É, pessoal… é bom começarmos mesmo a nos acostumar com alguns “sustos” que tomaremos (com mais frequência, infelizmente: perdemos Robert William Gary Moore, aos 58 anos de idade.
De férias / descanso na Espanha, o lendário guitarrista irlandês faleceu dormindo. A causa ainda não foi divulgada – e o site oficial dele está oscilando bastante, provavelmente pelo aumento de acessos, mas consegui pegar a mensagem oficial lá postada:
It is with deep sorrow and regret, that we have to announce that Gary Moore passed away while on holiday in Spain last night.
Our thoughts are with his children, family and friends at this sad time.
Gary Moore, RIP
1952-2011
Conhecido basicamente pela sua carreira no Thin Lizzy, Gary Moore já era profissional aos 16 anos de idade, tocando em uma banda chamada Skid Row (nada a ver com aquela que você está pensando) no final dos anos 60. Já em 73, soltou seu primeiro disco solo e depois se juntou ao Thin Lizzy, onde explodiu. Também fez projetos com outros nome de muito peso, como Ozzy Osbourne, B.B. King and George Harrison.
Ao todo, ele lançou 20 discos de estúdio, assim como seis compilações ao vivo.
Uma grande pena para o mundo do rock.
R.i.P, Gary.
[ATUALIZAÇÃO EM 07/FEVEREIRO/2011]: segundo o The Sun, Gary morreu sufocado em seu próprio vômito, após uma noite de champagne e brandy. Lembro a todos que a fonte em questão é um tablóide bastante sensacionalista.
[ATUALIZAÇÃO EM 08/FEVEREIRO/2011]: The Sun realmente é sensacionalista. O Mirror publicou que a causa da morte teria sido um ataque cardíaco.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Artistas, Black Sabbath, Covers / Tributos, Curiosidades, Off-topic / Misc, The Beatles, Thin Lizzy

Minuto HM – Retrospectiva 2024
39º Podcast Minuto HM – 29/novembro/2019
É o susto é grande, tanto quanto a perda. Gary Moore era uma daqueles fora da curva. Conheci o trabalho do cara com a balada Still Got The Blues – que deve ter permeado alguma novela da Rede Globo nos anos 90. A balada foi apenas o ponto de partida para conhecer o cara. Talento indiscutivel, descrito em uma entrevista com Glenn Hughes como de mais dificil personalidade e mais talentoso guitarrista com que tocou. Um daqueles mestres do feeling, que também esbanjava velocidade e timbres cuidadosamente escolhidos – tinha bom encaixe também no Hard Rock, tematica preferida do Thin Lizzy, mas combinava perfeitamente e como poucos sua Les Paul com o Blues Rock, onde posso colocá-lo no MESMO PATAMAR de Jimmy Page, Eric Clapton, Jeff Beck. Para aqueles que não conhecem, vale a pena curtir a sua fase blues numa madrugada – com um bom whisky para acompanhar – não é Eduardo? Depois de falar isso tudo, quase havia me esquecido que também cantava, compunha e produzia.
Vai um link para os apreciadores do Grande Gary Moore – Rest In Peace.
CurtirCurtir
Excelente, Remote, excelente comentário. E sim, esse é mais um que deve sim ser apreciado em uma bela madrugada, com o melhor whisky que puder acompanhar.
Uma grande pena…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Realmente, uma grande perda! E de surpresa… realmente um choque para todos nós. O que “conforta” é que as primeiras informações indicam que Gary faleceu dormindo, teoricamente em paz e sem sofrimento…
Gary agora reforça uma mega banda fantástica que já pode ser formada lá em cima, se juntando a John Bonham, Keith Moon, Cliff Burton, Jimi Hendrix, Dio, Freddie Mercury, Janis Joplin, etc. Isso só pra citar alguns…
Mas eu também preciso desabafar! Nascemos e crescemos em uma sociedade que fala aos 4 ventos que o Rock é a música do capeta, do demônio, do satanás… Inclusive com aquela lenda de que o Robert Johnson vendeu a alma pro capeta…
Quem tem mesmo pacto com o diabo são os pagodeiros, sertanejos e pseudo-funkeiros (nada a ver com o funk original)! Esses caras ficam milhonários fazendo uma PORCARIA de música sem qualidade e sem conteúdo! Dirigem alcoolizados, atropelam e matam pessoas. E com eles não acontece nada!
Soma-se a isso a vergonhosa impunidade para “famosos” que existe neste “país” e pronto!
Bom, peço desculpas se me exaltei um pouco e se escrevi demais. Foi um momento de desabafo…
O importante é: RIP Gary!!! WE GOT THE BLUES FOR YOU!
Marcus [106] Batera
CurtirCurtir
É, cara… é triste ver esta quest’ao da ignorância das pessoas com relação ao rock e principalmente ao metal. Nestas horas, talvez mesmo a melhor postura a ser adotada é a do Rolfístico, que diz: “errados estamos nós em tentarmos entrar neste tipo de discussão”.
Enquanto isso, vemos, apenas para dar um singelo exemplo, o tal do Belo por aí, vivinho e soltinho…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Gary Moore fez de tudo……Hard, Blues, Jazz-rock, virtuosismo….uma grande perda……o interessante é que ninguém sabe a causa mortis…….tudo muito estranho. Recomendo o disco After Hours de ontem esse som ai que o b-side saiu. O som Cold Day em Hell que abre o disco é sensacional……
CurtirCurtir
Rolf, o The Sun publicou a causa da morte, atualizei no post. Mas de novo: foi o sensacionalista The Sun.
De qualquer forma, uma grande perda!
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
in Hell ….perdão
CurtirCurtir
É ,mais um dos grandes nos deixou, a notícia é novamente triste e surpreendente, pois Gary nem era de idade tão avançada. Os exemplos citados acima pelos valorosos conhecedores deste blog são alguns dos que certamente indicaria, então trago um momento onde o saudoso discípulo presta uma reverência a seu mestre ( e de tantos outros) BB King. É desnecessário dizer que ambos são de momentos muito distantes no Rock, e desta forma, qualquer comparação realmente não cabe. Seria óbvio Gary ” estraçalhar” com sua Les Paul, como fez em memoráveis momentos ( como os acima já mencionados) . Ao invés disto, vê-se ( e ouve-se ) o respeito ao mestre na forma contida do encontro . Rest in Peace , Gary, seu timbre formidável e um dos mais bonitos que ouvi será perpetuado para todos os que tiverem o bom gosto de ouví-lo daqui em diante… Deixemos os pagodeiros para aqueles que os merecem….
Alexandre Bside
CurtirCurtir
Concordo com tudo, B-Side… e sobre o comentário final, é isso mesmo: hoje em dia, todo mundo tem acesso a tudo – e cada um fica com o que quer na vida.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Mais um deus da guitarra que nos deixa…
Grande Gary Moore…
Still got the blues for you!
CurtirCurtir
Valeu pelo comentário, Tadeu.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Nosso post no Brazil Rock Society:
http://brazilrocksociety.blogspot.com/2011/02/gary-moore-um-dos-maiores-icones-da.html
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir