NowBanging, o live chat do Minuto HM

Atendendo aos pedidos feitos deste espaço ganhar uma solução de chat, apresento a vocês o NowBanging:

#NowBanging Live Chat Minuto HM

A ideia do NowBanging remete ao início do meu uso de Twitter, quando as agora mais que populares hashtags foram criadas com o fim de organização de conteúdo por lá (e que depois as mais usadas começaram a ser “rankeadas” no que viria o Trending Topics). A #NowBanging é, na verdade, uma variação de hashtag que eu gostava de escrever no lugar do #NowPlaying, uma das primeiras hashtags famosas da rede social quando alguém queria compartilhar aos seguidores ou publicamente uma música que estava escutando.

Após testar uma porrada de algumas soluções, a escolha para a abertura desse novo canal do blog foi pelo serviço tlk.ip, que por sua vez oferece um widget já customizado para o WordPress, ajudando do meu lado também. Só que a solução é bem flexível, funcionando inclusive através de uma URL que pode ser acessada através de qualquer browser – a nossa básica será https://tlk.io/MinutoHM. Para começar a usar, basta clicar no botão “Wanna join?” e escolher em:

– usar sua conta do Twitter – recomendável (com ela, aparecerá a foto do seu avatar na rede e você se identificará de forma mais fácil). Importante destacar que você precisa “autorizar” a aplicação tlk.io no Twitter quando logar via Twitter e que nada será “twittado” em sua conta;

ou

– apenas digitar um nome e entrar, sem qualquer login tanto no serviço quanto no blog.

Algumas dicas e recursos:

– não é necessário instalar nada – você pode usar o live chat pelo widget do blog ou pela URL, de qualquer computador, smartphone ou tablet da vida. Pelos meus testes iniciais, o browser que recomendo é o Google Chrome em qualquer dispositivo que você esteja usando;
– como uma solução de chat deve ser, não é necessário atualizar manualmente para visualizar novos conteúdos enviados / recebidos;
– é importante destacar que isso funciona como uma sala de chat de internet: TUDO que você escrever ou compartilhar (URLs, por exemplo) é INFORMAÇÃO PÚBLICA. Quem se arrepender de escrever algo, pode deletar enquanto estiver com a janela aberta;
– você pode convidar alguém em tempo real quando usar logado pelo Twitter para participar do papo;
– a solução mostra a quantidade de pessoas “online” e seus  logins (ou nomes);
– o widget da solução no blog é flexível, com barra de rolagem inteligente, e você pode escolher as cores escolhe o preto logo, se quer receber notificações instantâneas quando minimizar a janela (fantástico!) e se quer notificações sonoras. Além disso, há opção de sign out (“deslogar”);
– se forem usadas hashtags, elas automaticamente serão interpretadas em links de canais dentro da solução, portanto, #minutohm é, na verdade, nossa própria sala;
– aos mais nerds aventureiros: há suporte limitado a Markdowns: __bold__, _italic_, `code`, > blockquote, * list, — hr, ~~strike~~, [alt](link) and ![alt](image.jpg).

Mas antes de sairmos usando o novo brinquedo, um pequeno manual de instruções mais chato, mas como todo manual, muito importante:

———————————————————————-

REGRA DE OURO METAL:

Existe uma função de “dono” da sala. Portanto, as regras que todos por aqui estão mais que acostumados e que são os pilares deste blog continuam válidas para este novo recurso: apesar dele claramente ter outra finalidade, mais “informal”, palavrões, xingamentos, links para downloads não oficiais, enfim, vocês sabem que CONTINUAM PROIBIDOS e sujeitos à moderação! Please be nice :-);

E SE…

… houver abuso de “engraçadinhos”, spammers ou algo do tipo? Resposta: morre a função de postagem anônima.

… continuar tendo problemas deste ou de outros tipos? Resposta: mais fácil ainda – sai o recurso inteiro do ar em menos de um minuto (hm).

POR FIM

Favor não confundir este recurso com o de comentários nos posts / páginas! Este recurso não é para substituir o que este blog tem de melhor! E SE…? Resposta: vide item acima.

———————————————————————-

Espero que curtam o novo recurso e juntem-se à minha campanha de abandonar (ou pelo menos diminuir consideravelmente o vício de aplicações como) o WhatsApp e tragam para cá o papo, acessível a todos. Afinal, o verdadeiro banging está por aqui!

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Artistas, Iron Maiden, Marillion, Minuto HM, Off-topic / Misc, Pink Floyd

9 replies

  1. Olá,

    olha, me senti no início da internet… Uma era onde os haters ainda não haviam evoluído de mero espectadores para uma turba de imbecis e o que importava era trocar uma ideia. Muito bom, Eduardo.

    E sim: sou um dos que mesmo apaixonado por tecnologia, estou meio over com o uso excessivo dos apps. Excelente iniciativa.

    Nos encontramos por aí e por lá.

    Abraço,

    Daniel

    Like

    • Pode crer, Daniel… um clássico, não?

      Pois é, estou como você, eu diariamente considero a desinstalação do WhatsApp, que, infelizmente, passamos a usar muito mal – a ferramenta é excelente, mas o uso dela, assim como vimos no orkut, vemos no Facebook, está insuportável (pelo menos para mim). Infelizmente é difícil removê-lo do celular pois quando se faz o bom uso e seus recursos, como sua popularidade, faz com que seja muito compatível com todos, mas que está difícil, está…

      Aqui a ideia original deste “chatzinho” é compartilharmos nossos #NowBanging, #NowPlaying da vida, coisa que o Rolf já pediu, até. Bom, está aí, agora é usarmos!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Já passei por lá, mas acessando pelo micro. Não sei se a minha estupidez vai me permitir migrar as conversas do whats app para esta ótima ferramenta.
    Só me resta pedir desculpas….

    Alexandre

    Like

    • B-Side, mas é claro que vai. O post até ficou meio grande de ser lido, parece complicado e na verdade não tem nada, é apenas usar no celular acessando a página do blog OU diretamente pelo endereço https://tlk.io/MinutoHM. É questão de usar…

      E mais: você manja demais deste espaço aqui, sempre fala que está “afraid” dos novos recursos tecnnlógicos, na verdade você já pode dar aula para os outros – ainda mais este, que não tem é nada de tecnologia nova.

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  3. Bem, não sei se aqui e’ o lugar ideal para postar esse comentário, mas…
    Hoje estou me deleitando com dois CDs que acabo de receber. Uma perola do Progressivo:
    A versão DELUXE do …Sound Like This do grande Nektar, original de 1973 e na minha opinião, o melhor disco da banda, clássico!!! Realmente penso que uma parte considerável do que Steve Harris “moldou” no Iron Maiden e’ influencia direta dessa banda.

    O outro CD e’ para fãs do Marillion, o triplo disco solo do guitarrista, intitulado S.R.B. ”Steve Rothery Band”, contando com uma vocalista de jazz e bossa-nova, a italiana Manuela Milanese. Inclusive com uma musica em italiano (Materna Luna) fantástica!!! Acabo de ouvir Sugar Mice e mais uma vez me impressiono com a qualidade da musica e como o solo de Rothery e’ influenciado pelo solo de Comfortably Numb do David Gilmour.

    Like

    • JP, as dicas são fenomenais, e estou ouvindo o Nektar – é o que é isso… Norwergian Wood no meio da 2a musica? O disco é todo bom assim? O que mais indica da banda?

      Like

      • Flavio, fico feliz que tenha gostado no Nektar. Achei a qualidade desse relançamento fabulosa, tanto na parte gráfica quanto no áudio. Sim, e’ Norwergian Wood. Repare também como a Do You Believe In Magic?, a quita musica, tem um Q de Remember Tomorrow. Como falei acima, este e’ o meu preferido, mas em segundo lugar na minha preferencia esta o DOWN TO EARTH de 1974, que e’ um disco muito agradável de ouvir, com melodias bem marcantes. Agora o A TAB IN THE OCEAN de 1972 tem a King Of Twilight, musica que o Iron Maiden gravou no lado B do single Aces High.

        Like

Trackbacks

  1. Aniversário de 7 anos do Minuto HM – Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: