Cobertura Minuto HM – Download Festival Paris 2016 – Iron Maiden, Ghost, Anthrax – parte 2: a aventura continua


Ao chegar no aeroporto, aquela notícia que assusta: “seu voo está com overbooking”.

Como só teria como embarcar em caso de disponibilidade, isso é um banho de água fria. Mas por falar em banho, uma chuva torrencial caia em São Paulo. A ideia de ir cedo para o aeroporto, além da questão do voo, era justamente para “chegar”. Com voo para 22h35, a saída de casa foi as 16h50 (!).

E que bom. O taxista conhecido e experiente demorou DUAS horas e 10 minutos para chegar. Avenida Tiradentes intransitável. Um absurdo de terceiro mundo. Mas chegamos.

A notícia do overbooking não me assustou – era óbvio que muitos não chegariam. E foi exatamente isso: o voo saiu com cerca de 30 assentos disponíveis. Além do “no show” costumeiro de brasileiros, as condições realmente não andavam.

Pronto. Tudo ok. Sentado no avião, decolagem autorizada mesmo com o tempo ruim. Oba, tudo certo. Avião ainda pegando altura e eu fazendo um “recap” de tudo: “fiz post, peguei a capa de chuva, tênis velho, camiseta do blog, instalei e atualizei o app do festival… ingressos… ingressos… INGRESSOS????”…

“*%##^, *^%#%*, ESQUECI OS INGRESSOS”. Como isso? Tinha deixado-os dentro do passaporte. Ahhh, tirei poia viajei uma semana antes. E ao chegar em casa, a mochila estava pronta para outra viagem… mas sem os ingressos.

Uma agonia enorme. Nunca tinha dado este vacilo. Que trouxa. A cabeça começou a pensar e se sentir menos agoniada ao lembrar que ainda haviam ingressos disponíveis (será que até o pouso, horas depois?) e principalmente que tinha feito seguro dos ingressos.

Voo tranquilo, pouso e ainda esperando a mala, checo e noto que havia disponibilidade de ingressos. Então, hora de respirar de novo. Ao chegar no hotel, efetuei a compra sem problemas. Dei entrada no seguro, vamos ver como será o processo.

A viagem começou. Não há sinais dele pela cidade, pelo menos que eu tenha reparado. É semana de início da UEFA Euro 2016 – e isso sim tem bastante divulgação e preparo por aqui. A França abre o torneio, claro, hoje. Salvo um “nice t-shirt” em um dia que estava com uma camiseta dk Maiden, em um local de café-da-manhã muito legal chamado “Ob-La-Di”, mais nada.

Ob-La-Di… (Ob-La-Da…)

A post shared by Minuto HM (@minutohm) on

Já o futebol tem a esperada divulgação e a cidade respira o clima do torneio. Ruas, as 14 linhas de metrô e até mesmo o maior símbolo do país estão “enfeitados” da Euro.


Hoje, dia de início do festival, a ideia é um roteiro menos pesado – deixar o peso e para a tarde – aliás, literalmente: o por do sol nesta época ocorre entre 21h50 e 22h00, portanto, será uma experiência diferente ver o Iron Maiden com a luz do dia, antes da cidade-luz justificar seu nome. Será meu terceiro show em um terceiro país que vejo da tour e a expectativa em ver como vai funcionar o esquema teatral deste show é grande, pois em músicas como The Book Of Souls, como será que vai funcionar toda a “teatricidade”? E a passada Fear of the Dark… de dia? Esquisito, no mínimo.

Acompanhei a previsão do tempo por dias para este dia. Era o único da viagem que nuca tinha aparecido chuva. Ontem à noite, apareceu, e hoje voltou a sumir, tendo probabilidade de 30% bem na hora do Maiden (claro). O dia, entretanto, está exatamente como na previsão: nublado, mas agradável. Se ficar assim, é o ideal.

Este é o mail que o festival enviou ontem com as instruções. Traduzam aí no Google se necessário – vale a pena ver a clareza e em especial a parte copiada da Disney (Magic Band) em se ter uma pulseira para comida e merchan e assim agilizar processos de compras:

———-
Ticketmaster vous offre le wifi pendant le Download Festival – Version en ligne

INFOS PRATIQUES POUR VIVRE PLEINEMENT VOTRE FESTIVAL
TICKETMASTER®

Cher festivalier,
A un jour de la première édition du Download Festival, voici les informations pratiques à retenir :
WIFI GRATUIT
Pour que vous puissiez partager cette grande fête du rock avec votre communauté, Ticketmaster, partenaire du Download Festival, met à votre disposition un service de wifi gratuit.
Ce service est accessible 24h/24 sur deux zones du festival :
– Zone dédiée à côté du Metal Market,

– Espace VIP

Repérez les deux zones wifi du festival, en téléchargeant le plan ici.
CASHLESS
Vous vous posez très certainement de nombreuses questions concernant le système de paiement dématérialisé mis en place à l’occasion du festival.
COMMENT ÇA MARCHE ? Votre bracelet « Cashless » est l’unique moyen de régler vos achats sur tous les stands du festival. Pour payer votre commande, il vous suffit de passer la puce de votre bracelet sur le terminal de paiement. Vous payez directement avec votre bracelet : c’est plus rapide et 100% sécurisé !
Préchargez votre bracelet et retrouvez toutes les informations concernant le Cahsless ici :

http://www.downloadfestival.fr/fr/cashless
CAMPING
Le camping du festival est situé dans l’enceinte de l’Hippodrome, il est ouvert du Jeudi 9 Juin à 16h jusqu’au Lundi 13 Juin à 12h.
La journée du jeudi au camping est accessible et gratuite pour les détenteurs de Pass Camping 3 jours ou d’un Pass camping vendredi.
Le campement que nous vous proposons dispose de nombreux éléments de confort comme un bar, des stands de restauration, des douches chaudes individuelles payantes (2€), des lavabos, des toilettes, un poste de secours médicalisé, et des petits déjeuners seront en vente.
Retrouvez toutes les informations concernant le camping du Download ici :

http://www.downloadfestival.fr/fr/infos/infos-camping
TRANSPORTS
Situé en ville, au cœur d’une des plus importantes métropoles d’Europe, nous vous demandons de ne pas emprunter votre voiture pour vous rendre sur l’Hippodrome. Il vous sera IMPOSSIBLE d’accéder aux abords du site avec votre véhicule pour vous stationner.
Le Download Festival met en place des navettes gratuites pour vous rendre au festival ou en repartir en toute sérénité, durant les 3 jours de l’évènement. 2 circuits possibles :
Navette Ligne 1 (à l’arrivée du Metro Ligne 2 Porte Dauphine et RER C Avenue Foch)

Porte Dauphine (Place du Maréchal De Lattre de Tassigny)

<> Hippodrome de Longchamp

Navette Ligne 2 (à l’arrivée du Métro Ligne 1 Porte Maillot et RER C Porte Maillot)

Porte Maillot (Arrêt Ligne de Bus 244)

<> Hippodrome de Longchamp
Transports en commun, navettes, covoiturage, vtc… Retrouvez ici toutes les informations concernant les transports :

http://www.downloadfestival.fr/fr/infos/transports
ENTREES
SI VOUS AVEZ UN PASS 3 JOURS
Rendez-vous aux entrées aux bungalows « 3 jours » munis de votre billet de festival.
SI VOUS AVEZ UN PASS 1 JOUR
– Si vous avez un compte cashless :
AVANT L’OUVERTURE DES PORTES : Rendez-vous aux entrées aux bungalows « cashless prépayé 1 jour » munis de votre billet de festival.
UNE FOIS LES PORTES OUVERTES : Munis de votre billet, empruntez les couloirs d’entrées « pass 1 jour » pour accéder au site du festival. CONSERVEZ VOTRE BILLET et rendez-vous dans l’un des guichets « cashless prépayé » de la caisse cashless centrale.
– Si vous n’avez pas de compte cashless : choisissez la file dédiée aux Billets Jour et rendez-vous à caisse cashless centrale.
ATTENTION: Pour les Billets Jour, le bracelet de paiement ne constitue pas un titre d’accès.
Retrouvez également toutes les infos pratiques sur le site du festival

http://www.downloadfestival.fr/fr
Nous vous souhaitons un excellent festival et vous donnons rendez-vous prochainement sur Ticketmaster.fr

———-

Agora é passear antes da ida a uma dos pontos do shuttle para o show. Ver o clima e as bandeiras de países da Europa que chegam na França para os jogos e para o festival. E ver o Anthrax e Iron Maiden, e de repente passar no Ghost antes de sair.

Local do show será atrás do verde que se vê ao fundo (foto de cima do Arc de Triomphe):

Local do show será atrás do verde que se vê ao fundo (foto de cima do Arc de Triomphe)

Eu, que cresci ouvindo o A Real Live Dead One, ouvirei o Bruce falando um pouco de francês pela primeira vez…


Au revoir.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Agenda do Patrãozinho, Anthrax, Cada show é um show..., Curiosidades, Ghost, Iron Maiden

13 replies

  1. Bacana o relato, Eduardo.

    Espero que curta a “Cidade-Luz” e os shows. Comprou ingresso para alguma partida?

    A pergunta é retórica porque sei o quanto são disputados.

    Um abraço e aguardamos os relatos dos shows.

    Daniel

    Like

    • Fala, Daniel. Valeu. Sobre futebol, na verdade como eu não tinha confirmação da vinda e os preços são bastante salgados, preferi nem tentar.

      Quando fui olhar, ainda tinha para o jogo da França na estreia, que era justamente hoje, dia do show. Há outro jogo mas muitíssimo caro e já em site de revendas (Viagogo), que é super seguro.

      Te escrevo no metrô voltando do show em pleno clima do jogo agora, pois a galera está todo uniformizada e enrolada em bandeiras. Nem sei quanto foi o jogo, ou jogos. E misturou as galeras do futebol e do metal – difícil saber quem bebe mais…

      O próprio Stade de France suspendeu tours no período da Euro, o que é uma pena pois com certeza eu gostaria de ir.

      Sobre o Download, deu tudo bastante certo depois dos sustos e agora é relatar.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

      • Já tive uma experiência, dada as devidas proporções, semelhante.

        Mas era um jogo de hoquéi. E foi tudo na paz, como eu imagino que esteja sendo por aí. O metrô ficou lotado, mas um clima de aprazível como eu não via em tempos.

        Uma ótima época para estar na França!

        Aguardando tudo sobre o show e o clima do país. Segurança reforçada após os ataques terroristas do ano passado ?

        Abraço,

        Daniel

        Like

        • Fala, Daniel. Foi tudo em um clima bastante legal. Trarei mais na terceira parte como foi entre esta parte 2 e o início do shows.

          O tempo por aqui está bem maluco (sempre levo chuva aonde vou, hehehe), mas neste dia do show, não caiu bem uma gota d’água.

          Sobre a segurança, do show faltei na parte 3, mas em geral em Paris, Versailles e Saint-Denis se vê bastante “officers” na rua, armados com metralhadoras do curto alcance. E todo ponto turístico com revista e a maioria com a segurança estilo aeroporto. Entretanto, o clima em geral na cidade é MUITO tranquilo, não há sensação de medo para nada…

          [ ] ‘ s,

          Eduardo.

          Like

  2. Eduardo, que bom que tudo deu certo, agora é aguardar a cobertura do show ( que vai ter, certo ???).
    Em relação ao line-up, eu trocaria fácil o Ghost pelo Tremonti, que aliás, toca pra Meirelles, como diria nosso amigo Rolf.
    A cobertura ( parte 1 e 2) foram excelentes, as fotos desta parte , espetaculares.

    Cadê a parte 3?

    Alexandre

    Like

    • B-Side, obrigado e terá sim, aliás, vou dividir em mais duas partes a cobertura. Vai sair até “terça do Rolf”, pode deixar. Ou melhor, vai sair antes da terça dele, ok?

      Dava para trocar mesmo. Mas festival é sempre assim: eles espalham os nomes – imagina que bom seria ter o Saxon junto ao Iron Maiden? Ou Megadeth com Anthrax??? Mas isso “mataria” a continuidade do festival…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  3. Mermao
    Essa ai do ingresso eu fiquei chocado quando comecei a ler. Você teve muito sangue frio pra raciocinar. Alias voce é muito bom nisso
    Vou eu imaginar que tem seguro de ingresso? Muito bom.
    Que irado!

    Like

    • Rolf, na verdade o esquecimento se deu por eu ter viajado antes e aí na cabeça minha mochila estava “pronta”. Uma angustia danada logo no início do voo ter lembrado dos ingressos.

      O seguro é algo que sempre vejo nos EUA e vi na Europa para Espanha, Inglaterra e agora França. Vale a pena para contratempos… mas vamos ver como será o processo de reembolso…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  4. Vou falar o óbvio: Boa sorte – que tudo saia bem e estamos ansiosos pela cobertura…

    Like

  5. Muito show a cobertura…outra coisa interessante nesses festivais, a principal banda do palco principal não é a última do dia a tocar. Acho que para ter maior facilidade na saída do pessoal, que não costuma ficar para ver a última do outro palco. Nesse evento os palcos são longes? Pq da para acompanhar tudo, mas não no gargarejo é claro, pq não dá para chegar….

    Enfim, qdo vi o Maiden no Hell Fest foi ainda com luz do dia e achei a iluminação da banda coisa de outro mundo. Muito mais interessante……

    Like

    • Olá Armando, obrigado pelo comentário é é exatamente isso que você comenta: é outro clima esse lance de ver todas as bandas – inclusive a principal – ainda com a luz do dia. Essa foi a… 19ª, acho eu, vez que vi o Iron Maiden, mas a primeira desta forma, ainda de dia e no final do show, já a noite. Muito legal a experiência.

      Vou comentar mais sobre a parte dos palcos e tudo mais na próxima parte do post, mas os palcos não eram tão longes e eram muito altos, o que foi excelente para a visão.

      Nos vemos na parte 3 da cobertura!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Trackbacks

  1. Cobertura Minuto HM – Download Festival Paris 2016 – Iron Maiden, Ghost, Anthrax – parte 3: o pré-show e fatores logísticos – Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: