Fala, galera! Sim, é hoje! É agora! Dígito novo à esquerda! DEZ ANOS do Minuto HM!
Estamos em 2019. Ao pensarmos lá em 2009 e refletirmos um pouco, é impressionante notarmos como tanta coisa mudou, em todas as áreas, em nossas vidas. Não dá nem para começar a falar, mas faço este convite a todos. Mas quero trazer duas reflexões mais relacionadas ao post. Uma delas é tecnológica, a outra, não.
A tecnológica: em meados de 2009, os blogs estavam chegando à sua maturidade. Ainda havia espaço para crescer dentro do que era chamado de “web 2.0”. Com o lançamento do iPhone 2 anos antes, nossa vida estaria para algo verdadeiramente “mobile”. A tendência que a época indicava era que finalmente teríamos uma tal “experiência digital” e nossa vida estaria no celular e em aplicações específicas. No Brasil, a coisa demorou um pouco a avançar, como sempre. Mas chegou.
A ideia da criação do blog era verdadeiramente singela: tirar algo que estava se perdendo de e-mails – “organizar” especialmente os e-mails do trio Remote, B-Side e Rolf – e deixar em um espaço organizado, estruturado, com backup, indexação, e acessível a qualquer momento. Só isso, mais nada. O que importava – e o que ainda importa – é não perdemos boas discussões, bons papos, e registrarmos em algo que não fique “perdido”. E, de quebra / bônus, fique acessível, dada a qualidade ímpar que os textos e memórias de todos por aqui possuem.
O Brasil mergulhava no orkut e descobria uma nova forma de se “relacionar”. O auge do orkut culminava com a ascensão da potência mundial Facebook à época. O Facebook como rede social trazia um novo e confuso conceito de “parede de posts”, mas com um potencial enorme. Logo, a empresa se transformou no que hoje vemos mas que poucos percebem ainda a tal “dependência” e falta de controle que temos.
Vimos a ascensão e consolidação das redes sociais como ferramenta de comunicação. Passamos a andar com o pescoço para baixo nas ruas, mexendo no celular. O WhatsApp chegou como plataforma grátis de mensagens entre diferentes fabricantes. Ele não nasceu para ser uma rede social, onde tínhamos a opção de adicionar contatos desejados e protegermos nosso número de celular. Logo, as pessoas transformaram uma coisa em outra, até o ponto de ninguém mais ligar na privacidade de seu número de celular e “adicionar” (?) pessoas no programa. O que se vê, após a compra pelo Facebook, é a consolidação e o auge da dependência de, especialmente, países menos desenvolvidos à plataforma. Contatos, fotos, vídeos, mensagens: está tudo lá. Vimos um programa sendo manipulado por potências mundiais para vencer eleições. Desenvolvemos uma nova “preguiça” de qualquer coisa que não seja WhatsApp: e-mail, blogs, pesquisas na internet, ou pensarmos.
Os blogs estão praticamente mortos. Isso não é saudosismo, é constatação. Faz parte de qualquer ciclo tecnológico vermos coisas nascendo e morrendo. Umas ruins, outras boas, mas nada fica estável em ciclos muito superiores a dez anos. E-mail hoje, como este blog nasceu, é coisa “de velho”. Blog, dá preguiça. WhatsApp, mal escrito, com fluxos imensos de comunicação muitas vezes em horários que são interessantes aos que enviam mas não aos que recebem, cheio de “grupos”, é o que veio e ficou. E vai ficar por mais um tempo, até o próximo ciclo. O Facebook, como rede social, já era. Novas profissões tiveram auge – “YouTubers” – e também já estão indo para o vinagre. O WhatsApp é um aplicativo de uma empresa com inúmeras discussões sobre privacidade, mas mesmo assim, parece que o mundo esquece que há opções tão melhores, como o Telegram. Isso é pela popularidade. Isso, aquilo que aqui ninguém entende como “ser popular é ser melhor”, senão, isso aqui seria um blog de pagode.
Mas e daí com tudo isso que escrevi? Um desabafo sem link ou conclusão? Talvez seja mesmo. O WhatsApp é o novo e-mail, e o blog no meio? Isso tenho certeza. É um outro convite para reflexão. Vejam: a ferramenta em si, ainda que eu não goste, não é o problema. O que fazemos com ela, sim, pode ser bom ou pode ser um problema.
A boa notícia disso tudo: não afastou as pessoas. Isso para mim é o que faz eu ainda não ter desistido do blog. Quando digo “do blog”, não é a plataforma do WordPress aqui (que, por sinal, possui mais de 30% de hosting da internet mas mostra seus primeiros sinais de esgotamento, com preços aumentando e promoções a todo instante para angariar fundos), mas de organizar tudo. Os posts continuam cada vez melhores, com coberturas de shows e discografias únicas, apenas para citar duas coisas. Os podcasts, outra maravilha daqui.
Então, independente da tecnologia, que sempre vai mudar, é isso que não podemos perder nunca de vista: essa amizade sensacional. E isso vejo que só melhora. Mas na hora de pensar em conteúdo, até que exista algo melhor que blog, insisto nas reflexões anteriores…
Isso posto, vamos seguir com o tradicional post de aniversário. Confesso que pensei em fazer algo diferente já para este, mais simples e direto, mas vou manter a estrutura para também fecharmos um ciclo de 10 anos. E explico: não faz muito mais sentido coletar tantas informações sendo que são interessantes por um lado, mas também, por outro, com as mortes dos blogs, não significam muito e especialmente ao Minuto HM, significam menos ainda. O blog virou um museu / livro que continua ganhando novos capítulos e, pelo menos ao meu ver, é exatamente o que eu gostaria que ele seja, hoje e sempre. Isso sim é o que vale. Portanto, esperem por um provável post mais “focado em nossas memórias” do que em “números” do blog para 2020!
Quero ainda registrar que este post também é outra homenagem minha, e sei que de todos aqui, ao Daniel.
Então vamos lá… Minuto HM, 10 anos!
Data de corte das informações: 24/mar/2019.
AUTORES DO BLOG
São as pessoas que se dedicam a este espaço ser único como é. Cada um da sua forma, do seu jeito, mas sempre com uma coisa padronizada: a qualidade do que é trazido. Em textos pequenos, médios ou quase sempre muito maiores do que estamos vendo por aí, pouco importa: é a identidade de cada um que vai sendo contada a cada post. E é sempre importante frisar: o convite continua sempre em aberto àqueles que quiserem participar como autor no blog!
Hoje, o blog conta com 26 autores no blog. Vale lembrar também aos interessados em contribuir pontualmente com o blog, não há necessidade de “obrigatoriamente” criar uma conta: basta entrar em contato e podemos fazer a publicação com a conta”convidadominutohm“, sempre com os devidos créditos. Apenas como referência, vale destacar o topo do ranking na relação “publicação de posts” x “hits”:
- Eduardo: 966 posts (62%) ; 558.069 hits (47%);
- Remote e B-Side somados: 188 posts (12%) ; 153.666 (13%);
- “Rolfístico” Personagem: 82 posts.
- Daniel: 51 posts, e muita saudade.
TOTAL DE POSTS: 1.569.
Novamente, quero como sempre antecipar um agradecimento mais que especial a todos que já contribuíram / continuam contribuindo sempre com posts por aqui – vale inclusive para comentários ou para qualquer outro tipo de participação.
CATEGORIAS
O blog continua usando as categorias como forma de identificar os assuntos que estão sendo abordados a cada post. Diferente do “normal” da internet, eu procuro também colocar categorias conforme o assunto se desenvolve também nos comentários – e normalmente é isso que acontece: o assunto vai ganhando “vida” e dificilmente não ganha mais e mais discussões (o que é um dos diferenciais deste espaço aos mais detalhistas). Assim, além de nos ajudar na organização, dá uma dimensão do que estamos abordando. São 107 categorias, e como veremos na comparação mais abaixo das nuvens de categorias desde a criação do blog, continuamos na mesma “pegada” de assuntos e, neste último ciclo, a aparição do “Rush” no lugar da “Tá de Sacanagem!”.
TOP 10 ALOCAÇÃO DAS CATEGORIAS x POSTS (com % arredondados no uso delas nos posts) – com mudanças para o ano passado:
- Curiosidades: 1056 (67%)
- Artistas: 784 (50%)
- Cada show é um show…: 654 (42%)
- Resenhas: 599 (37%) ↑
- Agenda do Patrãozinho: 582 (38%) ↓
- Músicas: 555 (35%)
- Discografias: 484 (31%)
- Iron Maiden: 423 (27%)
- Off-Topic / Misc: 348 (22%)
- Covers/Tributos: 342 (22%) ↑
Vamos então ao histórico da cloud de categorias desde 2010. É possível observar como as categorias estão se estabilizando ao longo da linha do tempo. E aqui continua um pedido meu: gostaria de ver o Led Zeppelin sendo mais abordado no blog – temos grandes especialistas da banda por aqui :-).
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- 2010
TOTAL DE CONTAS DE E-MAILS E FOLLOWERS CADASTRADAS RECEBENDO POSTS DO BLOG: 223 contas (aumento de 29% em relação a 2018) – a saber:
- 77 contas de e-mails que recebem os posts por este canal;
- 146 “followers” que possuem conta do WordPress e que também recebem conteúdo;
E:
- 98 “followers” de comentários no blog.
TOTAL DE COMENTÁRIOS / PINGBACKS: 22.248 (2018: 21.387 ; 2017: 20.327 ; 2016: 18.666 ; 2015:16.918 ; 2014: 14.825 ; 2013: 11.574 ; 2012: 8.810 ; 2011: 5.011 ; 2010: 1.506).
Desde o nascimento do blog, de maneira arredondada:
- média de comentários por dia: 6 ↓
- média de comentários por post: 14 (-1 em relação a 2018)
- total de SPAMs filtrados: 415.308 (aqui o WordPress mudou o “engine” do Anti-SPAM, melhorando e muito a situação. O blog recebeu muito menos SPAM do que em relação a 2018 para trás, filtrando 99,8% das mensagens corretamente e deixando menos trabalho a este que vos escreve :-). O SPAM, claro, está sendo direcionado mais para plataformas como WhatsApp e afins.
TOTAL DE FOTOS E ARQUIVOS: 9.845 (10,8 GB do total de 13,0 GB contratados, ou seja, estamos usando 83% da capacidade do plano atual). Provavelmente entre 2020 e 2021, o blog tenha que receber um upgrade para a plataforma “Business”, cujo espaço é ilimitado, porém com o custo anual dobrado também.
TOTAL DE PÁGINAS: 24, assim divididas:
- Sobre – nossa página que foi apenas renomeada para o português (antiga “About”) e que traz informações gerais do criador do blog e também das premiações do espaço;
- Contato – é o nosso “Fale Conosco”;
- Galeria de Ingressos: como o próprio nome já diz, mas com o diferencial de irmos linkando a resenhas dos shows quando existentes.
- Identidade Visual – página que traz os princiais elementos gráficos do blog, como logo, QR Code, covers para Twitter e Facebook, nosso flyer e até uma “face” para quem possuir o smartwach Pebble ou o Pebble Steel. Usem e abusem desta página para divulgação do nosso espaço;
- Expressões do Minuto HM – uma página descontraída dedicada a todos que trazem “bordões” e “piadas internas” …
- Parceiros – links para os sites e blogs que recomendamos – nosso antigo “blood brothers”.
- † Memorial Minuto HM † – página criada para homenagear os que nos deixaram e que, sinceramente, espero não mexer.
PAGEVIEWS (HITS)
- total pageviews: 1.182.761 (2018: 1.117.395 ; 2017: 1.049.767 ; 2016: 961.555 ; 2015:832.835 ; 2014: 729.316 ; 2013: 592.355 ; 2012: 391.391);
- média de views por dia do último ciclo para hoje: 180 (2018: 294 ; 2017: 370 ; 2016: 376 ; 2015: 380 ; 2014: 400 ; 2013: 427 ; 2012: 462). Bom, os motivos já foram explicados neste post e nos anos anteriores…
- dia mais acessado: continua sendo 29/março/2010, com 4.427 pageviews: foi o dia da divulgação da Discografia Kiss publicada em destaque no Whiplash.
TOP POSTS VIEW: são os posts mais acessados até o momento no blog. A Home Page significa um hit direto no domínio primário www.minutohm.com (ou no original www.minutohm.wordpress.com). Aproveitem os links para relembrar / conhecer estes líderes de audiência e de preferência da galera:
TOP SEARCHES: são os principais termos usados nos buscadores da internet (especialmente o Google) e que geraram acesso ao blog:
Search | Views |
---|---|
avenged sevenfold | 4,730 |
minuto hm | 4,005 |
galeria do rock | 2,803 |
zz top | 2,427 |
kiss | 1,973 |
metallica | 1,774 |
megadeth | 1,773 |
black sabbath sabotage | 1,574 |
metallica logo | 1,360 |
iron maiden | 1,356 |
Conforme o que pode ser visto, o termo “minuto hm” continua, já há muito tempo, bem posicionado, o que mostra a força da “marca”. Além disso, continuamos tendo muitas buscas”combinadas” envolvendo o nome do blog e algum assunto de interesse, normalmente exclusivos do blog, como as pesquisas, nossas discografias, Coberturas Minuto HM, entre outros. Isso é muito legal também, pois além de mostrar a força do nome, mostra como nossos artigos “marcam”, seja para quem viu pela primeira vez ou ainda pessoas que indicam as matérias a outras. E há diversas outras variações de termos que são procurados, claro, como “minutohm”, “mhm”, “minuto heavy metal”, etc. Por exemplo, por “minutohm”, mais 558 buscas. Por “minuto heavy metal”, mais 134. Pela URL do site, mais 213. Assim, somando-se tudo, temos uma média diária de um pouco mais de 1 busca pelo nome / “marca” do blog ↓.
TOP REFERRERS: esse número representa as fontes que referenciam matérias do blog – outros sites, blogs, redes sociais, etc – basicamente através de links que indicam uma matéria nossa. Pela ferramenta de hospedagem do blog, é possível saber a maioria destes referrers, mas há casos também onde ferramenta não consegue identificar exatamente a origem – ou pela ferramenta não reportar, ou por eu não conseguir ver mesmo, devido ao volume. Os principais são, com o item “Search Engines” (buscadores) aberto para os primeiros itens.
Interessante ver coisas como o orkut.com.br ainda no ranking, o que mostra o que foi esse verdadeiro fenômeno no início do blog:
Referrer | Views | |
---|---|---|
![]() |
422,958 | |
![]() |
74,052 | |
19,253 | ||
10,533 | ||
![]() |
4,864 | |
![]() |
2,898 | |
![]() |
1,410 | |
![]() |
1,080 | |
![]() |
791 | |
![]() |
739 | |
![]() |
516 |
TOP CLICKS: são os “objetos” clicados internamente – normalmente, imagens e links (internos e externos).
URL | Clicks |
---|---|
![]() |
17,361 |
![]() |
3,295 |
![]() |
2,963 |
![]() |
1,421 |
![]() |
1,383 |
![]() |
1,378 |
![]() |
1,341 |
![]() |
1,036 |
![]() |
843 |
![]() |
794 |
![]() |
694 |
AGENDA DE SHOWS: em 2017, a agenda de shows do blog do blog foi migrada da antiga planilha no Google Sheets para outro serviço do Google, o Calendar. Com isso, a ideia era melhorar a forma como os shows e eventos são apresentados e especialmente que os leitores possam ter, grátis, a agenda sincronizada com suas contas Google e respectivos calendários pessoais, funcionando bem não apenas no computador, mas especialmente no smartphone / tablet.
Em 2016, havia comentado sobre a intenção de descontinuar a agenda. Entretanto, com a migração ao Google, posso dizer que mesmo tendo o enorme trabalho de ficar atualizado das novidades para poder deixá-la a mais atualizada possível, estou conseguindo, dentro do possível em relação ao tempo de atualização, fazer. O que noto, tristemente, é que mesmo os mais assíduos do blog pouco a usam, então a avaliação sobre continuar ou não fazendo a agenda continua de minha parte, cada vez mais forte.
Assim, provem que estou errado: basta logar no Google, entrar na agenda e buscar pela agenda “minutohm” (sem as aspas). Pronto. Integrando-a ao seu calendário, você tem a agenda literalmente sincronizada para os principais eventos e shows pelo país. Aí você, por exemplo, não vai a um lugar com um show cancelado, horário errado, etc.
Dada a migração, não consigo mais (pelo que sei, não há como) saber quantos eventos e shows lá estão. Mas você pode confiar que não perderá nada que for considerado “relevante” enquanto a agenda estiver ativa, pode acreditar :-).
RÁDIO MINUTO HM
Criada em setembro/2011, a Rádio Minuto HM passou por transformações no primeiro semestre de 2015 e agora está no YouTube através de playlists no YouTube e continua sendo uma das opções para conferirmos cada uma das lições de casa nossos podcasts ou criarmos listas do que quisermos, sendo possível ser acessada de qualquer computador ou celular / tablet. E falando em podcasts…
PODCASTS
Já são 36 podcasts realizados. E o mais impressionante: os encontros trimestrais do blog continuam quebrando recordes e recordes de duração. De maneira antecipada, é sempre uma oportunidade de nos encontrarmos e trocarmos uma ideia. E ainda bem: foi com esta ideia que isso nasceu, e é assim que entendo que temos de continuar. Além do clima mais rock and roll possível (não há regras, não há nada estipulado, é uma zona mesmo, com palavrões à vontade, e é assim que nos divertirmos), justamente este tempero de “descontrole” faz a gente “varrer” de A a Z tudo do que mais gostamos, seja relacionado a música, ou mesmo, ultimamente, a filmes, F1, futebol, viagens, piadas, o que seja. E fico feliz em ver muita gente participando, dentro das possibilidades e agenda de cada um, pois é como um encontro de amigos em um bar. E mais: a diversidade de cidades, já que praticamente é cada um em um local diferente. Isso é realmente fantástico. Números disso tudo? Continuam impressionando: os podcasts estão em 12,03 GB de dados e para se ouvir tudo (podcasts e teasers), só ouvindo por (mais de) 11 dias ininterruptos!
Cabe aqui ainda um registro mais que especial ao mestre Alexandre B-Side que continua de maneira genial fazendo resumos a cada edição, os nossos teasers. Um trabalho formidável, uma incrível dedicação e perfeccionismo para que todos possam ter o gosto de como foi cada edição do podcast. Ao B-Side, meus sinceros agradecimentos, pois a tarefa não é nada fácil e, honestamente, a cada versão, o resultado é melhor que o anterior (e a barra de qualidade já é elevada).
Há de se destacar justamente nossa última edição, um podcast extra e especial, onde, com exceção ao Claudio, estivemos presencialmente reunidos como parte das celebrações de 10 anos do blog. Foi sensacional!
PESQUISAS (POLLS): são 98 pesquisas até o momento, dos mais distintos assuntos e muitas em formato de série, acompanhadas de posts.
REDES SOCIAIS: continuamos marcando presença nas principais existentes: Twitter (nosso “braço direito de conteúdo” desde sempre, e o único que ainda é considerado efetivamente relevante ao blog), Facebook (quem sabe, em breve, podemos eliminar isso também?), Instagram, Google+ (rede que o Google esta desativando daqui uma semana), YouTube, orkut (histórico), Foursquare, Vimeo, Pinterest e Tumblr. Além disso, quem quiser nos ler por RSS, basta cadastrar este feed para posts e este feed para os comentários (ambos permitem inclusive comentar nos posts e responder comentários). O uso da tecnologia RSS é mais do que recomendada para quem quer acompanhar especialmente os comentários, sempre tão fundamentais por aqui.
Sobre as duas redes sociais mais usadas do blog: na nossa página do Facebook, com o serviço cada vez mais em declínio no mundo, temos 1.522 pessoas que deram um “like” e nos acompanham por lá (2018: 1.557 ; 2017: 1.580 ; 2016: 1.607 2015: 1.566 ; 2014: 1.401 ; 2013: 1.033 ; 2012: 159). Entretanto, lembrem-se que o algoritmo do Facebook privilegia quem paga, ou seja, muitos perdem posts nossos por lá nas respectivas timelines. De qualquer forma, caso você goste da ideia e tenha conta por lá, basta dar o famoso “curtir”. Eu, particularmente, recomendo a opção abaixo.
Twitter: usado desde 13/dez/2009, é desde então o “xodó” e é a rede que recomendamos – continua sendo uma extensão do blog, pois além dos nossos posts, é a principal fonte de notícias quentes para blog. Gosto bastante de poder compartilhar notas rápidas com todos, principalmente de notícias quentes e que não teremos um post mais detalhado por aqui. Temos um widget de Twitter na home page onde o leitor pode conferir, muitas vezes antes da mídia especializada e de outros sites / blogs de notícias nacionais, o que está acontecendo no mundo do metal. A dica é: organize sua conta para receber os tweets em ordem cronológica, para não perder nada (ou use o widget no blog mesmo, sempre uma ótima). Vamos aos números dela:
- Total tweets (mensagens próprias, replies e RTs): ~ 23.300 (2018: 22.300 ; 2017: 21.100 ; 2016: 20.100 ; 2015: 19.072 ; 2014: 18.150 ; 2013: 16.027 ; 2012: 13.932).
- Média atual de tweets por dia: 7 (2018: 7 ; 2017: 7 ; 2016: 8 ; 2015: 10 ; 2014: 11 ; 2013: 11 ; 2012: 17).
- “Followers” atuais: 844 (declínio de 3 seguidores em relação ao período anterior).
Name | Shares |
---|---|
2095 | |
1370 | |
1158 | |
1134 | |
1124 | |
Tumblr | 1120 |
810 | |
Telegram | 55 |
24 | |
Skype | 22 |
Press This | 20 |
#NOWBANGING – o live chat do Minuto HM
Criado em 2015, o #NowBanging é uma resposta a pedidos históricos, que antecedem as facilidades que temos hoje pelos smartphones. Demorei para achar uma plataforma que funcionasse tanto no blog quanto especialmente nos próprios celulares, de forma rápida e moderna, e que se integrasse a redes sociais mas sem dependência, ou seja, que qualquer um possa usar a qualquer momento e sem complicações. Mas achei. O recurso serve para compartilharmos sons que estamos ouvindo atualmente, mas também pode (e deve) ser usado para um bate-papo mais informal, já que ele guarda histórico de forma limitada.
Entretanto, dado o pouquíssimo uso do recurso (nem vou falar onde as pessoas infelizmente estão WhatsApp), a desativação do recurso continua em avaliação iminente.
RiP / Tribute
Widget criado durante o ano de 2016 com o objetivo de prestar homenagem / tributos àqueles que estão nos deixando, ou já nos deixaram. É uma área onde teremos uma foto normalmente linkada à algum texto ou site, além de datas-chave. É uma singela forma que encontramos para pelo menos reverenciar nossos heróis quando não se cria um post específico sobre o tema. As bandas e artistas mais apreciadas por este blog normalmente são das décadas de 1960 ao final da década de 1980, portanto, é algo que realmente precisamos por aqui.
Recurso onde é possível ver, em tempo real, a origem dos últimos acessos do blog. No widget, é mostrado a cidade, o país e quanto tempo faz que o acesso foi feito. Mas, clicando-se no widget (ou acessando-se esta URL), é possível ver AINDA mais detalhes, como o navegador, o sistema operacional do leitor, os picos de acessos nas últimas horas e qual post que foi acessado.
WHO.AMUNG.US
Recurso onde é possível saber quantas pessoas estão com o blog aberto no exato momento – se o número exibido for 5, quer dizer que há 5 usuários ativos no blog no exato momento. Mais uma vez, clicando-se no botão (ou acessando-se esta URL), outros detalhes podem ser vistos, como um fantástico gráfico de linha de hora-em-hora com os picos de acessos, quais posts estão sendo vistos e mapas interessantes (inclusive “heat map”). Os pontos que ficam piscando são dos usuários ativos, os outros, são informações históricas dos acessos mais recentes – últimas 24 horas. Há várias opções de mapa, com belas apresentações gráficas: mapa normal, por onde estão concentrados os acessos, onde é dia e onde é noite no momento no mundo… colocando-se o mouse em cada “pontinho”, vê-se a quantidade total de acessos em cada cidade. Uma das coisas mais legais é ver que o blog tem praticamente acesso de todas as partes do mundo todos os dias. Experimente!
FLAG COUNTER
Recurso que traz o histórico dos acessos do Minuto HM. A cada acesso, o “visitante” coleta uma “bandeirinha” do país do acesso. Esse recurso foi implementado no final de janeiro/2011 no blog e, desde então, 166 países já entraram no blog (2018: 163 ; 2017: 159 ; 2016: 157 ; 2015: 153 ; 2014: 146 ; 2013: 140 ; 2012: 122 ; 2011: 76). Vejam mais detalhes dos 20 países que mais acessam este espaço abaixo:
Country | Visitors![]() |
Last New Visitor | |||||
1. | ![]() |
![]() |
Brazil | 444,901 | ![]() |
![]() |
14 minutes ago |
2. | ![]() |
![]() |
United States | 58,375 | ![]() |
![]() |
1 hour ago |
3. | ![]() |
![]() |
Portugal | 7,630 | ![]() |
![]() |
March 21, 2019 |
4. | ![]() |
![]() |
Canada | 3,192 | ![]() |
![]() |
March 4, 2019 |
5. | ![]() |
![]() |
France | 2,525 | ![]() |
![]() |
March 20, 2019 |
6. | ![]() |
![]() |
Germany | 2,088 | ![]() |
![]() |
16 hours ago |
7. | ![]() |
![]() |
United Kingdom | 1,872 | ![]() |
![]() |
March 20, 2019 |
8. | ![]() |
![]() |
Argentina | 1,660 | ![]() |
![]() |
March 17, 2019 |
9. | ![]() |
![]() |
Spain | 1,353 | ![]() |
![]() |
March 14, 2019 |
10. | ![]() |
![]() |
Mexico | 1,331 | ![]() |
![]() |
March 11, 2019 |
11. | ![]() |
![]() |
Japan | 1,244 | ![]() |
![]() |
March 21, 2019 |
12. | ![]() |
![]() |
China | 1,186 | ![]() |
![]() |
March 22, 2019 |
13. | ![]() |
![]() |
Italy | 1,057 | ![]() |
![]() |
March 15, 2019 |
14. | ![]() |
![]() |
Chile | 1,003 | ![]() |
![]() |
March 3, 2019 |
15. | ![]() |
![]() |
Russia | 844 | ![]() |
![]() |
March 22, 2019 |
16. | ![]() |
![]() |
Poland | 540 | ![]() |
![]() |
February 20, 2019 |
17. | ![]() |
![]() |
Netherlands | 502 | ![]() |
![]() |
March 14, 2019 |
18. | ![]() |
![]() |
Australia | 497 | ![]() |
![]() |
February 8, 2019 |
19. | ![]() |
![]() |
Colombia | 406 | ![]() |
![]() |
March 20, 2019 |
20. | ![]() |
![]() |
Czechia | 391 | ![]() |
![]() |
March 18, 2019 |
Para os países do “primeiro mundo”, é legal navegar pelo site para ver detalhes ainda das regiões de cada país, por exemplo, EUA, onde temos uma visão detalhada por estado. Como ninguém ao certo determina quantos países existem no mundo, vamos adotar o padrão americano para o cálculo: 195. Desta forma, 85% do mundo já acessou o blog pelo menos uma vez. O Brasil representa 82,1% destes acessos (2018: 82,6% ; 2017: 83,1% ; 2016: 83,3% ; 2015: 83,7% ; 2014: 84,5% ; 2013: 86% ; 2012: 89%), números que mostram que cada vez mais o blog também é acessado fora do país.
—————————————————————————-
E ainda uma última estatística: foram dedicadas em torno de cinco horas dedicadas para confeccionar / atualizar este post! 🙂
O blog continua recebendo ajustes “under the hood”, especialmente para manter-se adaptado ao mundo mobile. Nosso tema é 100% “responsivo”, ou seja, se adapta a praticamente todos os dispositivos que tenham um browser para acesso ao nosso conteúdo, entre outros ajustes e discussões feitas com o pessoal de suporte do WordPress e com o técnico do tema que temos.
—————————————————————————-
E o que vem pela frente?
Bom, sempre há coisas em consideração.
- Agenda de Shows e Eventos: migrada para o Google Calendar e estou plenamente satisfeito com o resultado. Quem usa, também deu feedback positivo. Então, é mais uma questão de eu ver tendo uso para ser mantido. Acreditem: não gasta bateria do celular, funciona bem e é grátis :-).
- Comunicador: como mencionado acima, praticamente abandonado e totalmente canabalizado pelo WhatsApp pelos membros. A vantagem do recurso é que não somente a galera do grupo do WhatsApp poderia conversar, e sim qualquer leitor, e sem precisa de um app para isso. Há chances de morrer em breve.
- Widgets do blog: também em estudo. Ainda estou tentando mover alguns widgets da home page para páginas de apoio (complementares), deixando a home page mais “clean” e ainda mais rápido de ser carregada.
- Podcasts parte 1: vídeo x streaming – ideias aqui surgem, faltam tempo e as vezes recursos. Da segunda parte, estou testando softwares e comprei alguns hardwares melhores para tentar facilitar a gravação e playbacks no podcast. Ainda tenho a ideia de estudar migrar do cada vez pior Skype para outro produto (Google Meet aparece bem como a primeira opção), fazer também podcasts por vídeo com a galera (para quem quiser ligar a câmera, opcionalmente, é claro) e ainda tenho a ideia de fazer um “live streaming” do podcast, ainda que entenda que a audiência será… quase nula. Veremos.
- Podcasts parte 2: novas plataformas – em estudo e/ou processo de autorização: como integrar pelo menos os teasers a serviços como Spotify, aguardando o Google liberar o recurso para o serviço no Brasil (on hold) e estudando Apple Music (prioridade baixa, já que pelo app de Podcasts da Apple todos já podem ter acesso aos teasers).
- Podcasts parte 3: espaços virtuais – apesar de ainda termos cota no 4shared para os podcasts e no PodOmatic para os teasers que por sua vez para para serviços como o iTunes, talvez ainda para 2019 teremos que rever a estratégia e talvez contratar algo pago.
- Biblioteca de mídia do WordPress: estando com apenas 17% da capacidade para fotos e arquivos disponíveis (e é por isso que não colocamos arquivos de áudio ou vídeo por aqui), a luz amarela do plano atual está acesa. Estou aqui aguardando e atento a identificar se o WordPress passa a oferecer algo mais barato em termos de cloud. Creio que é algo para final de 2019, 2020, pelas estimativas.
- Nova cara para o blog (template)? Estou sempre olhando e de verdade, não achei nada melhor ainda do que este que usamos, focado também em contaúdo.
Sair do grupo do WhatsApp e trazer o tempo da galera gasto lá para aqui.
—————————————————————————-
Como venho fazendo todos os anos, o post é dedicado a todos da família Minuto HM – realmente todos, desde aqueles que acessam mas não escrevem, os que comentam mas não fazem posts e aqueles que fazem de tudo um pouco por aqui… quero, entretanto, e não poderia ser diferente, deixar um agradecimento ainda mais especial especialmente ao trio Rolf, Flavio Remote e Alexandre B-Side, precursores e incentivadores do blog desde sempre, e que são meus mestres por aqui. Meu eterno respeito e agradecimento a eles e todos que fazem este espaço ser o que ele é.
Agradecimentos especiais também ao Claudio, Kelsei e Schmitt, que tanto participam e contribuem por aqui. Ao Marcus Batera, meio distante do blog, mas sempre junto em shows, ensaios, etc.
Peço ainda desculpas por não conseguir me dedicar ainda mais ao blog e também por “pegar tanto no pé” de todos, especialmente pelo uso do WhatsApp. Mas sei que entendem que é para a manutenção do que existe por aqui.
E, por fim, não há como não terminar o post fazendo uma nova dedicação especial ao Daniel, que tristemente nos deixou em 2017 e faz tanta falta em nossas vidas, mesmo “virtuais”. Sei que falo por todos e, mais ainda, sinto que devemos seguir em frente não apenas com o blog, mas com todas as oportunidades que temos de nos reunir, mesmo que não presencialmente.
————————————————————————
E abaixo o slideshow de momentos do último aniversário do blog para hoje. Esperem carregar tudo e curtam:
Muito, mas muito obrigado.
Long Live Minuto HM! E que venha a próxima década! Será que teremos um dia um Minuto HM holográfico, virtual, ou hospedado em Marte? O tempo dirá…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Curiosidades, Minuto HM, Off-topic / Misc
Passando rapidamente, tentando encaixar o blog que é muito importante para nós, na vida de horários e reuniões:
– eu sempre me impressiono muito com esse post ao longo dos anos. O grau de maturidade, os dados, o desenvolvimento tecnológico do blog e a percepção das direções do Rolim são impressionantes.
– não se desculpe por nada, meu amigo. Você é e sempre será o principal aqui. Sem você nós não teríamos nada do que o “blog” faz hoje. Hoje o “blog” é:
– podcasts.
– blog escrito.
– ensaios, encontros e shows.
– comunicação via whatsapp …..e aqui melhoramos muito em deixar somente o essencial para comunicação
Em cada uma das “esferas” mencionadas acima temos participantes e dinâmicas diferentes mas todos unidos pelo blog, pela marca como você mesmo menciona.
Muito obrigado por tudo….
Muito bom participar de tudo aqui…..
CurtirCurtir
Seus velhos! Sabe quem lê blog? Quem compra CD! (essa piada vai para a minha esposa, que ainda não se conforma que eu compro CD rsrs).
Isso aqui não é a Revista Caras – é um espaço único no Brasil para discussão e aprendizado de material relacionado ao mundo do Heavy Metal com uma qualidade ÍMPAR! E eu sou o novatão aqui! Muito obrigado pela acolhida a todos vocês, e ao Rolf, que foi quem me empurrou aqui para dentro.
Achei engraçado o fato de Avenged Sevenfold ser o tópico mais pesquisado aqui! Me lembro que lá para meados de 2005 me apresentaram essa banda e eu achei uma tremenda de uma porcaria (mas sei lá, posso ter entrado pela música errada – sim, música – sequer cheguei perto de um álbum deles).
Quanto ao sinal amarelo no espaço de armazenamento, insisto em tirar as fotos do Rolf (só as sem foco e tremidas), que dá para abaixar esse percentual em caráter considerável! 🙂
Um abraço em todos vocês e em todos os leitores que acessam as páginas desse local!
CurtirCurtir
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Orgulho total de ajudar de alguma forma aos enlouquecidos e fantásticos números de um blog que é acima de tudo uma família. Que venham mais dez, vinte, sei lá quantos…
CurtirCurtir
Antes de tudo, era inimaginável o que nasceu há 10 anos atrás ter chegado do jeito que chegou nesta data de hoje.
É preciso então , além dos justíssimos parabéns , fazer aquela saraivada de importantes agradecimentos:
1) Ao visionário Eduardo, que além de tudo, entrega esta nova aula estatística . Isso já virou uma constante, ano após ano, mas não canso de me espantar com tanto número reunido. O maior agradecimento, de verdade, é por ter feito isso aqui acontecer e durar esse tempo todo sem abrir mão da qualidade. Eduardo, muito obrigado !
2) Vou deixar um agradecimento especial ” in memorian” ao Daniel, que tanto fez aqui e nos outros espaços onde ele sempre deixava sua marca genial. Aonde quer que você esteja, amigo, seu nome será sempre lembrado. E hoje mais uma vez, como parte importante destes dez anos. Muito obrigado, Daniel.
3)A faísca carioca sob o nome do Rolf e do Flávio. Além do conhecimento, a forma de ajudar tudo aqui acontecer. Aqui vai uma amizade de mais de 30 anos , confesso que já perdi até a conta…..Muito obrigado, meus irmãos do Rio.
4)Schmitt, Cláudio, JP, Marcus Batera : Aqui eu agradeço aos amigos de distância maior. Os amigos virtuais que viveram parte ou boa parte dessa jornada de 10 anos .Com vocês o conhecimento é impagável. Muito obrigado, amigos virtuais ( e presenciais, quando a agenda encaixa)..
5) A todos com quem eu aprendi alguma coisa, e olhe, quanta coisa eu aprendi aqui nesses 10 anos, eu tenho de agradecer e pedir desculpas por não mencionar. Eu lembro do Renato, do Chris, do Abílio, mas seria incorreto continuar citando uns e esquecendo outros , pois também os comentários dos posts foram aulas atrás de aulas.
E é isso que fica nesses 10 anos .Um conhecimento adquirido e compartilhado que não há dinheiro que pague.
Eu só posso continuar agradecendo e acumulando uma dívida que nunca verá sua quitação.
Saudações a todos e que venham mais quantos anos puderem vir !!
Alexandre
CurtirCurtir
Parabéns pelos 10 anos e que venham mais outros -00!!
Me lembro quando tudo começou! Quando eu criei o meu blog de hockey no gelo e ao conversar com você, você teve a ideia do blog Minuto HM como forma de padronizar toda a troca de e-mails que você, o Rolf, o B-Side e o Remote tinham! Já conhecia o Rolf e com a conhecer os gêmeos, dupla mais que gente boa e que tocam muito!!
Muita coisa rolou. Ótimos shows como os do MetallicA e Iron Maiden em SP. Dream Theater. Scorpions. Rock in Rio.
Fiquei feliz de ver que o meu post, sobre como foi o processo de encontrar um novo batera para o DT foi um da lista dos mais acessados!
Não participo dos podcasts, pois além de não aguentar a maratona, não me sinto capaz de manter a discussão em termos técnicos ou até mesmo em termos leigos, com tantos membros tão conhecedores de música! Realmente me sinto à altura!
Também sei da dificuldade que é ter tempo para se dedicar à atualização do blog e tudo mais!
Parabéns Eduardo pela dedicação nestes 10 anos de Minuto HM!
Abraços HM e vida longa ao blog, ou ao que quer que ele se transforme nos próximos 10 anos! Quem sabe que tecnologias estarão disponíveis?!?
CurtirCurtir
Era pra ser outros 100, mas a gagueira no dedo me fez digitar -00!! Hehehehehe
CurtirCurtir
Já que o negócio são números, contem abaixo:
deixo aqui a lista de discos que ouvimos para os Podcast, os que consegui listar
Resonate
The Game
The Works
Inglorious
Machine Head
Perfect Strangers
Chemical Wedding
Accident of birth
Carcaça
Mutantes
Dukebox
Fruto Proibido
Shades of Deep Purple
The Book Of Taliesyn
Deep Purple
Trilogy
Marching Out
Rising Force
Masterpieces
Use your ilusion I
Use your ilusion II
Appetite for destruction
Gallus
Selling England By The Pound
Misplaced Childhood
Vagabonds Of The Western World
Jailbreak
Dressed To Kill
Love Gun
Inishmore
Van Halen
Van Halen II
Second Life Syndrome
Gambling With The Devil
I Will Be There
Cross Purposes
Born Again
Hardwired…To Self-Destruct
Whitesnake 1987
Trouble
Brothers And Sisters
The Duke
The Fragile Art Of Existance
Heavy Metal Music
Eat ‘Em And Smile
5150
Lapadas do Povo
Rocket To Russia
Bag Of Bones
Magic
Razamanaz
Defenders Of The Faith
Sin After Sin
World Wide Live
Tokyo Tapes
Virgen Killer
Love At First Sting
Live On
The Number Of The Beast
Piece Of Mind
Highway To Hell
Back In Black
Scorpions Revisited
Return To Forever
California Breed
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10
Blizzard Of Ozz
Diary Of A Madman
Redeemer Of Souls
Lean Into It
Violeta de Outono
Who’s Next
Blood Of The Nations
Clutching At Straws
Men Of Honor
Boston
Start From The Dark
Hysteria
Extraterrestrial Live
The Best of Pantera: Far Beyond the Great Southern Cowboys’ Vulgar Hits!
Open Windows To Nothingness
Bad Company
Pet Sounds
Hail To The King
Bonded By Blood
Who Do We Think We Are
Exile On Main St.
Kill Devil Hill
The Mouths Of Madness
The Devil Put Dinosaurs Here
Rage For Order
Holy Land
Awoken Broken
Head Down
Kingdom Come
Demons And Wizards
Angel Dust
The Great Radio Controversy
Roll The Bones
British Lion
Technical Ecstasy
Slash feat. Myles Kennedy And The Conspirators
Vinnie Vincent Invasion
Metalhead
Vengeance
A Different Kind of Truth
Strangers In The Night
Voodoo Highway
The House Of Blue Light
The White Album
Revelation
Worship Music
III Sides To Every Story
Black Gives Way To Blue
Charred Walls Of The Damned
Iommi
Live Meltdown
Once Bitten
The Warning
Vulgar Display of Power
Beg For It
CurtirCurtir
Impressionante…..conhecimento compartilhado ímpar…
CurtirCurtir