Tributo à “Maldita” comemora os 30 anos da Rádio Fluminense FM

Este post é algo um pouco diferente daqueles que costumo de alguma forma contribuir através deste generoso espaço do Minuto HM. Ele tem antes de tudo um propósito de prestar uma homenagem à uma rádio que no início dos anos 80 contribuiu de forma quase solitária para o movimento rock no Brasil, em suas diversas formas, tendo especialmente levado ao estrelato diversas bandas do então crescente Rock Brasil, entre elas Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Titãs, Kid Abelha, a lista segue quase sem fim… estou me referindo à rádio Fluminense FM, transmitida de Niterói, no Rio de Janeiro, na frequência 94,9 Mhz.

Aí os leitores do Minuto HM vão fazer a seguinte pergunta: “e o que isso tem a haver com o Metal/Hard Rock, especialidade aqui do blog?”

Bem, dentro da programação da rádio havia de tudo, em especial rock and roll em geral, mas pelo menos um programa, que era transmitido no domingo, durante o horário de almoço, e ficou no ar entre 1983 e 1988, trazendo tudo que era novidade numa das grandes épocas para o gênero. É só o leitor imaginar a quantidade de discos de qualidade que foram lançados neste período para entender que o programa marcou uma época para o Metal e Hard Rock que talvez não volte mais.

“Guitarras”, a cargo de Paulo Sissino e Luiz Antonio Mello, ajudou também bandas nacionais de Metal a ter algum espaço na mídia e merece nosso reconhecimento. Me lembro que o programa tinha até propagandas veiculadas com sons de metal, como um anúncio de uma então famosa imobiliária do Rio de Janeiro, que tinha no fundo a música So Tired, do Bark at the Moon, álbum de 1983 de Ozzy Osbourne. E tinha uma chamada muito interessante: “Guitarras, uma porrada nos seus tímpanos”.

E a rádio volta e meia tocava em sua programação bandas clássicas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Beatles, Deep Purple, algo que no Rio de Janeiro não se encontrava nenhum precedente.

Bem, este post também tem o intuito de divulgar um tributo que vai rolar para a “Maldita”, que era a forma mais conhecida de se falar na Fluminense FM, no começo de abril. O evento é no Rio de Janeiro e os detalhes estão abaixo:

No dia 6 de abril, o Parada da Lapa vai comemorar, a partir das 22h, os 30 anos da Rádio Fluminense FM. Músicos e jornalista celebram a emissora que fez história nos anos 1980.

A festa começa com a noite de autógrafos da jornalista Maria Estrella, para o lançamento da segunda edição do livro “Rádio Fluminense FM: a porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80”, pela editora Outras Letras. Os 200 primeiros que chegarem ao evento ganharão um livro grátis com o ingresso. O relançamento é resultado do sucesso da primeira edição, já esgotada. Ao longo de quase 200 páginas, Maria Estrella desenrola a história da emissora que ficou conhecida como Maldita graças a uma de suas vinhetas inaugurais. A autora relata ainda como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, que foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de março de 1982.

O livro também mostra como ela foi decisiva na popularidade das novas bandas de rock do país, cuja repercussão entre o público jovem carioca se consolidou na parceria com o evento “Rock Voador”, realizado durante quatro anos no Circo Voador. Foi este público que, logo adiante, em 1985, fez do Rock in Rio, o primeiro festival internacional do rock do Brasil, um sucesso.

Músicos prestigiam a rádio que tocou suas primeiras músicas.

Para a noite ser completa, músicos de diferentes estilos foram convidados para relembrar os bons momentos da Fluminense FM. O espírito será exatamente o mesmo das festas de aniversário da rádio, quando a jam session corria solta, para um show coletivo, divertido e descontraído, celebrando com o público todas as descobertas vividas com a Maldita. A abertura estará por conta da pirata Lu Baratz & Bloco Cru e seu rock com levada de batucada brasileira. Em seguida, Vid Sangue Azul comanda a festa com a promessa de tocar um dos maiores sucessos da rádio: Brilhar a minha estrela (Dá mais um).

A comemoração vai contar também com o projeto “Tributo à Maldita FM”, com direção musical de Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho. Junto com Humberto Effe (ex-Picassos Falsos), Da Gama (ex-Cidade Negra), Mauro Santa Cecília, Tico Santa Cruz, Avellar Love, Nani Dias, Arnaldo Brandão e Toni Platão.

“Acho muito legal o relançamento do livro da Maria Estrella e a festa de comemoração dos 30 anos da Rádio Fluminense FM, a Maldita, rádio que nasceu de uma conversa minha com meu saudoso amigo Samuel Wainer Filho (o Samuca). Para mim, ela é como uma filha que transcendeu, ultrapassou as barreiras formais do tempo e hoje mora nos corações de milhares de pessoas em todo o Brasil. Sinto muito orgulho dela e de todos que, direta ou indiretamente, a fizeram voar longe, acima do espaço e do tempo. Fico feliz que a rádio seja lembrada com carinho e alegria pelos ouvintes, pelos músicos, enfim, por todos que vão estar na Parada da Lapa”, declara Luiz Antonio Mello,diretor-geral, mentor da Rádio Fluminense FM e que gentilmente escreveu o prefácio do livro de Maria Estrella.

Serviço:

Evento: Tributo à Maldita

Local: Parada da Lapa

Data: 06/04/12

Horário: 22h

Endereço: Rua dos Arcos, 24 (anexo à Fundição Progresso)

Tel: 2524-2950

Ingresso: R$ 30,00

Promoção: Os 200 primeiros ganham livro grátis com o ingresso

Abaixo segue uma gravação rara do início das transmissões da Rádio Fluminense , em 1982:

É uma pena que não haja bandas de metal ou hard rock neste tributo, certamente o Água Brava teria muito a contribuir nesta noite. Fica aqui um pedido para que quem sabe os organizadores do tributo possam incluir essa banda que fez história juntamente com a rádio na homenagem.

Termino este post trazendo um vídeo da música “Brilhar a minha estrela”, que estará na homenagem e mesmo sem ter tanta relação com o Metal, vai fazer a alegria de alguns dos visitantes aqui do blog, assim eu acredito .

É isso, quem estiver na cidade maravilhosa e quiser curtir algo bastante diferente do funk e pagode que infelizmente assola a nossa cidade, tem aí uma boa pedida!

Saudações,

Alexandre Bside

Colaborou: Marcos Mustaine



Categories: Agenda do Patrãozinho, Artistas, Cada show é um show..., Curiosidades, Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Beatles

17 replies

  1. Aí galera do Minuto HM. O Água Brava estará sim, no Tributo à Maldita. Com muita honra fomos convidados por Rodrigo Santos, o anfitrião super especial dessa festa super especial. Tocaremos 3 músicas, ainda não decidimos, mas a água vai ferver!!!!!!!

    Like

    • Ivo, que boa notícia. Que fantástico!

      Infelizmente estarei em SP, mas desde já desejo uma fantástica noite a vocês. Botem mesmo esta água para ferver, hehehe.

      De resto, estou tentando divulgar também este post no Whiplash, a fim de aumentar ainda a visibilidade do evento. Vamos aguardar por uma resposta deles.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Muito bom Ivo !!! Temo talvez não estar no Rio , pelo feriado prolongado, muito provavelmente estarei fora . É uma pena, gostaria muito de ver a banda ao vivo! Vamos ver se conseguimos alguém para cobrir o evento, seria ótimo documentar esse momento por aqui! O tributo fica mais completo e com muito mais qualidade ,a notícia não poderia ser melhor !!
    Se estiver no Rio vou fazer o impossível para ir, mas de qualquer forma desejo a vocês um ótimo show!!!

    Alexandre

    Like

  3. B-Side, Marcos Mustaine, Ivo e galera, post publicado no Whiplash: http://whiplash.net/materias/news_841/151461.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  4. B-Side e Marcos Mustaine, parabéns pelo post e pela homenagem. Eu, que sou de SP, conheci um pouco desta história agora bem contada por aqui pelo amigo em comum Rolf.

    Além do post, acho mais do que justo o tributo a algo que faz muita falta não só aí no Rio (mas principalmente aí), mas no Brasil como um todo. Hoje, pelo que sei e já falamos no nosso último podcast (http://www.4shared.com/dir/6z1HOJG5/Podcasts_Minuto_HM.html#dir=157672636), aqui no Brasil temos apenas uma opção de rádio genuinamente rock: a Kiss FM, de São Paulo.

    Então, o evento é mesmo uma ótima pedida, ainda mais agora, com a confirmação que “á água vai ferver”. Desejo a todos um grande dia e, quem sabe, que isso seja o estopim para mais coisas – sejam retornos, sejam coisas novas voltadas ao grande rock and roll.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  5. Que legal o tributo a Fluminense. Não acompanhei na época que ela surgiu, nos anos 80. Mas lembro que por ali pelo inicio dos anos 90, a Fluminense voltou pro 94,9 – por um curto espaço de tempo, é verdade – e conheci bastante coisa através da rádio, especialmente um programa que era transmitido depois da meia-noite (não recordo o nome) e era voltado pra música pesada. Muito de Iron, Metallica, Sepultura que conheci, veio de lá. Ouvia sempre o programa com uma fitinha k7 preparada pra gravar as músicas. Tempos dificeis… rs.

    Me recordo uma vez, numa época em que eu era fanática por Guns, em ligar incessantemente pedindo Welcome To The Jungle. O atendente já até conhecia minha voz. E quando finalmente tocou, liguei de volta pra agradecer 🙂

    Logo depois a Flu acabou para dar espaço para a Jovem Pan e a também extinta Rádio Cidade, “acolheu” os orfãos da Fluminense tornando-se a única rádio rock do Rio, mas nunca igual a Maldita.

    Like

    • Muito legal sua história, Su, das ligações, da fitinha K7… quem aqui não teve estas experiências com rádios (no meu caso, a também extinta Rádio Rock de SP – 89 FM), que atire a primeira pedra…

      Deu até uma saudade destes tempos agora… de verdade!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  6. tentarei conseguir algumas entrevistas ,fotos e o q mais rolar , mandarei p o ale e agradeço a todos pela força e divulgaçao deste evento para q possamos manter sempre viva a alma da MALDITA.

    Like

  7. Galera, vale a pena conferir:

    – Água Brava na festa: http://aguabravarock.wordpress.com/2012/04/07/ivo-e-daniel-juntos-no-palco-27-anos-depois/

    – E nosso amigo Marcos Mustaine, devidamente trajado com a camiseta (camisa) do Minuto HM, também esteve presente: http://aguabravarock.wordpress.com/2012/04/08/entre-amigos-na-festa-da-fluminensefm/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  8. Exposição celebra 30 anos da Maldita:

    O Centro Cultural Correios (r. Visconde de Itaboraí ,20, Centro) recebe a exposição “Maldita 3.0”, com fotos, exibição de vídeos e áudios, sobre a Fluminense FM, conhecida como Maldita. De terça a domingo, das 12h às 19h. Até 12 de agosto. Entrada franca.

    Fonte: http://www.destakjornal.com.br/pdfedition/2012071231.pdf

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  9. “Dando continuidade ao projeto Maldita 3.0, por meio do patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro*, a celebração dos 30 anos da Rádio Fluminense continua, mas, dessa vez, no ambiente virtual, mostrando que alguns dos ideais da Maldita permanecem vivos até hoje e estão prontos para serem remixados pela nova turma, ampliando os horizontes e abrindo caminhos para o vasto conhecimento através da música.

    Com o site, versão beta, serão apresentados alguns dos principais sons que rolaram na rádio ao longo dos anos em que ela esteve no ar. E pensando numa experiência de uso mais completa, serão mostrados alguns programas com temas da atualidade, além de conteúdo jornalístico com as últimas notícias dentro do cenário musical e com as novidades do projeto que virão pela frente (…)”

    Fonte: http://www.maldita30.com/sobre/

    O site: http://www.maldita30.com

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  10. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

Trackbacks

  1. Tributo à Maldita – Água Brava de volta, 27 anos depois « Minuto HM
  2. Cobertura Minuto HM – Água Brava no Rio Rock & Blues Bar – parte 1 « Minuto HM
  3. 89.1 FM, A Rádio Rock, estaria voltando. Mas será mesmo? « Minuto HM
  4. Discografia-homenagem DIO – parte 18 – Rainbow Ao Vivo « Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: