Vem aí … Série Novidades HM

Parece uma daquelas propagandas de viagem em cruzeiro com show do Roberto Carlos, mas não é isso, caro leitor! O fato é que vamos iniciar um novo projeto aqui, um legado para o blog com relação a bandas novas, sons novos, quaisquer coisas novas que tenham surgido no mundo do rock / metal nesses últimos anos. Está na hora de sairmos da zona de conforto! Vem aí: Novidades HM!

Se você é fã mesmo de música, sabe que essa é uma constante muito grande: quem substituirá nossos ídolos? Vamos realmente ficar a mercê de hologramas em um futuro próximo? Não é possível que não tenha nada novo e de qualidade nesse mundão afora …

E é por isso que no terceiro podcast de 2019, eu lancei a ideia e ela foi comprada: cada um de nós deverá sugerir alguma coisa nova que tenha surgido nos últimos 20 anos. Vamos percorrer, um a um, os anos de 2000 até 2019 (e até ir além, por que não!?!), tirando nossos ouvidos da zona de conforto de nossas bandas preferidas, para tentar extrair aquelas “bandas que ninguém conhece”, aquele “álbum dos confins do fim do mundo que nunca aparece por aqui”, aquele “álbum que eu tenho aqui guardado de uma banda que nunca parei para ouvir direito”, debatendo-as musicalmente, onde cada debate, separado ano a ano, será um post.

E como a tal da “coisa nova” é algo relativo e não temos a intenção de transformar isso em uma rigidez de regras, vamos a algumas condutas de boa prática:

a) Alguma coisa é realmente proibido nesse projeto?

Sim! Ofensas nos comentários, além de sugerir álbuns ao vivo e/ou coletâneas.

b) Quais as regras do projeto?

Iremos seguir os anos em caráter cronológico, do ano 2000 até 2019. Iremos começar por 2000, mas isso não impede o preenchimento de álbuns de outros anos na planilha, “garantindo sua vaga” de anos futuros.

A planilha está neste link para ser editada (após login no Google), e as atualizações aparecerão abaixo:

c) Posso recomendar álbum de qualquer banda?

Pode, mas o ideal do projeto é a exposição para coisas novas. O termo “coisa nova” é relativo e interpessoal, portanto sugerimos que os “medalhões” sejam evitados. Por exemplo, bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Scorpions, MetallicA, Dream Theater, Kiss, Rush e todas as demais bandas que nasceram nas décadas de 1970, 1980 e início da década de 1990.

Nota: a década de 1990 deve ser relevada para sugestões dos primeiros anos da década de 2000. Não tome isso como regra, mas sabemos que é difícil uma banda lançada em 2000 ter um debut bom logo em 2000; portanto, para os primeiros anos da década anterior, deve ser “mais comum” termos contato com bandas que tem 20 anos de existência…

d) Álbuns de bandas que não existem mais podem ser recomendados?

Sim, mas deixando essa opção como “plano B” caso, para aquele determinado ano, nada mais seja encontrado dentro do seu portfólio de álbuns. Um dos pontos positivos é termos a chance de ganhar novos ídolos, o que não vai acontecer caso a banda não mais exista.

e) Podemos repetir a mesma banda ao longo dos anos?

Sim, mas caso você tenha outras opções para um mesmo ano, considere diversificar as bandas, mesmo se for de “qualidade inferior”. Lembre-se: nem todos somos apaixonados pelo mesmo estilo de som, o que torna a diversidade algo que temos que relevar.

f) Posso recomendar um debut de uma banda que acabou de sair?

Pode, até porque não saberemos o futuro e, vai que essa nova banda, seja uma boa opção a ser seguida…

g) Podemos recomendar álbuns de “projetos” ou “superbandas”?

Sim, mas isso também deve ser evitado. Sabemos que hoje o Portnoy virou arroz de festa…

h) Podemos recomendar álbum que não seja do universo do Rock / Metal?

Sim, mas como última alternativa. Não gostaríamos de passar o que os gêmeos passaram, tendo que ouvir Madonna, Caetano Veloso em inglês ou álbuns de rap feitos em computador.

i) Teremos prazo para nomeação, audição e confecção do post?

Sabemos (ou não) dos compromissos de todos; portanto, não iremos deixar uma meta curta (mas também não deixaremos isso sem prazo, para não ficar algo como a discografia do Metall… digo … esquecido). Nesse início de projeto, teremos 30 dias corridos para nomear os álbuns e 90 dias para ouvir e enviar críticas de cada um dos álbuns. Se vermos que o prazo está longo, vamos diminuir.

E eu, Kelsei, me proponho a criar os posts, recebendo os comentários de todos e os aglutinando e montando as estruturas de cada ano.

j) Podemos ter participações parciais dos integrantes da Minuto HM?

Sim, podemos ter o caso de termos pessoas só para nomear álbuns ou então gente só participando de audições e críticas às listas dos outros. Alguns integrantes podem assistir na arquibancada, mas aí lembrem-se de deixar um comentário nos posts, seus desalmados.

E o prazo para o ano de 2000 já começou a contar.

Preparem os ouvidos!

Beijo nas crianças!

Kelsei



Categorias:Artistas, Curiosidades, Discografias

6 respostas

  1. Deixo UM GRANDE ABRAÇO ao Kelsei pela lembrança da discografia de certa banda aqui…

    E do lado MAIS SÉRIO da coisa, vou testar aqui se consigo meter a planilha “para dentro”. Vamos ver…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

    • Kelsei, já avancei em a planilha aparecer aqui – desformatada – então não sei se “é isso mesmo” ou se dá para melhorar. Vou continuar investigando, mas já é algo.

      Por enquanto: melhor usar o link, logar, e quem estiver “na arquibancada”, pode ir vendo a planilha atualizada no post.

      [ ]’ s,

      Eduardo.

      Curtir

  2. Excelente. Eu já comecei pela Enchant
    Vamos lá galera, participem

    Curtir

Trackbacks

  1. Novidades HM – Ano 2000 – Minuto HM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: