Cobertura Minuto HM – Download Festival Paris 2016 – Iron Maiden, Ghost, Anthrax – parte 1: será?

Salut! Comment ça va?

Começar esta cobertura me lembra muito começar a do Van Halen, que já está completando 1 ano… são muitos incertezas…

Incertezas tanto pelo lado pessoal quanto pelo lado da natureza: pelo lado pessoal, são tentativas de embarque à Paris com passagens do tipo “stand by”, ou seja, não confirmadas, embarcando se houver disponibilidade. Tenho 3 tentativas: hoje, amanhã e quarta. Saindo na quinta, dado o fuso horário de 5 horas de diferença para Brasília, já seria extremamente arriscado perder até mesmo o início do Maiden, que está agendado as 20h35, ou seja, nesta época, com luz do dia, já que o pôr do sol deste dia será as 21h53!

A segunda incerteza é justamente pelas condições climáticas. São Pedro vem “caprichando” na França, Bélgica e (ainda mais na) Alemanha. Como muitos devem ter vistos, Paris, por exemplo, recebeu chuvas que levaram o Rio Sena a níveis não vistos há 3 décadas e meia praticamente. Museus foram fechados, inclusive o Louvre, o mais importante do mundo. Na Alemanha, o Rock Am Ring 2016 foi cancelado após 80 pessoas sofrerem acidentes pelas condições climáticas.

As coisas vão, entretanto, se restabelecendo nesta semana com a previsão atual. O Louvre, por exemplo, reabre nesta quarta. A água começa a baixar. Há previsão de chuva para terça e quarta, mas chuvas, digamos, “normais”. Elas voltariam a partir de sábado novamente e entrariam na próxima semana. Para o Download 2016, que começa nesta sexta-feira, dia 10, é um risco para as duas datas no final de semana. Mas, realmente, para o dia do show, neste momento, há 0% de chance de chuva – aliás, é o ~único~ dia que está assim nos próximos 10. Será mesmo?

Engraçado foi como surgiu tudo: tendo a possibilidade do embarque, dei uma checada no SongKick para Paris. Aí vi um show do Paul McCartney em 30/maio/2016. Quase parei ali mesmo para tentar começar uma logística. Ao continuar checando, achei o Iron Maiden. Claro, o festival! Como não seria possível ficar tanto tempo (chegar pelo menos para 29/maio/2016 e sair pelo menos 11/junho/2016), era tentar “escolher” algo que não se escolhe, pelo menos para mim…

Como não conseguiria mesmo escolher entre os 2, a decisão ficou por outras variáveis de viagem, voos, valores e logística em geral, sendo que o Download “venceu” por fatores externos ao gosto musical, hehehe. Então foi feita a compra do ingresso com um seguro (que custou EUR 5,00), ou seja, a qualquer momento posso cancelar e não perder o dinheiro (até o hotel tem cancelamento grátis). O mais impressionante é que eles entregam os ingressos físicos, e não virtuais, para o mundo todo. Peguei logo a edição laminada, mais bonita. Comprei em uma quinta a noite (já sexta na Europa) e tudo chegou na segunda-feira da outra semana. Coisa de primeiro mundo.

Mas falemos sobre o festival:

dwdfr2016_poster_website_en_0

A edição Paris do Download 2016 contará com 3 palcos montados no Hipódromo Longchamp, já fora do centro da cidade. O festival é “car free”, ou seja, não é acessível para as pessoas por carro. Haverá serviços de transfer gratuito para o festival e de volta à cidade aos que não ficarão lá para acampar.

Como de costume, a organização separou / espalhou os nomes pelos 3 dias a fim de trazer a quantidade máxima de pessoas para as 3 datas. Os portões se abrirão as 15h00 com último show da noite previsto para 23h30 no primeiro dia do festival. O festival não tem restrições de idade: pessoas com menos de 16 anos devem vir acompanhadas de um adulto e caso alguém queira trazer uma criança com menos de 10 anos, existe uma clara recomendação disso não ser feito, mas é permitido.

Os horários dos shows que “interessam” neste primeiro dia são:

  • Anthrax: 19h30 – 20h20 (Stage 2)
  • Iron Maiden: 20h35 – 22h35 (Main Stage)
  • Ghost: 22h30 – 23h30 (Stage 2)

Ou seja: é tentar ver boa parte do Anthrax e perder a metade inicial do Ghost…

Agora é torcer pelas variáveis finais: voo e tempo. O voo já está bastante complicado, já que a disponibilidade de hoje depende basicamente de pessoas perdendo o voo. Mas vamos ver… e o tempo anda variando bastante, tem hora que chove, tem hora que não chove… enfim…

Essa cobertura pode parar nesta parte mesmo com atualização de comentários. Espero que não…

À bientôt.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Agenda do Patrãozinho, Anthrax, Artistas, Cada show é um show..., Ghost, Iron Maiden, Off-topic / Misc

5 replies

  1. Excelente meu amigo
    Nos traga tudo por ai
    So em saber que tudo deu certo pro embarque eu fico muito feliz

    Like

    • Realmente Rolf, superado o embarque com uma boa dose de sorte – depois conto mais – outro “desafio” apareceu relacionado aos ingressos – fiz uma bela de uma besteira, já corrigida.

      Deixemos para a parte 2.

      Amanhã tem Iron Maiden!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Bons shows meu caro !! Ir para esses festivais europeus é fantástico ! Já tive a oportunidade no Hell Fest e Sonisphere 2014… o maior desafio para mim foi a volta para o hotel, pois não fiquei em acampamento e a organização falhou no transporte de volta, lembrando que esses eventos ocorrem em locais afastados das grandes cidades….. horas em filas na noite gelada europeia….

    Enfim, aguardando suas postagens …

    Like

    • Armando, muito obrigado e dos 3 dias do festival por aqui, eu só fui no primeiro, que foi sexta. Hoje em Paris é o último dia e na Inglaterra o Iron Maiden toca justamente hoje novamente no mesmo festival, edição original.

      Sobre estas questões de logísticas, será justamente isso que trarei na parte 3 desta cobertura, deixando uma quarta e última para falar mais dos shows.

      Obrigado por acompanhar e comentar.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: