Fé até demais: Faith No More anuncia novo disco e é confirmado no Rock In Rio 2015

Dustin Rabin Photography, Faith No More, FNM, Dustin Rabin

Da esquerda para direita: Jon Hudson, Billy Gould, Mike Patton, Mike Bordin, um cara que ganhou 50 dólares e Roddy Bottum

Uma das bandas mais importantes dos anos 90 lançará disco após 18 anos de hiatus fonográfico; o Faith No More anunciou “Sol Invictus” para o dia 19 de maio. O último disco da turma californiana foi o mediano “Album Of The Year” (1997).

Ainda com Mike Patton (vocais), Billy Gould (baixo), Roddy Bottum (teclado), Mike Bordin (bateria) e Jon Hudson (guitarra), a banda perdeu muita personalidade com a saída do guitarrista Jim Martin, após a turnê de (o melhor disco pra mim) “Angel Dust” (1992).

No derradeiro álbum de 1997, o som do grupo parecia confuso e sem uma direção definida. Talvez fruto das discussões entre o patrão Billy Gould (já repararam que baixistas quase sempre são os ‘donos’ das bandas?) e o vocalista Mike Patton e suas dezenas de projetos. Por isso mesmo, no ano seguinte, a banda deu suas atividades como encerradas.

Em 2009, sempre convidada para inúmeros festivais, especialmente na Europa, onde teve a carreira consolidada quando percorreu o mundo com o Guns N´Roses na turnê do vitorioso “Use Your Illusion” em 1992 (o MetallicA teria também a honra na perna ‘americana’ da turnê), o FNM anunciou seu retorno aos palcos, tendo retornado ao Brasil em duas ocasiões: em 2009 na edição paulista do Maquinaria e em 2011 no SWU.

Há algum tempo a banda lançou o single “Motherfuck*r”, causando um certo rebuliço nas redes sociais. Mesmo sendo uma faixa morna perto das canções já lançadas, o FNM volta ao mercado quando seu estilo ‘esquizofrênico’ de fazer rock (a banda já foi comparada ao RHCP, mas com os álbuns as comparações findaram-se) em um momento que os anos 90 possuem pouquíssimos representantes em atividade.

Nossa torcida é que “Sol Invictus” supra toda a carência de quase 20 anos, embora no fundo no fundo eu acredite mesmo – que pelas últimas apresentações da banda – a turma esteja querendo ganhar uma grana e se divertir.

O negócio anda tão sério, que a banda já tem turnê fechada para este ano, começando por Tokyo no próximo dia 17 de fevereiro, passando por Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos (em Nova Iorque a banda toca no pequeníssimo Webster Hall), Alemanha, Itália, Áustria, República Tcheca, Holanda, Reino Unido (participando do Download Festival), França, Bélgica, encerrando este braço da turnê no Canadá no distrito de Montreal entre os dias 7, 8 e 9 de agosto de 2015.

Com muitos fãs no Brasil, a banda pode passar aqui ainda em 2015. Pô, Medina, me ajuda aí!

Nota do editor: Pára, pára, pára, pára!!! A banda foi anunciada hoje como uma das atrações do Palco Mundo e fará a festa dos fãs brasileiros na edição do Rock In Rio 2015. 

Vale lembrar que o FNM se apresentou em 1991 no Rock In Rio 2 e graças à sua apresentação, sua notoriedade e fama no país cresceram e seu público se apaixonou pelas performances ensandecidas de Mr. Patton. Hora de comemorar.

Daniel.

Revisou: Eduardo [dutecnic].



Categories: Agenda do Patrãozinho, Discografias, Faith No More, Guns N' Roses, MetallicA

15 replies

  1. Como diria o folclórico ex-jogador e “comentarista” Neto: “Feiffi Nom Mouuure no Roqui In Rio é uma BAITA contratação! Conheço o pai dele, a mãe dele, lá de Piracicaba…”.

    Bom, de verdade eu acho um baita nome mesmo. O que ficou de dúvida para mim é que não vejo um potencial da banda ser headliner de uma noite (ou teria essa bola toda atualmente para isso em um RiR?), o que me deixa ainda mais intrigado do que virá pela frente. Mas, sem dúvidas, um interessantíssimo nome.

    Já a nova música é uma doideira completa, bem dentro do que se espera da banda. Me pareceu uma boa música de “conexão” e acho que seria ótima para abertura de shows, para emendar uma segunda mais explosiva ainda e fazer o público delirar. Funcionaria muito bem!

    Daniel, já que você está pé quente, posso abusar da sua sorte e te pedir para você torcer para o Van Halen agora?

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

    • Presidente,

      sou fã do Fêneme, mas concordo com você: a banda não cumpre o status atual para ser headliner e esta ‘fardada’ (repetindo o ídolo corinthiano) a ser uma das principais atrações e não fechar a noite.

      Quanto a ‘Motherfuck*r’ é daquelas coisas que a banda lança desde o primeiro disco… Sem maiores comentários. Totalmente anti-single, pra dizer a verdade.

      Vou tentar fazer uma forcinha com a turma do Eddie, mas não estou com tanta sorte assim, uma vez que o próprio FNM, na turnê de 2015, passa por Vancouver, Toronto e Quebec e não passa por Calgary…

      … Mas vai lá: “O Medina, me ajuda aí, traz o homi”! (tá valendo?)

      Abraço,

      Daniel

      Like

      • Gostei da definição “anti-single”, Daniel. Encaixa bem mesmo.

        Bom, agora é esperarmos… há claramente um atraso nas definições do lineup do RiR deste ano, tanto que adiaram o período de associação dos cards, então em breve provavelmente veremos o quebra-cabeça de bandas montado.

        Eu continuo sonhando com VH… mas sei que é sonho…

        [ ] ‘ s,

        Eduardo.

        Like

  2. Excelentes notícias a comemorar – O FNM é sempre surpreendente e devemos ter coisas inusitadas tanto no disco, quanto no Rock In Rio 2015.
    Chovendo no molhado, espero que o que mais virá mantenha o nível deste aqui.
    Daniel deve estar contando os dias….

    Like

    • Fala Remote,

      sim, excelente notícia. Feliz por quem terá a chance de assistir a banda na edição de 30 anos do RiR.

      A julgar pelas últimas apresentações, o show tem ótimos momentos e outros nem tanto e segue o modus operandi ‘diversão em primeiro lugar’. Quanto ao disco, se for no nível do single… Bem, melhor aguardar.

      Aliás, temos Toto (com disco novo) e próximo homework do podcast nº 50 e poderemos, que sabe, incluir “Sol Invictus” também como dever de casa.

      Abraço,

      Daniel

      Like

  3. Fala, Daniel, ótima pedida este post!

    Acho muito boa escolha, afinal o Faith No More fez um show histórico no Maracanã , por ocasião da segunda edição do festival. Arrisco a dizer que competiu de igual para igual com o Guns and Roses, este ainda com a formação quase original, sem aqueles milhões de músicos a mais no palco.
    Já se sabe quando a banda vai tocar ? Qual seria o cast associado para a data ?

    Alexandre

    Like

  4. Temos aqui uma nova amostra de uma nova canção de “Sol Invictus”, “Cone of Shame”, tocada em Tokyo no dia de ontem, conforme relatamos o início da tour:

    … E se você pensava que as roupas de ‘pai de santo’ ficaram restritas às apresentações brazucas, como se vê no vídeo acima, elas foram adotadas como parte do uniforme.

    Like

  5. Aqui outra faixa, “Superhero”, apresentada ano passado na tradicionalíssima loja de LPs e CDs (que foi ameaçada de fechar há alguns anos), Amoeba Music.

    Das músicas apresentadas até o momento, esta é a + digerível. Os fãs que acompanham os projetos paralelos dos integrantes da banda como Tomahawk e Mr. Brungle, dizem que o som está calcado justamente nestes momentos + alternativos da banda.

    Like

  6. Daniel, minha primeira impressão ( sempre insuficiente, diga-se de passagem), não foi das melhores mesmo. Esta segunda canção é um pouco melhor que a outra. Mas sinto falta de vocais cantados, vejo Mike gritando muito em ambas as músicas. Gosto bastante de seu vocal ao natural, por assim dizer, por que não explorá-lo ?

    Alexandre

    Like

  7. Bom ver hma banda bem sucedida – em algum momento da sua carreira – ainda na ativa
    Uma das bandas pioneiras na aposta do mix metal com hip hop

    Like

  8. Com o fraquíssimo “Sol Invictus” recém-lançado, banda que estará no RiR deste ano conforme diz o post, também confirma presença em show de SP em 24 de setembro.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2015/04/faith-no-more-anuncia-show-em-sao-paulo-em-setembro.html

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: