Fala, galera,
há um tempão atrás, recebi um e-mail da minha amiga Eli sobre um projeto chamado “Brasil Heavy Metal“. Estou aqui resgatando este assunto e trazendo a dica para todos do Minuto HM.
“Um filme, um sonho. Uma declaração de amor ao metal brasileiro.”

É com o slogan acima que Ricardo Michaelis, diretor do projeto e ex-guitarrista, compositor e fundador da Santuário, apresenta a ideia.
Abaixo o que o site oficial traz de informações sobre o filme:
O mais profundo trabalho de pesquisa sobre o nascimento e desenvolvimento da música pesada, jamais realizado no Brasil. Um resgate histórico com o objetivo de apresentar um retrato fiel de todos os caminhos percorridos em âmbito nacional.
O filme, em formato documentário, abordará o momento político, social e cultural do Brasil com ênfase na década de 80. Um panorâma do metal brasileiro em seu início, dificuldades, fatos curiosos, tendo como pano de fundo o fim da ditadura militar e a influência do Rock In Rio I (1985) no comportamento e atitude dos jovens.
Depoimentos captados por todo o país, mostrarão a diversidade e abrangência o estilo musical, com a participação de jornalistas, críticos musicais, músicos, fãs, imprensa especializada, fabricantes de instrumentos, fanzines, mostrando a profissionalização das bandas e repercussão internacional. O filme, em fase de produção, contará com alto acabamento técnico sendo rodado em HD 24 quadros incluindo imagens de arquivo pessoal das bandas, cenas inéditas e exclusivas e um panorama abrangente do cenário heavy metal brasileiro em sua primeira fase até o final dos anos 80.
Teaser:
A produção do filme / documentário também está aceitando que os fãs enviem seus vídeos e, quem sabe, fazer parte da película final.
O projeto me parece bastante interessante, ainda mais se tratando da cena metal no Brasil, muito pouco abordada pela mídia em geral. E, como vocês puderam ver no vídeo acima, já conta com o apoio de profissionais do meio, inclusive de membros da maior banda nacional do estilo, o Sepultura.
E agora conta também com a divulgação pelo Minuto HM!
Fica a dica.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Agenda do Patrãozinho, Artistas, Curiosidades, Entrevistas, Sepultura, Trilhas Sonoras
14º Podcast Minuto HM – 08/novembro/2013
6º Podcast Minuto HM – 29/novembro/2011
Sem dúvida, algo que devemos prestigiar, principalmente pelo contexto histórico . Na época,(que costumo chamar a pré-história do heavy metal tupiniquim) as dificuldades eram enormes para registrar algo, mas ao mesmo tempo proliferavam bandas querendo trazer a sonoridade pesada para o nosso país. Sem estas bandas, jamais existiriam o Sepultura, o Angra e o Dr.Sin, por exemplo. Delas saíram músicos como André Matos, Ivan e Andria Busic e Eduardo Ardanuy.Independente de reservas que eu venha a ter em relação à algumas dessas bandas pioneiras, foi fundamental este período embrionário para chegarmos ao atual momento. O filme em caráter de documentário é imprescindível para todos nós, verdadeiros pesquisadores do HM.
CurtirCurtir
Excelente, B-Side. Aguardemos pelo lançamento…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Lançamento mundial do clipe da música tema do filme:
Os vocalistas que participaram das gravações foram os seguintes:
Andre Matos (Viper, Angra e Shaman)
Bozó (Overdose)
César “Cachorrão” Zanelli (Centúrias)
China Lee (Salário Mínimo)
Flávio Ferb (Vírus)
Jack Santiago (Harppia)
Julio Michaelis Jr. (Santuário)
Lone (Angel)
“Lucky” Luciano (Metalmania/Robertinho de Recife, X-Rated)
Marcello Pompeu (Korzus)
Marielle Loyola (Volkana)
Otávio Augusto (Taurus)
Paulinho (Witchhammer)
Paulinho Heavy (Inox)
Roosevelt “Bala” (Stress)
Tavinho Godoy (Metalmorphose)
Mais informações: http://www.brasilmusicpress.com/pt/novidades.php?nID=4083
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir