Trazendo mais um tópico aqui guardado há tempos na minha caixa de pandora de pendências do blog – “A teoria dos 10 anos”.
A teoria, em questão, é o seguinte: a “curva normal” de um artista / banda, no que tange aos lançamentos de qualidade / auge, dura 10 anos.
E, como sempre, temos as exceções – onde a “curva normal” é mais enxuta ou mais larga – e outliers – casos de artistas / bandas que tiveram sua curva normal de 10 anos, mas que lançaram / lançarão boas coisas antes ou depois deste período de “curva normal”.
Mas dando uma olhada em algumas discografias clássicas, a “curva normal” existe – e ela é de 10 anos (o Iron Maiden que o diga)…
O debate está aberto…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Artistas, Discografias, Off-topic / Misc
Essa é uma curva que talvez precisasse de ajustes conforme o período específico. Na década de 70 eram comuns tours menores e mais discos ( com menos tempo- aqueles cerca de 40 minutos) . Na década de 90 os artistas lançavam cds com mais tempo e ficavam mais tempo em estrada . Há casos de 2 em anos ou até muito mais, dependendo de quanto o artista conseguisse veicular determinado trabalho. O primeiro álbum do MetallicA pós álbum preto demorou por volta de 5 anos, se não me engano, para sair.
Então eu tenho uma tendência a discordar do tema, e ainda assim, 10 anos é tempo pra Meirelles. O KISS ficou no auge 6 anos , no máximo. O Sabbath ficou até 1975, vá lá. São 6, 7 anos. Dio fez 2 álbuns de muito sucesso e uma na esteira ( Sacred Heart) – 3 anos e olhe lá…
Na contramão, Ozzy , numa carreira muito bem administrada, foi até 1993 com boa repercussão . São aí mais de 10 anos nos holofotes.
Entendo ser difícil conceituar e aceitar , mesmo dentro do mesmo período, essa teoria.
Temos mais exemplos dentro dos 10 anos ?
Cartas para a redação
Alexandre
CurtirCurtir
Bom o kiss acho que não entra nessa…. Com 10 anos estavam na pindaiba do sucesso… longe do auge dos anos 70.
CurtirCurtir
Pessoal, a tal teoria dentro de uma curva normal de 10 anos é o seguinte, em resumo: os bons lançamentos dentro das carreiras de cada banda/artista, em geral, estão dentro do período de 10 anos. O Kiss, sim, talvez seja uma exceção (primeiros bons álbuns x Revenge, por exemplo).
Sim, há exceções, mas tem uma teoria a pensar dentro desta curva normal, sim… Iron Maiden e MetallicA são bons exemplos, não? Estou falando de qualidade, não de vendas, para não colocarmos aí no meio o Fear Of The Dark, por exemplo.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Acho que o natural em uma carreira musical vai sim de encontro a essa teoria.
Há no entamto, exemplos como o Europe , lançando uma segunda onda de bons álbuns
A maioria tem esse prazo ou até muito menos , tem razão.
CurtirCurtir