O post será rápido, mas o agradecimento, eterno…
Vamos voltar para 04/out/1989. Este que vos escreve tinha apenas 7 anos de idade e zero noção que, um dia, iria ser um fã de uma banda chamada MetallicA – e mais ainda ter o álbum da tour em questão como favorito. Mas na cidade maravilhosa, alguns amigos não só já tinham a idade necessária para frequentar o auge da banda, como tiveram o privilégio de, sim, estarem presentes.
O Rolf? Pulou o muro e foi.
Os gêmeos por lá estiveram também – e nunca deixam de mencionar isso para mim :-).
E o Claudio – também esteve. E guardou todos estes anos o cartão-ingresso…
Algumas semanas atrás, ou melhor, exatamente um mês atrás de hoje, o Claudio me mandou uma mensagem pedindo o endereço para me enviar o ingresso. O que eu fiz? Prontamente passei uma mensagem de volta à ele: “te dou o endereço, mas não posso aceitar isso”.
O Claudio, então, disse: “os ingressos devem ser raros, pois eram entregues na entrada. Como entrei antes, consegui ficar com o meu”. Eu então devolvi que era realmente muita responsabilidade aceitar isso. E o que ele fez? Mandou, é claro.
Recebi essa semana o ingresso, que chegou muito, mas muito bem embalado. Uma declaração foi feita de “ingresso” – no valor de R$ 10,00. Bom, realmente, como colocar valor em algo que não é possível mensurar em nenhuma medida já inventada?
Na verdade, dá para falar do valor assim. O valor de uma amizade verdadeira. Conheci o Claudio depois de muitos anos de já conhecer o Rolf e os gêmeos. A conexão foi instantânea do meu lado. Um cara fácil de conversar, entendedor (e precursor) como poucos de heavy metal no Brasil mas, acima de tudo, uma pessoa de um coração enorme.
Esse presente é muito especial para mim, realmente. Fico até sem mais palavras, então preciso registrar um agradecimento aqui – Claudio, MUITO OBRIGADO, DE VERDADE!
Inicialmente, achei este local para exibir o ingresso no canto de casa que escuto música e tenho toda a minha “tralha” de souvenirs, discos, etc. O maior quadro que tenho ali é justamente do …And Justice For All, e ali ele está.
Deixo aqui o convite ao Claudio, claro, e a todos os amigos para um dia estarmos aqui, juntos, curtindo algo tão especial como este. O presente é tão bom quanto o setlist da banda na data!
Claudio, te deixo novamente um grande abraço e OBRIGADO!!






[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Cada show é um show..., Curiosidades, MetallicA, Setlists
Black Sabbath – Back To The Beginning (The Final Show) – 05/jul/2025: documentando e celebrando a despedida do Ozzy (e da banda com Ozzy)
Cobertura Minuto HM – Summer Breeze 2023 em SP (dia 1): Blind Guardian, Lamb of God, Skid Row, Stone Temple Pilots, Accept, Apocalyptica, Sepultura, Bruce Dickinson (keynote) – pré-show, Live Blogging e resenha – e considerações do dia 2 do festival
Cobertura Minuto HM – evento “Long Live Rock ‘n’ Roll” – Bateras Beat Vila Mariana – Stones Music Bar, São Paulo
Cobertura Minuto HM – The Joe Perry Project (com Gary Cherone) [Samsung Best of Blues and Rock] – Live Blogging e resenha
Parabéns pelo presente! Também guardo o meu com muito carinho! Foi meu 1º show internacional! “Acho” que comecei bem, não?
CurtirCurtir
Me atrevo a escrever pelo autor, tanto tempo que nos conhecemos, Carlos.
Não poderia ter começado melhor, não ?
Seja bem-vindo ao Minuto Hm, fique à vontade para nos trazer mais comentários.
Alexandre
CurtirCurtir
Obrigado, B-Side, e obrigado Carlos pelo comentário! Seja sempre bem-vindo ao espaço, ainda mais sendo um conhecido de quem aqui é o espírito deste espaço, seu amigo Alexandre.
E, depois de quase 3 semanas fora de casa, volto e vejo também o ingresso no lugar que está! Especial demais!
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Bem, isso aqui é muito especial. Eu nem vou me dar ao trabalho de responder agora, que o tempo está apertado.
Eu volto com um comentário digno do gesto.
CurtirCurtir
Cara,isso aqui é incrível. Eu nem estou com tanto tempo assim para escrever, mas não quis deixar passar o momento.
Eu sei do quanto é importante o MetallicA na vida do Eduardo. Também vivi os anos 80 junto do Cláudio, passeamos bastante pelo Rio de Janeiro atrás dos álbuns que não saiam por aqui, fui testemunha ocular de toda a apreciação que ele teve quando a banda surgiu, da ida no show desde muito cedo, conseguindo ver a passagem de som, eu lembro de bastante coisa.
Vocês dois estão em um nível de pouquíssimos aqui , no que se refere a gostar do grupo. Junto o Kelsei e o Marcus nesse bolo. E lamba, como diria o nosso amigo Rolf.
Eu sei de quanta história esse ingresso teve e tem.
Só posso me emocionar em conhecer pessoas como vocês, e em especial preciso enaltecer a extrema generosidade do Cláudio.
São pessoas como vocês que eu quero ter na minha vida. Vocês são exemplos .
E, que bom, os poucos habitantes que são mais frequentes por aqui, ou mesmo no famigerado grupo do WhatsApp do Minuto Hm, onde a zoeira é mais permitida, mas sempre com respeito, são também exemplos de seres humanos que precisamos ter hoje em dia.
Acho que o ingresso já estava em ótimas mãos. Continuará, sem sombra de dúvidas.
Eduardo, você merece!
Claúdio, tenho muito orgulho de ser seu amigo e de ter presenciado tamanho gesto de generosidade.
Um abraço no coração de vocês, continuem sendo o que vocês são.
Alexandre
CurtirCurtir
Sei da predileção do Eduardo pelo álbum. Este show certamente foi o mais importante que já assisti em todos os sentidos e tenho na memória muitos detalhes.
Acredito que ter um objeto da época como o ingresso faria mais sentido estando com o Eduardo. Só por ter assistido a passagem de som pelos próprios músicos já é o suficiente para mim.
É isso… e pelo jeito mais fãs que conseguiram segurar o ingresso! Muito bom!
Valeu!
CurtirCurtir
Claudio, palavras não são suficientes realmente para o agradecimento. Deixo então aqui um sentimento a você! De coração, MUITO OBRIGADO!
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir