Feliz aniversário de 50 anos, Heavy Metal!

Hoje, que “infelizmente” não é uma sexta-feira, o Heavy Metal celebra seus primeiros 50 anos de existência.

Este post vida tão somente homenagear e comemorar – e que bom que em vida – ao quarteto.

Obrigado ao grande e excepcional Geezer.

Obrigado, Bill, por também ajudar a definir, com o parceiro acima, uma cozinha que daria um ar de um peso até então inexistente.

Obrigado ao Ozzy também, que viraria algo fora da análise musical e mais para um ícone.

Mas um MUITO OBRIGADO ao fundamental, insubstituível, inigualável e INVENTOR do Heavy Metal, o mestre dos mestres, o dono dos riffs do metal, Tony Iommi. O canhoto, o homem sem as pontas dos dedos pegou a folha em branco e escreveu a definição de uma sonoridade na guitarra que marca a identidade da banda que gerou um estilo, uma marca até hoje não atingida, e faz nossos dias serem mais completos.

Long Live Black Sabbath – aos 4 em questão e também a todos que já passaram pela banda. Celebremos também a Dio que, apesar de não ter relação alguma com o tema principal, obviamente teve sua fundamental importância em pavimentar o caminho do metal em seus envolvimentos com Iommi (para não sair do tema principal).

Celebremos o Heavy Metal ainda mais hoje. São 50 anos. Hoje todos temos 50 anos de vida.

Desfrutem deste álbum e banda de todos os dias hoje também. Eu já fiz minha parte nesta manhã. E pretendo repetir a dose ainda. Com chuva, sino e com a invenção do metal no primeiro riff que chega logo aos 38 segundos do álbum.

What is this that stands before me?

[ ] ‘ s

Eduardo.



Categorias:Black Sabbath, Discografias, Entrevistas

4 respostas

  1. Momento histórico para a vida de todos nós. Isso não se paga. Viva o grande Iommi, o espetacular Butler.
    Agradeço a Ozzy e Ward por montarem esse pilar.
    Não há, pra mim, nenhuma dúvida, que é sim esse o start do Heavy Metal.
    As homenagens são merecidas.
    Obrigado , Eduardo, por não deixar isso incólume!
    Viva o Sabbath e ao, metal, obrigado por fazer parte da minha vida. Não posso esquecer a reação que tive ao ouvir N.I.B. ( ainda que na versão Live Evil, com o inesquecível Dio). Ali, minha vida mudou.

    Alexandre

    Curtir

  2. Hoje, 72 anos de Tony Iommy.

    Notícia ruim, porém esperada em função da vida que levou foi Ozzy ser diagnosticado com Parkinson. Fará shows até o dia 21 do corrente e cancelará o resto para poder iniciar o tratamento.
    Ozzy em tratamento e com os falecimentos de Dio e Ray Gillen, será que não seria possível uma conversa ($$$) com Ian Gillan para uma possível volta ao Sabbath e lançamento de um álbum e por consequência uma turnê mundial?
    Para nós, latinos americanos falta-nos assistir a esta formação.

    Curtir

  3. Grande lembrança Eduardo!! Afinal de contas o Minuto HM não poderia ficar sem um post sobre o aniversário de 50 anos do debut do Black Sabbath. Pra falar a verdade, nem tinha me lembrado disso até ler esse excelente texto, só depois foram “pipocando” algumas matérias ou vídeos no YouTube
    Durante esses anos todos em que acompanho o estilo, li uma matéria (não me lembro onde) que dizia que o marco inicial do Heavy Metal se chamava In-A-Gadda-Da-Vida da banda americana Iron Buttlerfly e em outra vez li que era o Very ‘Eavy… Very ‘Umble do Uriah heep. Não sei dizer quanto ao primeiro, mas em relação ao Uriah Heep é inegável que a capa do disco de estreia e que a faixa de abertura, Gypsy, são verdadeiramente sinônimos de Heavy Metal!!! Porem quem escreveu, se esqueceu que Very ‘Eavy… Very ‘Umble foi lançado apenas em junho de 70 na Inglaterra e mais de um ano depois nos E.U.A.
    Então concordo com a maioria, para mim Black Sabbath é sem sombra de dúvida o nascimento do Heavy Metal, alias um estilo musical que só foi batizado com o nome que todos conhecemos, muitos anos depois desse clássico!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: