Shows: o delírio na primeira aparição da… gaita?

Esse é daqueles posts que tem mais graça quando a discussão é ao vivo – acabei “prometendo” fazer este post durante os shows do Aerosmith no Rock in Rio 2017 e no SP Trip 2017

Bom, trata-se de um verdadeiro fenômeno – é a tal aparição da gaita nos shows. Inconscientemente, talvez, eu já tivesse percebido isso antes, mas o estalo se deu no show dos Stones do ano passado, tendo talvez o “ápice da conclusão” nos shows citados acima com o Marcus Batera. E ele ainda ressaltou: “cara, não é toda hora, observe que a galera delira mais na primeira vez que ela aparece”.

Neste momento, como diriam os Mamonas, “você já não deve estar mais entendendo p*** nenhuma do que estou dizendo”. Vejam, é simples: notaram que nos shows onde temos a famosa harmonica – citei aqui dois ícones de suas respectivas bandas, mas há diversos outros exemplos – sempre que ela aparece – e como disse o Marcus, “mais ainda na primeira vez”, a galera delira mais que nunca? É tão incrível que rendeu eu parar para escrever este curto post.

É sério, é um fenômeno! Independente da hora do show (início, meio ou fim), quando ela aparece, meu amigo, a galera grita como nunca. Gritam mais do que um belo agudo do “Demon of Screaming”. Mais que um solo de bateria, guitarra ou baixo. Mais que… mais que no início de uma música “desejada”. A gaita, que normalmente não é citada entre as prioridades de aptidão de muitos destes músicos, é o que faz a galera gritar mais alto!

O post não é para dizer quem toca melhor ou não, quais são as músicas, nada disso: é ressaltar que, quando a gaita entra ao vivo, os gritos são comparáveis aos maiores momentos de um show, as vezes mais, como o fantástico momento do “apagar das luzes” ou do início mesmo. Repare nisso, caso ainda não o tenha feito, em seu próximo show com gaita.

E quem aqui não gosta dela? Todos nós gostamos mesmo quando ela entra. Então, gaitinha, I salute you…

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Aerosmith, Cada show é um show..., Curiosidades, Instrumentos, Rolling Stones

2 replies

  1. Bem, eu confesso que nunca foi algo que eu reparasse de forma mais inconteste. Mas não há dúvidas, os vídeos acima mostram uma ” catarse” pela platéia bem no momento em que Steven inicia o solo com o instrumento. Há de se deixar claro que o uso da gaita é normalmente associada a um músico de maior destaque no palco, onde os holofotes já estão normalmente apontados. Arrisco dizer que 90% é uma tarefa que cabe ao vocalista. Aqui já se encontra uma certa ” justificativa” pois a tal catarse é produzida por grande parte do público e sabemos que não há da grande maioria da platéia um conhecimento musical que colabore para esse momento “apocalíptico”, por assim dizer.
    Assim, eu boto boa parte da magnitude deste momento a um simples fato de ver o ” dono da bola” se arriscando em algo diferente do que normalmente faz. Ainda assim, é injustificável pelo fato de se o vocalista resolvesse fazer um solo de guitarra ” irado ” talvez e provavelmente não chamaria tanta a atenção.
    Ou seja, a minha conclusão é que :
    1) O fato realmente acontece, os vídeos acima provam
    2) A questão envolvendo o vocalista ( normalmente) ajuda na ” catarse”
    3) Ainda assim, não há uma justificativa incontestável que eu tenha encontrado.

    Ou seja, o mistério permanece.

    Quem sabe alguém aparece aqui pra desvendá-lo?

    Alexandre

    Like

    • B-Side, valeu o comentário e pode observar: acontece mesmo!

      Incrível que até mesmo no show do Paul Macca teve isso, quando o xará dele, Paul “Wix” Wickens, que é outro que “toca de tudo” no show de Paul de 1989, quando pega uma gaitinha, lá vem a euforia pontual. É um fenômeno!!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: