SWU 2011 confirmado. Primeira atração que nos interessa: Megadeth. [Atualizações: Down, Faith No More, Alice In Chains, Stone Temple Pilots, Duff McKagan’s Loaded, Raimundos]

Pessoal,

o festival que uma vez era para ser nosso Woodstock, e que mudou depois para SWU, está ganhando sua segunda edição, e em casa nova.

Na coletiva de imprensa de hoje e conforme o site oficial do evento, já tivemos as primeiras confirmações. O que nos interessa é que o Megadeth está confirmado – e talvez já tenhamos material novo sendo executado neste dia, uma vez que o forno do sucessor do Endgame já está “apitando”

Como não poderia deixar de ser, já temos uma coisa no mínimo “fora do eixo” anunciada: Neil Young. Mas não para cantar, e sim como palestrante no Fórum de Sustentabilidade. Ele está gravando um filme sobre “sustentabilidade”…

O SWU 2011 acontecerá no dias 12, 13 e 14 de novembro de 2011 e a cidade de Paulínia é a escolhida deste ano e também para o próximos 4 anos do festival. A cidade do interior do estado de São Paulo fica a 122 km da capital paulistana e a 22 km de Campinas.

Os ingressos começam a ser vendidos em 11 de julho nos pontos de venda (e sem taxa de conveniência), por telefone e pelo site da Ingresso Rápido. Os valores ainda não foram divulgados, mas Eduardo Fischer, organizador do festival, disse que os preços serão “razoáveis”, “um pouco acima” do cobrado na edição passada (a partir de R$ 240).

Desta vez, o SWU terá quatro palcos e cerca de 70 atrações em uma área quatro vezes maior que a fazenda Maeda, em Itu, que recebeu a edição passada. São esperadas 70 mil pessoas por dia e Fischer adiantou também que a área vip será menor, com pouco mais de 4.000 pessoas, e não ficará mais diante dos palcos, mas nas laterais.

Sobre a pista VIP na lateral: poderá funcionar, CASO o espaço na lateral para este fim seja grande em termos de largura. Se for estreita, pode ser que as pessoas fiquem longe do palco, o que não seria legal para alguém que pague mais pelo ingresso.

Aguardemos por mais atrações. Uma pena não termos, por exemplo, o Megadeth com o MetallicA tocando em uma mesma noite no país, não?

Já que o acima não deverá mesmo acontecer (ainda), há a expectativa de termos nomes como Alice In Chains, banda cogitada desde a edição anterior. E, sonhando aqui, um Anthrax da vida…

ATUALIZAÇÃO EM 12/AGOSTO/2011: ALICE IN CHAINS acaba de ser confirmado para o festival. A data ainda não anunciada, mas deve ser dia 13 ou 14 de novembro. Minha aposta é que seja no dia 13, pois o dia 14 já está meio “cheio”.

Lembrando que, já oficialmente confirmados, no dia 13, a atração do momento é Peter Gabriel. Já no dia 14, o Faith No More é headliner com aberturas do Sonic Youth, Megadeth, Primus, Black Rebel Motorcycle Club, 311 e Down.

É provável, também, que tenhamos os 3 dias bem separados: um metal, um pop e um indie. Tomara que seja assim mesmo!

ATUALIZAÇÃO EM 20/AGOSTO/2011: a data do Alice In Chains acaba de ser confirmada: a banda tocará no dia 14 mesmo. Além disso, o festival também está trazendo o Stone Temple Pilots para este dia. O link do lineup é este aqui e a atual ordem (porque eles ficam “brincando” com isso a todo instante – fico pensando quem já comprou o ingresso – chega a ser, além de um absurdo, inconstitucional ficar alterando as bandas desta forma).

ATUALIZAÇÃO EM 21/SETEMBRO/2011: mais uma atração confirmada: Duff McKagan’s Loaded. E sim, o SWU continua “brincando” com as atrações, posicionando-as para lá e para cá… o “atual” lineup é este (ainda sem a informação do Duff McKagan’s Loaded, que eles sempre demorar para atualizar). Notem que o Sonic Youth “caiu” posições – antes até o Megadeth estava posicionado para tocar antes deles:

SWU dia 14/novembro/2011 - atrações confirmadas até 21/setembro/2011

SWU dia 14/novembro/2011 - atrações confirmadas até 21/setembro/2011

Atualização em 25/outubro/2011: Raimundos também confirmado para o dia 14 do festival.

Relembre a edição 2010 do festival no fantástico post de estreia da Suellen no Minuto HM aqui.

[ ] ‘ s,

Eduardo.

Colaborou: Suellen.



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Alice in Chains, Artistas, Faith No More, Guns N' Roses, Megadeth, Pantera, Rumores

56 respostas

  1. Uma bela escolha, sem sombra de dúvida…Se houver mais uma boa banda na mesma noite o Rock in Rio já vai perder a nivel de cast de qualidade…

    Alexandre Bside

    Curtir

  2. prepara um lugar q os cariiocas vao aportar ,yeahhhhhhhhhh

    Curtir

  3. Eduardo Fischer, no fim do festival do ano passado, demonstrou interesse em trazer Alice In Chains e System Of A Down.

    System Of A Down já era. Já está no Rock In Rio.
    Mas Alice In Chains, na mesma noite do Megadeth, garante minha viagem para Paulínea (apesar que só o Megadeth já garante tambem hehehehe)

    Curtir

    • Será que o Megadeth também não passará pela capital de SP? Público eles até têm, mas sei das complicações e deve ter, claro, rolado cláusulas contratuais com o SWU sobre isso.

      Está difícil, mas estou considerando. O duro é que as vendas começarão em breve e, além do problema da grana, ainda há a agenda! Está realmente uma loucura, hehehe!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  4. Segundo o site oficial do Megadeth, o dia deles no SWU é 14/novembro/2011: http://www.megadeth.com/killingroad.php

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  5. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  6. Mais uma banda que nos interessa acaba de ser confirmada:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  7. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  8. Mais bandas sendo confirmadas… e eu cada vez ficando mais longe do SWU…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  9. Pessoal,

    abaixo, até o momento, estas são as atrações do dia do festival que “nos interessa”. A foto está “linkada” com o site oficial do SWU (http://www.swu.com.br/pt/festival/atracoes/lineup/) . Notem quem é o headliner da noite:

    Acho que isso ajuda a dar uma ideia para quem ainda estava com esta dúvida – e com a dúvida sobre ir ou não para o festival. Apesar de achar FNM muito bom, preferiria muito mais o Megadeth como a atração principal (meu gosto pessoal). E, pelo jeito, nem “abrir” para o Faith No More o Megadeth vai mais…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  10. Megadeth abrindo pro Faith no More…tá certo!! Eu que tô errado !! No more comments…

    Curtir

  11. Realmente, chega a ser desrespeitoso o Megadeth servir de banda de abertura pra qualquer uma das atrações anunciadas.
    Também curto Faith No More, acho uma boa banda. Ouvi muito o The Real Thing durante minha adolescência. Inclusive vi um show deles, abrindo pro Ozzy em 95! Mas a importância e influência do FNM para a história da música nem se compara ao Megadeth!!!
    O Megadeth e um Big 4! Seria lindo de ver o Metallica como headliner do Rock In Rio e o Megadeth como headliner do SWU.

    Enfim, lendo um comentário que eu mesma fiz, logo alí em cima, onde o diretor geral do SWU diz “Os headliners com certeza serão exclusivos nossos”, e como o Megadeth não será o headliner, será que podemos voltar a ter esperança de um show solo do Megadeth em SP ou mesmo no Rio?

    Curtir

    • Também acho bastante desrespeitoso isso que você disse, e gostaria de adicionar que o desrespeito, para mim, não para por ai.

      Para mim, é pior ainda para o público que comprou ingresso pensando que o Megadeth seria headliner. Agora, com a banda sendo uma banda intermediária no lineup, o que esperar? Um show de 30 minutos? É isso? E o público que comprou quando viu o Megadeth como banda principal da noite, logo no começo? E o público que comprou pista comum porque era o único setor disponível achando que seria o único setor EXISTENTE?

      Sinceramente, o SWU está dando muitas mancadas. Isso engana sim o “cliente”, por mais que eles venham a negar, dizendo que “está no site” e tal. Não se pode iniciar uma venda com um headliner e mudar depois. Acho um absurdo sem fim. Ou eles acham que todos vão a um show para “falar que foi” apenas, “falar que foi no SWU”, não importando o resto?

      Sua observação final é perfeita e torço para que eles passem por aqui com o tempo que quiserem para tocar.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  12. Também considero um equívoco o Megadeth tocar antes do Faith no More, ,mas do ponto de vista de expectador pode funcionar assim :
    Se o Faith no More não for bem na noite ou ainda, demorar demais para entrar ( vide o Guns, por exemplo), tem-se a opção de mandá-lo às favas , visto que a ” cereja do bolo ” rolou mais cedo.
    Se eu fosse ao SWU neste dia ,apesar de considerar esta inversão um erro considerável, o que me incomodaria mais era ter de aturar o Sonic Noise, eh… quer dizer, Sonic Youth antes do FNM

    Alexandre Bside

    Curtir

  13. Pessoal, compartilho com todos aqui uma mensagem que enviei à organização do SWU acerca do que acredito – e que sei que todos aqui concordam – ser a forma de operacionalização deste evento.

    Esta conversa foi iniciada após os tweets que enviamos sobre a forma das vendas e anúncio das atrações versus como acredito que o público está sendo desrespeitado neste sentido.

    Gostaria da opinião de vocês também.

    _______________________

    SWU,

    na verdade, o Minuto HM apenas expressou alguns pontos sobre a forma como vocês estão operando.

    Para começar, discordamos fortemente na forma de vendas. Vocês venderem apenas pista comum, inicialmente (claramente para evitar que estes ingressos “sobrem”) é um absurdo. E quem precisa se planejar desde já e quer ficar na pista VIP?

    Outro ponto é a forma de anúncio das bandas x timing de venda dos ingressos. Começar a vender ingressos ANTES de anunciar bandas, por mais que outros festivais também façam isso, não tem nada de “sustentável” do ponto de vista “humano”.

    Vocês não podem assumir que todo seu público só se interessa por ir ao festival, independente do lineup – principalmente o público fiel do rock e do metal.

    A este público, é FUNDAMENTAL saber quem será o headliner. Cada 5 minutos com a banda, interessa. Eu, por exemplo, só me interesso pelo Megadeth. Cheguei a ver a foto no site indicando que esta seria a banda headliner (quem está assim no site, indicado no gráfico de bandas, indica sim a ordem e confunde o público – mesmo com o disclaimer de “outras bandas serão anunciadas”). De repente, o Megadeth ficou atrás do Sonic “Quem?” Youth.

    Imaginem, agora, que eu estava para comprar 8 ingressos para o festival e que, com essa metodologia de vendas e de anúncios, perdi totalmente – bem como as outras pessoas – interesse neste festival. Não creio, inclusive, ser ético fazer isso.

    De novo: o fato de ter o disclaimer que “outras bandas” se apresentarão não dá o direito do headliner ser toda hora trocado, como está sendo neste dia do Megadeth.

    Veja o dia 13/nov: com o anúncio do Stone Temple Pilots, quem será o headliner? Não basta ir ao show para nós, temos que saber este tipo de coisa, até para ver se vale a pena ver 30 minutos ou 2 horas de uma banda!

    O dia do Megadeth, por exemplo: chega a ser falta de respeito isso. O Megadeth, um Big Four, uma banda destas vinda para o Brasil para tocar quanto tempo?

    Enfim, era isso. Infelizmente, estou com uma péssima impressão do festival. Eu, não, todos os verdadeiros apreciadores da verdadeira música e que gostariam, minimamente, de saber o que verão pelo dinheiro que será investido.

    Falamos muito bem de vocês no ano passado: https://minutohm.com/2010/11/13/swu-music-arts-festival-09-10-e-11102010-fazenda-maeda-itu-sao-paulo/ mas, este ano, está difícil admirar algo no trabalho de vocês.

    Abraços,

    Eduardo.

    _____________________________

    Curtir

    • Enquanto não tivermos  no Brasil um festival voltado somente para o público rock/metal, como o saudoso Philips Monsters Of Rock, estaremos sempre sujeitos a estes tipos de abusos. 

      Situações como essa do Megadeth sendo banda de abertura para o Faith No More só mostra o despreparo dos produtores neste país. O FNM não lança um disco de inéditas desde 1997, vive de fazer tournes de “despedida” enquanto o Megadeth está em um dos seus melhores momentos, excursionando com o Big4, além de estar prestes a lançar um novo disco!
      Do Sonic Youth nem vou comentar nada porque não posso falar do que não conheço. 

      Imaginem se isso tivesse acontecido no Rock In Rio quando anunciaram o Metallica? Todos compraram rapidamente seus Rock In Rio cards para ter a sua presença garantida neste dia, certo? Imaginem se depois anunciassem que, na verdade, o headliner seria o Slipknot e o Metallica seria a banda de abertura? Pra mim esta é uma situação tão surreal como essa do Faith no More/Megadeth. Desrespeito com artista e com o fã. 

      Curtir

    • E aqui a “resposta” (vou chamar de resposta apenas para que vocês entendam que meu e-mail foi “respondido”):

      ___________________________________________________

      Eduardo, a pista VIP foi anunciada juntamente com a venda dos ingressos, portanto, que prefere nesta modalidade, está aguardando o início das vendas. Vale ressaltar que neste ano, numa atitude não tão comum no mercado, ela não vai ficar em frente ao palco, e sim, na lateral.

      Os ingressos vendidos antes do anúncio de todas as bandas têm preço promocional, justamente para as pessoas que querem ir curtir o FESTIVAL e não apenas o show de uma banda. Isso é comum em festivais no mundo todo.

      A ideia do festival é ver várias bandas e não apenas uma. O Megadeth é uma grande banda e, com certeza, não tocarão apenas 15 minutos.

      Abraços,

      ___________________________________________________

      Agora vem imediatamente a minha cabeça a fantástica frase / postura do nosso Rolfístico Personagem: sabe quem está errado? EU! EU, por querer interagir com este tipo de situação. Sou EU quem está errado!

      Uma pena.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  14. Antes de mais nada louvo a iniciativa de não deixar ‘barato’ (literalmente) as insatisfações que um grupo organizador poderia estar causando em um grupo enorme de pessoas, que, carentes de um evento organizado e ‘politicamente correto’ se veem as voltas com tantos atropelos de informação.

    Segundo, eu perco cada dia mais a minha credibilidade em eventos feitos no Brasil por conta dos BRASILEIROS. Não os fãs, nem as bandas convidadas, mas todo mundo que se envolve na hora de falar de cast, line-up, escalação e etc. Definitivamente comprovam, evento após evento, que o interessa “DE VERDADE” é:

    a) se o evento se paga
    b) se continuamos passando a impressão de bondade
    c) confirmar a ignorância dos mesmos com relação à história dos convocados.

    Sonic Youth é uma banda CULT no mundo todo por fazer música freak e barulhenta. Tem quem admire? Lógico que tem. Tem seu valor? Não sei. Sei que na década de 90 ela foi quem amaciou o tapete para bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Mudhoney e outras chegarem ao status que alcançaram.

    Mas o Megadeth é o O Megadeth, assim como o Duran Duran é o Duran Duran…

    Há uma enorme discrepância no entendimento do que “o público quer” e o que “a organização quer”. O problema, é que no final das contas, que acaba pagando – mesmo sem que seus reais desejos sejam satisfeitos – é o público.

    Curtir

    • Daniel, antes de mais nada, valeu pelo ótimo comentário por aqui, o qual concordo.

      Na verdade, não quero nem discutir se o Megadeth é maior / melhor que Sonic Youth, ou mesmo mais importante… nem colocar o Faith No More neste bolo. O ponto do meu comentário foi exatamente a forma que as coisas estão sendo feitas e “comercializadas”. Acontece que quem paga por um ingresso no primeiro dia de vendas deste festival, crê que o Megadeth é a atração do dia. Falo isso por mim mesmo: eu mesmo fui comprar ingressos para o Marcus Batera e para o Zé, daqui do blog, quando me deparei com a informação que não era somente pista comum, que a pista VIP existiria sim, em uma lateral, e que não se sabia quem seria o headliner.

      Aí liguei para eles, que pediram para abortar a compra. Ainda bem para eles.

      Como posso comprar ingresso para algo que não sei exatamente o que estou comprando? Que pode mudar? Quem aqui compraria um serviço, seja qual for, que fala que vai ser uma coisa e de repente muda?

      Acho muito triste esse sentimento de ser enganado – no final das contas, é isso que eu acho. Uma coisa é viajar para uma banda sendo headliner e tocando por cerca de 2 horas ; outra coisa é viajar (lembrando que é uma segunda-feira e que, mesmo sendo “ponte” de feriado – paulista fala “ponte” – eu, por exemplo, trabalharei) para ver o que? Uns 40 – 45 minutos? Metade de um show?

      Não dá para aceitar, sabe?

      E o pior de tudo (vamos ver se queimo a língua): DUVIDO que terei uma resposta do meu e-mail. DUVIDO. Até agora, eu tive algumas respostas. Quero ver para ESTE.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Curtir

  15. Alice in Chaaaaaaaaaains aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhh! Quando eu me recompor, volto pra comentar mais. To tremendo, chorando e meu coração ta explodindo!

    Curtir

  16. O dia 14 do festival vai se desenhando muito bem, obrigado… FNM, AiC, STP, Mega…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  17. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  18. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  19. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  20. FINALMENTE mais informações… impressionante a falta de respeito desses caras com a gente. Hoje é 05/outubro/2011.

    O que o dinheiro não faz, né? É impressionante a cara-de-pau dos organizadores deste festival.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  21. Segue abaixo nota oficial do SWU:

    “O lineup não para de crescer e o SWU Music & Arts Festival 2011 anuncia mais duas aguardadas atrações internacionais!

    Lynyrd Skynyrd é “só” uma das mais celebradas e importantes bandas da cena southern rock e, tome nota, vai quebrar tudo no dia 13!

    E para o palco New Stage, também no dia 13, Hole, banda liderada pela polêmica viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, um dos principais nomes do rock alternativo na década de 90 e que, há dois anos, retornou com tudo!

    E tudo isso no mesmo dia!”

    Fonte: http://agendametal.com.br/noticias.php?id=3481&s=1

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  22. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  23. Ingressos com até 20% de desconto com ação promocional via Facebook.

    Queria saber quem já comprou, como fica… me sinto um belo de um idiota em saber que eu comprei antes!

    Nem vou mandar nada para o SWU… já sei que não adianta, mesmo…

    http://whiplash.net/materias/news_846/140425.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  24. Horários do dia 14 (finalmente) informados. Que sofrimento ver o Megadeth nesta posição e tocando apenas uma horinha…
    _______________________________________________

    Segunda – 14 de novembro

    Palcos principais:

    14:10 – 14:55 Raimundos (0:45) | ENERGIA

    15:00 – 16:00 Duff McKagan’s Loaded (1:00) | CONSCIÊNCIA

    16:05 – 17:05 BRMC (1:00) | ENERGIA

    17:10 – 18:10 Down (1:00) | CONSCIÊNCIA

    18:15 – 19:15 311 (1:00) | ENERGIA

    19:20 – 20:20 Sonic Youth (1:00) | CONSCIÊNCIA

    20:25 – 21:25 Primus (1:00) | ENERGIA

    21:30 – 22:30 Megadeth (1:00) | CONSCIÊNCIA

    22:35 – 23:50 Stone Temple Pilots (1:15) | ENERGIA

    23:55 – 01:25 Alice In Chains (1:30) | CONSCIÊNCIA

    01:30 – 03:15 Faith No More (1:45) | ENERGIA

    New Stage:

    14:30 – 15:15 Medulla (0:45)

    15:30 – 16:15 Ash (0:45)

    16:30 – 17:30 Pepper (1:00)

    17:45 – 18:45 The Black Angels (1:00)

    19:00 – 20:00 Bag Raiders (1:00)

    20:15 – 21:15 Miyavi (1:00)

    21:30 – 22:30 Crystal Castles (1:00)

    22:45 – 23:45 Simple Plan (1:00)

    Heineken Greenspace:

    13:15-14:00 DJ CONVIDADO

    14:00-15:00 DUBSHAPE

    15:00-16:00 DAMIAN LAZARUS

    16:00-17:30 M.A.N.D.Y.

    17:30-19:00 JOORIS VORN + NIC FANCIULLI

    19:00-20:30 GUI BORATTO

    20:30-22:00 LAYO & BUSHWACKA

    22:00-00:00 LOCO DICE

    00:00-02:00 SVEN VATH
    _______________________________________________

    Obs.: dica do Francisco e da Suellen.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  25. Realmente é uma pena só 1 horinha de Megadeth. Por outro lado, teremos 1:30 de Alice in Chains!!!! Mais do que eu estava esperando 😀

    E se o esquema deste ano for o mesmo do ano passado, muitíssimo pontuais, creio que a boa é ver o show do Megadeth e, acabando, já ficar por lá mesmo no palco Consciência, assistindo STP pelo telão, pra não correr o risco de perder nem um segundo do Alice!!

    Curtir

  26. Olhem o que é “setor VIP” na edição deste ano do festival…

    http://guia.uol.com.br/shows/996525-swu-tem-setor-vip-por-r-900-com-massagem-e-open-bar.shtml

    Sem comentários…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  27. Chuvas atrapalhando a montagem da infra do SWU – mas, a princípio, não teremos problemas com a entrega das obras:

    http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,temporal-afeta-parte-da-estrutura-do-festival-swu-no-interior-paulista,792883,0.htm

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  28. Vejam só este trecho legal da entrevista do batera do Alice pro G1, que legal que nos aguarda:

    http://g1.globo.com/swu/2011/noticia/2011/11/falam-que-somos-uma-banda-cover-de-nos-mesmos-diz-alice-chains.html

    G1 – Vocês já saíram em turnê com o Duff McKagan, que também toca no dia 14 de novembro no SWU. Alguma chance de ele fazer uma participação no show?

    Kinney – Sempre tem. Além dele, há ótimas pessoas na programação. Nunca sabemos o que acontece. O Duff é sempre bem-vindo e outros músicos também são. Não dá para prever, esse tipo de coisa nunca é planejada. O Duff teve que aprender todas as músicas do Alice in Chains para a nossa turnê conjunta, ele tinha um caderninho com os riffs. Ele conhece tudo o que tocamos. Só descobri agora que tocaremos no mesmo dia, temos que combinar algo…

    Curtir

  29. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  30. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Agenda de shows do segundo semestre. Pearl Jam incluído! « Minuto HM
  2. Quais artistas ou bandas ainda poderiam passar pelo Brasil? « Minuto HM
  3. Big Four: Anthrax (Worship Music) e Megadeth (TH1RT3EN) – novos discos ainda em 2011 « Minuto HM
  4. Rumor: Megadeth de fora do SWU 2011? « Minuto HM
  5. Cobertura Minuto HM – SWU 2011 – parte 1 « Minuto HM
  6. Cobertura Minuto HM – Megadeth no SWU 2011 (resenha) « Minuto HM
  7. Cobertura Minuto HM – Alice In Chains no SWU 2011 (resenha) « Minuto HM

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: