a chance para os outros fazerem os RTs – me avisem para que eu possa indicar como fazer isso (pré-requisitos: acessar a conta do minutohm no Twitter, claro, e usar um simples campo de texto para escrever). Comentem por aqui quem tiver interesse para que eu possa entrar em contato diretamente para alinhamento…

Quem tiver sugestões ou indicações de contas, é só avisar também. O que eu garanto: em apenas 5 dias de (pouco) uso, parece que sempre tive Twitter… fácil de mexer depois de 10 minutos se “ambientalizando” e muito, muito poderoso para explorarmos para nosso querido Minuto HM!

Sigam: @minutohm .

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Minuto HM, Off-topic / Misc

11 respostas

  1. Galera, pergunta: o que vocês estão achando dos RTs e dos tweets do Minuto HM que também são vistos aqui no blog, no frame da direita (@minuto)?

    Estão curtindo? Alguém tem alguma sugestão, quer participar usando a conta do Minuto HM, ou tem mais alguma indicação para o @minutohm seguir?

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. Galera, queria agradecer a todos que, na sexta-passada, via o tradicional Follow Friday, ou #FF, nos colocou na posição #667 do ranking brasileiro de indicações!

    Obs.: faltaram poucas indicações para melhorar esta posição e o Minuto HM, blog da família do heavy metal, cair em uma MERECIDA posiçãp #666, hein? Hahahaha. Que pena… 🙂

    Muito obrigado a todos…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  3. Nota sobre o blog e redes sociais do Minuto HM publicada no Whiplash: http://whiplash.net/materias/news_848/136569.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  4. Aos nossos seguidores no Twitter, uma dica legal que li no blog MacMagazine mas que serve para qualquer perfil na rede: receber notificações instantâneas de tweets (incluindo aí os nossos posts) no celular / tablet assim que o conteúdo for postado.

    No cliente Twitter for iPhone, por exemplo, basta abrir o perfil desejado e clicar no ícone à esquerda da palavra “seguindo” (cinza, de uma pessoa), escolhendo depois a opção “Ativar notificações”.

    Caso queira depois cancelar essa função: aba Conta » Configurações » Notificações » Tweets » desmarque o que for desejado.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Resultado Poll # 12: Iron Maiden é a banda mais desejada para tocar no Brasil em 2010 « Minuto HM
  2. Vire membro da comunidade “Minuto HM” no orkut « Minuto HM
  3. “Heavy” 2nd Birthday, Minuto HM! « Minuto HM
  4. Black Country Communion: Glenn Hughes cantando muito aos 60 anos « Minuto HM
  5. Black Country Communion: Glenn Hughes cantando muito aos 60 anos « Minuto HM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: