Minuto HM – Retrospectiva 2014

O ano de 2014 vai acabando e é hora de relembrarmos – ou em alguns casos, vermos – um pouco do que este blog gerou de forma direta. Digo “direta” pois o que o blog fez este ano, talvez ainda mais que nos anos anteriores, foi fortalecer o laço de amizade entre toda a galera que contribui por aqui.

Este ano marcou a criação de um grupo no consolidado aplicativo WhatsApp que, confesso, era um temor meu mas que vem se provando muito valoroso no sentido deste fortalecimento das amizades e, por ele, acabam surgindo algumas ideias para trazermos para o blog. Ainda bem, pois a quantidade de mensagens que recebo diariamente aumenta muito a vontade da exclusão do aplicativo do celular, mas o grupo Minuto HM faz eu desistir sempre disso pelas oportunidades lá geradas.

Assim como nos outros anos, fazer uma retrospectiva do Minuto HM é uma tarefa difícil e que pode até ser injusta, pois muitas vezes lá nos comentários temos o que muitos chamam até de “post”. Ou seja, são muitos “posts dentro de posts”, característica que vem desde os tempos dos e-mails e que permanece cada vez mais forte e importante por aqui.

Contando com este aqui, são 1.200 posts com 16.473 comentários (média de quase 14 por post). Se compararmos com 2013, veremos que a média aumentou 75%, o que é ressalta a importância dos comentários no blog, característica tão diferente da grande maioria dos espaços que temos na internet… onde na internet os comentários são algo a se desprezar, aqui é onde muitas vezes está o “ouro”. Tudo isso visto em cerca de 808.000 acessos únicos.

Outra marca importante por aqui é sobre a nossa Agenda de Shows / Eventos. Em 2014, ela ganhou ainda mais uma característica, a de trazer os eventos relacionados à música que tanto falamos por aqui. Isso representa um aumento operacional substancial para atualização, mas também proporciona a quem consulta regularmente o planilha informações com uma organização que simplesmente não existe pela internet. No ano, foram 343 (!) shows / eventos por todo o país.

www.minutohm.com

Outro recurso que nasceu por aqui e que também era um desejo bem antigo foi a Galeria de Ingressos. A ideia, que ainda está no início, é consolidar em páginas separadas por ano os shows da nossa vida. Há muitos ingressos que já estão pelos nossos posts e ainda não apareceram nas páginas, mas o trabalho é contínuo e, com o tempo, vamos incrementando inclusive com os ingressos que ainda precisam ser digitalizados. De quebra, os shows que tiverem nossa famosa Cobertura Minuto HM receberão os devidos links por lá também, amarrando ainda mais as coisas por aqui.

Outro item importante a ser mencionado foram os diversos ajustes que fizemos em nosso layout que foi ao ar no meio do ano passado. Muitos deles são até imperceptíveis em um primeiro momento, outros então são apenas “under the hood”, mas acreditem: muita coisa foi feita para melhorar a experiência geral do blog e seus recursos, sem comprometer itens como velocidade, “responsividade” e funcionamento com novas tecnologias, principalmente em dispositivos móveis. E isso vai sempre continuar!.

Também fortalecemos algumas parcerias do blog, com as participações “gemiais / geniais” do B-Side e Remote em análises do ótimo Consultoria do Rock. E até convite para irmos a uma emissora de televisão recebemos! Vale a pena conferir tudo mais abaixo!

Além de tudo, consolidando os ótimos retornos que tivemos especialmente em 2013, vale a pena destacar o retorno mais ativo do Caio ao blog e que estou certo que todos nós queremos que continue cada vez mais participativo!

Então, sem mais delongas, vamos novamente curtir alguns dos posts do ano, incluindo nossas coberturas de shows. Aproveitem a oportunidade de saborearem algum post que tenha passado durante o ano!

_____________________________________________

Nossos podcasts:

_____________________________________________

Discografias em andamento:

_____________________________________________

Por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Coberturas e Resenhas de shows / eventos:

_____________________________________________

Slideshow de fotos publicadas em 2014 no blog:

This slideshow requires JavaScript.

Aproveito para agradecer a todos que ajudam a fazer do Minuto HM este espaço especial que é. Obrigado a todos, de verdade.

Ainda, gostaria de desejar a todos um “Heavy” Christmas e ainda mais “Heavy” 2015.

For those about to rock, I salute you.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Artistas, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Dream Theater, Instrumentos, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Marillion, Músicas, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Off-topic / Misc, Pink Floyd, Queensrÿche, Raven, Rolling Stones, Rush, Sepultura, Tá de Sacanagem!, The Beatles, Uriah Heep, Van Halen

11 replies

  1. Eu vou aqui brindar novamente ao excelente ano do MHM, onde novamente digo que a qualidade dos post é o diferencial. Nesse resumo de 2014, podemos fazer uma roleta russa, e escolher qualquer post de qualquer mês ou qualquer resenha, posso lançar um desafio, e cliquem em qualquer link, não ficarão decepcionados, seja pelo texto ou pelos sempre excelentes e agregadores comentários de um espaço tão bem disponibilizado e mantido pelo nosso presidente.
    Então parabéns para todos nós (já que dou uma ajuda de vez em quando) e que continuemos assim para outro ano com esse padrão – que venha 2015!

    Like

    • Remote, gostei bastante do esquema “roleta russa”, aliás é uma das melhores coisas mesmo deste blog – relacionada, claro, ao conteúdo – e que eu costumo incentivar mesmo ser feito.

      E quem quiser expandir a brincadeira fora dos posts de Retrospectiva, basta clicar em https://minutohm.com/?random . A cada clique, a cada atualização, um post diferente. O recurso está disponível em nossos widgets também!

      Sobre sua contribuição, palavras são injustas, afinal o blog existe basicamente pela dedicação que temos é você é seu irmão são pilares absolutos de conteúdo por aqui.

      A você ainda agradeço pelos nossos encontros recentes, sou muito grato, de verdade.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Cara, mais uma vez muito legal este post-retrospectiva, que já vira tradição neste mês tão tradicional. Tudo muito bem amarradinho, números e conceitos acerca deles, muito bem desenvolvido. Fico feliz de fazer parte deste blog, que sempre traz textos como este e comentários que os elevam à estratosfera musical.
    Vou mencionar dois detalhes do post que me surpreenderam ( o primeiro) e me agradaram ( o segundo) sobremaneira:
    – Quantidade de shows no país – Quase 1 por dia, algo inimaginável. Vamos lembrar : Há 30 anos atrás tivemos durante todo o ano a visita internacional de um (!!!!!) artista desta verve : Alice Cooper. Dá pra imaginar isso ????
    -O slide show é o ” fecho de ouro” do post. Convido todos aqui para que permanecam observando a sequência de fotos por pelo menos 1 minuto (HM,é claro). É atestar em prática o conteúdo do post, ipsis-litteris..

    Um ótimo 2015 para nós !

    Alexandre

    Like

    • B-Side, obrigado pelas palavras sempre tão gentis.

      Foi um ano de muitos shows realmente, ainda há dívidas de textos neste sentido (aliás, desde 2013), mas vamos colocando em dia sempre que possível. Foi um ano onde a média de comentários do blog aumentaram, ou seja, estamos cada vez mais “explorando” tudo que um post aqui traz de conteúdo. Se a quantidade de posts caiu, não significa que não estamos trocando muitas informações por aqui.

      Seus destaques são mesmo fundamentais. Sobre os shows, eu faço dentro do possível a agenda com pelo menos os mais relevantes. Não é tarefa fácil – aliás, você é outro que está longe de ter vida fácil em termos de sua sempre fantástica contribuição por aqui, feita sempre com tanto carinho, comentando em todos os posts, ou ainda é especialmente nos teasers dos podcasts, que merece um agradecimento mais que especial.

      O slideshow é mesmo muito legal e foram muitos momentos sensacionais. Ano que vem será outro ano especial, com um Monsters fantástico, um Rock in Rio comemorando 30 anos (quem sabe também com grandes nomes, mas com certeza muitos de nós reunidos), e espero que consigamos organizar outros eventos para nós reunirmos pessoalmente.

      Valeu e vamos que vamos… ano que vem é o sexto aniversário do blog, e o que temos por aqui já justifica uma vida toda.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  3. Realmente foi um excelente 2014 para todos nós, e fico feliz por ter feito parte (pelo menos um pouquinho mais) e ter ganho até destaque no post de retrospectiva, olha só que maravilha! 🙂

    Na verdade o Minuto HM é um espaço para que possamos, mesmo que por um minuto, viver num universo que tanto nos faz bem. E que em 2015 possamos nos encontrar mais, nos shows por aí, nos bares, em jams dos nossos músicos, e que possamos viver tudo isso mais intensamente.

    Parabéns a todos, e um ótimo 2015!

    Like

  4. É.

    Mesmo antes de colaborar eu já tinha muito respeito por este espaço, por entender que ele foge da trivialidade da internet. Mesmo que seja tão íntimo e pessoal, também é abrangente, desafiador e profundo.

    Não consigo não admirar – com um olhar de fora – as postagens que “não brincam de review” e que fazem com que nós sejamos transportados (muitas vezes) ao passado para experimentarmos estas e outras sensações de um show, por exemplo.

    O ano de 2014 foi especial. Foi de constatações, de acertos, (muitos) erros e também de muitas descobertas. Torço para que MoR seja HISTÓRICO. Farei figa para que o RiR5 seja um dos mais emblemáticos e que tantos outros shows que acontecerão em nosso país possam receber a marca do relógio mais famoso do heavy metal.

    Lamento apenas as raras oportunidades de estarmos juntos. Isso faz muita diferença.

    No mais desejo a todos um 2015 repleto de vida, a premissa para que o resto aconteça.

    Daniel

    Like

    • Daniel, você trouxe aqui lindas, possantes e emocionantes palavras, eu agradeço demais em meu nome e sei que por todos por aqui.

      Sobre o relógio ser o mais “famoso”, tenho lá dúvidas sobre a tal fama mas, se alterarmos para “melhor qualidade de relógio”, sinceramente é o que vejo que construímos todos por aqui.

      Por fim, que realmente venham mais bons eventos, nos trazendo ídolos cada vez mais ídolos e que sim, que tenhamos mais encontros, foi perfeita sua colocação.

      Aproveito para agradecer a você também que sempre traz muita coisa boa no espaço e nos podcasts.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  5. Sou muito fã do seu blog!! Graças às suas dicas, fiz um roteiro incrível na California em Janeiro e repetirei no início de 2015! Obrigada pelas dicas, continue postando sobre os roteiros heavy metal!!!!!! Obrigada e Feliz ano novo!! 😀

    Like

    • Olá Clarissa, fico feliz em ler um comentário assim e saber que os posts estão contribuindo tanto. É “perigoso” as vezes fazer posts como estes pois é impossível não terem um aspecto muito pessoal, mas dentro do possível o objetivo é fazer mesmo algo de utilidade pública, por isso a sarisfação ao ler algo assim.

      Eu estou com muitos posts de lugares pendentes, alguns especiais, espero ir colocando tudo em dia sempre que o tempo permitir.

      Seja sempre bem-vinda ao Minuto HM e continue participando!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  6. Como sempre ao final de cada ano, acabo de receber as métricas do WordPress. Gostaria de destacar 3 itens que complementam este post:

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: